Adolescentes perderam interesse em blogs

Estudo detecta que jovens americanos estão trocando blogs por redes sociais

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

O uso de blogs entre adolescentes e jovens adultos nos Estados Unidos caiu pela metade nos últimos três anos, uma vez que vêm trocando os blogs por mensagens de textos e redes sociais como o Facebook, segundo um novo estudo sobre o assunto.

PUBLICIDADE

Estudo mostras que adolescentes evitam o Twitter    Foto: Reuters

A pesquisa, divulgada nesta semana pela Pew Internet e o projeto American Life, também descobriu que menos de um em cada 10 adolescentes usam o Twitter, uma descoberta surpreendente dada a popularidade do site de microblogs.

Segundo o estudo, apenas 14% de adolescentes internautas afirmam montar um blog, comparado com os 28% registrados em 2006, e apenas 8% usam o Twitter.

“Foi um pouco surpreendente, embora haja, com certeza, explicações (para isso) dado o atual estado do ambiente tecnológico”, disse o pesquisador da Pew Internet, Aaron Smith, à Reuters.

Smith afirmou que os autores da pesquisa atribuíram a queda à explosão dos sites de rede social, como o Facebook, que enfatizam atualizações curtas em vez dos textos mais longos de blogs.

Segundo o estudo, 73% dos adolescentes internautas usam redes sociais.

Publicidade

Ele também citou a presença de celulares. A maior parte da comunicação entre jovens hoje acontece através de aparelhos móveis, que não servem para escrever textos longos.

Ele disse ainda que os adolescentes evitam o Twitter por considerá-lo um serviço para celebridades, e devido a sua relutância em postar seus pensamentos em um lugar tão público quando podem fazê-lo em sua página do Facebook.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.