Estado.com.br
Sábado, 20 de Setembro de 2014
Esportes
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Copa 2014 começa em 12 de junho

Categoria: Copa, Copa do Mundo, Futebol, Seleção Brasileira

Fábio Motta/AE

A Copa do Mundo de 2014 já tem data marcada: a competição começa em 12 de junho e o anfitrião Brasil estreia no dia seguinte. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O presidente da Fifa Joseph Blatter e o secretário geral Jerome Valcke disseram ainda que receberam informações positivas sobre a construção dos estádios.

Entre 15 e 30 de junho de 2013, acontecerá em cinco cidades sede – que ainda não foram divulgadas – a Copa das Confederações. A grande final da Copa do Mundo ficou marcada para 13 de julho.

Além de anunciar as datas das duas importantes competições que serão disputadas no Brasil, a Fifa divulgou nesta quarta a distribuição das seleções nos potes do sorteio no qual serão retiradas as bolas com os nomes dos países e definirão a trajetória que cada um deles irá traçar nas Eliminatórias do Mundial nos cinco continentes do planeta.

A Fifa explicou que as seleções foram alocadas em cinco zonas – África, Ásia, Américas do Norte, Central e Caribe, Europa e Oceania – de acordo com o ranking da entidade, lembrando que os todos as seleções das Eliminatórias da América do Sul jogarão num mesmo grupo, em turno e returno – por ser país-sede, o Brasil não precisará disputar o qualificatório do Mundial.

Já na zona europeia, Portugal foi colocado no primeiro pote, como cabeça de chave ao lado da campeã mundial Espanha, da vice-campeã mundial Holanda e de Alemanha, Inglaterra, Itália, Croácia, Noruega e Grécia.

No segundo pote europeu estão França, Montenegro, Rússia, Suécia, Dinamarca, Eslovênia, Turquia, Sérvia e Eslováquia. Neste continente, ainda existem outros cinco potes com nove seleções nacionais cada e um com oito.