Estado.com.br
Sábado, 01 de Novembro de 2014
Cidade
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Feriado termina com alto número de acidentes

Categoria: Geral

O feriado da Independência foi marcado pelo alto número de acidentes, provocado em grande parte pelo tempo instável nas regiões centro-oeste, sudeste e parte do sul (responsáveis por 75% dos acidentes) de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Entre 0h de sexta-feira, 12, e meia noite de segunda-feira, 15, foram computados pela PRF 2.490 acidentes, 1.465 feridos e 142 mortes em 66 mil km de estradas federais. O dia mais violento do período foi o domingo, 14, quando 59 pessoas morreram em desastres nas vias brasileiras.

A PRF interrompeu a viagem de 393 motoristas que dirigiam sob efeito de bebidas alcoólicas neste feriado. Destes, 202 condutores, ou 51% deles, foram presos em flagrante e encaminhados à Polícia Civil. Nos quatro dias, os agentes de plantão flagraram 62.205 infrações de trânsito, 60% delas por excesso de velocidade. No cálculo médio, sete motoristas por minuto foram fotografados pelos radares da PRF em velocidade superior à permitida na via.

No ranking dos números absolutos, Minas Gerais é o estado líder, com 430 acidentes, 35 mortes e 250 feridos. Outros estados com maior quantidade de mortes são Pernambuco, com 13, Maranhão, 11, Rio Grande do Sul, 10, Pará, 7. Em relação aos acidentes, Santa Catarina aparece em segundo com 290 ocorrências, seguido por Paraná 272, Rio de Janeiro, 200 e Rio Grande do Sul, 186.

De acordo com a PRF, esse feriado teve fluxo maior de veículos que o de feriado de Finados. A BR-381, corredor de ligação entre Belo Horizonte e Vitória, teve 50% a mais de volume de veículos em relação ao outro feriado.

As vias de todo país também tiveram importante acréscimo de automóveis em relação aos dias normais. Na BR-290, principal acesso às praias do Rio Grande do Sul, os números foram 60% maiores aos registrados em dias normais. As vias de todo país tiveram importante acréscimo de veículos em relação aos dias normais. Tiveram aumento em cerca de 40% no fluxo de automóveis a BR-324, que liga Feira de Santana a Salvador, na Bahia, a BR-060, com início em Brasília e término em Goiânia e a BR-153, de Belém a Brasília.

Em um dos acidente, ocorrido, na madrugada de domingo, 14, um ônibus lotado de romeiros que seguia para o Santuário Nacional de Aparecida, no estado de São Paulo, foi fechado por um veículo de passeio e saiu da pista. Após despencar em um barranco de quase 15 metros de altura, o ônibus parou a poucos metros da comunidade de Nova Cumbica. Uma pessoa morreu no acidente.

(Pedro da Rocha)