12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




José Paulo Kupfer
Filtro
Tamanho de texto: A A A A

Mais diferenças que semelhanças entre Lula e FHC na economia

24 de março de 2008 | 19h38

José Paulo Kupfer

Enquanto o fracasso é órfão de pai e mãe, o sucesso costuma dar briga de tapa pela paternidade. Nem se sabe ao certo quanto pode durar o êxito da política econômica do governo Lula, mas é recorrente a disputa pela autoria do feito. Num certo tipo de ambiente, o mote de que a única coisa boa da economia de Lula é a continuidade do que foi feito no governo Fernando Henrique pipoca mais do que catapora.

De tão repetido, já parece um daqueles lugares-comuns* que acabam soando falsos ou como solução de estilo preguiçosa. Assim como toda desculpa é esfarrapada, toda dúvida é atroz, toda ascensão é meteórica, e toda mentira é deslavada, há quem não consiga mencionar o sucesso da economia de Lula sem a fatal ressalva de que isso não passa de continuidade do governo FHC. Percebe-se, facilmente, até pela especialidade profissional dos falantes e escreventes, muitas vezes longe da economia, que a maioria não sabe bem onde está metendo a colher. Mas isso não tem importância, não é mesmo?

O governo Lula seguiu o padrão do anterior – prioridade com a estabilidade da moeda, ênfase em reformas microeconômicas – em parte de seu primeiro mandato, com Antonio Palocci à frente da economia. Mesmo ainda com Palocci e, depois, mais francamente com Guido Mantega, a política econômica descolou da anterior de tal forma que só mesmo uma miopia ideológica para explicar a insistência na visão distorcida.

Pode-se até discordar do que passou a dar dinâmica à economia, mas nunca enfiar as políticas adotadas no governo atual no mesmo saco das implantadas ou, pelo menos desenhadas, na quadra anterior. Não há comparação, por exemplo, na política de valorização real do salário mínimo, adotada contra muitos bem pensantes de luvas de pelica. Muito menos na expansão do crédito – com destaque, para o bem e para o mal, da modalidade de crédito consignado – e, por fim, mas não por último, a maneira de encarar a previdência social. Onde dá mais para comparar, o setor fiscal, os nostálgicos de FHC preferem não bater o bumbo. De fato, carga tributária e endividamento, que explodiram com FHC, ainda não desinflaram com Lula.

Nem mesmo os programas de transferência condicionada de renda, tão invocados como prova de continuidade, se sustentam como tal. Há nítidas diferenças – no foco, na abrangência, no acompanhamento e até nas falhas – entre as bolsas-escola de origem e o bolsa-família de hoje. Sem falar em outros programas menos votados, como o “Luz para todos”, e no famoso PAC, de que muitos duvidam e malham por antecipação, embora fosse mais prudente aguardar um pouco mais antes de cair de pau.

Até a política monetária, que se concentra no cumprimento das metas de inflação, adotadas em 1999 – e, essa sim, mantém desde então o mesmo curso -, começa a se ver diante de novidades. Há, mais recentemente, fora do Banco Central, uma escalada no governo em busca de saídas não monetárias, na tentativa de desviar o rumo de elementos macroeconômicos centrais, como os juros e o câmbio, do inglório destino determinado por uma ortodoxia já fora de moda
- ver, a propósito, a atuação do BC americano.

Além de medidas já adotadas – IOF em aplicações financeiras de estrangeiros e fim da cobertura cambial para exportadores -, está previsto para logo um pacote de benefícios tributários de estímulo às exportações de manufaturados e à inovação tecnológica, que o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, chama de política industrial. Se essas medidas vão funcionar – ou mesmo se serão implantadas por completo – também ainda é cedo para garantir. Mas a direção, que conta com o apoio aberto do presidente Lula, é clara. E não tem muito a ver com o que se procurou implantar no governo de FHC.

(*) Os lugares-comuns citados na sentença seguinte fazem parte de uma longa lista coligida pelo jornalista Sérgio Rodrigues, do blog Todoprosa  www.todoprosa.com.br), a quem o autor agradece a cessão.

Tópicos relacionados

136 Comentários Comente também
  1. Enviado por: joao g. pito (pinto)

    Não foi à toa que esse “GAUCHÃO” äpanhou do quércia, outra %!@$&@# a unica coisa que o lula não herdou do FHC foi a corrupção gigantesca e o não sei, não vi, não fui eu e o: “Jamais neste país”; saiu um preposto do PT e entrou outro? Valha-me Deus.

  2. Enviado por: MARIA JOSÉ

    Finalmente leio comentário favorável à atuação do atual governo. Pena que comentaristas econômicos da mídia conservadora (Globa, Folha de São Paulo, Estadão e Veja), não enchergam um palmo adiante do nariz Estão cada vez mais perdendo a credibilidade e leitores.

  3. Enviado por: Alexandre Porto

    A questão Kupfer é o simplismo de reduzir política econômica a alguns marcos macroenômicos.

  4. Enviado por: felipe

    Bom, como sou rico (vulgo classe média), paulistano e filho de empresarios, só me resta dizer que JPK é petista. As empresas do meu pai nunca foram tão bem, mas queremos FHC de volta!!! Chega de pobre mandando em rico. Afinal, é dando beneficio exclusivos aos empresarios que o pais vai crescer de verdade. Nao adianta dar dinheiro aos pobres que compram dos empresarios. Temos que distribuir a renda entre os ricos. Fora isso, a economia brasileira vai tao bem, a geracao de emprego e o aumento da renda é tudo por causa dos ‘ventos internacionais’ e da continuidade de FHC. Obrigado.

  5. Enviado por: jorge

    Toda vez que eu ouço essa história que a atual polítca econômica é igual à do FH, eu fico pensando: Como é que pode? Se são iguais, por que aquela foi um fracasso retumbante (como todo fracasso) e esta é um sucesso? Se são iguais, então só há uma explicação: Competência na execução.

  6. Enviado por: Sandra

    Qual é o endereço do site onde o PHA está atualmente escrevendo? Alguém sabe?

  7. Enviado por: roberto

    saiu PHA e vem vc.. ..para de escrever besteiras… toda de sustenção da política é do governo FHC.. aliás o presidente do banco central era de qual partido mesmo .?

  8. Enviado por: ze

    A politica economica do FHC era pra dali 20 anos. A brazucada fraca de plantao nao entendeu o q vinha sendo feito e tirou FHC de la. Botaram o Lula-la e o q ele fez? Simplesmente continuou o q estava sendo feito, pq nao sendo bobo nem nada percebeu q iria colher no mandato dele tudo q FHC plantou. A parte ruim ficou pro FHc e o populista de plantao, aproveitou pra ganhar os meritos. Pena a brazucada ser muito fraca pra enxergar o q esta na frente do nariz de todos. Agora se deliciam com uma bolsa mizeria e dizem q isso e distribuicao de renda…

  9. Enviado por: jorge

    Exatamente, Roberto. Essa é a prova da incompetência do governo dos tucanos capitaneado pelo pavão vende-pátria.

  10. Enviado por: João Sérgio

    No inicio do governo Lula a oposição falava que o 3º mandato de FHC foi pior do que o segundo, se referindo ao governo Lula, agora a oposição diz que o sucesso do governo Lula na economia e merito de FHC, aqui na Bahia tem um ditado, que diz “eu faço força e voçe fica vermelho”.

    João Sérgio

  11. Enviado por: HELIO VANDERLEI BATI

    Chega a ser hilariante ver a turma dos auto-entitulados “riquinhos” (via de regra, feitos nas… , filhinhos de papais) esperneando a dar de pau. Mas, mesmo nao sendo capazes de aprender muito, essa eles vao ter de aprender, pelo menos a conviver com ela: o Governo do PT esta fazendo um pais novo, com uma cara inteiramente nova (que muitos odeiam), mas que vai valer a pena e os amorfos e os mal-acostumados vao ter de engolir bons governos por muitos e muitos anos. Queiram, ou nao queiram!

  12. Enviado por: claudino alves da no

    Muito lucida, todavia, comete um erro crasso por não referir ao Governo Collor, onde tudo teve inicio, fonte de todos os que se sucederam. è inegável

  13. Enviado por: ze

    po cara, vc pagando de pobre, falando de riquinho??? vc ta sentado ai na internet e ta falando de riquinho, cara??? vc num sabe o q acontece alem da esquina da tua casa…. vc num sabe nada, pobre num ta na internet, alem do mais nem tem uma barriga do tamanho da tua q ta cheia com a comidinha q o papaizinho poe na mesa pra vc… se enxerga brazuquinha…

  14. Enviado por: vicente

    nen se compara lula com fenando henrique lula presidente dos pobres fernando henrique da elithe

  15. Enviado por: Marcelo

    Em pensar que a moeda ainda poderia se chamar cruzeiro em vez de real (cruzeiro é muito mais republicano, não acha?).
    A década de 90, talvez ainda mais que a de 80, poderia ser chamada de “a década perdida”. Muita gente acha que o “milagroso plano real” onde, dessa vez, aplicaram um denominador comum a moeda derivado da tal URV em vez dos já manjados corte dos zeros. Dentro dos gastos desordenados, emissão de moeda, reforma tributária, nada foi feito. A dívida pública explodiu como qualquer economista, tributarista, poderia prever e todos aplaudiram o “belíssimo” primeiro mandato neoliberal ( uma espécie de continuação do governo Collor onde todo funcionalismo era visto como gasto inútil e desnecessário ). Pai de um câmbio eleitoreiro que criou uma espiral deflacionária e o sucateamento do parque industrial nacional o plano real foi tudo menos um planejamento econômico. O segundo mandato se caracterizou pelo financiamento, via jurus aviltantes, de uma dívida pública que já havia mais que dobrado no primeiro mandato e atingiria incríveis 60% do PIB nacional. No meu ponto de vista o erro esteve sempre na arrecadação que estava muito aquém da necessidade brasileira.
    Hoje temos arrecadação de primeiro mundo com retorno social de 3°… Culpa de uma festa monetária besta e de uma política econômica cujo carro vinha a frente dos bois . A soma dos fatores teve um peso eleitoral muito maior do que seria cobrado por uma reforma tributária séria lá para os idos de 1990 e qualquer coisa e nos colocaria no jogo global numa condição muito melhor.
    Resta ter fé que a lição do alto custo político cobrado dos neoliberais de plantão, principalmente os filiados ao PFL (antiga ARENA), tenha sido aprendida e que se dê o valor justo ao consumidor nacional.
    Sempre achei que exportação é coisa para superprodutor.

