PUBLICIDADE

Alemanha investiga acordo de audiolivros entre Apple e Amazon

Para a associação alemã de vendedores de livros, empresas estão construindo um monopólio no marcado de livros de áudio

Por Agências
Atualização:

Reuters

 

PUBLICIDADE

A agência alemã de defesa da concorrência informou nesta segunda-feira, 16, que começou uma investigação sobre o acordo da Apple com a Amazon envolvendo audiolivros. Ela informou que ambas as companhias têm um acordo de longo prazo para compra de audiolivros da Amazon pela Apple para distribuição pela loja iTunes.

Leia também:Amazon abrirá primeira livraria física

“As duas empresas têm uma forte posição na oferta de audiolivros na Alemanha. Portanto, sentimos compelidos a examinar o acordo entre as duas concorrentes em mais detalhe”, disse o diretor da agência Andreas Mundt.

A Apple não comentou o assunto e representantes da Amazon não estavam imediatamente disponíveis.

Em setembro, a associação alemã de vendedores de livros apresentou queixas à agência de defesa da concorrência de que a Amazon e a empresa Audible estavam construindo um monopólio no negócio de audiolivro.

A associação disse que a Amazon e Audible abusavam da sua posição dominante no mercado para forçar os editores a aceitar “condições razoáveis” para a comercialização de livros de áudio.

Publicidade

Segundo a associação, mais de 90% de todos os downloads de livros de áudio na Alemanha foram efetuados nos sites da Audible e da Amazon, ou pela iTunes Store.

Em junho, a Comissão Europeia abriu uma investigação sobre negócios de livros digitais da Amazon para examinar se as cláusulas em seus contratos impediriam editores de oferecer ofertas mais favoráveis para os concorrentes.

/REUTERS

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.