PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Estratégias eleitorais, marketing político e voto

Kassab diz que é candidato a governador, mas mira a vice. De novo.

Hoje, publiquei no jornal um texto sobre as articulações do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) no atual xadrez político. O discurso público do presidente do PSD vai numa direção, enquanto a sua movimentação política nos bastidores segue por outra. Kassab diz publicamente que é candidato a governador de São Paulo em 2014, mas já fez chegar ao Palácio dos Bandeirantes a intenção de ser vice de Geraldo Alckmin na disputa - cargo que também foi alvo de conversas que manteve com o PT paulista.

Por Julia Duailibi
Atualização:

Os tucanos são querem fechar as portas para Kassab, mas temem uma aliança com o ex-prefeito, com quem o governador rompeu na eleição para a Prefeitura em 2008, quando a cúpula do PSDB, inclusive José Serra, resolveu apoiar a candidatura dele contra a de Alckmin. "Se Kassab for vice em 2014, assume o governo em 2018 e acaba com o PSDB paulista no dia seguinte", afirmou um tucano próximo ao governador.

PUBLICIDADE

O ex-prefeito mira em 2018, quando Alckmin, se reeleito em 2014, teria que se desincompatibilizar para disputar a Presidência da República. O cargo de governador, então, cairia no seu colo, como ocorreu com o de prefeito em 2006, quando Serra renunciou ao mandato para disputar o Palácio dos Bandeirantes.

Alckmin terá de colocar na balança qual risco prefere correr: o de ficar sem o apoio de Kassab e o tempo de TV do PSD na campanha à reeleição, jogando-o no colo do PT, ou o de entregar o partido nas mãos do ex-prefeito em 2018.

Leia o texto publicado no Estadão hoje:

Ex-prefeito quer ser vice de Alckmin

Publicidade

Assim como o PR, de Valdemar Costa Neto, e o PP, de Paulo Maluf, o PSD, do ex-prefeito Gilberto Kassab, trabalha em duas frentes na disputa de 2014: o alinhamento com o PT na reeleição de Dilma Rousseff, em Brasília, e o reenlace com o PSDB de Geraldo Alckmin, em São Paulo. O discurso público, porém, segue outra lógica, a do despiste: a retórica aponta em uma direção, enquanto a movimentação nos bastidores segue outra.

Ontem, Kassab disse que, antes de 2014, o PSD não embarcará no governo Dilma. Afirmou também que, se houver um ministério para o partido no curto prazo, será da cota da presidente - o vice-governador Guilherme Afif Domingos, por exemplo, seria uma escolha "pessoal" dela. Dessa maneira, o PSD, que na realidade ficou insatisfeito com as ofertas feitas pela Presidência - o partido chegou a almejar Transportes ou Cidades -, vende a ideia de que será independente. E tenta, assim, se descolar do estigma da negociata peemedebista, citada pelos líderes do PSD como exemplo a evitar.

Recentemente, o ex-prefeito também passou a dizer que será candidato a governador no ano que vem. Nos bastidores, o partido de Kassab já pediu a vice de Alckmin, com quem o ex-prefeito esteve no final do ano passado em uma conversa de aproximação no Palácio dos Bandeirantes. Kassab quer, assim, reeditar a mesma estratégia de 2004, quando foi vice de José Serra, caminho que o levou à Prefeitura. Na ocasião, o ex-prefeito também falava que o PFL, seu partido, teria candidato próprio. Mas, nos bastidores, trabalhava pela aliança com o PSDB. "Um dia quero ser vice, mas não agora", afirmou em junho de 2004, três dias antes de ser indicado oficialmente candidato ao cargo pelo PFL.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.