  16. Enviado por: osvaldo casagrande

    O mais dificil foi apontar um caminho e isto foi feito no governo FHC

    • Enviado por: Isabel

      Dizem que FHC apontou o caminho. Que caminho? Sem rua, sem trilhas, Que rio? sem peixe , sem água? Ridículo! Fora FHC! Intelectual que não aproveitou sua boa formação, poliglota que não entende a lingua do seu povo, vive num pedestal. PSDB nunca mais! Elite metida a besta. Um bando de pobre bancando de rico! Esse país fala sério! Só pq tem um mínimo p/ sobreviver algo garantido pela CF/88, fica pagando de riquinho KKKK! Chega ser cômico esse povo ignorante que só lê Veja,Isto É, assite Globo e não conhece livros críticos, fica se achando intelectual. Aí como tenho pena desses brasileiros idiotas, os verdadeiros ricos querem isso mesmo, um país com um bando de ignorantes metidos a besta e achando que é rico… rsrsrsr

  17. Enviado por: José Carlos magalhãe

    Que opinião confusa. Comparar com quê?JPK, como era o programa econômico do lulismo-petismo, antes da declaração de arrepemdimento?

  18. Enviado por: Fernando
  19. Enviado por: santusmor robe

    O emérito economista esquece de apenas um detalhe : A verdade é circustancial e a mentira adaptável. A estabilidade economica foi atingida há mais de 10 anos atrás, com o plano real (plano FHC para os petistas na época) . Ajustes econômicos fortuitos do governo atual, não pedem ser tratados como “políticas”, são apenas ajustes, e sempres necessários. A Economia é sempre móvel.
    Não esqueçamos que o “trabalho sujo” e impopular das
    privatizaçoes, LRF e facilidades de exportações que contribuíram para o atual governo fazer caixa e superavit. Também é obra de governos anteriores. O grande mérito do governo Lula é o seu pragamatismo, isto é, tornou se a favor daquilo que criticava nos outros, a ortodoxia econômica. Medidas sistêmicas necessárias para o avanço social : reforma política, tributária, educação de qualidade, Saúde e violência urbana. Até quando esperar ?. Passaram se 6 anos e até agora nada fez.

  20. Enviado por: Edson Rodrigues da S

    O governo Lula é infinitamente superior ao governo vendilhão de FHC, quer os analfabetos políticos ou não. Se Lula tivesse dado continuidade ao governo FHC, o país estaria hoje nas mãos do FMI, o desemprego na faixa dos 15%,a inflação idem e o salário mínimo não valeria mais que uns 120 dólares. Portanto, saudosistas parem de chorar, tirem a venda dos olhos e acordem para a realidade.
    Com Lula, o Brasil é um país que orgulha os verdadeiros brasileiros!

  21. Enviado por: FABRÍCIO RINALDI

    Boa noite Kupfer,

    Apenas um adendo. Cuidado para não falar bem do presidente Lula e colocar seu cargo em cheque assim como ocorreu com Paulo Henrique Amorim!
    O jornalismo no país está em coma.

  22. Enviado por: Lucinei

    Kupfer,

    tenho insistido, iclusive em seu blog, que, felizmente, estamos presenciando a *quebra* de dois monopólios: primeiro o auto-intitulado monopólio da competência e da capacidade administrativa; segundo, o também auto-intitulado monopólio da ética e da honestidade – sabemos muito bem identificar quem se auto-proclamava detentor de um e de outro desses supostos *monopólios*.

    Repito: tudo isso é muito bom porque fica – ou pelo mesnos deve ficar – mais transparente quais interesses e quais setores da sociedade estão representados na *esfera pública* ( que não quer dizzer somente Estado, não, se me permite(m) a prolepse).

  23. Enviado por: Gilson

    Parece óbvio que o governo anterior não pudesse avançar tanto como o atual, afinal, era sucessor de governos fracassados, com planos imbecis ou boicotados pela turma que hoje está no planalto. Confisco de bens, calote na dívida externa, etc…
    Pode ser até que a economia tomasse outros rumos, o que certamente sempre será uma incógnita, mas se a economia não fosse sólida, ao contrário do que dizem os lulistas, o sr. Palocci e bando não conseguiriam começar a reorganização do estado. O que me surpreende é a capacidade que o governo tem de melhorar coisas, programas e atos que condenou no passado. Tanto assim que o Presidente renomeou a ditadura, que passou a se chamar agilidade das medidas administrativas, aquelas que conflitam com a morosidade da democracia…
    Sem mais comentários…

  24. Enviado por: irineu ermel

    Meus amigos!!
    se as diferenças forem só essas, entao nao mudou nada mesmo

  25. Enviado por: Milne Freitas

    De tudo que vi e li, destaco algo que veio na minha cabeça, a turma de FHC desejaria um mandato de 16 anos para o velho professor, eu até concordo com a idéia, talvez, se isto acontecesse, eles iriam ver os reais motivos do crescimento social e economico. Luz em todas casas rurais, PAC, Território da Cidadania, pobre comendo, abrindo conta em banco, muito mais gente com acesso ao minimo que nao tinham no governo de FHC. Macro\\micro economia, disto nao entendemos. Entendemos sim de respeito, consideração, amor ao próximo, distribuição de renda. Falar nisto, chamo o PSDB a ajudar tributar as grandes fortunas e repassar o resultado para a educação, saúde pro social, ajudando cobrir o rombo da falta da CPMF criada e derrubada pelo PSDB. (criou quando governo e derrubou quando oposição) morte aos cegos de conciencia

  26. Enviado por: Wal

    JPK, você aprendeu logica com quem?

    O que funciona, é o mesmo de antes.
    O que não tem o que ver com a economia, mudou.
    O que ainda não ocorreu (PAC, política fiscal) é diferente.

    Logo funciona por que mudou!

    Você recebe caixinha da companheirada, ou fugiu da escola?

  27. Enviado por: Mario Sergio

    Algo que me chama a atençao atualamente é, ao percorrer alguns blogs (Noblat, Nassif, este aqui, PHA, etc) lendo os comentários, notar a quantidade absurda de possíveis analfabetos funcionais. O pobre do blogueiro gasta horas para pesquisar e elaborar um post técnico, bem fundamentado e claro prá ser lido e o retorno de muitos leitores é como se tivessem lido outra coisa ou entram no blog com idéia fixa para escrever uma pataquada qualquer já pensada e elaborada antes de ler o que se apresenta.
    Caro blogueiro: é triste, não?
    Servir de escada para o lumpesinato intelectual é castigo prá ninguem botar defeito.
    Minha solidariedade.

    • Enviado por: artur

      Taí Mario sérgio, tu tás com ideologia de VEJA até a tampa.Tu és tao reacionario quanto seus colegas da VEJa.Só deves tomar cuidado para nao se tornares tao reacionário quanto aos petralhas.

  28. Enviado por: Gilson

    Apenas para registro, o ápice da inflação no Governo FHC foi o período eleitoral, onde os empresários, inclusive os banqueiros, que nunca ganharam tanto dinehiro como no governo Lula, estavam sob a pressão de ter suas dívidas não pagas pelo PC do B, digo, Partido Comunista, digo Lulista, conforme promessas anteriores. E o nosso Presidente quem, acabou sendo eleito porque assinou acordo desmentindo tudo aquilo que sempre defendeu, um vendido….
    Quanto aos salários, realmente houve aumento no poder de compra de quem ganha um mínimo, porém quem ganhava cinco hoje ganha apenas dois salários…
    A política do quanto pior melhor…

  29. Enviado por: Ezio

    Outrora vivia num escuro que nem podia ver noticiários presunços dos Canais de Televisão aconchavados. Então, nas manhãs eu passava frente as bancas de revistas e lia Manchetes de primeira paginas parecidas com os anúncios populares de vendas e compras. Vez e sempre notícias de corrupções, CPIs, e tantos outros atos ilícitos que mais tarde eram engavetados pelo Exmº Sr Brindeiro. Infelizmente, só teve crises mundiais no governo FHC. São Pedro só fechou as Torneiras no governo FHC. Só foram necessárias privatizações que não quitaram dívidas no governo FHC. A Elite Política Conservadora sempre estiveram no Poder desde o Descobrimento do Brasil, então, por que somos atrasados em tudo? E por que algumas coisas estão sendo mudadas agora com um brasileiro no poder que conhece mais da prática do que da teoria?

