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Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014
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Net, Claro e Embratel lançam pacotes de serviços unificados

Categoria: Empresas, Internet, Serviços, Tecnologia

CAROLINA MARCELINO

TV paga da Net, telefonia e internet fixa e móvel da Embratel e da Claro. O mix de serviços poderá ser adquirido pelo consumidor a partir do dia 15 de outubro. Ontem, as três empresas anunciaram a integração de suas redes e serviços e lançaram em parceria quatro opções de pacotes.

O foco inicial são os clientes das classes A e B e os preços dos pacotes variam entre R$ 399,90 e R$ 699,90 ao mês. “Vamos começar com o público de renda mais alta, até ‘azeitar’ a operação”, disse o presidente da Net, José Antonio Félix.

Chamado Combo Multi, na opção de Combo 1, o cliente encontra TV paga em alta definição (HD), telefone fixo com chamadas ilimitadas para outro fixo da mesma cidade ou DDD com código 21, além de franquia de 100 minutos para ligações para celular Claro locais ou DDD com código 21.

O pacote também inclui vantagens para ligações feitas por celular, envio de torpedos, além de duas linhas de telefonia móvel e bônus para quem tiver smartphone ou tablets. Pelo pacote, o cliente desembolsará R$ 399,90.

A reportagem do JT fez um levantamento do preço de cada serviço, se contratado separadamente. O valor total ficaria em R$ 436,34.

Para a assessora executiva da Fundação Procon- SP, Fátima Lemos, é exatamente aí que está o problema. “O consumidor fica sem opção, pois não compensa comprar um serviço de internet individual, por exemplo. Ele acaba levando internet, TV e telefone, porque um item desse sozinho sairia muito caro. É preocupante”, afirmou a assessora.

No Combo 2, o consumidor desembolsa R$ 100 a mais do que no primeiro pacote. A diferença de um para o outro está no serviço de TV a cabo, que oferece canais de filmes e de jogos de futebol.

Já no Combo 3, que será vendido por R$ 599,90, o cliente encontra vantagens como DVR – serviço de gravação digital -, além de 500 minutos a mais para falar de celular Claro para celular de outras operadoras.

No Combo 4, o mais caro, o consumidor encontra as mesmas vantagens do pacote anterior, mas conta com a programação completa de 160 canais, incluindo filmes e futebol. O preço mensal desse combo é R$ 699,90.

Necessidade
Fátima Lemos, do Procon, ressalta que o consumidor não deve se empolgar demais com um combo caso não tenha interesse em algum dos serviços incluídos. Isso porque, mesmo que o preço seja menor, ele vai pagar pelo produto que não quer ou necessita.

De acordo com o presidente do Conselho do Programa de Administração de Varejo (Provar/Ibevar) da FIA-USP, Claudio Felisoni de Angelo, a parceria das empresas tem entre suas motivações o fato de os consumidores encontrarem dificuldade em escolher uma operadora.

“Todas as empresas oferecem os mesmos serviços, praticamente pelos mesmos preços. O que elas estão fazendo é um exercício de monopólio. Não vejo com bons olhos essa parceria”, disse Felisoni.

O combo contará com uma rede de atendimento exclusiva e fatura das contas unificada. “Cada serviço pago será enviado de forma separada, mas no mesmo envelope (de correspondência)”, disse Félix, da Net.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), não vê mal em as empresas oferecerem preços mais baixos para incentivar a contratação dos serviços de forma combinada. O problema é quando a prática deixa de ser um estímulo e se torna condição para os consumidores terem acesso a eles.

Já o Procon lembra que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) permite as parcerias, mas regula cada serviço individualmente, o que dificulta a vida do cliente caso tenha algum problema com o combo.