Estado.com.br
Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2012
Cidade
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Quem vai ficar com o Cambridge?

Categoria: Patrimônio

 

Hotel Cambridge foi declarado de interesse social e pode ser transformado em moradia popular (Foto: Daniel Teixeira/AE)

Hotel Cambridge foi declarado de interesse social e pode ser transformado em moradia popular (Foto: Daniel Teixeira/AE)

 

Luísa Alcalde

Os proprietários do prédio onde funcionou por 50 anos o Hotel Cambridge, na Avenida 9 de Julho, região central de São Paulo, têm até outubro para vender o imóvel. Após essa data, o edifício, avaliado em R$ 6,5 milhões, pode ser desapropriado pela Prefeitura, que o declarou de interesse social em fevereiro deste ano.

Na década de 50, o Cambridge, com 15 andares, restaurante, boate e bar no térreo era considerado um dos endereços charmosos da cidade. Deixou de funcionar como hotel há seis anos. Na boate, no térreo, ainda são realizadas festas e eventos. Um deles, um tributo ao cantor Michael Jackson, ocorreu no último sábado, dia 28.

O advogado Oswaldo Chade, representante dos atuais donos do prédio, afirmou que o município deu prazo até 30 de outubro para a entrega do imóvel, quando o processo de desapropriação deverá ser concluído. “Por ora, existe um decreto de interesse social e de utilidade pública daquela área”, explica.  “Até lá, caso apareçam interessados no negócio, ele pode ser vendido desde que o novo dono assine um protocolo com a Cohab se comprometendo a torná-lo habitável em três anos. Por habitável, entenda-se moradia ou escritórios. Se isso ocorrer, a Prefeitura nos garantiu que desiste da desapropriação”, afirma o defensor.

O decreto 51.237, de 4 de fevereiro deste ano, assinado pelo prefeito Gilberto Kassab declarou o imóvel “de interesse social para desapropriação judicial ou adquirido mediante acordo pela Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab) para implantação de programa habitacional”.

O empresário Francisco Mafra Filho promove festas há 12 anos no bar do Cambridge. E se diz um dos interessados na compra. “Estou tratando direto com um dos herdeiros. Quero que este local volte a ser um hotel”, diz.

Os herdeiros do construtor do prédio querem pagamento à vista. A imobiliária que faz a intermediação do negócio é o Grupo Valentina Caran. Segundo Chade, além da Prefeitura, existem três grupos interessados. Um deles, da área de call center, quase comprou o prédio recentemente, mas desistiu. Os outros dois são do ramo de retrofit, especializados em comprar prédios antigos, reformar e revender. “Eles nos garantiram que o interesse é para moradia”, diz Chade.

Segundo o advogado, técnicos da Cohab, responsável pelo processo de desapropriação, já realizaram vários levantamentos de metragem no prédio da Avenida 9 de Julho. “Quarto por quarto, andar por andar”, conta o advogado.

A Prefeitura não confirma se o edifício é um dos 53 imóveis do centro antigo incluídos no Programa de Habitação e Requalificação do Centro (Renova Centro), lançado em fevereiro pela Prefeitura (veja mais ao lado). Esses locais serão desapropriados, reformados e transformados em moradia.

O arquiteto Pedro Bellei, ligado à Fundação da Universidade de São Paulo (Fupam) – contratada pela administração para fazer o levantamento de prédios abandonados na região central –, afirmou que o Cambridge não está na lista dos imóveis sugeridos pela entidade para o Renova Centro, mas que consta na lista dos cerca de 200 que se encontram abandonados. “Apenas levantamos os prédios. Quem decide o que fazer e quais incluir na lista das desapropriações é a Prefeitura.”

31 Comentários Comente também
  • 02/09/2010 - 08:46
    Enviado por: SôRamires

    Gente morando no centro em condições de segurança, conforto e higiene é a melhor maneira de revitalizar o espaço. Centro abandonado à noite é decadência na certa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/09/2010 - 09:17
    Enviado por: valeria dantas

    que triste mais um prédio MARAVILHOSO, LUXUOSO… esquecido.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/09/2010 - 09:38
    Enviado por: Diego

    vão fazer o que por la? um CDHU.

    eu quero pagar quase nada para morar na 9 de julho =D

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/09/2010 - 09:51
    Enviado por: Sandrica

