Outros tempos
24 de fevereiro de 2012 | 10h34
José Paulo Kupfer
Não se pode estabelecer uma tendência apenas com os números de um mês – e ainda mais do primeiro do ano. Mas a evolução do setor externo, em janeiro, com o registro de um déficit em conta corrente recorde, se encaixa bem na dinâmica projetada para 2012.
Ainda que a sua cobertura, ao longo do ano, não esteja em questão, o déficit tende a aumentar em 2012 e a composição do conjunto de recursos em moeda estrangeira que ingressarão no País para cobri-lo deve mudar. Em resumo, nada que possa assustar, mas o quadro pode se apresentar menos confortável.
Estima-se que o déficit em contas correntes avance para as vizinhanças de US$ 70 bilhões, quase 35% acima do registrado em 2011. Ao mesmo tempo, o ingresso de investimento externo direto (IED), previsto em US$ 50 bilhões, diferentemente dos últimos anos, será insuficiente para, sozinho, cobrir o rombo.
Não há, porém, quem não acredite que o volume de aplicações em portfólio (mercados de ações e renda fixa), dará com sobras para preencher o déficit. Tanto que as apostas para a taxa de câmbio, no fim de 2012, nunca ultrapassam a barreira de R$ 1,75 por dólar.
Um déficit em conta corrente que pode evoluir de 2% do PIB, como em 2011, para algo mais perto de 3%, no ano seguinte, acenderia, em outros tempos, luzes amarelas. Mas isso quando o saldo negativo era coberto, preferencialmente, por dívida externa e, portanto, gerava mais déficit quando os juros da dívida tinham de ser pagos.
Hoje, o déficit em contas correntes é produzido por eventuais saldos comerciais negativos ou insuficientes para compensar o pagamento de serviços e rendas – fretes, seguros, projetos, remessas de lucros e dividendos – e gastos de brasileiros no exterior. E sua cobertura vem de recursos caracterizados como investimento.
Ficou para trás a época em que funcionários graduados do governo corriam o mundo em busca de “empréstimos-jumbo” ou financiamentos condicionados de organismos multilaterais. O problema das contas externas, atualmente, é mais de excesso do que de escassez. Nem por isso é o caso de relaxar.
Mesmo o dinheiro que entra sem exigência de pagamento em data certa e com juros determinados um dia será mandado de volta. É o que, por sinal, tem ocorrido em volumes crescentes, diante dos problemas enfrentados pelos investidores externos em seus países de origem.
Tópicos relacionados








Kupfer
É muito curioso que, com a previsão do desempenho das contas externas relatado por você, continue o mercado estimando o dólar a R$1,75 para o fim de 2012. A única explicação cabível é que todo o mundo dá como certo que, para impedir a expressão da real da inflação, o governo continue a disfarça-la, com distorções na economia e preços.
Abraços
Ronaldo,
As visões conspiratórias quase nunca explicam de fato os fatos. No caso das contas correntes e do câmbio, a explicação é muito mais simples. Os analistas preveem que, mesmo com aumento no déficit, vai entrar dinheiro de sobra para cobri-lo. E, então, a taxa de câmbio continuaria relativamente pressionada para baixo.
Abrs
Porem se os juros continuarem abaixando esta grana vai parar de entrar…
certo
Kupfer
Não há visão conspiratória. O câmbio tem sido de fato usado para conter a inflação. Quanto a futura entrada de capitais existe entre os economistas uma grande dúvida com relação ao 2º semestre. Estes mesmos economistas continuam a prever um dólar de 1075. Porque sera?
Abraços
Kupfer
aAcredito que não há visão conspiratória. O câmbio tem sido de fato usado para conter a inflação. Quanto a futura entrada de capitais existe entre os economistas uma grande dúvida com relação ao 2º semestre. Estes mesmos economistas continuam a prever um dólar de 1075. Porque sera?
Abraços
O Riccardo não deixa de ter razão ceteris paribus.
Seu Kupfer,
se entra tanto iedê para investimento, como o pai diz, pra produção, por que ela não aumenta e não se torna competitiva? O país não é o do momento?
Estão jogando dinheiro no lixo?
Ou é tudo coverssa fiada?
Investi im quê? In coisa obsoleta? Improdutiva?
Porque a industria aqui padece?