  30. Enviado por: Lúcido

    Kupfer,
    Você é outro que precisaria debater com Reinaldo Azevedo, por cinco minutos, prá botar o rabinho entre as pernas.
    Já, já vc começa a falar mal da mídia e a boicotar os comentários de quem discorda do seu ponto de vista.
    Conheço bem os sintomas dessa doença…

  31. Enviado por: JAPEURY CRISTIANO

    Mais incrivel do que a logica dessa reportagem são os comentarios de quem não entedem nada de politica e economia, esses acham que FHC foi a mãe de tudo que dá certo nesse país, não sei porque ninguem faz uma lista dos prejuizos que ele causou ao país com as entregas do patrimonio publico aos amigos na bacia das almas, ninguem diz que ele foi o pai do mensalão, do valeriodoto, do caixa dois nas campanhas, etc. Será que é porque dá demissão? O Paulo Amorim que o diga.

  32. Enviado por: Carlos Muniz

    O governo FHC foi sucessor de um governo que deu estabilidade econômica ao país , o grande problema do governo FHC e do PSDB foi ter feito aliança com o hoje Democratas que é ex PFL, ex ARENA e ex UDN, historicamente um partido eletista e de nenhuma sensibilidade social que acabou por limitar o governo FHC que tinha ótimas itenções, que tinha tudo para ser o melhor da história do Brasil mas graças a essa aliança foi um fracasso , faltou vontade politíca, quanto ao atual governo é um fracasso igual aos anterior mas ao meu ver diferenciado pelo PAC, que em alguns lugares já começa a apareecer os resultados de infra-estrutura.

  33. Enviado por: Marc

    Kupfer,
    Tentar fazer uma analise séria e isenta sobre os governos FHC e Lula é mexer em vespeiro.
    Mas se olharmos os números e os resultados…
    O que me irrita é ninguem lembrar que foi no governo Itamar Franco que o real surgiu.
    O Itamar, por não ser paulista e por ser um patriota, foi tachado de simplório e idiota pela grande midia.
    A história saberá lhe dar valor.

  34. Enviado por: messias melo

    excepcional!, comparar Lula a “fhc” só não tendo discernimento. Lula deixará saudades, àquele outro é só trauma.

  35. Enviado por: João

    A tênue crônica do IG sobre economia não passa de um grotesto arremedo da consistencia com Paulo Henrique Amorim tratava no Conversa Afiada… e tenho dito

  36. Enviado por: João

    Caro Gilson:
    Voce está enganado… O FHC sucedeu o único governo a ter consistência nos seus projetos, o único governo que criou o Plano Econômico capaz de pavimentar o caminho de todos os que o sucederam e sucederem… O GOVERNO ITAMAR FRANCO QUE, PELO SIMPLES FATO DE SER DE FORA DA CORJA DE SÃO PAULO (PSDB OU PT), JÁ TEM TUDO A SEU FAVOR…

  37. Enviado por: BOB JEFF

    Caramba !!!

    Não imaginava haver tantas viúvas de FHC…

    Ao que consta, este governo não promoveu nenhuma desastrada
    mega-desvalorização do R$ e nem
    catapultou a dívida interna, que não
    permite, até hoje, que se reduza os juros Selic.
    Nem entregou patrimônio nacional
    (Petrobrás) para os gringos, a exemplo de seu antecessor(Vale).
    O tal professor ‘Viajando H.C’ vivia
    no ‘sucatão’ mundo afora, só para
    receber títulos ‘Dr.Honoris Causa’
    incremento às exportações que
    seria bom nessas ‘andanças’…
    néris de petipiriba.

    Não tem comparação!

  38. Enviado por: valter luna

    As diferenças são tão gritantes que a história se encarregará de mostrar aos nossos filhos e netos como era o Brasil de FHC e como foi o de Lula. Eu que sempre fui PSDB ja dei a mão a palmatória e acho que até JK ficará abaixo nos gráficos de comparação economicos.

  39. Enviado por: Messias

    que saudades do Paulo Henrique Amorim…

  40. Enviado por: João P. Melo

    Tanta discussão, tantos pós e contras, FHC, LULA.
    O que 90% da população desejava mesmo era:
    -Melhor salário mínimo.
    -Desemprego em queda
    -Nível de pobreza em queda
    -Taxa de juros menores
    -Facilidade crediário
    -Inflação sobre controle, etc., etc, etc.
    Se tá bom para o povão, está bom para mim. Falem o que quizer.

  41. Enviado por: Roque

    É brincadeira, chama aposentado de vagabundo, nos deixa cada vez mais pobre e depois vem falar que ele é igual ao atual. Ora sô, ce tambem ta me desrespeitando cara?

  42. Enviado por: zecão

    Coitado do Felipe, graças a politica adotada pelo Lula onde os pobres estão sustentando os Ricos, a empresa de seu pai esta indo para a frente. Estou imaginando se o FHC estivesse continuado ou feito seu sucessor, o Felipe estaria recebendo bolsa familia nesta hora. há.há,há

  43. Enviado por: Giovani junior

    Kupfer por non te calas!!!!!!

  44. Enviado por: Passando o Brasil aq

    Dei uma rodada rápida no comentários e cheguei a conclusão que vocês, contra ou a favor, são muito apaixonados ou até mesmo românticos pois não descutem o que reamente interessa mas o goverrno, seja um ou outro, motivo de suas paixões. Não descutem que a educação está uma %!@$&@#e que se assim continuar os governos, federal, estaduais e municipais vão ter muita dificuldade para contratar mão de obra especializada e por isso seremos obrigados a importar argentinos, chilenos, chineses e outros. O PAC está aí para mais dentro de algum tempo vocês constatarem isso. Infelizmente não tem ninguem nesse governo que diga vamos tratar o ensino com seriedade e sem política pois não adianta criar universidades quando o ensino básico é vegonhoso. O governo Lula acertaria na mosca se melhorasse o ensino básico, proibisse a não repetência e gastasse dinheiro em propaganda incentivando os pais a obrigar seus filhos a estudar não em troca de uma bolsa família mas para que esses filhos tivessem melhor condição social que seus pais. Por último devo lembrar a alguns que PHA era um pulha que falava na Globo tudo ao contrário do que escrevia aqui. Portanto nós ficamos livres dele e vocês deixaram de ser enganados por ele.

  45. Enviado por: Chico Bento

    Devemos agradecer ao Fernando Collor pelo grito de independência que o mesmo deu quando chamou os carros fabricados no Brasil de carroças. Esse foi o ponto de partida e não o PT se vagloriar que são eles o pai da criança.

  46. Enviado por: fco costa

    VEJA abaixo a DIFERENCA entre a POLITICA ECONOMICA FHC x Lula.

    A divida total foi a 62% PIB
    O desemprego foi a 16,5% Os impostos foram de 25 a 35%
    Vendeu patrimonio p/ fazer caixa
    Tinha pouco caixa: U$ 22 bi
    Gerou concentracao de renda
    O juro foi a 46%, media 20%
    Aumentou a miseria no pais

    Agora veja a de Lula

    Reduziu a divida total a 42% PIB
    Reduziu desemprego p/ 7,2%
    Nao aumentou impostos, 36%
    Nao faz caixa com venda de Patrim.
    E tem alto caixa: U$ 190 bi
    Gerou distribuicao de renda
    Juros atuais de 11,25%
    Reduz a miseria

    Nao dah pra dizer que sao policticas iguais…., por favor. soh bobo, ne…

  47. Enviado por: jose cassiano

    só o cego que não enxerga que o governo de Lula é muito melhor do que o de FHC vejamos: hoje todo pobre tem suas tvs,computadores,refrigeradores etc vide que o governo agora quer reduzir o financiamento. toda vez que o presidente do EUA acordava a noite o dolar subia o País precisava ir ao FMI tomar dinheiro e neste governo ninguém houve falar em FMI. Quando FHC deixou o governo o Dolar valia 4.00 gasolina 2,48 arroz 250 Farinha 2,00 tv 14 Polegadas 350,00 Computador 2 mil reais o mais barato e muito mais. só as elites que ficam revoltados com esse governo pois estamos vendo a olho nú a melhora deste povo sofrido principalmente do nordeste. Só neste governo se apura realmente os desmandos dos Deputados, senadores etc sem se esconder nada, vejam como a Policia Federal está trabalhando agora para apurar crimes praticados por muitos. já na era FHC era tudo na surdina tudo se abafava. Viva esse Nordestino que colocou o País nos trilhos porque os letrados só fizeram arrasar com a nação.

  48. Enviado por: João P. Melo

    Dizem os catedráticos que a maior diferença mesmo entre LULA e FHC, é que FHC ao discursar, somente 10% da População entendia seus pronunciamentos. E quando LULA fala a população 90% entende. A educação em nosso País está se desfazendo desde a DITADURA, não culpem LULA.

