PUBLICIDADE

Amazon quer patente para fazer vendas pelo celular com 'selfies'

Para a empresa, autenticação através de câmeras e softwares de reconhecimento de rosto e gestos garantiria mais segurança do que usar senhas

Por Agências
Atualização:

Reuters

 

PUBLICIDADE

A empresa de comércio eletrônico Amazon está tentando obter uma patente nos Estados Unidos para usar selfies – em vez de senhas com letras e números – para fazer compras utilizando smartphones.

A empresa com base em Seattle explicou que, ao combinar as capacidades de uma câmera e os sensores de um smartphone com o rosto e gestos reconhecidos por um software, é possível conseguir maior segurança do que utilizando senhas ou números de identificação.

Leia também:A fábrica de foguetes do dono da AmazonSelfies viram objeto de estudo em mostra de Londres

“Uma abordagem como essa permite a autenticação sem que o usuário tenha que interagir fisicamente com um dispositivo de computador, o que pode habilitar o usuário a acessar informações apenas olhando para uma câmera, fazendo um simples gesto, como um sorriso ou qualquer outra ação”, indicou a Amazon no pedido da patente apresentado no fim do ano passado.

“Tal autenticação pode ser utilizada amigavelmente, particularmente em relação aos enfoques convencionais, tais como digitar ou lembrar longas senhas, e pode fornecer uma segurança reforçada, porque pode ser difícil para outra pessoa replicar o rosto do usuário em três dimensões”, disse a empresa.

As câmeras de smartphones gravariam trechos de vídeos para evitar que sejam enganadas com a utilização de uma foto de outra pessoa para uma transação on-line, de acordo com o pedido da patente.

Publicidade

“O aparelho pode motivar o usuário a fazer certas ações, movimentos ou gestos, como sorrir, piscar ou inclinar a cabeça”, acrescentou a Amazon em seu pedido.

/AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.