Num tem mais trabaiadô, tá todo mundo rico….14% de ´´armento´´, a Dirma sem querer descobriu a inflação rear, farta uns 10% mas…
Competitivo com quem? China? Vorta o salário mínimo para 50 contos e 0% de impostos….
Já falei, fecha a importação de lá. Vão quebrar a gente.
Alexandre
to de acordo com todos menos o kupfer…
o Clever entao matou a pau, o Ronaldo como sempre e o Riccardo na mosca
Tambem me pergunto o mesmo. Imagino que esse dinheiro todo esteja indo para grotoes esquecidos do pais, no Centro Oeste ou o Nordeste miseravel. Em SP nao vejo essas oportunidades sendo aproveitadas.
Industria, tecnologia, empresas de capital nacional produtivas, multinacionais brasileiras sao coisas demodes hoje em dia.
Seguindo os comentarios do presidente taiwanes da Foxconn, que colocou os pingos nos i’s sobre nossa real situacao industrial.
A voz da simplicidade falou com inteligência!
Parabéns Clever!
Me permita acrescentar que o custo Brasil é conversa fiada também, porque toda importação tem o mesmo custo social e tributário, além do imposto de importação. Não tem a da implantação da fábrica, claro, do investimento inicial. Mas para que serve o IED mesmo?
O Fazendeiro lembrou muito bem outro dia, e você complementou, que a Alemanha é o maior EXPORTADOR mundial de CAFÉ. Porque? Eficiência? Baixo custo social? Aqui no país que prima pelo “wellfare state” que o Riccardo sempre critica?
O Jr me perguntou quais eram os custos sociais aqui e respondi. Acho que a única diferença é o FGTS que aqui é 2,8% sobre o salário e aí é 9%.
Li aqui no Estadão que o ministro Mantega não quer o real abaixo de 1,70 – não disse que eles põem o valor onde querem e confirmo hoje que era tudo conversa fiada do Meirelles, Mantega (guerra cambial, kkkk), Celso Ming e cia. – e isso estimula mais entrada de moeda estrangeira.
Mas se a indústria não avança, para onde vai essa grana?
Estão certos esses economistas do Ipea que revelaram que há desvio de propósito, que o essa moeda estrangeira entra disfarçada de IED.
Conivência do BC?
Um bom dado para análise seria descobrir quanto é o passivo com o exterior dos bancos, multis…
Ou seja, qual é o valor da dívida privada brasileira.
Morro de inveja dessas perspectivas e projeções econômicas… O mundo anda cada dia menos plano e mais complexo … mal consigo imaginar o que acontecerá até domingo..rs.. enfim, é um alento um deficit de 2 para 3% no meio de tanta confusão…
O Brasil esta indo tao bem que os Brasileiros ilegais na Grecia preferim ficar la.
Eheheheheh…nao dah pra inventar estas noticias.
http://economia.estadao.com.br/noticias/economa%20nternaconal,apesar-de-crise-brasileiros-que-vivem-na-grecia-evitam-abandonar-o-barco,103966,0.htm
JPK,
E eh por isto que os juros nao podem abaixar mais o Pais vai a falencia com o exodo de dolares.
verdade…
Ricardo e EUA esta indo tão bem que as empresas já pensa em sai dai com a reportagem do estadao que os EUA esta indo no caminho errado dos investidores além disso EQ 1 e2 fizeram o petróleo disparar 109 dólares inflação. Na América
Aquele artigo foi uma piada
Jr
Sobre a Eurocrise.Não estou defendendo posição, é apenas informação.
http://arquivoetc.blogspot.com/2012/02/grecia-mais-um-triste-capitulo-luiz.html
Abraços
Po a Eliana Daslu morreu?
Sacanagem era uma otima amiga da minha irma.
O governo Brasileiro fez gato e sapato dela coitada.
Abuso do cidadao total, agora os minisros nunca vao pra cadeia a Ereunice Braga aonde esta?
Provavelmente esquiando em Aspen.
http://economia.estadao.com.br/especiais/a-trajetoria-de-eliana-tranchesi,162124.htm
Oops… Erenice Guerra
Fazendeiro,
Obrigado pelo elogio.
Agora pergunto:
Voce vendeu seu cafe pros pentelhos da Starbucks?
É aí que vou pegar no pé dele com este negocio de cambio. Se empresas estrangeiras tem interesse de comprar aqui com este valor do real, deixem eles pagarem mais caro pô!
Para que leiloar o Brasil com real desvalorizado?
É um momento economico externo excelente para nós, não fosse a questão fiscal e a falta de planejamento.
Riccardo
Não deu negocio, pois suas exigências e preço de compra não compensam, estão comprando café baixo no Brasil para vender na sua rede. Como dizia neste momento o mercado interno paga mais. No mais aqui no interior tudo parado, a freada parece 2008, porem agora é a tal da nova classe media. Agora o cambio realmente não ajuda e estamos vivendo uma mentira, quanto mais tempo maior o problema, ninguém quer produzir mais, é realizar a posição e bye bye. E pergunto aonde esta o dinheiro?
Fazendeiro, os harvardianos não conseguiram dobrá-lo?
Que dinheiro? São dívidas, girar fortunas a cada segundo e tirando uma fração.
Ainda voce não explicou os magic 2,40.
Pillon, tem custo Brasil sim, são 100 bi de arrecadação no mes de Janeiro, outro recorde.
Afirmo também que as empresas estão pressionadíssimas pelos custos, com esta parada no crescimento o que mais vamos ver serão fusões e aquisições, financiadas, corporativismos.
Tenho a impressão que está sendo confundido juros irreais do primeiro mundo com juros reais do Brasil.
Estes juros baixos e a facilidade de crédito, quebraram bancos e países, o resultado esta aí para todo mundo ver.
Não é possível meter o pau na alavancagem e defender juros negativos para o Brasil, não faz sentido, algo irá inflar, bolsa, imoveis, boi, café, alface…
Lá no E&N Em Tempo, diz assim:
“O Brasil tem recebido fortes fluxos de dólares por causa das boas perspectivas econômicas. Só em fevereiro, até o dia 17, o fluxo cambial estava positivo em US$ 6,520 bilhões, segundo dados do próprio BC.”
Quais custos você se refere, Alexandre? Esses caras ficaram loucos de investir em ações de empresas brasileiras? E o que elas fazem com essa capitalização? E porque não importam equipamento/tecnologia com essa onda favorável, dólar barato, capital à vontade, importação flexível? Equipamento novo e moderno reduz custo!
Eu tenho um parente distante que tem uma fábrica de brinquedos no interior e tá ganhando dinheiro, não reclama de nada, só da concorrência da China. Mas ele acertou a estratégia dele na qual importadores não conseguem competir com os seus produtos. Acaba de dar uma Porsche zero para esposa de presente!! Os pessoar de lá só viam um carro desses na televisão e em revista.
A diferença entre a Alemanha e o Brasil é que a carga tributária aqui é mais alta.
Mas a arrecadação é bem e corretamente aplicada. Então não há custo Alemanha porque a logística é impecável, nem precisa dizer no que, certo? Tudo de primeiro mundo, eheheh!
E olha que saiu um estudo um tempo atrás sobre corrupção e a Alemanha apanhou feio de muitos países, em especial dos escandinavos. O presidente daqui precisou se retirar porque apareceu uns podres…
Abs.
Faço a mesma pergunta do Fazendeiro: aonde está indo o dinheiro?
Só para lhe dar um exemplo, quando eu contrato um encanador (tem que ter licença senão não pode trabalhar) a conta vem com 19% de IVA, sobre o equipamento, peça e sobre o SERVIÇO, que não sai barato. Um advogado, um escrivão, não importa, de todo serviço é cobrado o mesmo percentual, exceto aluguel.
Se pesquisarmos quanto a rubrica serviço colabora no PIB, por aí tive suas conclusões.
Pillon, não dá para negar que são dólares para especulação, como toda Bolsa de Valores, saímos dos 56 mil para os 65 mil pontos, mas este é um jogo que ajuda enmpresas de capital aberto, qtas?..100?
A questão dos custos, estamos discutindo tendencias, de aumento, compensadas com crescimento economico e e crédito, ou vice versa.
Eu tenho lucro, mas cada vez vale menos, pode ser maior pelo aumento de preços, mas como tendencia, não acompanham o aumento dos custos de investimento e aí tem uma situação duplicada pelos chineses, que estão nos quebrando pelas importações, aumento de custos internos, e exportações, venda no nosso mercado.
Corretíssimo dizer que a arrecadação na Alemanha é melhor aplicada.
O Porsche já é de classe média alta pelo cambio e, talvez, pela capacidade de alavancar seu negócio, não canso de receber telefonemas dos bancos. Seu parente é um irresponsável, pela questão da segurança chamando atenção para si. Não temos ambiente para estes luxos, já fiz esta besteira também qdo o dolar era 1:1.