  49. Enviado por: fernando

    Tem muitos brasileiros de bom senso comentando coisas favoraveis ao Lula, nem precisam ser economistas ou entender muito de economia. Basta olharem as revistas especializadas em economia ( conjuntura economica, exame, valor economico etc, etc) para verem o baile de Lula sobre FHC

  50. Enviado por: Leonardo

    Repetindo o jargão de um comentário logo abaixo.
    “Só cego que não vê” que todo pobre tem celular e telefone pela privatização das Teles, feita por FHC, antes telefone custava mais que carro e se esperava 1 ano pra ligar.
    Se for seguir o racionio dai de baixo, que todo pobre tem Tv por causa de lula, todo pobre ganhou telefone de FHC, e o melhor, telefone que valia mais que carro O km e ainda celular de brinde.
    A liberação do crédito so foi possivel pq a economia saiu de uma hiperinflação de 100 % ao mês para 12 %, graças a FHC.
    O PT era contra crédito consignado por achar que era medida imediatista, que era comprometer aposentarias e so iria fazer um fogo de palha na economia, quando a capacidade de endividamento acabasse, acabava tb o aquecimento.
    E tinha razão, pena que mudou de opinião quando virou governo.
    A politica é a mesma de FHC, Lula seguiu a cartilha direitinho, o PSDB só nao colheu as glórias de sua politica pq perdeu a eleição.
    O proprio texto ja fala que Lula não aumentou imposto (discutivel, pois alguns aumentaram), mas também não baixou né? ele não precisou aumentar porque o PSDB ja tinha feito isto pelo PT, se não nao teria como sustentar essa enchurrada de cargos comissionados que apareceram do nada.
    Enfim, crédito etc etc eram projetos do PSDB que ficou na pasta da Fazenda, e ainda bem que Lula não mexeu nisto, se não seria uma catastofre.

  51. Enviado por: Christiano Almeida

    Alô, alô Brasil. Acordemos pois. Os defensores do FHC que perdoem, mas se alguem merece ser reconhecido com relação as condições iniciais, mínimas, necessárias para o que aí está tem outro nome: Itamar Franco. Por gentileza, não atropelemos a História, nem cometamos injustiças. Plá!

  52. Enviado por: Alarico

    É inVEJA que não acaba mais.

  53. Enviado por: ze pedro

    Se estamos bem, devemos isso ao trabalho de todos nos trabalhadores de bem, creditar o sucesso do país a esse ou aquele presidente é menospresar o esforço de todos nos. Não podemos creditar o momento de vacas gordas somente ao atual presidente, até por que o que ele pregou nos palanques, nada foi feito, seus sonhos eram outros, se Há eufuria, devemos isso a todos os ex presidentes , em especial a Fernado color de Melo, que foi quem revolucionou a indústria automobilística e tudo de moderno que temos hoje, sito a informática. Já Itamar Franco, foi quem deu o golpe mortal na inflação, com uma moeda que está em pleno vigor.
    `´e muito fácil colher frutos de árvores plantadas por outros.

  54. Enviado por: Marcelo Sant'Anna

    Kupfer, eu trabalho com Licenciamento Ambiental e sou Geomensor, na Área Rural, aqui na região Centro-Sul, do RS, vou pegar só 01 exemplo p comparar o Governo Lula c o Governo FHC, aqui na região foi colocado mais energia ( nos últimos 03 anos), nas áreas rurais do que nos últimos 25 anos. começa por aí, quando Lula iniciou o seu governo , os dados são da eletrobrás, havia mais de 12 Milhões de famílias sem energia elétrica, no Brasil, a Ministra Dilma, tem esses dados na ponta da língua, e até o final do Seu governo, o Presdente Lula vai zerar esse passivo, ( e eu estou contribuindo c o meu trabalho, é claro) , me sinto honrado, é claro, aí tu podes comparar, o efeito disso, seja em eletroeletrônicos, que vão ser comprados , a construção civil, com casas,melhores p serem construídas, para atender esse mercado, por isso o Brasil está crescendo, eu espero o seu comentário a respeito disso. Um abraço até outa vez……

  55. Enviado por: claudio

    queria saber porque ainda perco tempo lendo artigos como esse. tudo parece simples : quem é melhor o atual ou o anterior? na verdade os 02 são horríveis. para serem ruins teriam que melhorar muito e em todos os aspectos. lendo artigos como esses, a impressão que dá é que vivemos no melhor país do mundo, que esses 02 govermos resolveram todos os problemas, e isso está loooonge de acontecer. a corrupção reina. saúde, educação, segurança dispensam comentários nesse e em governos anteriores. pensem nisso…

  56. Enviado por: Antônio

    Perdoe-me usar sua expressão, mas miopia ideológica é algo sempre presente em todo esquerdista. Não se pode acreditar de maneira nenhuma no sucesso econômico de um presidente ambíguo numa questão crucial para democracia como a recente crise entre Venezuela, Equador e Colômbia. Não há dúvidas quanto à opção do Lula pelo narcoterrorismo, pelo anarquismo chavista e correísta. Neologismos à parte, ficou escancarado o predomínio da ideologia esquerdista-comunista na postura do governo brasileiro. E para gente desta estirpe não há como creditar nenhum tipo de sucesso em política econômica. O PT faz jus a um ditado corrente na cultura brasileira: “Pai rico, filho nobre, neto pobre”. O PT é o filho nobre que só faz gozar da fortuna que o pai deixou. Se assim não for, por favor me diga, qual atitude inovadora (só uma) que o PT implementou desde que assumiu o poder no Brasil? Collor e FHC fizeram todo o trabalho difícil. Promoveram as privatizações, tão necessárias para os ajustes na governabilidade e para inserção do Brasil na nova era da tecnologia (vide telefonia). E o mais importante, FHC conseguiu colocar a inflação nos trilhos da normalidade, esse feito, por si só, já seria suficiente para justificar todos os vangloreios dos tucanos, e realmente não foi qualquer coisa. E o PT, o que fez? Pegou a máquina untada e só faz usá-la, sem nenhuma ousadia, diga-se de passagem. Tenho certeza, e lamento por isso, que pagaremos um preço altíssimo pela inépcia desse governo em promover e implementar ações de melhora em infra-estrutura e modernização nos setores que não vou citar aqui por uma questão de economia, pois isso é do conhecimento de todos. E o pouco que o governo tem feito se deve a estabilização da economia promovida por FHC que fez entrar dinheiro no país. Além do que o governo poderia fazer muito mais se não gastasse tanto dinheiro com os petistas que emprega e com a corrupção que tem promovido no país.

  57. Enviado por: jorge

    FHC NUNCA MAIS

  58. Enviado por: FRANÇA

    È como construir uma casa, mesmo com as paredes erguidas continua chovendo lá dentro, o Lula cobriu o q os outros construiram, mas cobriu de sapé, q pega fogo rapido e tem goteiras, estamos longe de uma politica de pais desenvolvido, q primeiro da credito barato a industria e comercio, p depois dar credito ao consumidor, como sempre o carro na frente dos bois, pq da voto muito voto. A diferença q poderia haver, sería os juros baixos, o resto q esta funcionando só foi fomentado, o programa do PT se chamava fome zero e não bolsa familia, quanto a venda de estatais as pessoas se esquecem das dividas q as empresas carregavam, a inoperancia, o cabide de emprego, os favores a politicos, e não veem os impostos pagos ao gov agora, quanto a dívida interna, esta foi federalizada, só assim se soube a quantas ela estava, ninguem fala q p pagar o FMI a juros de 2% ao ano se individou internamente em R$40bi a media de 15% ao ano.

  59. Enviado por: Gil Gustavo

    Você falou, falou, e não disse absolutamente nada.
    Porque alguns jornalistas não podem simplesmente dizer o que pensam sem rodeios?
    Talvez um dia nós poderemos rasgar aquela lista de palavras proibidas que nos foi empurrada guela abaixo, e então vamos ser capazes de apenas expressar os fatos e as nossas opiniões pelo o que realmente são.

  60. Enviado por: FRANÇA

    Caro Antonio, se o Gov Lula fosse contra as FARC seria contra Fidel, e teria q fazer o mesmo q fez quando assumiu a Presidencia, teria q passar uma borracha em tudo q tinha dito antes.

  61. Enviado por: Passando o Brasil a

    Defender políticos,caso não estejam se locupletando com um carguinho bem remunerado, é pura paranóia. Talvez, os beneficiados com bolsas eleitoreiras não defendam com tanto ardor cego quanto tanta gente aqui. Os pobres que recebem o benefício, o recebem e não querem perdê-lo, mas a grande maioria, apesar da ignorância, tem consciência da roubalheira e permissividade que prolifera em Brasília. Para esconder esses ilícitos é que muito convenientemente, lançam mão das comparações do antes e depois, desse com aquele. Algum dia não muito futuro, vocês verão Lula e FHC, se cumprimentando e se abraçando como fazem hoje outros outrora excomungados como os Sarneys, os Barbalhos, os Calheiros, os Delfins da vida e os heróicos usineiros do nordeste . Aí, num ato de contrição vocês admitirão: Como nós fomos otários.

  62. Enviado por: Christiano Almeida

    Vixe! Aqui, na nossa terra, Antonio no singular, gente da gente, se é que assim nóis pode dizer, é Antonio. Mas, tem uns Antonios, que vixe Maria. Num dá! E esse Antonio aí de baixo… Sei não. Não é Antonio. Nem Toim, nem Toninho, nem Tonho. Sei não! Acho que esse Antonio tá mais para Anthony. Valha-nos Deus. Vixe Maria! nós aqui de cima (do Nordeste ou do Norte – como queiram) vamos rezar prá ocê, tá bom seu “desgarrado”.!