    É assim que São Paulo vai perdendo a personalidade, enquanto levantam-se cada vez mais arranha-céus, as edificações antigas e com história vão sendo esquecidas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/09/2010 - 09:55
    Enviado por: ana

    que decadência… um prédio tão lindo. não acho que a Cohab não vai ser uma boa saída para isso. esse prédio deveria ser restaurado em seu original e abrigar um centro cultural, galerias de arte, escritórios coisas do tipo. a cidade está carente de projetos desse tipo. pra fazer moradia popular eles teriam que alterar todas as instalações do prédio e isso ia acabar com a originalidade do prédio (sem contar a grana gasta pra isso!). pq a prefeitura não vai ciscar com a Cohab em projetos mais viáveis? tá cheio de prédios abandonados na cidade com estruturas melhores para se converterem em moradias.
    o cambridge é uma aposta eleitoreira. pq a prefeitura não resolve o problema do famoso treme-treme!? aquilo sim é um problema na cidade e tem ótimo terreno pra virar moradia popular…!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/09/2010 - 10:21
      Enviado por: Zora

      Com um tanto de gente morando na rua e você acha que precisamos de mais galerias de arte? FALA SÉRIO!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/09/2010 - 11:27
      Enviado por: baco

      Concordo com vc, Ana. Mas acho que a questão nem é fazer algo eleitoreiro, e sim superfaturar pra desvio de verba mesmo.
      Vou fazer uma analogia: nas estações grandes de trem, não há madeiras na via, e sim ‘tábuas’ de concreto. Elas não quebram nem apodrecem com a chuva. Por que a via INTEIRA não é feita com este material? Porque interessa aos órgãos responsáveis realizar manutenções periodicamente, comprando a madeira por um valor “x” e jogando na fatura de contas um valor “4x”…
      Na minha opinião, é isso que ocorre com o Cambridge, um edifício que aparentemente não apresenta problema algum e que nenhum gestão explorou. Por que AGORA é de interesse?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/09/2010 - 11:56
      Enviado por: isa

      Zora, vc nunca ouviu falar em memória cultural?
      O q a Ana colocou tem fundamento – $ público gasto para alterar algo q deveria ser preservado. E, sim, é marketing eleitoral. E farão o quê? Copan #2? Onde uma fulana criava porcos em apartamentos? [sim, a história é real].

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/09/2010 - 09:56
    Enviado por: MARCUS

    as pessoas que ainda moram na regiao central de sao paulo ,vivem bem? gostam realmente de morar na regiao
    por que querem fazer residencias no centro ?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/09/2010 - 10:25
      Enviado por: kuki

      Marcus, tem gente que é que nem pardal, barulho e poluicao nao incomoda. Porem ha de se levar em consideracao que se voce ja trabalha no centro, é melhor morar por la que pegar transito todo dia (ou pior onibus lotado todo dia). So acho sacanagem a prefeitura meter o bedelho em propriedade privada pois se a pessoa é dona do predio e pagou por isso tem documentacao em dia e impostos pagos, porque o poder publico tem o direito de desapropriar algo legalmente constituido?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/09/2010 - 10:26
      Enviado por: Eddie209

      Sim Marcus, as pessoas que moram no centro vivem bem sim. e muito bem.
      Já morei em bairro, e prefiro muito mais o Centro. Daqui não saio. Levo só 20 minutos de carro ou 30 de onibus pra ir do centro até Guarulhos, onde trabalho. Quem faz o caminho contrario, leva pelo menos 1h30.
      O centro é cheiod e serviços, tem ruas tranquilas. Tem muita gente que mora no centro. Nos finais de semana você ve as pessoas passeando nas ruas, andando de bicicleta, indo à feira. Como nas outras grandes cidades do mundo que eu tive a oportunidade de conhecer, a diversidade é muito grande. Tenho vizinhos egicipios, poloneses, judeus, chineses. Proximo de onde moro há escola Católica, Islamica, Judaica, Protestante. Tem hospitais muito próximos. Pra sair a noite você gasta menos se for de taxi do que pagar os exorbitantes 25 reais nos estacionamentos. Pra muita coisa não precisa nem de carro. Há tres estações de metro, 2 de trem, 2 terminais de onibus.
      Não saio de lá por nada.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/09/2010 - 16:39
      Enviado por: irado

      bão.. não é bom a gente comentar isso mas no centrão de são paulo se vive MUITO melhor do que em qualquer outro ponto da cidade ;)

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/09/2010 - 10:15
    Enviado por: Tabajara José Rabello

    É um belo prédio,ótima localização e está demorando para ser bem aproveitado e além do mais é um cartão postal da nossa cidade!
    Melhor ponto do que esse?É difícil de encontrar,na Capital!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/09/2010 - 10:17
    Enviado por: Nathalia Oliveira

    Que absurdo…um edifício com tanta personalidade se tornar propriedade da COHAB…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/09/2010 - 10:32
      Enviado por: Eddie209

      Como assim Nathalia? Pobre tem que morar na favela, é isso? que absurdo!!!
      Voce deve morar no predio “Neoclassíco”. rs…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/09/2010 - 10:21
    Enviado por: Roberto Tadeu Gorios

    BASTA ANDAR NA AVENIDA SÃO JOÃO ESQUINA C/AV. IPIRANGA VER UM IMÓVEL TODO PICHADO,ABANDONADO AONDE FUNCIONAVA UM BINGO,E TANTO OUTROS NA REGIÃO CENTRAL.PORQUE A PREFEITURA NÃO AGE COM RIGOR PARA QUE OS PROPRIETÁRIOS CUIDEM DOS SEUS IMÓVEIS,ESTABELECENDO PRAZO.O NÃO CUMPRIMENTO O IMÓVEL SERIA LEILOADO.NÃO TEM JEITO SE NÃO MEXER NO BOLSO NÃO TEM RESULTADO.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/09/2010 - 10:38
      Enviado por: Luciana

      É José Roberto, concordo plenamente com você. O centro da cidade está abarrotado de prédios abandonados ou invadidos, mas nesse caso a Prefeitura não se interessa porque não dá “ibope”, não aparece na mídia como no caso do Hotel da 9 de Julho. Para eles o que interessa é o que o “povo” vê…
      O que não dá voto, para eles não interessa…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/09/2010 - 10:38
      Enviado por: Luciana

      É Roberto Tadeu, concordo plenamente com você. O centro da cidade está abarrotado de prédios abandonados ou invadidos, mas nesse caso a Prefeitura não se interessa porque não dá “ibope”, não aparece na mídia como no caso do Hotel da 9 de Julho. Para eles o que interessa é o que o “povo” vê…
      O que não dá voto, para eles não interessa…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/09/2010 - 12:18
    Enviado por: Emília

    Em vez de Cohab cujos moradores, perdoem-me os politicamente corretos, não se preocuparão com a manutenção de uma arquitetura histórica de SP, o prédio pode sim ser moradia, mas sem Cohab.
    Revitalizando todo o centro, muita gente poderia comprar um apê na região.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/09/2010 - 12:19
    Enviado por: Everton

    Corcordo que deve ser reutilizado mais a cohab acredito que não vai consuzir legal isso e com o prestígio que o lugar merece. Pode sim e espero que se torne um hotel renovado.

    Eu conheço este hotel a alguns anos, aos sábados acontece em minha opinião uma das melhores festas de flash back de São Paulo com ótimos Deejays, simplismente sencacional, só espero que também essa balada continue funcionando, digo isso por que diante de tanta porcaria musical existem pouquissimas casas de flash back como essas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/09/2010 - 12:47
    Enviado por: Rosa

    olha,todos tem um pouco de razão nas suas ponderações acima. Mas, o que estão fazendo na prática para defender suas bandeiras uns pela social outros pela cultural, politica, econômica …
    Enquanto isso perdura a intromissão do poder público, o descaso dos proprietários, o oportunismo dos politicos, a carência de moradias.
    Desculpe-me, mas é que vendo uma obra arquitônica tão bonita e que poderia servir a tantos bons própositos, desperta um desejo de convocar todos para agir e provocar um movimento pequeno que seja no sentido de promover o bem comum.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/09/2010 - 19:22
    Enviado por: André

    Eu trabalho no predio na parte dos escritórios. Moro na Bela Vista e levo 15 minutos a pé para ir de casa até lá.
    Mas a Cohab assumir a bonca… venhamos e convenhamos… alguém acha que vender os apartamentos a preço de banana por 30 anos para as classes D, E e F vai revitalizar o Centro?
    Quantas vezes o prédio do INSS que fica a 500 metros do hotel foi invadido com o argumento de moradia??? E a bagunça que ficou? Fogo. Correria. Polícia, etc. O mesmo povo esta a espera exatamente de moradia de graça ou quase de graça. Depois que isso acontecer quem aqui vai passar na frente daquele maravilhoso predio e ficar confortavel, se sentir seguro, etc etc bla bla bla!!!!!

    Hipocrisia somada com utopia. Essa é a mais pura verdade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/09/2010 - 22:40
    Enviado por: dudupraia

    E para onde vão as ursas?????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/09/2010 - 15:03
    Enviado por: Condomínio

    Vai ficar igual ao São Vito. Antes de fazer esses discursos de ‘criação de moradias populares’ no centro, os administradores deveriam entender que pobre não gosta de pagar condomínio. Não tem essa cultura. Basta ver o que ocorre nos inúmeros cingapuras ou outros prédios do centro. Melhor deixar os donos venderem o edifício para quem entende da dinâmica do mercado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/09/2010 - 05:14
    Enviado por: MaGioZal

    Claro que não sou contra a reocupação de prédios no centro, muito pelo contrário, mas será que moradia popular seria o destino mais adequado a este prédio?

    Anyway, o que eu sei é que as festas que acontecem nos andares térreos, principalmente a Trash 80’s, que acontece na região desde 2002, deram uma revivida em toda aquela área próxima do Metrô Anhangabaú, e hoje em dia muitas pessoas de toda a cidade costumam movimentar o comércio e as casas noturnas do prédio do Cambridge e nos prédios ao redor todos os fins-de-semana. Essas atividades não deveriam ser coibidas quaisquer que fossem os planos.

    E, por fim, queria deixar registrado aqui que o espaço do antigo Bar do Hotel Cambridge deveria ser restaurado e preservado de acordo com suas formas originais. Afinal de contas, naquele espaço histórico muita coisa aconteceu nestes anos todos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/09/2010 - 07:04
    Enviado por: Naodouperola_a_porcos

    Acho o centro lindo, SP pode ser uma das cidades mais incriveis do mundo, porem deveria deixar de “desapropriar” e passar a dar educacao pro povo.

    Chega de sonho, pelo amor de Deus, imagina o dono do predio?

    ninguem quer ver um local com historia se tornar moradia popular!!!

    Agora sobre viver no centro, se vc perceber a maioria das cidades europeias investem em moradias de luxo justamente no centro para poder preservar a historia local.

    Acho que o centro de SP precisa ser revitalizado de verdade.

    Nao a moradias populares, e sim a um incentivo fiscal para levar melhor empresas para o centro assim como mais policiamento….

    Chega de ser politicamente correto, isso esta cada vez mais acabando com a cidade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/09/2010 - 08:39
    Enviado por: Savio

    Senhores, bom dia!

    Estou abalado com a notícia que acabo de receber.

    Sou frequentador fiel das noites no Cambridge. Pensar na sexta-feira é ter o doce prazer de ir a região da nove de julho que está muito bem frequentada e com ótimas opções na noite Paulistana, principalmente o Hotel que está promovendo ótimas festas.
    Acreditei que a noite de São Paulo estava tomando rumo personalizado e que a região no Cambridge estava sendo pioneira. Um estilo “Rua Augusta”!!

    Pensar que no futuro a região seria muito estilosa e frenquentada por um público diversificado e underground!

    Porém com essa notícia pela manhã já me entristeci.
    A única expectativa é que o Mafra adquire o imóvel, pois acredito que ele continuará com os projetos. Nunca pensei que iria ficar do lado do Mafra!!!rsrsrsrs

    Só quis registrar meu desabafo em relação a notícia.

    Muito obrigado!

    Abraços!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 15:55
    Enviado por: Adoro Gordinho

    Tb nao acreditei na noticia pois la acontece umas das melhores festas BEAR do MUNDO ( a melhor do BRASIL com certeza ja é que é o Ursound). Onde iremos admirar nossos gordinhos hein????? RESPONDA KASSAB.
    Tb nunca achei que iria ficar ao lado do Mafra mas se vira nos 30 aí amigo e segura o Cambridge pra nós pq eh babado.
    O Cambridge é espetacular e lindo. Acho que deveria ser revitalizado. Ali ocorrem festas muitos boas para publicos HT, Mix e GLS. Perder o Cambridge é perder um pedacinho do patrimonio cultural de uma das maiores metropoles do mundo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/09/2010 - 16:08
    Enviado por: Romeu

    Um absurdo fazer desse hotel moradia pra COHAB!!!!O centro é bom para morar,andar,passear,comer, tudo!!Agora fazer moradia popular,sou contra, pq eu tenho que morar longe do centro,pagar tx,gasolina e tal e a tal Cohab,faz moradias como pastel de feira,em série,vende a preço de bananas,moradia popular são necessárias,mas não no centro e em um hotel como esse e desse porte, cadê o CONDEPHAT e os órgãos de preservação dos monumentos do centro de sp!!!!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário: