PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Estratégias eleitorais, marketing político e voto

Resistências a Serra como vice de Aécio

As especulações envolvendo o nome do ex-governador José Serra (PSDB) para vice na chapa do presidenciável Aécio Neves (PSDB) não têm grande receptividade entre os aliados do senador mineiro. Para integrantes da pré-campanha e parlamentares próximos a Aécio, o nome de Serra foi ventilado pelos próprios serristas, como forma de prestigiar o ex-governador e colocá-lo novamente no centro das atenções. Se o critério de escolha do vice for regional, dizem, a tendência é que o escolhido seja o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), também de São Paulo, principal colégio eleitoral do País e Estado estratégico para Aécio.

Por Julia Duailibi
Atualização:

"Isso não está em pauta, é mera especulação. Aécio nunca cogitou isso. É um balão de ensaio com o objetivo de colocar Serra de novo na primeira divisão", afirmou um aliado do senador mineiro. Um dos argumentos levantados é o de que Serra não tem perfil para vice. Alegam também que ele possui uma rejeição alta. Os votos que seriam dele migrariam para Aécio de qualquer maneira. Já os eleitores que Aécio precisa conquistar e que não votariam em Serra fugiriam de uma chapa com o ex-governador.

PUBLICIDADE

A tendência hoje é que Serra dispute uma cadeira para a Câmara dos Deputados. Aliados do ex-governador, porém, dizem que podem ocorrer mudanças no cenário eleitoral e que o "jogo não está jogado". Acham, por exemplo, que se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva for o candidato do PT no lugar da presidente Dilma Rousseff o cenário eleitoral muda e se torna favorável à entrada do ex-governador no páreo. Por enquanto, pouco provável. Primeiro, porque Dilma deve ser mesmo a candidata do PT. Depois porque, mesmo se a candidata não for Dilma, Aécio já disse que fica no jogo, independentemente do adversário.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.