  63. Enviado por: Jose Maria

    Agora, depois de alavancados os empecilhos através de uma gestão responsável e dinâmica, monetária, fiscal e cambial, depois de debelar uma inflação que atingia dois dígitos e que caminhava a passos largos no caminho Jose Sarney, da Hiper Inflação, do caos e do empobrecimento da Nação, de fortalecer a instituições para daí então, entregar a faixa presidencial ao Senhor Luiz Inácio, fica muito fácil fazer comparações, o difícil e realizar, como o fez o Ex Presidente FHC. Senhor Jose Paulo Kupfer, dê os louros a quem realmente merece. Que a política econômica continua a mesma, agora, bem mais fortalecida e, devido à dinâmica das exportações, ah, isso continua!

  64. Enviado por: Pe. Carlos

    O PT NA PRESIDENCIA VAI BEM E OBRIGADO! A OPOSIÇÃO DE SE LASQUE!

  65. Enviado por: bene saturnino

    Pelo que tenho lido sobre política econômica, os que escrevem, comentam, falam, perderam a memória possivelmente para dar troféu para FHC que sustentando o câmbio fixo mais tempo do que podia jogou o país numa tremenda crise, e para o Lula que colhe o resultado do trabalho dos governos anteriores a partir do Itamar e faz uma gastança desenfreada, maluca, parecendo filho de rico sem juizo, para desestabilizar tudo, inclusive fazer a inflação voltar.Propositadamente esquecem que quem se responsabilizou pelo Plano Real elaborado pelos economistas, Bacha, Arida,Loyola e outros foi o ex-Presidente Itamar Franco, que em apenas dois anos de governo, com esse plano, (que Lula fez tudo para jogar por terra,) domou o câncer chamado inflação e uma vez domada a inflação, condição sine qua non para o país começar a se organizar economicamente, tudo se tornou mais fácil, mesmo Lula sendo contra e FHC com seu projeto tucano de vinte anos de poder, fazendo lambança o país encontrou meios para começar a progredir e inclusive agora o consumo se alavancar com o comércio concedendo prazo a perder de vista.
    Sem o plano Real nada do que está acontecendo agora aconteceria, pois, com inflação galopantee os governantes anteriores mesmo lançando plano em cima de plano nada conseguiram a não ser afundar mais o país como fez o Sarney.Portanto, vamos ser justos minha gente, dando a Cesar o que é de Cesar, sem essa de atribuir paternidade a quem realmente não é, popis poderão enganar os incautos mas o que a história já registrou ninguém vai conseguir apagar. Se o plano Real tivesse fracassado FHC iria assumir a paternidade? O Lula não estaria gritando e com os olhos esbugalhados:Eu fui contra, sabia que não ia dar certo!!!!

  66. Enviado por: Hélio

    Tenho a leve impressão de que há um fato, uma atitude tomada nos dois primeiros anos do governo Lula, que funcionou como “divisor de água”: a retirada de circulação (substituição) de mais de 50% dos títulos da dívida pública, que haviam sido emitidos pelo governo FHC (PSDB) com sua valorização atrelada ao dólar.

    O sistema financeiro comprava esses títulos e em seguida aumentava fortemente a demanda por dólares no mercado de câmbio. Nesse período os agentes do sistema financeiro lucraram com a apreciação do dólar em si, dos títulos da dívida em uma análise mais detida, além de receber uma transferência de riqueza que “nunca se viu antes na história deste país” com os leilões de dólares pelo BC, com o objetivo expresso de manter o valor do Real, mas com o objetivo velado de alimentar o que chamo de o mais novo ciclo econômico brasileiro, o ciclo do dólar!
    Graças a equipe econômica do atual governo tal ciclo teve vida curta, mesmo porque o país não conseguiria mais empréstimos bilionários com o FMI e restavam poucas estatais a vender (pra onde iriam os tucanos com um cenário tão desfavorável?). rs

  67. Enviado por: Luis Roberto

    Lula não aproveitou a situação econômica mundial para impulsionar a nossa . FHC pegou o Brasil ainda com muita dificuldade e teve várias crises mundiais. O PT nunca teve Programa de Governo.

  68. Enviado por: João luiz G, Araujo

    Vc. deve estar apostando que as pessoas são desinformadas. É cínismo demais ou matéria bem paga. Tenha dignidade e seja inteligente; os números estabelecem , gênero, número e grau.

  69. Enviado por: Douglas

    HAHAHAH… o PHA mudou de nome e site. Como é facil fazer comparativos como esse sem analizar as conjunturas… Qdo o FHC entrou no poder qual o quadro que ele encontrou? E o Lula? Quem teve o caminho mais facil? Quem encontrou mais dificultades externas? Vms ver como o governo Lula vai terminar depois dessa crise mundial. Os EUA ja estão com problemas, os Hermanos argentinos vão restringir a exportação de trigo as quais abastecem 80% do nosso consumo para segurar a inflação. Vms ver agora que os dominos começam a cair pelo mundo, como foi qdo deu crise no Mexico, na Asia, na Russia, Argentina quebrando… tudo de uma vez, lembram? E o Lula ta se pelando agora que chegou a primeira crise. Temos de REZAR para essa crise parar por ai, porque o Lula fala tanto que nao tem problema, que na verdade deve ter, e muito.

  70. Enviado por: Passando o Brasil a

    Defender políticos,caso não estejam se locupletando com um carguinho bem remunerado, é pura paranóia. Talvez, os beneficiados com bolsas eleitoreiras não defendam com tanto ardor cego quanto tanta gente aqui. Os pobres que recebem o benefício, o recebem e não querem perdê-lo, mas a grande maioria, apesar da ignorância, tem consciência da roubalheira e permissividade que prolifera em Brasília. Para esconder esses ilícitos é que muito convenientemente, lançam mão das comparações do antes e depois, desse com aquele. Algum dia não muito futuro, vocês verão Lula e FHC, se cumprimentando e se abraçando como fazem hoje outros outrora excomungados como os Sarneys, os Barbalhos, os Calheiros, os Delfins da vida e os heróicos usineiros do nordeste . Aí, num ato de contrição vocês admitirão: Como nós fomos otários.

  71. Enviado por: Nilson

    Excelente artigo, José Paulo Kupfer. Sem mais comentários.

  72. Enviado por: Roberto

    E olha que vc nem tocou na política cambial, balança de pagamentos, mudança na forma de conter a inflação, aumento do mercado importador dos produtos brasileiros, entrada de capitais para investimentos e menos especulativo e tantas outra medidas. Quando vejo uma pessoa falando essa asneira que o bom do governo Lula foi a continuação da política econômica do FHC, dou risada e concordo, é bom não contrariar os imbecils…

  73. Enviado por: Claudio

    Exalta em mim confiança na raça humana e amor patriotico verificar ainda existir jornalistas que fogem do lugar comum e conseguem espaço para colocarem fatos não distorcidos pela inteligencia maquiavelica e manipuladora de chefetes de redação, pucha sacos inescrupulosos que se julgão deuses ao ponto de tentar manietar a opinião daqueles que confiam naquela empresa de midia em que esses trabalham…mas esse comportamento, resquicio da ditadura esta por terminar, os grandes e isentos jornalistas, no final vencerão……viva a democracia

  74. Enviado por: Cícero Resende

    No quadro comparativo entre as duas administrações , o Sr. José Paulo Kupfer esqueceu de mencionar um dado relevante: o governo FHC fora um gestor de crises. O Sistema Financeiro Internacional vivia um péssimo momento, com quebradeira em diversos países, o que dificultava as ações do governo na busca de soluções estáveis para a economia nacional, mesmo assim, houve um progresso significativo; já o governo Lula navegou em céu de brigadeiro durante todos esses anos, longe das tempestades financeiras globais. Apesar de contar com um cenário totalmente favorável, não consegue avançar de modo expressivo. Em termos de crescimento estamos longe das demais economias emergentes.

  75. Enviado por: Roberto

    Dizer que o Governo Lula só esta tendo sucesso pq é uma continuidade do governo FHC é uma hipocresia e total anacronismo.FHC financiou a dívida pública durante 8 anos, fechou o BNDS e NÃO estimulou crédito p/ as classes menos favorecidas.. Estas camadas sociais foram completamente ignoradas pelo Governo do FHC. Já o Governo Lula resolveu ‘dar vida’ à estas classes. E isto é uma das razões/ explicações para tal melhora. Um governante MORAL tem que ‘incluir’ e não ‘excluir’.

  76. Enviado por: Romanelli

    Parabéns Paulo

    Que Deus te de saúde e muita paciência pra escutar as lamúrias desta escumalha liberal-tropical

    Escumalha, diga-se, ignorante e inútil, capaz, por par de anos, de se pendurar em altos cargos do governo pra desmontar o bem comum, notadamente doado a preço de banana, dado aos seus, aos nossos eternos vice-reis

    …e isso qdo não os vemos, muitos deles antes governo, hoje empregados daqueles que um um dia ajudaram no tráfico, no mínimo, o da influência

    Escumalha determinada, que não vê relação de efeito e causa, escumalha que na sua missão em se desmontar do Estado, em nos fazer, como sociedade organizada, fraca e mal representada, ajudando-nos a colocar nossas crianças reféns do vício, empregados do trafico, com pais desesperados e escravos de pastores midiáticos, tudo agravado pela ausência do Estado, do Estado vendido e desmontado

    Escumalha que sem saber do valor, de qto valia a Vale, vendeu-a por um vale

    Aliás, a mesma que em tempos recentes, atentando contra a justiça tributária, ROUBOU-NOS com mentiras da CPMF, nosso imposto mais eficiente, barato, democrático e menos regressivo, o unico que dava em RICO, em barão, Igreja, aquele que pegava da economia ILEGAL E INFORMAL

    parabéns Paulo

  77. Enviado por: Odilon de Mattos Fil

    Muito bom, pertinente, responsável, completa e precisa a análise deste grande jornalista e comentarista de economia José Paulo Kupfer. Espero ver este comentário no telejornal da “TV Gazeta”.

