Estado.com.br
Terça-feira, 21 de Outubro de 2014
Esportes
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Estádio do Palmeiras deve ficar pronto em 2013

Categoria: Palmeiras

DANIEL BATISTA

O anúncio do início da construção da Arena Palestra provocou euforia na torcida, que passou a contar os dias para ver pronto um estádio de primeiro mundo. Mas uma sequência de notícias preocupantes nos últimos meses colocou uma ponta de dúvida sobre o sucesso da obra na cabeça dos palmeirense. E se o estádio não sair do papel, agora que o velho Palestra Itália está parcialmente demolido?

A WTorre, empresa responsável pela construção da Arena, garante que tudo caminha bem e que a obra poderá ser concluída até antes de abril de 2013 – data prevista para a entrega.

A reportagem do JT conversou nesta sexta-feira, 25, com Rogério Dezembro – diretor de novos negócios da empresa e ex-diretor de marketing do Palmeiras – e esteve no Palestra Itália para ver de perto a transformação. Um site será criado pela WTorre e dentro de 15 dias estará no ar para dar informações da obra. Veja a seguir as principais informações sobre a Arena.

Ritmo das obras
Os vestiários da piscina deverão estar prontos em julho. Será um prédio de dois andares com 750 m² cada piso. Haverá um vestiário masculino e outro feminino que ficarão ao lado da piscina coberta. Em dezembro, o edifício onde ficarão os setores administrativos (que passarão a estar juntos, e não separados como hoje) e um outro de seis pisos – sendo quatro deles dedicados para os esportes indoor (ginástica, judô, etc) – serão entregues. Mas na semana que vem já deve ser aberta uma passagem para que o sócio consiga ir das quadras de tênis para a piscina por dentro do clube. Atualmente essa passagem está sendo feita por fora do estádio.

Parte interna do prédio
O Palmeiras será o responsável. “Como em toda obra, o proprietário é quem decide como dividir os cômodos, tipo de carpete, piso, fiação elétrica, etc”, disse Dezembro.

Copa do Mundo
O comitê da Copa do Mundo consultou a empresa para saber como andam as reformas e gostou do que viu. A WTorre e o Palmeiras colocam o estádio à disposição tanto para o Mundial de 2014 como para a Copa das Confederações, que será realizada um ano antes. Mas se for usado na Copa do Mundo não poderá receber o jogo de abertura, já que sua capacidade será para 45 mil pessoas e a Fifa exige pelo menos 65 mil para o primeiro jogo do torneio.

Tempo de concessão da Arena
A WTorre rebate o argumento de que o prazo de concessão do estádio (30 anos) é exagerado e que ele estará defasado quando passar integralmente para as mãos do Palmeiras. Alega que, como terá de recuperar os R$ 330 milhões que serão investidos na obra, precisará mantê-lo sempre moderno e bem cuidado para atrair novos patrocinadores, vender camarotes e continuar explorando comercialmente o estádio. Diante disso, garante que tudo estará em ordem ao final do prazo de concessão.

Lucros do clube e da empresa
O Palmeiras ficará com 100% da renda obtida na venda de ingressos e não participará do risco. Ou seja, não terá porcentagem do lucro nem será o responsável caso dê prejuízo. Em relação à receita bruta (que envolve toda a Arena), o Verdão vai receber 5% nos primeiros cinco anos e a cada cinco anos a porcentagem vai subir mais 5%. Inicialmente a concessão seria de 20 anos e não de 30, mas o clube não receberia nada nos primeiros sete anos.

Valor do seguro
Conselheiros reclamam que o seguro no valor de 42% da obra é baixo. Dezembro contesta e diz que essa porcentagem é rara, já que geralmente nesses casos o seguro cobre apenas 15% do total da obra. O índice de 42%, segundo ele, foi conseguido graças à pressão feita pelos conselheiros durante as negociações.

Camisa especial
Existe uma negociação em estado embrionário entre a WTorre, o Palmeiras e a Adidas, fornecedora de material esportivo do Verdão, para o lançamento de uma camisa, fazendo referência à Arena Palestra. Mas o plano só será posto em prática quando as obras estiverem mais avançadas.

Naming rights
A comercialização do nome do estádio está sendo feita pela Traffic, e apenas ela pode negociar. A WTorre procura uma parceria para montar a inteligência da gestão do estádio. Definirá com antecedência as datas em que serão realizados shows, para que não batam com dias de jogos. Se isso acontecer, terá que negociar com o clube e arcar com a despesa.