O custo Brasil são vários fatores somados e perspectiva sólida de crescimento, mas agora esbarramos na falta de mão de obra, sentida por mim também, setor de serviços.
Alex, eu fiz a mesma observação sobre chamar atenção, quando soube disso. E pior ainda, soube que o irresponsável comprou o carro mesmo depois de ter levado uma fubecada na saída do banco com uns bons trocados em dinheiro na mão. Ninguém da família quer falar sobre o assunto mas como lá na cidade tudo se sabe, não foram 30 mil apenas, dizem que foram 10 vezes isso!
Tem dois filhos e uma esposa lindíssima. Não quero parecer agourento mas qualquer hora…
É melhor eu me calar.
Já tentaram levar a minha, levaram o dinheiro…custo Brasil, altíssimo!
Reverte nas margens também, o cara quer ganhar rápido e se mandar, para condomínio ou exterior, além da instabilidade jurídica e aspectos macro já exaustivamente debatidos.
Na Suíça, Alex, há uma preponderância da filosofia calvinista que prega menos ostentação. No quesito automóvel, menos ostentação lá, em particular em Zurique que conheço bem, é Maseratis e Lamborghinis na rua…
Suiça é um extremo na minha opinião, Alemanha é o país, comedidos, são inegavelmente bons, até demais, naquilo que fazem, ajudaram em muito o desenvolvimento americano no pós guerra.
Conheci Genebra, à tarde em frente ào lago parecia um desfile mulçumano, surreal…
Risos, surreal mesmo! Já vi em outras paradas, nem parece Europa!
Seu Fazendeiro,
Seu Pillon,
obrigadão pelas palavras. Num é uma prigunta lógica a que o pai feiz?
Continue a conversa com ele porque parece que ele tem tutano na molera, eheheh!!
E escreve sempre!
Pillon, gostaria de comparar Brasil e Alemanha, caso os serviços públicos fossem iguais, inflação também, população estável ou caindo.
O Brasil deve ser comparado com os EUA se quisermos avançar e digo que a carga nos EUA é alta, não fosse os gastos com ´´defesa´´.
Sendo assim, diria que 15% de carga aqui e lá seria de bom tamanho. Aqui não temos defesa mas somos atacados pelos políticos e pelas estatais, nossas mesmos.
Formalizar o encanador com carga de 35% faça voce as contas para o nosso caso no que vai dar, para onde irão os preços, compensados com as torneiras chinesas que quebram na sua mão, já tive uma.
Sobre a qualidade dos produtos importados, estive na Califórnia em dezembro. Soube de brasileiros que moram lá há muitos anos e que vão ao Brasil frequentemente, que a qualidade dos produtos chineses aí nem se compara com as que eles compram lá.
Sobre o IVA de 19% cobram sobre tarifas também, telefone, gás, TV a cabo, eletricidade, celular, etc.
Acho que só tarifas bancárias e aluguel estão isentos. Preciso verificar.
Comparar países de fato não é um bom caminho.
Mas há que se ter uma referência.
Por exemplo, a estrutura de transporte daqui e a dos USA deixa qualquer um boquiaberto. Se o Brasil faz o que faz com essa infra, você já imaginou o que pode fazer com navegação fluvial como a do Reno? Pelo Amazonas? Pelo Tietê? Transporte intermodal?
Pena que não tem saída para o Pacífico e tem os Andes no meio, mas os suíços constroem túneis quilométricos nos Alpes só para escoar turista.
Falando nisso, lá nos idos de 80 alguém comentou que a Imigrantes valia a pena porque se tornaria um “corredor de exportação”. Outro alguém retrucou: quê nada não passa de um “corredor de banhistas”!
Pillon, voce acertou lá em cima, pode ter carga de 35%, desde que seja bem investida. Não é novidade, mas sabemos que não sobra para investimento é apenas custeio.
Trem bala, qual a empresa séria que vai fazer um troço deste? Maracutaia!
Começaram uma transandina, mas repare na nossa vizinhança, pior que a grega? Mercosul?
Imbecis! com um gigante mercado consumidor em cima da gente vão fazer acordo com chines do outro lado do mundo.
A VENALIDADE DO BC COM RELAÇÃO À INFLAÇÃO CORRENTE É SIMPLESMENTE CRIMINOSA, DIGNA DE CADEIA. “TOMBINI”, GOSTARIA QUE VC. E, SUA “TROUPÉ” PRA NÃO USAR OUTRA EXPRESSÃO, RESPONDESSEM CRIMINALMENTE PELAS CONSEQUÊNCIAS.
Alex, se todos admitem que o dinheiro vai para especulação e não para investimento produtivo, então a coisa tá pior que mulher de malandro.
Ela leva uma surra todo dia… Bem, você deve saber o resto da história.
Risos….não sou contra a especulação, desde que não garantida pelos BCs.
Tem 3 setores que deveriam controlar a especulação e assim proibidos de abrirem o capital.
Energia, alimentos e imóveis. São básicos.
Bens de consumo, que se danem e se entendam.
Falei isto para ajudar no radicalismo das soluções Nickianas…
Segundo EBatista olhando para o mar vemos US$8 Tri, então nada mudará a tendência de valorização do pobre Real. Tá aí!
que pena ..socorro JPK, fiquei retino novamente
Para onde esta indo o dinheiro?
CRÈDITO = DIVIDAS
A verdade é que sem renda existe divida, como o Pillon falou de seu parente, acertou o negocio PRODUZINDO gerou renda e dai é lei da causa e efeito.
Alexandre
A história do magic U$ 2,40 começa em 2005. No pós mensalão, de lá para cá o governo foi enganado, nunca o Brasil teve vivencia em um cambio com estes níveis. Na realidade virtual financeira nosso cambio é de U$2,40. Divida nossa renda per capita por U$2,40 esta é a nossa realidade.
O Brasil deu um tiro no pé e quer culpar os EUA(Eles estão lutando pelo seu espaço)pela ferida, além de que o país na política externa quando não está querendo apaziguar algo está se fazendo de vitima, mas de sua própria incompetência.
Fazendeiro, falando do plano real, já tivemos cambio abaixo disto durante um bom período, pelo mesmo motivo, segurar a inflação.
Aparentemente, nosso problema hoje é o valor do dólar, não do real. Na situação economica atual, continuando a girar o PIB neste valor, sem deixar cair a peteca, não vejo como este cambio irá mudar, sinceramente. Nem com os descabidos petistas está acontecendo…
Nosso PIB cresceu, é natural a valorização da moeda.
Eu discordo que o câmbio administrado vem para segurar a inflação. Não segura e não tem esse propósito, balela, capito?
Não aumentou de 1,50/1,60 para 1,70? Com a mesma desculpa? E daqui dois anos? 1,80/1,90?
Será que aumenta para refletir a inflação? KKKKKKKKKKKKKKK!!
Quem nasceu primeiro, …?
inflaçao nos veremos se o cambio corrigir, é balela esta historia do governo tentar segurar a valorizaçao o real é de seu interesse politico, pois ai acabaria este sonho.
A economia brasileira esta adiquirindo maus habitos,
esta sendo viciada vair ser dificil.Como dizia meu avo:Na bonança economize para a epoca de vacas magras, só estamos gastando( e mal) e recebendo credito.A economia brasileira não cresceu, cresceu o credito. Este governo usou a palavra magica CREDITO.
È um vicio pior que o Crak, cada vez mais mais .
Aí que está…os bancos adoram crédito, principalmente os estrangeiros, comparados com os sólidos nacionais privados, então os dólares desvalorizados estão entrando
Este governo está deixando bem claro sua política economica, girando a inflação nos 5%.
O Brasil como sempre atrasado nos movimentos do primeiro mundo, agora está importando um sistema falido e põe falido nisto, assim como no passado importou lixo lá de fora desatualizados.
Risos, surreal mesmo, Alex! Já vi isso em outras paradas, nem parece Europa.
Fazendeiro, há um aspecto técnico nessa de segurar o dólar onde o BC quer que eu acho genial. Pena que quem perde é o governo com pagamento de juros. E quem lucra…?
Vou dar uma pesquisada no arquivo do JPK e reproduzir o post.
Achei.
http://blogs.estadao.com.br/jpkupfer/o-debate-dos-juros-basicos/
Alexandre
Salario Minimo
01.05.2005 300,00 Dollar 03/01/2005 2,6674 = U$ 112,46
01.01.2012 622,00 Dollar Janeiro/2012 1,7512 = U$ 355,18
Reais = 207,33% Dollar = 315,82%
alexandre
Pense em pagar em dolar e receber em reais?
Qual a diferença?