  78. Enviado por: luiz antonio castro

    JPK, naturalmente, se o próprio FHC continuasse até hj no Gov., as mudanças teriam ocorrido. Não se pode deixar de lado o DNA do socialismo que impregna os programas deses dois grupos políticos, que, tanto mais brigam, mais se assemelham. Para lembrar, apenas: fazendo as contas, o endividamento do tempo do FHC tem, como enormes parcelas, a consolidação da div. pública de municípios, estados e União para com a Banca internacional, seguida da Lei de Responsabilidd Fiscal (q. agora querem mudar) e com o Proer (que tanto pau levou), mas que era inevitável, como agora demonstra a crise financ. da matriz. Comentam que tem gente que fala do que não entende… mas tem gente que entende e usa de memória seletiva! É asneira grossa, ou casuísmo. PT e PSDB: por seus méritos e defeitos, são farinha do mesmo saco. Tanto é que já se cogita, nos quatro quadrantes, de coligações entre eles, ora, ora…

  79. Enviado por: Reivan Franca

    Poucas vezes pude ler e ouvir nos meios de comunicação, comentários tão lúcidos quanto às políticas adotadas no período de 1995 a 2008. Sem se ater às paixões ideológicas, ou mesmo, aos interesses economicos e de poder, o artigo apresenta a verdade dos fatos, sem desmerecer ninguém.

  80. Enviado por: BOB JEFF

    Companheiro Lula;

    Perdoe-os, eles não sabem o que
    falam!

    Continue trabalhando, também, pelos miseráveis deste país.

  81. Enviado por: Alberto Corrêa

    A diferença é que o Lula não entende nada de economia…

  82. Enviado por: Dilermando Aragão

    Você tem razão quando quer dizer continuismo,mas com maneiras diferentes de condução .O FHC intelectual,poliglota ,demagogo governou o pais por 8 anos,como um irresponsável, na minha opinião foi a pior coisa que poderia ter acontecido para o pais o desgoverno FHC.

  83. Enviado por: Antonio M

    É continuismo, e é continuismo sim. Ponto final.

    Basta lembrar das campanhas anteriores à presidência da República. Qual era o plano para a economia de Lula/PT? Qual seria se foram contra tudo o que foi implantado principalmente o plano Real?

    Fica fácil saber: Basta perguntarem para Lula o que ele e seu partido teriam feito se ganhassem as eleições contra Collor ou FHC. Onde está esse “plano B” afinal?

    E do que adiantam planos na área social se a economia não vai bem?

    E outra grande verdade até maior do que “Enquanto o fracasso é órfão de pai e mãe, o sucesso costuma dar briga de tapa pela paternidade” como demonstram o autor e comentaristas é que o brasileiro tem a memória muito curta mesmo.

  84. Enviado por: Antonio M

    E foi Palocci que disse:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u73936.shtml

    “Palocci elogia Lula, FHC, Itamar e Sarney 16/11/2005

    …Sobre o presidente Lula, o ministro afirmou que teve coragem de manter uma política econômica contrária ao que pregava apesar dos custos políticos. O elogio mais longo foi feito ao antecessor tucano, com referências específicas à implantação do câmbio flutuante e das metas de inflação. …”

    E ele nem foi expulso do partido…..

  85. Enviado por: marcelo de faria

    Comprazo-me de ver que a lucidez do nosso já saudoso PHA(lamentavelmente “afastado da imprensa imediata”)encontra em certos espaços como esse guarida como a contida nesse quase perfeito artigo. Será que esta surgindo uma Imprensa não golpista ING?

  86. Enviado por: fabio

    É, tenho que dar o braço a TORCER, POIS ESTÁ BOM MESMO SEU TEXTO.Mas volto a insistir……?! Não vai falar nada sobre A LIMADA QUE DERAM NO PAULO HENRIQUE AMORIM?

  87. Enviado por: yuhka

    Acho que devemos pensar em como o presidente Lula recebeu e como está o país hoje. Não se faz nescessário uma grande cabeça pra notar que de lá para cá muita coisa mudou, e mudou para melhor.

  88. Enviado por: Marcia

    Num país que tem dengue, febre amarela, “Estado Paralelo”, etc., torna-se IRRELEVANTE a estabilidade econômica e a cobrança de certos tributos para gringos. Se ele deixa de fazer é um hipócrita e se faz, não faz mais que a obrigação já que é pago para isso, ele e sua equipe. Aliás muito bem pagos!! Até casa com piscina nós pagamos para o segurança da filha do Presidente enquanto pessoas não tem teto para morar. Sem contar a discussão entre Município, Estado e União (no caso do Rio), de quem é a culpa e se é epidemia ou não de dengue. Quase 50 pessoas morreram, repito, MORRERAM!!!!!! Se o Real vai bem ou não, quem fez o quê, se foi Lula ou FHC ou Zezinho das Couves, não me interessa! Quero solução para aquilo que tem pressa!

  89. Enviado por: jorji

    Em time que está ganhando não se mexe, a contigência internacional ajudou muito o governo Lula.

  90. Enviado por: Antero

    José Paulo,
    Cuidado, se vc não falar mal do governo, o PIG pode te derrubar como fez com PHA.

  91. Enviado por: BOB JEFF

    Se é prá ´’maia’, nós Maia.

    O que o Maia tem a falar/explicar
    sobre a dengue?

    Quantas crianças morrem de inanição pela fome todos os dias
    no Brasil e no mundo?

    O último som gutural de agonia
    emitido por uma criança que
    morre de fome a todo instante
    jamais será ouvido. Não está na
    mídia e nem no ‘YOUTUBE’.

    Porisso tem que ter mais; bolsas-família, fome-zero, Luz para-todos, agricultura familiar,prouni,Palmares,
    criança esperança,pro-jovem,Apae,
    e outros e controle de natalidade ou
    planejamento familiar, queira a igreja
    ou não.
    O que há com o Rio de Janeiro,além de
    mais corruptos por metro quadrado?
    Tudo precisa de ajuda do GF?

    Todo dia tem quadrilhas sendo
    pegas pela PF.
    Hoje foi caso envolvendo a CAIXA,
    com desvios do PIS e Finsocial.

    Prefeito, Governador!
    desde novembro/07 sabia-se que a dengue estava avançando e nada saiu do papel.
    Put your should to the work!

  92. Enviado por: Antonio M

    Caro Kupfer,

    Sem querer me esquivar mas, quem afirmou que a ‘você dizer que o câmbiio flutuante foi uma \\”política\\”, uma decisão estratégica, planejada, do governo FHC’ não fui eu exatamente, isso prova foi o próprio Palocci. Ele que devria puxar pela memória nénão?! E com certeza, não foram Lula, Mercadante, PT etc. que inventaram pois nenhum deles reclamou a paternidade!!!

    Obrigado pela deferência. Um abraço.

  93. Enviado por: João Cirino Gomes

    Não existe honestidade em política; que discorde quem quiser, eu tenho 50 anos de idade, e aprendi a não ir pela cabeça dos outros. A vida me ensinou que não devemos confiar no que ouvimos, e sim no que vemos com nossos olhos; e mesmo ASSIM avaliar bem para não incorrer em enganos de ótica! Eu queria ver é o fim da imunidade parlamentar, só desta forma teríamos um país mais justo e democrático. Com menos hipocrisias! O resto é balela se não for publicar por favor me avisem para eu deixar de perder meu tempo dando opiniões! Talves tenha mais um Paulo Enrique amorim por ai! ainda bem que aquele lambe botas se foi ,eu bem que o avisei! Coisa feia!

  94. Enviado por: Rafael Jardim

    Kupfer,

    Até que enfim alguém com o seu cacife se dispôs a mostrar a verdade a essa elite que faz questão de se cegar diante de algo que todos deveríamos comemorar. As diferenças não só ideológicas, mas sim práticas, desse governo com o passado, são gritantes. E você tocou nos pontos certos. Suas colocações são todas óbvias e, ainda assim, assustadoramente, ninguém se disponibilizou a fazê-las até agora. Dessa maneira, parabenizo-lhe por ter a coragem (coragem essa devido ao público que tem acesso e lê matérias virtuais) de dar esse tapa nessa “pseudo-pseudo-intelectualidade”, já que a maior parte da elite não pode nem sequer se chamar meramente de pseudo-intelectual. Aposto que seria censurado se tivesse escrito isso em tempos de Globo/Estadão/Veja. Parabéns.

  95. Enviado por: Neoliberal

    JP,

    O que se diz por aí é que o tripé da política macroeconômica é o mesmo de FHC, ou seja:

    Política fiscal (ênfase nos superávits primários);

    Política cambial (câmbio flutuante);

    Política monetária (controle inflacionário via tx de juros)

    Ou o preclaro vai negar que sejam rigorosamente as mesmas, herdadas de FHC?

    O resto é blá-blá-bla…

  96. Enviado por: Marcelo

    O segundo mandato do Malan teve enfase na política economica planejada conhecida como: “se eu não fizer assim vai dar m…”
    Claro que só valeu depois da eleição, mas FHC foi legal, ele ainda avisou que “-Tempos difíceis vem por aí.”
    Mas no deixou o tripé:
    -Uma dívida interna que somente nos juros lembrava o país adorado pelos liberais Brasileiro, o Chile (os juros da dívida pública são bem semelhantes ao PIB total daquele país).
    - Um parque industrial sucateado.
    - Uma economia em desmonte.

    Coisa linda…

  97. Enviado por: Lucinei

    Marcelo e Neoliberal,

    faltou acrerscentar ao *tripé* – para não parecer com a cadeira que o Monteiro Lobato criticava – o regime de metas de inflação (diga-se de passagem que o atual governo *conseguiu* cumprir as metas e o outro não).

    Outra coisa: tenho raiv(inh)a do FHC e do Lula, não, mas, convenhamos: só a menção à palavra crise – que tanto está sendo pronunciada atualmente – já faria com que as taxas de juros fossem lá para os 40%, não é verdade?

    Manual de economia não é monopólio de ninguém, mas quanto à maneira de usar é que as opiniõpes se multiplicam (muito mais que se dividem). Alguns até jogam na cabeça dos outros… É verdade, já vi isso acontecer num churrasco.

  98. Enviado por: Marcelo

    Lucinei
    Podemos colocar ao tal tripé neoliberal a observação de que o mesmo funciona em qualquer economia séria no mundo, ou seja, não é criação do Malan ou do Armínio. Agora me expliquem o por quê da coisa não ter sido implantada logo no primeiro mandato ou durante o mesmo?

  99. Enviado por: Lucinei

    Marcelo,

    acho que no primeiro mandato o governo FHC *confiou* demais na chamada *âncora* cambial apoiada no excesso de liquidez do mercado internacional e nas elevadas taxas de juros. Quando as reservas se foram o populismo cambial (que este governo também está praticando) ficou descoberto. Não sei se foi isso, o que você acha?

    Acho que eles no início também acreditavam sinceramente que privatizando poderiam sanar o déficit do setor público.

  100. Enviado por: Marcia

    Pois é.
    E ainda tem gente que não vêa grande diferença. O assalariado, hoje, tem acesso a todos os bens de consumo, inclusive à casa própria, carro financiado por N vezes, etc. E viva ao Lula.

  101. Enviado por: clovis barros

    José Paulo,

    Acho que ambos os presidentes tem seus méritos o que me parece que o Lula é mais contundente, cobra mais resultados, mesmo não sendo economista e talvez até porisso segue mais de perto os problemas. FHC é como o PSDB conversa e mais conversa e o tempo voando. Num mundo globalizado a rapidez na tomada de decisões é fator crucial.

  102. Enviado por: Neoliberal

    Bravo JP,

    Por favor, leia novamente o meu comentário, sem preconceito. Eu não desconsiderei coisa alguma, apenas disse que a alegação de continuidade que se faz é em relação às políticas macro dos dois governos e não em relação à política econômica como um todo, como você sugere no seu comentário.

    Eu também não creditei sucesso a ninguém, nem emiti qualquer juízo de valor a respeito, até porque responsabilidade fiscal, cambial e monetária, para mim não é virtude, mas obrigação de qualquer governo.

    Agora, já que falamos de virtude. É inegável que a grande virtude do Governo Lula nessa área foi justamente não ter feito nada daquilo que defendeu durante anos a fio, enquanto era oposição.

    Um abração

  103. Enviado por: rafael araujo novaes

    Faltou lembra mais uma diferença a contratação de servidores publicos

  104. Enviado por: Antonio M

    E como tem gente por aqui tendo a certeza que o Brasil foi descoberto em 2002. Fomo colloinzados por ETs de 1994 até 2001.

    E questionam porque FHC não fez isso ou aquilo mas não questionam porque Sarney e Collor NÃO fizeram também, apesar de atualmente posaram de lulistas.

    Lula (e o Brasil) teve sorte de ganhar somente em 2002. Se tivesse sucedido Sarney ou Collor aí sim estariamos brigando para sair do 4º mundo……

  105. Enviado por: Romanelli

    mas que coisa

    e aonde fica o ITAMAR FRANCO

    O pai dos genéricos, o pai da participação nos lucros, o PAI DO REAL, do carro popular

    o governo que antes dos ANOS DE TREVAS foi o último, antes de LULA, a nos dar de equilíbrio nas contas INTERNAS E EXTERNAS, claro tb que em parte facilitado pelo CALOTE DE COLLOR e Zélia Anisio e pela recessão CAVALAR do maldito e criminoso confisco

    caXXte, não votei nele (aliás ninguém votou, ra ra ra) mas esse cara é muito azarado não, ninguém nem fala dele

    ei ei ei ITAMAR é nosso rei

  106. Enviado por: valter

    Política econômica herdada do fhc?
    A diferença da plítica de governo de um para outro é a mesma entre o céu e a terra.
    Enquanto o anterior era só leilão do bem público , desemprego,
    submisão internacionail, enganação, etc. etc.. O novo programa de governo do PT e posto em prática por LULA, tem cara e patente novíssimos de um governo que deu certo. Tudo e feito as claras e tem endereço certo. Tudo que é feito da resultado positivo para a economia do pais,o bem do povo, e felicidade geral da nação.
    Afinal quem pilha ninho de outras aves são os tucanos.

  107. Enviado por: Antonio M

    O grande feito de Itamar foi ser vice de Collor.

    De resto, sua mediocridade já sepultou …

  108. Enviado por: Antonio M


    Fracasso do leilão da Cesp traz à tona problema no setor

    Incertezas sobre renovação de concessões feitas pelo governo federal ultrapassa Estados e prejudica empresas
    …Adivinhação’

    O governo Lula já colheu indícios de que o impacto do cancelamento do leilão saiu dos limites de São Paulo e contaminou outras companhias e governos estaduais.

    Como a União, no caso da Cesp, não disse claramente qual é a política para renovar as concessões que vencem até 2015, os governos estaduais entraram – como disse ao Estado um técnico da Eletrobrás – “em processo de adivinhação”.

    A dúvida é se a União vai adotar uma política de renovação automática das concessões das usinas ou de submetê-las a um novo e lucrativo leilão. A instabilidade das regras que afugentou os investidores interessados na Cesp pode, segundo especialistas, afetar outros negócios em curso no País. …”

    E o continuismo é tanto que o apagão ainda “paira no ar”.

    êita governinho bão !!!!

    Vou ver se encontro um gerador baratinho por aí, enaquanto não estoura uma crise energética por aqui …

  109. Enviado por: Antonio M
  110. Enviado por: Edson

    Cuidado com o que escreve José Paulo, senão o pIG tira você da net, como fez com PHA.

  111. Enviado por: Zé Pedro

    Vangloreiam aos quatro cantos do país que nossa economia está muita bem, não posso negar, porém, associam todo esse sucesso ha Lula, na minha ótica o único voto de credibilidade que devo a Lula foi o fato de ele ter aceitado e (engolido seco) o ex. presidente do banco de boston que aposentou-se por lá, o Doutor Henrique Meireles, sendo eleito deputado federal por goias, pelo PSDB. Foi apresentado A Lula que talvêz nem sabia quem era Henrique Meireles, que administrou a quarta fortuna do mundo, O banco de Boston, segundo alguns jornais, No ano passado, o presidente do banco central do Brasil, foi eleito o melhor presidente de banco central do mundo. Portando se nossa economias está bem, não tenho dúvidas que devemos isso ao grande administrador do banco central, agora se todos os demais ministérios estivessem pelo menos 20% como estás nossas economias bateria muitas palmas para o nosso presidente. Infelismente tem muita gente achando que quando Lula foi eleito, so existia o céu e a terra, o resto foi Lula que fêz, paciência. Dê a César o que é de César. Será que: a segurança, saúde, educação etc. e a tão falada e prometida reforma agrária estão tão bem como nossas finanças? Seria talvêz bem melhor se pudéssemos trocar de lugar, como se trocam jogadores que não correspondem , colocariamos o Henrique Meireles na presidência, e o Lula!… Talvêz na reforma agrária ou no ministério do trabalho. sei lá…

  112. Enviado por: BOB JEFF

    Zé Pedro é sobrinho do tiozão da
    Selic

  113. Enviado por: Antonio M

    Pois é. Meirelles não existe. É apenas um holograma que se senta na cadeira da presidência do BC.

  114. Enviado por: Angélica

    JPK – cara, desejo de todo coração que você tenha um bom pé de meia, porque falando a verdade, como você está fazendo neste seu comentário, você corre um sério risco de perder seu lugar no IG.
    Para quem estiver com saudades do PHA, o site dele é: http://www.paulohenriqueamorim.com.br

  115. Enviado por: Angélica

    Gente, bom mesmo é o governo de São Paulo, os DEMoníacos PSDBestas estão há 13 anos no poder e São Paulo está cada vez pior!!!!! O Kassab, até agora, só conseguiu retirar algumas placas de propaganda das ruas da capital e está fazendo algumas calçadas novas. VEJAM QUE PLANO DE GOVERNO BRILHANTE!!!!!!!

  116. Enviado por: Lauro Gomes

    Não sei porque ressaltar tanto as diferenças citadas. Essas ou outras teriam, necessariamente, que ocorrer: já se passaram seis anos do Governo Lula, a cunjutura econômica mundial é outra, etc.; ou seja, muita coisa já aconteceu neste País, dependente ou independentemente desse governo ou de qulaquer outro que aí estivesse. Por exemplo: a estabalização da inflação leveria ao aumento do crédito, naturalmente, independentemente de políticas de governo, porque os bancos diminuiram seus lucros com os títulos públicos. Nesse quisito – establização da inflação – o Governo Lula foi foi bom. Seria melhor se reduzisse a carga tributária e o endividamento.

  117. Enviado por: Marcelo

    Lucinei,
    Talvez eu não tenha feito a lição de casa pois realmente não calculei a taxa real de juros nos anos FHC (SELIC menos inflação) mas não creio que FHC tenha realmente se ancorado em alguma coisa na época. Na verdade acho que só tarde demais o pessoal resolvel tomar uma atitude.

  118. Enviado por: Marcelo Schiaveto

    Caxias desta forma o senhor continuara escrevendo seus ridiculos textos,pois papai Lula vai te manter no empreguinho

  119. Enviado por: Nil

    Elite cega, surda… mas que so sabe falar acredita que tudo de bom que esta acontecendo ao Lula é fruto do rei fhc. Ha ha! Elite iludida pela midia. Facilmente enganada pela rede bobo e jornais. O povo que nao é mais globo, é muito mais consciente que esta elitezinha golpista e discrinadora.

  120. Enviado por: João Cirino Gomes

    LULINHA COMPRA FAZENDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Não dá pra acreditar!!!
    Será que é verdade???
    Flávia Catarina
    ‘Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.’ Pablo Picasso

    LULINHA COMPRA FAZENDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Fazenda comprada é certificada…..!!!!
    FILHO DE LULA COMPRA FAZENDA NA REGIÃO DE ARAÇATUBA POR 47 MILHÕES
    Vocês sabiam que o filho do presidente Lula, o Lulinha, que há 05 anos era subempregado do zoológico em São Paulo, acabou de comprar a fazenda Fortaleza (de porteira fechada) localizada às margens da rodovia Marechal Rondon, município de Valparaíso-SP, de propriedade do sr. José Carlos Prata Cunha, um dos maiores produtores de boi Nelore do Brasil, pela simples bagatela de R$ 47.000.000,00 (quarenta e sete milhões de reais), e a imprensa, nada divulgou!!!! como isso é possível???????
    Nada contra o pecuarista que é muito conhecido no meio, mas onde o Lulinha arrumou esta grana toda?
    Como ele é inteligente, né? Quase um novo Bill Gates!!! De um salário de R$ 1.500,00 para 47 Milhões.
    Igual, só o Bill Gates mesmo, que façanha.
    Vamos fazer a nossa parte.
    Denunciem!!!!!!!!!

  121. Enviado por: João Cirino Gomes

    Não adianta CRITICAR os políticos desonestos, e os que só trabalham aprovando leis em seus benefícios! Pois somos nós mesmos os inocentes, que lhes damos a chave do cofre e o poder de semi deuses, deixando que desfrutem de imunidade parlamentar!
    ESTE PROCEDIMENTO é o mesmo que dar um cheque assinado em branco, a um estranho! E quem vai pagar a conta somos nós. Mas vamos nos unir!

    Aos pouco poderemos esclarecer boa parte da população! E COM O FIM DA IMUNIDADE PARLAMENTAR, haverá justiça social e democracia! A questão, é que até o presente momento, “nenhum político quis se manifestar sobre este assunto”, que é de interesse da população! Pois se forem pegos com a mão na botija, serão julgados por um júri popular, “já que são homens públicos e eleitos pelo povo”, deverão ser julgados por quem os elegeu, e se condenados, serão responsabilizados por seus atos, e terão que devolver aos cofres públicos o produto das suas falcatruas!

    OS QUE SE SENTEM LESADOS QUE DIVULGUEM! Não adianta reclamar de políticos CORRUPTOS!

    E como estamos em um país DEMOCRATICO, vamos fazer valer nossos direitos, E PEDIR O FIM DA IMUNIDADE PARLAMENTAR!

    Quem confia a chave do galinheiro a raposas, não pode reclamar de comer sem mistura!

    VAMOS NOS ORGANIZAR

    Pois enquanto houver a oportunidade, todos agirão da mesma forma; não tem este nem aquele, sem distinção de partido, raça ou credo!
    Estes são os fatos verídicos, que realidade vem nos mostrando!…
    Vamos nos prevenir contra a corrupção, e o enriquecimento ilícito!
    É simples:
    Todos brasileiros têm o direito de se candidatar, porem devem ser responsabilizados por seus atos!

    Precisamos acabar com as CPI que terminam em festanças, e só aumenta o salário principesco dos políticos que estão rindo da nossa cara!

    VAMOS ACABAR COM A ROBALHEIRA:
    Basta derrubar a MALDITA LEI DE IMUNIDADE! SE NÃO ACEITAREM; VOTO NULO NELES!

    EU já ESTOU CANSADO DE SER ENGANADO!

    O político honesto e bem intencionado aprovara esta medida, ela é justa, ninguém é obrigado a confiar em ninguém! Temos nossa responsabilidade, e CADA UM QUE TENHA A SUA!

    DIVULGUEM! Isso é democracia! E as escrituras sagradas nos ensinam; que maldito é o homem que confia no homem!

  122. Enviado por: João Cirino Gomes

    Bom mesmo é a maioria destas bestas lambe botas aparenderem a lidar com fatos e não com acusasões levianas! deste ou daquele politico e quem só sabe puchar saco deixa chegar a epoca de eleição é só isso que seu politico qué de vc; o voto idióta!

  123. Enviado por: alfredo

    A GRANDE DIFERENÇA ENTRE O FHC E O LULA É QUE UM É UM CORRUPTO SAFADO ANALFABETO E O OUTRO TEM INSTRUÇÃO SUPERIOR, ~SAO DUAS QUADRILHAS DIFERENTES QUE DISPUTAM AS TETAS DO BRASIL PARA ENRIQUECIMENTO ILICITO DELES E SEUS COMPARSAS. SAUDADES DA DITADURA MILITAR

  124. Enviado por: Silveira

    “Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma” Provérbios de Salomão, 24, 3. Acho que o texto reflete bem o quadro da economia tupiniquim: Collor, Itamar e FHC edificaram sabiamente. Lula, inteligentemente dá o arcabouço final (outro faria melhor, quem sabe?). Chupem esta manga, o resto é blá à enésima potência.

  125. Enviado por: Silveira

    Caro José Paulo, Creio que v. esqueceu de mencionar o cenário (economia mundial) bastante favorável que o Presidente Lula encontrou ao contrário do seu antecessor. Será que o Presidente atual teria o mesmo sucesso enfrentando tamanhas crises externas? Como v. diz, sou dos falastrões (palavras minhas) que não é do ramo (a carapuça cabe-me direitinho) mas, acompanho há muito os percalços da política+economia e tenho a minha posição, repeitando as demais. Creio, tambem, que ninguem é dono da verdade (incluindo o amigo, e eu). Outra questão: Será que não estamos vendo milagres onde não existe? Já vi êste filme: no início do Plano Real, houve uma melhora significativa na renda via estabilização da moeda. Portanto, será que se não tivesse sido implantado com sucesso um plano de estabilização lá atrás (Plano Real) no govêrno do sr Itamar cujo responsável foi o sr Fernando Henrique Cardoso, o Lula estaria conseguindo êstes feitos na economia? Começo a aceitar que muitos que creditam só a Lula êste números atuais da Economia eram verdadeiros cangurus nos tempos FHC: viviam com suas caras enfiadas no buraco. Tiraram-nas agora.

  126. Enviado por: Eugenio Ost

    Tal como o pai empresário(Fernando Henrique) o filho (Lula) deve dar contiuidade à empresa, logicamente com novas realidades e,portanto, para se expandir, com as bases construídas, se lançar a novas conquistas.

  127. Enviado por: Hélio Querino Jost

    FHC não fez só coisa boa! Fez muito “titica” e estatizou uma dívida interna tremenda. E agora, dizem que Lula á amigo dos banqueiros, por honrar a dívida. Deveria negá-la? E como ficariam os sensíveis “investidores” (leia-se especuladores) internacionais? Apostariam no Brasil? Claro que não!!! E agora, como ficam os “bocudos” diante da tremenda aprovação do Governo e do próprio Lula? Em boca fechada,…

  128. Enviado por: Eudes Monteiro

    A diferença é que fhc governou pra milionários e quebrou o país por duas vezes e Lula, além de reerguê-lo economicamente, ainda governa pra população fazendo com que classes mais baixas subam na escala social. Enfim, a diferença é “só essa”.

  129. Enviado por: Leonardo

    As realizações seja de FHC ou LULA tem seus méritos.
    Mas a economia mundial em constante crecimento e que um planeta que cada vez necessita de comida e um pais continental propicio à agricultura e uma classe empresarial que não mede esforços para cada vez mais produzir e tornar o Brasil visto no cenário internacional.
    O mérito pode ser atribuido ao pis como um todo que embora seja visto pelas dificuldades acredito ser o melhor pais do mundo, só depende de cada brasileiro

  130. Enviado por: magayver

    e pensar que ainda existem idiotas e imbecis que dizem ter saudades de fhc,talvez seja porque roubavam jontos.hoje compramos as coisas com mais facilidade e menores preços que antes,sem falar na qualidade dos produtos,que a cada dia fica melhor,sinceramente,na minha vida inteira,sonhava em viver num país como o brasil é hoje.

  131. Enviado por: brasileiro

    magayver, gostaria de saber que tipo de coisa está mais barata que na epoca do FHC, se esta coisa dá pra comer, então divirta-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Twitter >>

Blogs do Estadão


Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo