12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Inadimplência no teto?

José Paulo Kupfer

Inadimplência no teto?

Condenando o euro

Paul Krugman

Condenando o euro

José Paulo Kupfer
Filtro
Tamanho de texto: A A A A

José Paulo Kupfer

BUSCA NO BLOG >>

Hipotecas engasgadas nos EUA

10 de fevereiro de 2012 | 18h14

José Paulo Kupfer

O deprimido mercado imobiliário é a grande pedra no sapato dos esforços para recuperar a economia americana. Com a crise, que começou com o estouro de uma endoidecida bolha imobiliária, já foram executadas, apenas nos últimos dois anos, cerca de dois milhões de hipotecas. De 2008 para cá, os preços dos imóveis residenciais, nos Estados Unidos, experimentaram um queda média de 30%.

Como destacou o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, em discurso para empresários da construção civil, nesta sexta-feira, “as condições do setor de moradia são um grande obstáculo a uma recuperação mais acelerada”. Isso explica em parte o interesse do governo em desatar o mais rápidos possível o grande nó das hipotecas impagáveis, que continuam a assombrar os americanos e estão na raiz da lentidão no ritmo da retomada econômica.

Está cada vez mais difícil e demorado executar hipotecas de proprietários inadimplentes. Nos últimos cinco anos, a redução do total de dívidas acumuladas pelas famílias já chega, nos Estados Unidos, a US$ 600 bilhões. O detalhe é que dois terços desse volume é representado por calotes, na imensa maioria referentes a dívidas imobiliárias.

Os inadimplentes aprenderam a driblar as execuções de hipotecas e os bancos estão encontrando cada vez mais dificuldade em tomar as casas de seus devedores. O processo, atualmente, pode levar mais de três anos. Instituições financeiras, diante desse quadro, estão oferecendo “prêmios” em dinheiro a devedores que vendam mais rápido suas casas e se acertem com seus emprestadores.

Ontem, o próprio presidente Barack Obama anunciou um acordo com cinco grandes bancos, que estavam sendo investigados por práticas abusivas no setor de hipotecas. Serão US$ 26 bilhões, entre pagamentos em dinheiro e reestruturação de dívidas, a maior parte com o objetivo de reduzir dívidas e imobiliárias e evitar execuções.

O acordo foi uma forma oferecida aos bancos para que cessassem as investigações e, assim, fossem evitadas multas potenciais mais altas. Outros bancos estão na ponta da agulha para fechar acordos do mesmo tipo.

Curiosidade: as ações do Bank of America, um dos cinco grandes com os quais o governo fechou esse primeiro acordo, subiram nesta sexta-feira.

Segundo Obama, este é apenas um acordo inicial, já que as investigações em outras instituições e a busca de novos acordos prosseguirão. Existem, não custa lembrar, mais de US$ 250 bilhões em hipotecas em processo de execução e perto de cinco milhões de hipotecas em situação de risco.

 

 

 

Tópicos relacionados

127 Comentários Comente também
  1. Enviado por: Alexandre

    Caramba JPK, 600 bi em redução de dívidas em 5 anos?São rápidos, hein? Suponho que ainda estão reduzindo.

    È, o enigma do valor alavancado, cessar investigações, o que ocorrerá com os valores não investigados, sumirão…puff?

    Converteram em dívida soberana que também nunca será paga? Eta mundo veio, eta mundo novo…

  2. Enviado por: Riccardo(California,USA)

    JPK,

    Uma das razoes que as hipotecas estao durando muito sao por causa dos regulamentos da administracao Obama.

    Hoje existem pessoas que param de pagar suas hipotecas nao porque eles nao podem pagar mas porque deste modo eles sabem que podem continuar na residencia por tres anos gratis depois eles acham outro lugar para morar, regulamentos da administracao Obama que pra variar o tiro sai pela culatra.

    Estes 25 bilhoes foi uma extorcao politica pura e simples que incentiva a quem pode pagar a nao pagar piorando o problema.

    As pessoas que podem pagar agora tem um extra incentivo de ficarem delinquentes para renegociar seus contratos.

    E a pior presidencia American continua…

    269 dias para a chance de despedi-lo

    abs

    • Enviado por: Mario Pw

      Kupfer e Ricc,

      descobri que são cerca de 1,75 milhões de pessoas à perigo nas suas hipotecas que poderão ser atendidas por este progama. Dos 25 bilhões, 10bi para reduzição de emprestmos, 3 bi para refinanciamentos e US$ 1.500,00 para 750.000 famílias que perderam suas casas a título de ajuda indenizatória.

      Tem mais 11 milhões de famílias com hipotecas à perigo…Estes políticos são danadinhos mesmo…Uff!!!!

  3. Enviado por: Riccardo(California,USA)

    Jorginho Zarif, com 19 anos, é o mais jovem membro do time olímpico brasileiro. “Quero chegar entre os 10 primeiros em Londres e aprender bastante, já que essa experiência será fundamental em 2016. Os estrangeiros estão na nossa frente em desenvolvimento de material e tecnologia, por isso vou fazer vários intercâmbios para ser medalhista”, afirma.

    Tenho grande orgulho deste rapaz.

  4. Enviado por: Nick

    Só tem uma palavra que pode descrever o que vem acontecendo: FRAUDE. E não é fraude por parte dos devedores não, é por parte dos credores. Explico:

    - Os bancos criaram e inflaram a bolha. A bolha então estourou, e as hipotecas que foram agrupadas em produtos chamados CDS, e depois vendidas a investidores ao redor do mundo, simplesmente não deixaram rastros. Ninguém sabe onde estão esses contratos, e quem é o responsável por eles.

    - Bank of America, citado pelo JPK, junto com o Wells Fargo e Citi Bank, praticaram “robo-signing” no processo de despejo dos hopotecários, ou seja, foram emitindo notas de despejo a moradores sem nem sequer saber onde e com quem estavam os contratos de hipotecas. Houve exemplos até mesmo de donos de casas que estavam 100% pagas, recebendo notas de desepejo de bancos que afirmavam ser donos do imóvel. FRAUDE.