Voce me pegou, vou ter que pensar….mas novamente a turma me chama.
O Brasil como todos sabem foi um bom pagador e obteve mais CREDITOS. Sem credito sem DIVIDA. Se as exportações brasileiras de manufaturados (de 57%, em 1998; para 36%, em 2011); mais do que isso, a redução de volume manufaturados exportados e participação da indústria no PIB (de 30%, em 1980; para perto de 17%, em 2011). O que aguentou a ponta foram as comodities.Até quando? Bom, se as exportações caíram ou na melhor da hipótese não geraram riquezas, pois, a indústria diminuiu seu tamanho. Pergunto de onde veio este crescimento e a valorização do real?
Caro Fazendeiro,
Esta é uma boa pergunta. Lembra-se da Vilares, Metal Leve, Gradiente e tantas outras empresas brasileiras? É isso ai, já não existe mais… essa é a tar da mudernidade, globalização.
Se há crédito, por que não há investimento? Não há interesse dos próprios barões da indústria em se investir no país.
Este é um barco que foi abandonado e
não há nem guarda costeira para mandar Schettino retornar.
As comodities são a única lufada de ar que impede esse
barco de emborcar.
A única fonte inalienável de riquezas é a terra.
abrs
Pillon
é muito facil…..porem um dia a conta vem.
Você se refere ao post?
Posso lhe dar uma PÉSSIMA notícia?
Pillon
yes
A conta já foi paga e continua sendo paga!
Bad news? Não, você já sabe disso! São os spreads entre o que entra, o que se paga sobre o que entra e o que é cobrado.
Sai diariamente da conta de juros do governo. E você JÁ paga via impostos!
Porém, no aspecto cambial, o déficit se agrava se o IED não é IED, capito?
Porque investimento é uma coisa permanente, ou ao menos semi-permanente, mas capital volátil são outros quinhentos.
A crise cambial pode ocorrer nesse segundo caso, capital especulativo, que cobre o déficit de conta corrente.
Essa é outra conta, semelhante a da Grécia, não? Ou Espanha, talvez…
Olha, o mais certo de todos nós aqui é o NICK!
Você abriu meus olhos, cara, apesar de eu já ter minhas suspeitas nesse sentido.
Continue escrevendo Nick, mesmo que seja repetitivo.
Muitos aqui precisam tomar a pilula vermelha!
Alguns já a tomaram, mas por circunstâncias momentâneas, não podem se expressar.
Escreva, Nick, muitas pessoas se beneficiarão dos seus ensinamentos.
Abs.
Pillon
Eu escrevi ensinamentos, mesmo, não são apenas reflexões!
Opa! Valeu Pillon… mas eu sou só o mensageiro, os fatos estão aí para todos verem
Você já tinha tomado a tal ‘pílula vermelha’ faz tempo, mas o que aconteceu? Chegou no estômago? Qual foi o momento em que você disse “ah-ha!” e depois “nossa!” e aí ficou com raiva?… raiva por ter entendido o quão sujo é o sistema..?
Ha, me esqueci das Estatais Hibridas coisa desse governo, qual seu passivo em dollares e reais?
Outra boa pergunta!
Pillon
Todo spread no Brasil é operado em OF para a CAUSA.
Chego a conlusao, estamos na idade media tupiniquin.
Criando vassalos este governo tenta se perpetuar.
Abrs
esta na hora do cordeiro e um bom vinho
cordeiro e vinho? Você é sulista?
O Fazendeiro fez uma analogia muito pertinente. Crédito demais faz mal como uma droga, um crack.
Nada contra o crédito, se bem usado, digamos para adquirir um imóvel, a juros razoáveis.
Se a gente faz a conta, em vinte anos, pela tabela price, paga-se de juros, razoáveis, o equivalente ao imóvel que se compra.
Boa noite!
Alguém quer mais umas pílulas vermelhas?… Se entender inglês, vale a pena, é um pouco mais de 1 minuto só.
Lembram do General Wesley Clark?
http://www.youtube.com/watch?v=7PtYApl-lgU
E eu que pensei que a pilula era roxa…
Riccardo,
Olha no que o Partido Republicano está se transformando. O candidato Rick Santorum disse que o Presidente Obama é um esnobe por encorajar os americanos a ingressarem nas universidades. E disse que Kennedy foi errado ao defender a separação total entre Estado e Igreja.
http://thecaucus.blogs.nytimes.com/2012/02/26/santorum-says-religion-and-conservative-principles-are-at-risk/?hp
Se o Sr. Santorum se torna o presidente dos EUA, os aiatolás iranianos terão um adversário religioso à altura. Será que retornaremos à idade das trevas ?
