Estado.com.br
Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014
Cidade
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Poupatempo permite agendar RG pela internet

Categoria: Geral, Legislação

O Poupatempo já permite agendamento de emissão de RG pela internet. O objetivo é oferecer ao usuário a facilidade do agendamento à distância, sem ter de enfrentar filas nas unidades. É também uma alternativa ao 0800, que às vezes oferece “intermináveis” musiquinhas antes de o atendente entrar na ligação.

A possibilidade de agendar pela internet ainda não foi divulgada amplamente pelo Poupatempo por considerar o programa um “piloto”, ainda sujeito a manutenções.

A divulgação só deve acontecer em junho, antes do período de pico das férias, mas quem visita algumas unidades do Poupatempo, como a Sé, na capital paulista, já recebe a orientação de usar o site www.e-agendamento.poupatempo.sp.gov.br como opção.

O site solicita informações básicas como nome, telefone, nome do pai e da mãe, e ainda traz uma lista com os documentos que devem ser levados no dia agendado para a solicitação do serviço de RG. O processo pode ser iniciado pela internet por quem solicita qualquer tipo de RG (primeira ou segunda via), e por qualquer motivo (furto, perda, mau estado).

A reportagem testou o serviço e constatou que o agendamento pode ser feito para datas próximas. Ontem à tarde era possível agendar para hoje em todas as unidades da capital, com exceção de Itaquera – a partir de segunda. Os prazos são os mesmos informados pelo telefone.

O 0800, porém, ainda não oferece a mesma facilidade e provoca queixas. O designer Sérgio Henrique diz que tentou ligar durante três dias, mas desistiu. Ontem, a reportagem testou o 0800 e ficou cerca de três minutos aguardando o atendente.

Em fevereiro, também mês de pico em razão das férias, reportagem mostrou que a menor espera em sete tentativas de agendamento por telefone foi de 15 minutos. Na época, a menor espera para agendar era o Poupatempo de Santo Amaro (para dali a 15 dias).

Demora

Quem se atreve a ir ao Poupatempo da Sé para tirar o RG sem ter agendado pode esperar horas. Foi o caso ontem do ajudante de pedreiro Fábio Lira, de 24 anos. Ele havia chegado às 9h ainda esperava às 15h para acabar o processo de solicitação. “Precisam fazer algo para melhorar o atendimento.” Quem agendou também esperou, mas menos tempo. Na unidade Luz, na segunda-feira, acontecia o oposto. As pessoas eram chamadas até antes do horário.

O setor mais problemático do Poupatempo Sé e Itaquera, também visitado pela reportagem, é o da Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho. Nele, as pessoas aguardavam em pé o atendimento.

(Márcio Pinho)