    - Moradores então moveram processos contra bancos, virou uma bagunça pouco divulgada pela mídia. Bancos então foram ao congresso, e conseguiram esse negócio da china de pagar apenas 25 Bilhões – migalha perto dos trilhões que ganharam com os despejos já executados, em ativos reais, que são os imóveis, mesmo a valores deprimidos. Mais indignação ocorre por parte dos hipotecários.

    - Ano de eleição e o Obama já está querendo até mesmo oferecer redução de principal, porém só se qualificam aqueles que possuem contratos diretos com bancos privados, e não Fennie ou Freddie, que são as instituições sustentadas pelo pagador de impostos, e que possuem 90% de todas as hipotecas do país. Ou seja… é uma bonanza sem tamanho, completa impunidade para os bancos e seus executivos.

    - O default estratégico praticado por moradores vem crescendo. Como a casa vale menos do que o saldo devedor, moradores estão abandonando-as. Muitos estão morando de graça. Ao mesmo tempo em que isso parece ser uma ação que prejudica os bancos, na verdade é ao contrário, pois os bancos por lei acabam ficando com o imóvel e a pessoa que abandonou acaba com o próprio nome na praça, tornando extremamente difícil para essa pessoa se qualificar novamente para comprar outro imóvel. Será inquilino por pelo menos uma década.

    - Nessa estória, os ricos que já eram ricos antes disso tudo, estão arrematando esses imóveis a preço de banana, e pessoas sendo obrigadas a se tornar inquilinos é o que não falta.

    Isso tudo me faz lembrar aquelas conversas bem antigas que eu tinha aqui no blog, a respeito da pirâmide lembra?… Os de baixo sempre pagam o pato, e os de cima só consolidam o poder mais e mais. Bem perverso esse sistema.

    • Enviado por: Riccardo(California,USA)

      Nick,

      Eu acho que voce esta sofrendo de um caso de “selective memory”.

      Este abacaxi veio do governo meu amigo comecando no “housing and community development act” do bill Clinton.

      Os problemas do Bank of America vem com a compra do Countrywide lembra.

      abs

    • Enviado por: Pillon

      Riccardo,
      Primeiro, se você diz que o problema começou lá com o Clinton, porque o Bush deu continuidade e deixou acontecer o que aconteceu durante o seu governo?
      Não deveria ele ter tomado uma providência e ter enviado ao congresso um regulamento que reprimisse esse abuso que se tornou o sub-prime? Eu me lembro bem das facilidades durante o governo Clinton mas não havia abuso. Não havia o sub-prime. Sei disso de vários casos passados em “scrow”, pois tenho um tio aí que é real state agent filiado à Prudential e pessoalmente investe em imóveis.
      Segundo, “the original Act was passed by the 95th United States Congress and signed into law by President Jimmy Carter (Democrat) on October 12, 1977 (Pub.L. 95-128, 12 U.S.C. ch.30).[38] Several legislative and regulatory revisions have since been enacted”
      “In 1999 the CONGRESS ENACTED and President Clinton signed into law the Gramm-Leach-Bliley Act (são TRES CONGRESSITAS REPUBLICANOS, amigo), also known as the Financial Services Modernization Act.”
      “And there were Regulatory changes in 2005 and in 2007 during Bush administration.”
      “In 2007, Ben Bernanke suggested further increasing the presence of Fannie Mae and Freddie Mac in the affordable housing market to help banks fulfill their CRA obligations by providing them with more opportunities to securitize CRA-related loans.”
      Daí, a confusão do sub-prime se generalizou mesmo com os republicanos na administração, que preferiram desviar a atenção do público, gastar uma fortuna para caçar terroristas virtuais nas montanhas e desertos do Oriente e se acharem os justiceiros do mundo ocupando o Iraque.

    • Enviado por: RONALDO GOMES FERREIRA

      Nick
      Pois é. Há três anos atrás estava na moda atacar e depreciar os bancos brasileiros, eu quase fui esfolado vivo ao dizer, aqui, que o sistema bancário nacional era bem regulado e muito mais seguro do que os de outros países mais avançados, incluindo os EUA, cujo sistema de crédito hipotecário era uma bagunça. Todos acharam que eu estava gagá.
      Abraços

    • Enviado por: Riccardo(California,USA)

      Pillon,

      Com certesaeu nao quis ir tao atras mas quem comecou foi o Jimmy Carter mas naquele tempo o risco ainda era limitado.

      Porem o Clinton e depois o Bush aumentaram o risco por demandarem que ate 20% destas hipotecas teriam de ser feitas para pessoas de baixa renda.

      Porem vale apena lembrar que nos anos Bush o Congresso era dos Democratas que exigiram estas demandas mas sim o Bush deveria de ter sido mais durao ao respeito.

      abs

      • Enviado por: Riccardo(California,USA)

        Porem concordo com voce que os republicanos pisaram na bola tambem…

    • Enviado por: Pillon

      Embora seja apartidário, não me afeiçoo muito com a política dos republicanos, como já me expressei acima. Não quero com isso dizer que que só culpo uma administração, a deles. É bobagem fazer esse fla-flu pois há vários fatores de pressão, lobbies, interesses, momentos políticos, etc que influenciam e prevalecem. Como você pode ver, essa legislação passou na mão de muita gente e evoluiu para aquele desfecho de 2008.
      Muitos bons comentaristas daqui do JPK, como o próprio, analisam esses fatos com bastante imparcialidade. Procuro aprender com eles.

      • Enviado por: Alexandre

        Puxa Pillon! Esquentou o tempo aí? Consigo entender agora….

        Também acho, este bi-partidarismo é jogo de comadres, fora dos holofotes jogam golf juntos.

        Por aqui chegamos nisto também, apesar que está fácil ´´torcer´´ para o PSDB com tanta lambança PT, mas preferem o churrasco.

        • Enviado por: Alexandre

          O Ricca tem suas razões, com os democratas a chance do ´´crony capitalism´´, não sei se escrevi correto, são maiores.

          O mercado está ajustando-se naturalmente com os preços. Qdo eles chegarem numa renda confortável para o americano a coisa equaliza-se.

          Para muitos será uma oportunidade única com estes juros.

          Qtos àos bancos, não tem jeito, tem que ter maior controle, minha sugestão seria pelos juros, mas vão me xingar até….pô, sâo bancos meu! Se nem renda fixa pagam e não dão segurança, vamos voltar tudo para debaixo do colchão?

      • Enviado por: Renato

        Olá Pillon,

        Você falou em flá-flu, eu fora do tópico do JPK, queria entender este flá-flu.

        Quantos times estão jogando?

        Tem o time do governo.
        Tem o time dos banqueiros/grandes corporações.
        Tem o time dos empresários nomais.
        Tem o time do povo que precisa trabalhar e morar.

        Quem joga contra quem?

        Outra coisa: proposta para tema novo ao JPK.

        Sobre orçamento do governo, financiamento da dívida vencida do governo, financiamento para o custeio da máquina administrativa do governo continuar funcionando, arrecadação tributária que não é suficiente para quitar a dívida e nem para manter a máquina funcionando se financiamento e sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária que estipula que o superavit primário deva ser de 2,9% ou quase metade dos juros da dívida.

        Quem é que determina que só se deve pagar metade dos juros no ano e a outra metade fique para gerar novos títulos de dívida, o que faz com que a dívida do governo suba pelo menos metade do juros todos os anos, ou seja, a dívida cresce quase 3% do PIB ao ano.

        Quanto à Copa do mundo e oímpíada: torço para que não aconteçam, tomara que seja um fracasso.

        Se vier turista estrangeiro por aqui, no mínimo terão diarréia. Turistas: NÃO VENHAM!

        Bláh! Hoje estou de mau humor!

        • Enviado por: Antonio

          No RJ com certeza ,é o povo mais porco do mundo

        • Enviado por: Alexandre

          Renato, agora já foi, qdo o elegemos! Torça para o sucesso se não a conta será maior que teremos que pagar….

          • Enviado por: Alexandre

            Antonio, já sei que Londrina é uma bela cidade, minha sobrinha estudou aí, no entanto discordo, o carioca só não gosta de trabalhar….

          • Enviado por: Renato

            Alexandre, tudo bem que aconteça a copa e o resto, mas continuo a torcer para que seja uma vergonha, acho até que você torce contra por outros motivos, vergonha é ficar devendo na praça.

            Contruir estádios para ver 22 fulanos correndo atrás de uma bola e ainda por cima ficar olhando a FIFA levar todo o dinheiro da bilheteria embora é dose prá leão!

            Tabela da Copa:

            Banqueiros X Empresários – placar: ___ x ___

            Banqueiros X Governo – placar: ___ x ___

            Empresários X Governo – placar: ___ x ___

            Povo X Governo – placar: ___ x ___

            Banqueiros X Povo – placar: ___ x ___

            Empresários X Povo – placar: ___ x ___

            Juíz Ladrão!

            Gooooool!

    • Enviado por: Pillon

      Não sei quantos de vocês tiveram a oportunidade de viver nos USA ou aqui na Europa. Eu tive, nos dois. Não vou dizer que não há problemas e que tudo é uma maravilha, porque não é. Em termos de economia, veja o “shit in the fan” de 2008 e o atual por aqui. Frustrou muita, mas muita gente.
      Mas eu espero e torço para que o Brasil chegue a um patamar de civilidade tal que tudo o mais se resolve, vem a tiracolo.
      Nessa linha e no tema do blog, eu tenho a mesma política do Nick, de não buscar financiamento para nada. Mas hoje, depois de investir num prédio, cujo porão tem uns 400 anos, me sinto logrado. Há uma umidade subindo pelo alicerce que já chegou nas paredes do andar térreo. Naquele tempo as ruas não eram calçadas, havia uma evaporação natural. Hoje, o acumulo de água do lago no sub-solo, a impermeabilização do solo e a falta de impermeabilização do alicerce, a coisa piorou.
      Para impermeabilizar a fundação vai dar um trabalho imenso e vai custar o “uma perna e um braço”. E aí? Sinuca de bico! Vou ter que buscar financiamento. Ou gastar outra nota com advogados. Ignorar o problema, não dá!

    • Enviado por: Clever

      Ói só

      10 de fevereiro de 2012 – 17:02
      Enviado por: Riccardo(California,USA)
      Ferruccio,

      Imparcial neste blog so eu neh.

      O resto esquece.

      abs

      Ai,ai,ai…

    • Enviado por: Mario Pw

      Kupfer,

      muito bom artigo, finalmente o FED chegou ao âmago da questão ,incomodando e apontando para à política fiscal.

      Eu acho que o Obama não foi bem aconselhado nesta questão de hipotecas privadas e principalmente quanto ao Freddie Mac e Fannie Mae, que deviam ter sido leiloadas ou até extintas (sou contra governo sócio de empresas).

      Talvez precisa enfatizar em relação ao que Nick relatou que nos Estados Unidos os bancos não vão atrás de outros bens do devedor, diferentemente do que acontece no Brasil.

      O indivíduo se torna “Homeless” sim, mas tem o direito de decidir que vai entregar o imóvel já que a dívida é maior que o valor de mercado.

  5. Enviado por: Renato

    Para completar eu não autorizei ninguém a gastar em meu nome e nem em nome dos meus tataranetos!

  6. Enviado por: Alexandre

    :) :) :) :) …. Renato, repare o que estamos defendendo e se a maioria da população está preocupada com isto? estou falando da maioria.

    Não é democracia? Governo para a maioria? Voce acha que o governo não fez uma pesquisa antes tipo:

    Copa x Escolas x Saneamento x Segurança x Saúde….

    Tem outra, os credores abriram um precedente de dívidas inimagináveis! Estou quase defendendo o mesmo, aproveitando o cambio, alavancar o desenvolvimento, qto ào pagto da dívida , para que?

    No máximo o cambio irá estourar, já que muitos preferem ele alto….

