Estado.com.br
Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014
Seu Bolso
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Tenho dois rendimentos. Como declarar no IR?

Categoria: Agenda, Análise, Imposto de Renda

Recebi do meu empregador dois informes de rendimentos. Em um deles consta o valor recebido tributado na fonte com exigibilidade suspensa e seu devido imposto retido na fonte. Em outro, consta o valor do 13º salário (também com exigibilidade suspensa) e o respectivo imposto retido. Onde devo lançar os valores na declaração? Somo os dois rendimentos e os dois impostos e lanço no item de Rendimentos Recebidos de Pessoa Jurídica com exigibilidade suspensa na minha declaração?
Marly Molina Meles

Caso seja o mesmo empregador que efetuou o pagamento e sejam os mesmos com a exigibilidade suspensa, poderá somar os valores e lançar na ficha “Rendimentos Recebidos de Pessoa Jurídica com a Exigibilidade Suspensa”.
É preciso salientar que nesta ficha serão informados os valores cuja tributação está sendo questionada judicialmente. Enquanto a tributação está em discussão, o rendimento não pode ser considerado nem isento nem tributável.
Para o rendimento ser declarado nesta ficha, que tem apenas valor informativo e não será considerado na apuração do imposto, ele deve se enquadrar em algumas das discussões do Artigo 151 da lei 5.172/66, o Código Tributário Nacional.

Desde o dia 1º de março, o JT, em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Sescon-SP), têm respondido às dúvidas dos leitores sobre a declaração de IR. Envie sua pergunta para o e-mail caroleao@grupoestado.com.br.