Estado.com.br
Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014
Cidade
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Novo orquidário no parque Villa-Lobos

Categoria: Geral

MÔNICA PESTANA

Os paulistanos ganharam mais um local para admirar e saber mais sobre orquídeas. O endereço do novo orquidário é no Parque Villa-Lobos, zona oeste, que abriu ontem espaço de exposição que leva o nome de Ruth Cardoso, em homenagem à antropóloga.

A obra de R$ 2,3 milhões conta com um espaço de 523 m², um espelho d’água em volta da construção e uma abertura no alto que possibilita a circulação permanente de ar e a entrada da luminosidade. O local será uma nova sede das oficinas sobre meio ambiente e os cuidados necessários no cultivo da planta, além de visitas monitoradas para escolas que já passam pelo espaço Villa Ambiental (destinado à educação).

O orquidário abriu com 430 plantas expostas. A parceria do parque com o Instituto de Botânica de São Paulo e o Círculo Paulista de Orquidófilos (CPO) possibilitará um aumento de orquídeas que serão trocadas de acordo com a época de floração. “Trocaremos as plantas com o Instituto de Botânica durante as exposições. A ideia é ter uma exposição permanente e outra temporária”, diz o diretor do parque, Roberto Rosa.

Outra novidade no Villa-Lobos – que recebe 3 mil pessoas por dia durante a semana e 90mil no final de semana – é a sinalização. As placas e indicações foram trocadas para melhorar o deslocamento dos frequentadores que encontravam dificuldades para identificar o local correto para andar de bicicleta, caminhar ou achar espaços culturais e serviços. Cerca de 200 novas placas foram colocadas.

Para o bancário Jorge Luiz Ribeiro Garcia, de 58 anos, ciclistas e pedestres se misturavam e a sinalização não era respeitada. “Espero que agora melhore.”

Outros orquidários da cidade

Parque Previdência: Rua Pedro Peccinini, 88, Jardim Ademar,
das 7h às 18h, (11) 3721-8951

Anhanguera: Avenida Fortunata Tadiello Natucci, 1.000 (km 26 da Anhanguera), Perus, das 6h às 18h, (11) 3917-2406

Burle Marx: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200, das 7h às 19h, (11) 3746-7631

Parque do Ibirapuera: escola de Jardinagem oferece curso. Veja a programação no www.prefeitura.sp.gov.br/escoladejardinagem