Estado.com.br
Sábado, 25 de Outubro de 2014
Seu Bolso
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Comprar carro usado pode ser bom negócio

Categoria: comércio, Consumo, Crédito

O momento é bom para o consumidor tentar pechinchar o valor de um carro usado no mercado. As concessionárias, preocupadas em ‘desovar’ seus estoques, fazem vendas mais flexíveis e, muitas vezes, têm zero de margem de lucro, segundo analisa o economista Ayrton Fontes, da MSantos, consultoria especializada no segmento de varejo de veículos.

Isso porque o mercado de carros usados também tem sofrido com a diminuição do ritmo nas vendas do setor automotivo. De acordo com Fontes, são mais de 1,5 milhão de carros usados nos pátios das revendas de todo País. “O número está 50% acima do que deveria estar. É o maior estoque já visto em todos os tempos.”

Outro problema é a dificuldade em mensurar o valor dos usados. “As concessionárias estão com o capital de giro comprometido tentando se livrar dos estoques atuais de carros novos e temem ter maiores prejuízos”, explica Fontes. Segundo o especialista, as empresas menores acabam comprando o carro usado das pessoas pela metade do preço. “Só vende quem está desesperado para se livrar de veículo”, diz.

Já para comprar, por outro lado, a ocasião é favorável. “Muitos lugares estão fazendo qualquer negócio para vender os usados”, diz o economista. E o melhor dia para negociar é o último do mês. “É quando os vendedores querem atingir a meta mensal a qualquer custo para ganhar o bônus.” :: L.T.