Pessoal
Quem viveu na inflação, como eu, não pode deixar cair no esquecimento o que ela foi. Quem quiser ter uma ideia mais concreta, visite o blog abaixo.
http://www.cristianomcosta.com/2012/02/como-inflacao-devorava-o-dinheiro.html
Abraços
Naquela época, assim como hoje em dia, quem controlava a quantia de dinheiro em circulação era o Banco Central. São eles que controlam esses ciclos de inflação e deflação. Atualmente, diferente de como foi, é pior porque não é só o BC que controla a liquidez da moeda na praça. Os bancos também tem controle sobre essa torneira, através do crédito, cujas torneiras foram abertas durante a administração do Sr. Lula. Não que ele seja responsável por isso, mas os bancos sabiam bem que Lula queria ir para os livros de história como um dos presidentes mais populares do país. Em troca, ele entregou o país aos banqueiros internacionais.
E vão entregar mais ainda jogando esta Selic lá embaixo….mas fazer o que? Onde está nossa capacidade de investimento? Como voce já disse, cabe-nos andar com a maré e aproveitar-se.
Outro dia assisti um episódio Home Hunters Intl, o cara foi para o Uruguay procurar um imovel. O corretor de cara falou: ´´Aqui não é como nos EUA, no máximo finaciamento de 1 ano´´
http://blogs.estadao.com.br/economia-tempo-real/2012/02/27/moodys-revisa-bancos-do-mexico-e-do-brasil-para-possivel-rebaixamento/
A gente começa a comentar sobre o ´´sólido´´ sistema financeiro nacional….
Grande Nick…
A taxa Selic independentemente do que ocorrer com câmbio deve continuar a cair. Se o que se deseja é atrair investimentos que se faça de forma sadia, ou seja, exigindo a sua aplicação em bens produtivos sejam eles produtos ou serviços.
Atrair moeda fácil pagando taxas absurdas qualquer estúpido faz e para tanto nem precisa ser brasileiro.
O que o BC/Copom estão fazendo com o aval indireto da presidenta é tentar frear o aumento dos custos financeiros deixados pela farra do governo anterior que para satisfazer aliados pagou mais pelo que devia pagar menos…ou até nem sequer tomar por meio de títulos.
Quem gosta de IED com desvio de finalidade que ponha as barbas de molho pois as crises na Grécia, Portugal, Espanha e Itália era também assim muito dinheiro entrando sem o incremento e retorno correspondentes, chega um dia e a casa cai….nesse sentido concordo com JPK.
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,os-dolares-do-seu-jacques,104130,0.htmon
Pillon e Fazendeiro
Pode demorar, mais Seu Jacques esta certo…desde que voce gaste sempre menos do que ganha
É o feijão com arroz bem feito…risos…vejo que voce e eu estamos meio desatualizados. Gastar menos do que ganha? Malucos somos nós!
O problema de poupar aqui é a inflação em real e agora em dólar também, a não ser que invista-se lá, na origem, como muitos estão fazendo.
Quero dizer que agora entendi o que voce e o Pillon referiam-se ào spread, diferença daqui e lá fora.
No entanto, qto menor o cambio, menos reais são necessários para cobrir esta diferença, ou meu raciocínio está incorreto?
A corda sempre arrebenta do lado mais fraco.
No dia 08/02, na qual o principal palestrante foi o representante do departamento de Café do MAPA e o principal assunto a ser tratado foi o drawback de café. Fizeram uma pergunta ao palestrante de como poderíamos importar café de países que não respeitam o meio ambiente, leis trabalhistas e ainda produzem produtos de péssima qualidade, a resposta do Representante do MAPA foi que nada disso interessava, segundo o seu conceito o que interessa é não deixar o parque industrial cafeeiro falir. A partir deste momento fiquei em dúvida se o represente era do MAPA ou do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Pillon,
Veja esta matéria. Se for um movimento consistente, é uma boa notícia.
http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201202271755_TRR_80911068
Abs.
Pillon,
Se for um movimento consistente, é uma boa notícia.
http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201202271755_TRR_80911068
Abs.
O garçom deve ser grego !!!!
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KzRJ2tIJGDw