    Desculpe JPK!

    • Enviado por: Renato

      Pô Alexandre.

      Do jeito que você fala fica parecendo que ficar devendo não é vergonha.

      Sinceramente eu acho mais gostoso ter sobrando do que ficar devendo.

      • Enviado por: Alexandre

        Renato, voce não percebeu ainda o que aconteceu?

        Poupadores como eu e voce, são a minoria, à medida que foram diminuindo, as dívidas foram aumentando.

        Num determinado momento a base da piramide de poupadores inverteu-se.

        Voce já viu uma piramide equilibrar-se pelo topo?

        • Enviado por: Renato

          Eu comecei a imaginar como seria pelo Teorema de Pitágoras em 3D, mas ia ficar muito complicado, então é melhor concordar contigo.

    • Enviado por: Pillon

      Como estou sem assunto, aqui vai um quebra-cabeças. Você tem seis palitos, de sorvete por exemplo, de mesmo tamanho. Quantos triângulos equiláteros você consegue formar com eles?
      Sem quebrá-los, óbvio

    • Enviado por: Pillon

      Continue tentando. Uma dica: releia o que vocês escreveram acima.

    • Enviado por: Pillon

      A resposta é 7.

      • Enviado por: Mario Pw

        Pillon,

        -só consegui 6 triangulos e 1 pentagono, como conseguiu o 7º?
        - quanto ao prédio voce sabe que deve consultar o maior numero de advogados possíveis, incluindo um que pode te indicar um corretor e um banco que pode conseguir um bom novo negócio.

  7. Enviado por: Alexandre

    Outra, sei que voce não gosta de falar em inflação, mas entenda, nós tontos poupadores fomos roubados por ela.

    Chegou num ponto que muitos que não gostavam de dever, tiveram que parar de poupar para comprar algo, empurraram este indivíduo ào consumo e ào endividamento simplesmente porque sua poupança estava desvalorizando. Quem fez isto? Somente os bancos, as democracias ou ambos?

    • Enviado por: Renato

      Na minha concepção, o culpado foi o cara que criou a correção monetária, só não sei o nome do fulano.

      • Enviado por: Alexandre

        Penso que boa parte deste descontrole inflacionário, principalmente dos alimentos e matérias primas, deveu-se ào crescimento chines e dos emergentes acima do previsto.

        A população do primeiro mundo, já com altos indices de endividamento, não suportou os aumentos.

        Qdo assume-se uma dívida de longo prazo, conta-se com a estabilidade economica, sem inflação.

        Quem não pensa nisto, está especulando com dívida.

        Por isto concordo com o Ricca em muitas coisas, tem muita chance para o cara pensar antes de assinar o contrato.

        O outro lado é que o poupador vendo os preços aumentarem ele fica suando frio com seu dinheiro parado no banco rendendo nada.

        Inflação.

        • Enviado por: Renato

          Tenho que sair agora, dono patroa me chama. Até.

          • Enviado por: Alexandre

            Antes de qualquer coisa, obedeça ela….. :)

    • Enviado por: Pillon

      Foi o Bob Fields e o Bulhões.
      Se você pensar bem, a idéia é genial!
      O problema não é a correção monetátia mas o descontrole monetário!

      • Enviado por: Alexandre

        Pillon, voce tem cada uma! Dá para perceber qdo olha-se apenas pelo lado financeiro. Formas de criar dinheiro, como ganhar dinheiro através de mágica.

        Em vez de entrar em dívida para alavancar o porão, não dá para voce mesmo faze-lo?

    • Enviado por: Pillon

      Ô meu!
      Tem um prédio de 4 andares mais um solarium em cima desse porão que foi reconstruído em 1900 e bolinha.
      Ele É o alicerce, a fundação.
      Você não viu a foto no Face?
      Os técnicos me aconselharam a aguardar até que entre a primavera quando o clima se altera, seca e pode haver uma regressão.
      Vamos esperar e torcer.

      • Enviado por: Alexandre

        Estou pensando que é uma casa com o sótão….não vi a foto, do jeito que voce reclamou da inquilina.

        Que raios o levou à investir em Konstanz, era oportunidade, apesar que esta palavra na Alemanha é menos usada.

        Imagino que os aluguéis irão pagar o investimento em manutenção com folga, ou não?

        Qto ào triangulo eu diria 3, mas….

        • Enviado por: Alexandre

          Qto à morar fora, penso que são 3 situações.

          Porra-loca sem família ou não estar nem aí para os filhos/família, nem para política ou ninguém, é Brasil…disparado.

          Com família, mais tranquilo, mais educação e segurança, mais oportunidades de carreira, é EUA dependendo do lugar.

          Aposentado, querendo curtir várias culturas, é Europa.

    • Enviado por: Speridião

      Bom dia Alexandre e Pillon, a correção monetária é mero procedimento de matemática financeira e não foi inventada pela dupla Bob Fields & Bulhões (que era advogado e não economista).

      Esta dupla causou grande dano ao país quando fornecendo os elementos intelectuais proveram os ditadores com os meios para infectar a legislação brasileira com a indexação, esta sim criada por eles, e que a meu ver realimenta a inflação quando beneficia os agentes econômicos, mormente de maior poder financeiro, com a correção da base de seus custos e também a sua margem de lucro nos contratos indexados, assim como o governo que suga o povo com a correção automática dos tributos.

      Assim quem deveria se preocupar com o aumento de sua eficiência e policiamento de seus custos dorme em berço explêndido pois sua incompetência ainda recebe prêmio. Veja o caso do déficit da indústria de moradias….economia de mercado? Não aqui e mais na China.

  8. Enviado por: caipira

    o sr. bispo disse q a ministra eleonor eh “mal-amada” e “defensora da morte e nao da vida”.

    ele eh presidente da comissao pela vida da cnbb.

    antes de qualificar a ministra assim, penso q ele deveria nos informar quando e como a igreja catolica pedira perdao pelo estimulo e apoio q deu a escravidao e centenas de milhares torturados e queimados vivos na fogueira pela inquisiçao.

    sem falarmos do atraso e obscruridao intelectual por mais de mil anos impostos a cultura ocidental em nome de deus.

    • Enviado por: RONALDO GOMES FERREIRA

      Caipira
      O Sr bispo esqueceu do que é ser cristão, está mais para Torquemada que para Cristo.
      Abraços

    • Enviado por: Pillon

      Esses caras quando entram para o presbitério, ou foram empurrados pelos pais ou foram influenciados desde criança. Não têm ideia do que se passou na história da igreja católica, nem tampouco vão tomar conhecimento disso em seminários. Só se apegam àquela doutrina caseira e a de paróquia.
      Quando expandem o conhecimento entram numa dúvida atroz! Esse bispo não teve ter tido essa experiência do The Doors e faz o que pode. Dá um desconto aí, vai!

  9. Enviado por: Pillon

    Romanelli,

    Você disse no blog anterior
    “.fora ainda de sobrar uma preocupação com remessas futuras de divisas, estas feitas por cima dum empréstimo que jamais entrou no país, isso pela parte dos estrangeiros que entraram com vento, P.O.BOX e conversa mole, e que exigirão em dólares ou euros pro seu sustento”

    Como é? Empréstimo que jamais entrou no país?

  10. Enviado por: Pillon

    Acho que é mais ou menos por aí, Alex, EUA ou Europa.
    Mas voltando no caso do prédio, esse fica na cidade velha (Altstadt), não tem recuo, fica na calçada, naquelas ruelas estreitas de 3 metros, prédio tombado… Lá tá tudo alugado. Há um défict habitacional aqui meio grave.
    Onde eu moro, fora da cidade velha, a casa tem 3 andares. O meu, o da inquilina encima e do inquilino lá no telhado. Essa casa é totalmente reformada e fez parte do negócio, com a mesma antiga proprietária.
    Valeu só por esta daqui onde resido. É uma tranquilidade sem igual.

    • Enviado por: Alexandre

      È isto aí Pillon, imagino na minha cabeça o prédio e a casa, corretíssimo, os alemães são bons inquilinos mas muito detalhistas, faz com que conservem o imóvel. Estou generalizando, tive apenas um inquilino alemão no Brasil.

      Neste caso de infiltração, sendo tombado, a cidade não lhe dá nenhuma garantia ou assistencia?

      Tem a 4a situação também, ter dinheiro e tempo para aproveitar o melhor dos 3 continentes…..

      Qual a resposta do triangulo?

    • Enviado por: Pillon

      Já disse lá acima

      • Enviado por: Alexandre

        Caramba, já ia tentar os sete e voce estragou tudo….infinitos? Só podia ser coisa de economista!

        Pior que advogado? depois desta crise, tomaram o troféu deles, os advogados foram promovidos para manterem os mutuários dentro das casas sem pagá-las depois da caca dos economistas.

        Não entendi ainda como tantos americanos não tem a casa paga, cash! Leasing de casas…O salário médio americano ainda é baixo, dá para perceber, até comparando com classe média alta brasileira.

    • Enviado por: Pillon

      A resposta é….

      Sete

  11. Enviado por: Pillon

    A resposta é infintos

  12. Enviado por: Nick

    Pillon,

    Só uma correçãozinha… eu não sou contra crédito. Especialmente depois de 1971 quando o dólar virou 100% moeda FIAT. Poupar dinheiro (dólares) é besteira. Eu uso dinheiro dos outros sim, para financiar coisas que me gerem fluxo de caixa, por exemplo, imóveis para alugar. O inquilino é que paga tudo e me dá um lucrinho. Há riscos, claro… mas aqui nos EUA essa é uma das maneiras mais fáceis de enriquecer. Ainda mais agora que os imóveis estão tão baratos.

    Sou contra crédito usado para consumo, isso sim. Por exemplo, não tenho carro financiado. Não tenho cartão de crédito que pago menos do que o total da fatura tod mês, etc… Agora, eu tenho sim milhões em “dívidas boas” que são os imóveis que colocam um dinheirinho no meu bolso todos os meses sem eu fazer nada, e ainda por cima me dão enormes vantagens no imposto de renda. É tudo um jogo, é só ter trabalho de aprender as regras para jogá-lo direito. Não sou a favor desse jogo, não é justo socialmente falando. Por isso quero que mude. Enquanto não há pressão suficiente para mudar isso, só usando o sistema da forma como foi criado – criado por ricos, para ricos. Não estou dizendo aqui que sou rico, mas há dois grupos de regras bem distintas na sociedade daqui, uma é para investidores, e a outra para todo o resto.

    • Enviado por: Pillon

      Nick, uma revelação!
      Vem chumbo por aí!
      Houve uma contradição no que você prega.
      Meu tio na Califórnia se enriqueceu nesse princípio, dinheiro barato, financiando, e aluguel.
      No que diz respeito a fazer dinheiro, tudo bem.
      Mas no aspecto teórico, moral…
      Para financiar imóveis os caras tem que se alavancar.
      Não adianta nada se o governo toma essa empreitada para si e fica engessado pela arrecadação, sem poder se endividar.

    • Enviado por: Alexandre

      Nick, no Brasil este processo de endividar-se para vender ou locar, estava começando, diria que no primeiro terço. Vamos ver no que vai dar, os ciclos aqui são bem mais curtos e mais abruptos.

      Lucros de 100% bruto, entre comprar o terreno, construir e vender.

      Pelo valor dos imóveis o mercado de locação está bom para fins comerciais, residenciais nem tanto.

      Minha prima que só faz isto na Flórida, pequena investidora, informou-me que era a mesma situação nos EUA, antes da bollha.

      Entretanto, Brasil é Brasil, os investidores são poucos e tem a mão cheia para segurarem a parada.

  13. Enviado por: Alexandre

    Veja lá o que está sendo colocado aqui, enriqueceu, mas ainda está pagando as dívidas?

    O valor de venda do patrimonio paga as dívidas e sobra, qto depois de descontada a inflação?

    Não precisam responder pessoalmente, apenas conceitualmente, caso contrário vai ter gente aqui que vai sair pedindo emprestado….

    Cada caso é um caso. Tem gente que tem liquidez para comprar à vista mas prefere pedir emprestado.

    • Enviado por: Nick

      Concordo, e a chave aqui é a moeda FIAT. Pego milhões a taxas baixas fixas por 20 anos – coisa que a inflação me ajuda a pagar – e ao mesmo tempo isso coloca dinheiro no meu bolso mensalmente, e me protege de imposto de renda. Ué… se o sistema em vigor é esse, por que não usá-lo? Claro, eu quero que mude, seria muito mais fácil e justo para todos, inclusive para mim.

      Pillon, se o indivíduo ou empresa particular quer se alavancar, tudo bem. O risco é privado. O que eu sou contra e sempre prego aqui é o governo se alavancar, por que contrai dívidas sem a autorização daqueles para quem governa. E como bancos no atual sistema são permitidos se alavancar até mesmo emprestando a governos, pior ainda. Aí coloca toda a população em dívida, etc… tá errado. Para todos os efeitos, quando eu pego dinheiro em banco para investir, é de meu entendimento que eles estão emprestando o que possuem. Se estão alavancando, o risco deve ser apenas deles.

      Um disclaimer aqui: Não estou dando conselho para ninguém, quem ler o que eu escrevo e fizer algo no Brasil nessa linha, que assuma responsabilidade pelos próprios atos. Como eu disse, não entre no jogo se não conhece as regras e os riscos… Os EUA por exemplo não são um país. É uma corporação. Para entender isso, a pessoa precisa mais umas 3 ou 4 pílulas vermelhas. A coisa é braba. E por aí vai :D

    • Enviado por: Nick

      Colocando uma das píluas vermelhas na mesa… ainda dentro do tópico do JPK acima, veja só: Sob o “guarda-chuva” do Depository Trust Corporation, que é uma empresa em NY, na 55 Water Street, estão a CEDE Corporation, o FED, a associação BAR (advogados) que é o braço legal dos interesses bancários, e o IRS que é a agência coletora dos impostos.

      Essa Depository Trust Corporation é uma entidade particular, que detém todos os títulos de todos os imóveis e ativos dos EUA, monetizados como dívidas pelo FED via notas chamadas Federal Reserve Notes – que são mais conhecidas como dólares (se tiver uma nota de dólar no bolso, pode olhar).

      Por enquanto é só.

      • Enviado por: Alexandre

        Ótimo Nick, mesmo. Para mim já estava claro que a inflação é arqui inimiga do poupador e aliada do devedor, mesmo para as soberanas, sendo juros fixos.

        Entretanto, por aqui existem muitas tabelas ainda pelo IGPM, ui! Imagina o nosso cidadão sentado pedindo empréstimo…IGPM? Âhhh…não sei muié, mas o cara falou que sobe só um pouquinho todo o mes….

        Voce não explicitou, mas existem os riscos inerentes ào próprio negócio, em alguns casos não serão os juros, nem inflação e nem a alavancagem que irão salvá-lo.

        Do resto, perfect!

        Veja bem, também não sou contra a pessoa ter uma boa qualidade de vida mesmo com dívidas. A vida aqui é passageira.

        Este tipo de preconceito já perdi faz tempo, apesar de ser um cara com liquidez, mas este é outro assunto, nine to five, a joke! Six to nine is better….

  14. Enviado por: Glúon

    .
    _______________________________
    .
    A charge relacionada com o post
    .
    _______________________________
    .
    http://gluoncharges.blogspot.com/2012/02/dilma-mantega-obama-pedra-no-sapato-ou.html
    .
    _____________________________________
    .

  15. Enviado por: Nick

    Beleza Alex… sistema nefasto esse o nosso atual, e não há muita saída para a população desinformada, apesar que as vezes penso que igonorância é uma bênção viu…

    Meio fora de tópico… para o Riccardo e todos que queiram entender o que está por acontecer, recomendo o livo de Zbigniew Brzezinski chamado “The Grand Chessboard”. – Infelizmente, esse livro dá frios na espinha, pela tamanha frieza com que coloca fatos que estão se desenvolvendo como estratégias já planejadas. Zbigniew Brzezinski é um dos imperadores por detrás do trono que citei a algum tempo atrás. Eu acho que é importante estudar e entender esses demoníacos indivíduos, para poder planejar um pouco melhor o próprio futuro.

    • Enviado por: Alexandre

      Nick, a coisa não é tão simples assim.

      Concordo com as regulamentações, mas temos que perguntar para o cidadão se ele quer morar numa casinha de boneca paga ou numa casa melhor com dívidas, sabe voce como é o ser humano, se o vizinho se endividar ele vai junto, não vai querer ficar para trás, daí o crédito seca, ele vai achar injusto…difícil isto, para todos estarem satisfeitos, todas as casas teriam que ser iguais, também já tentaram isto e não funcionou.

      Complicado, não sei, teria que pensar não como um ocidental ´´civilizado´´.

      Com certeza uma sociedade não consumista, mas não tenho nem idéia do que seria isto, portanto o melhor é continuarmos avançando em todos os setores.

      Melhoria contínua, como fazer melhor e mais rápido….nossa, lembro até hoje.

  16. Enviado por: RONALDO GOMES FERREIRA

    Kupfer
    A inadimplência no crédito bancário atingiu mais de 150 bilhões de reais e houve um aumento de inadimplência com mais de 60 dias em cerca de 33 por cento no último ano. Segundo o blog da Miriam Leitão, o banco Santander vendeu nos últimos tempos cerca de 16 bilhões de reais em créditos podres. Acabei de dar uma olhada nos balanços disponíveis dos principais bancos. Em princípio parece tudo bem. A menos que tenham os mesmos contadores e auditores do Panamericano. Os maiores problemas estão na área do crédito de consumo e pessoal.
    Este tipo de problema costuma acontecer nos períodos de aumento do desemprego. Mas agora? Com o índice de emprego subindo? Não se espantem, o problema é que o BC tem acertado no remédio mas errado na dosagem. Coloca liquidez demais por muito tempo, e retira muito rápido.
    A velocidade da retirada da liquidez pode ser fatal para o pequeno devedor. Dizendo assim parece fácil de fazer, mas não é não.Mas para isto o BC tem ferramentas.
    Quase esqueço de dizer, a Míriam Leitão informa que os bancos brasileiros já carregam maie de 150 em créditos vencidos a mais de um ano.
    Abraços

    • Enviado por: RONALDO GOMES FERREIRA

      Digo
      mais de 150 bilhões de reais

      • Enviado por: Alexandre

        Ronaldo, seria interessante saber, como o JPK observou no caso americano, qual o percentual em relação àos imóveis e bens de consumo.

        Lógico que no final das contas tanto faz pensando do lado do setor financeiro.

        • Enviado por: RONALDO GOMES FERREIRA

          Alexandre
          Desculpe mas não tenho maiores detalhes mas informo que no crédito imobiliário é ainda insignificante perto do resto.
          Abraços

          • Enviado por: Alexandre

            OK, de uma certa maneira menos mal. Imagino, de bens de consumo o negócio está feio, já tenho gente pedindo para ser mandada embora para limpar o nome….

  17. Enviado por: speridião

    Insatisfeito testo.

  18. Enviado por: speridião

    Insatisfeito e não publicado desisto, bom dia.

  19. Enviado por: Renato

    A dívida pública aumenta em Reais e cai em porcentagem do PIB?

    http://www.stn.fazenda.gov.br/divida_publica/downloads/kit_divida.pdf

  20. Enviado por: Alexandre

    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+geral,gabrielli-combustivel-tem-de-subir-em-algum-momento,102666,0.htm

    É do caramba! Décadas e ainda não conseguem produzir gasolina para uma frota de veículos que nem atingiu seu potencial de crescimento. Imagine se cada família colocar 2 carros em casa…

    Só falam em aumentos, única solução, aumentar para consumir menos, não falam em produtividade. Como se o preço na bomba já não tivesse aumentado.

    É aquele negócio de povo avalista, qtas décadas mais financiando uma empresa? Qto foi o aporte no governo passado R$40 bi?

    • Enviado por: speridião

      Pois é Alexandre, e diziam que os comunistas comiam criancinhas que com eles seria tudo estatizado……Conseguiram produzir monstrengos piores do que as extremas tanto de direita como as de esquerda.

      Hoje em dia existem as PPPS, economias mistas, etc…
      Só sei de uma coisa: a saúde foi deixada de lado e proliferaram os planos de saúde particulares, a educação foi tomada pelas particulares também para quem quer seus filhos bem formados…

      Quando as estatais feitas com dinheiro do povo estão estabelecidas privatizam-nas …E para financiar as privatizações vai mais dinheiro do povo a juros de papai para filhinho e sem juros sobre juros (que aliás seria crime….hummmmmm! quem diria, até parece…)

      Afinal onde é que enfiam a arrecadação que está cada vez maior???

      • Enviado por: Alexandre

        Speridião, é típico de empresas monstros, imagine eu sair pela minha região anunciando que a única maneira será aumentando os preços…..

        Além do mais, tem o alcool para ajudar, sem ele, nem quero pensar onde estes preços estariam, real valorizado, que mais eles querem?

        A própria declaração é ofensiva e especuladora.

        Fomos nós que construímos esta empresa, neste caso, meu avo e meu pai também, para termos que importar?

        • Enviado por: Alexandre

          Ah, grato pela explicação da correção monetária la em cima.

          Advogados? Junta advogados e ditadores, deu no que deu….100 anos de atraso!

          Pillon, faça o favor de atualizar sua teoria de triangulos.

          • Enviado por: Alexandre

            Speridião, pensei melhor, para que advogados numa ditadura? :)

          • Enviado por: Alexandre

            Para onde vai a arrecadação? lembra qdo o homem quitou com o FMI? Pagou a dívida errada, além disto fez péssimo negócio. Esperando um pouco mais iria aproveitar-se de um cambio muito melhor….

  21. Enviado por: paulodeolive

    Um pouco da culpa por esse imbróglio entre bancos e inadinplentes imobiliários é a facilidade em hipotecar várias vezes os imóveis com a conivência do mercado financeiro, quando a farra acabou veio a ressaca, a qual todo mundo está passando até agora.

  22. Enviado por: Riccardo(California,USA)

    FinaRmente os amigos estao aprendendo o que eu ja sei faz tempo a Petrobras e a grande vergonha nacional.

    Nao faz nada que diz que vai fazer esta tudo atrasado as unicas plataformas que funcionam sao as terceirizadas estrangeiras.

    Hoje importamos nao so gasolina mas etanol dos EUA.

    Vergonha total.

    Mas tem muitos burraldos que a adoram.

    • Enviado por: Alexandre

      Aquelas inserções constantes na TV…parece que só eles trabalham. Melhor, nós trabalhamos para pagar um combustível ruim e caro. Tá certo que tem muito imposto, mas mesmo assim…

  23. Enviado por: Pillon

    Alex,
    Eu chutei sete para ter uma reação. Se o Mario conseguiu 6, com certeza não são equiláteros, com 3 ângulos internos de 60 graus.
    A dica está no que você e o Renato escreveram em 11/02 às 11:18 e 11:27.
    Abs.

    • Enviado por: Pillon

      Depois ensino o Renato a ver o teorema em 3D.

      • Enviado por: Alexandre

        Já pensei na piramide invertida…não acendeu a lampada….

        • Enviado por: Alexandre

          Em 3D não vale….mesmo assim no máximo 3!

    • Enviado por: Renato

      Pillon, eu só citei Pitágoras por causa de segredos que devem ser escondidos da população, assista a este vídeo:

      Carl Sagan, Pitágoras e Platão.

      http://www.youtube.com/watch?v=Ad3mKTc0aLY

      Eu ando com muita preguiça mental, não tentei solucionar o teste dos seis palitos ainda.

    • Enviado por: Pillon

      Alex, se você monta uma pirâmide, a base é o quarto triângulo. Nós estamos acostumado a visualizar muito em plano cartesiano. Claro que vale em 3D, é perfeito!

      Renato, mas dá para ver teorema em 3D. Dá um pouco de trabalho mas usando a imaginação…

      Não vi o vídeo ainda, talvez lá falem sobre isso. O teorema baseia-se no triângulo retângulo.
      Desenhe um de lados 3,4,5cm.
      Desenhe um quadrado em cada lado do triângulo de lados equivalentes, um quadrado de 3 = 9 de área mais um quadrado de 4 = 16, igual a um quadrado de 5 = 25. Imagine esse polígono recortado nos lados externos. Dobrando-os para cima, mantendo o triângulo como base, dá para ver o teorema em 3D.
      Abs.

      • Enviado por: Alexandre

        Da próxima voce acrescenta a cola àos 6 palitos :(

  24. Enviado por: Pillon

    Speridião,
    Grato por esclarecer sobre Roberto Campos e Otávio Bulhões.
    Sempre li que foram eles que deram a ideia, que virou lei, de usar esse princípio para corrigir balanços e patrimônio. Acho então que sabiam das consequências da política externa futura: inflação alta. Nessas circunstância, o IR nas variações de lucros crescentes seria cavalar.
    Bob Fields depois criticou o uso inadequado desse princípio que desandou na indexação.
    Li que o Bulhões era considerado economista pois fez uma especialização nos EUA em economia, como bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais.

    • Enviado por: Alexandre

      Claro R Campos, eu tonto tentando lembrar o que o Fields foi fazer com o Bullhoes…daaahhh!

    • Enviado por: Mario Pw

      Pillon,

      não consegui sair do 4.

    • Enviado por: Pillon

      Está correto! Se construiu uma pirâmide com um triângulo equilátero de base, as três faces que sobem são três triângulos idênticos, com 6 arestas. É um dos polígonos perfeitos dos pitagóricos.

      • Enviado por: Alexandre

        Foi trapaça! Tive que chupar 6 picoles….acho que minha cabeça anda meio plana….

  25. Enviado por: Renato

    quando é video o sistema fica instável?

    Pillon, eu só citei Pitágoras por causa de segredos que devem ser escondidos da população, assista a este vídeo:

    Carl Sagan, Pitágoras e Platão.

    http://www.youtube.com/watch?v=Ad3mKTc0aLY

    Eu ando com muita preguiça mental, não tentei solucionar o teste dos seis palitos ainda.

    • Enviado por: Alexandre

      Ai, Ai….risos….´´Atenas era dominada por uma sociedade escravocrata, democracia apenas para alguns privilegiados´´´

      Não tem jeito, é repeteco histórico….

      • Enviado por: Renato

        Pois é, na natureza nada se cria, tudo se copia.

        Pillon fiz a maquete do teorema de Pitágoras em 3D, ficou simpático

    • Enviado por: Pillon

      O triângulo esta lá no vídeo do Renato.
      Para quem quiser ver mais, assistindo o vídeo, achei este com explicação do teorema, com participação especial de Osama Bin Laden.

      http://www.youtube.com/watch?v=qjvy2jcbv8w&feature=related

      • Enviado por: Alexandre

        Tenha dó Pillon! Parece pregação religiosa, das piores…. nem uma música clássica de fundo…. :)

    • Enviado por: Pillon

      Risos, eu também achei ridículo. Era só para rir um pouco.

      • Enviado por: Alexandre

        Chamou a atenção dos filhotes…disse que era um video enviado por um ´´velhinho laaaaa da Alemanha´´…terra do verdadeiro castelo da cinderela…agora é Barbie.

  26. Enviado por: Alexandre

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,general-mills-leva-yoki-por-r-2-bilhoes,835155,0.htm

    Bye Bye, Yoki! A GMills que já havia adquirido a Forno de Minas, não deu muito certo, agora entra de uma vez.

    Isto também mostra que este negócio de cambio baixo é balela. IED verdadeiro.

    • Enviado por: Riccardo(California,USA)

      O sonho do industrial Brasileiro e vender e sair do Brasil conheco muitos e o papo e sempre este vender para uma multinacional.

      verdade

      • Enviado por: Alexandre

        Fazer o que? Vão gastar a riqueza aonde? em Salvador?

        • Enviado por: Fazendeiro

          alexandre

          não, vão comprar uma fazenda e produzir café….

      • Enviado por: Paulo Xavier

        Caro Riccardo,

        Eu acredito que você tenha razão. E acho que isso é um grande problema.
        Os industriais brasileiros não tem ligação com este país.
        Você que idolatra os EUA, veja se
        o país foi construindo entregrando-se os meios de produção a estrangeiros? Possivelmente, a crise atual deve-se ao desinteresse industrial cuja produção foi enviada para a china, o que está se revertendo lentamente.
        E acho também que você tem razão que no Brasil o agronegócio é o que pode e está dando certo. Por incrível que pareça, a velha aristocracia é mais ligada
        a terra e defende mais o país que estes industriais. E pasme, modernizou-se mais eles.

  27. Enviado por: Fazendeiro

    alexandre

    O mercado de café é um dos primeiros precificar algum risco, mesmo com o pacote da Grécia desabou hoje… algum sinal…

    • Enviado por: Alexandre

      Subiu muito…chega uma hora os varejistas não absorvem mais e repassam, ào fazer isto, minha venda caiu também, digo em relação ào mercado interno.

      Este Janeiro foi atípico, vendas baixas no geral.

      • Enviado por: Alexandre

        É o tranco, voce não sai de crescimento de 7 para 3%, ou menos, sem consequencia nenhuma.

    • Enviado por: Pillon

      Fazendeiro, bom dia.
      Eu costumo comprar um café expresso em grão importado e embalado por uma subsidiaria do Migros, uma cadeia de supermercado suíça. Antes do aumento para 3,20 CHF um pacote de 250 gr. custava 2,50 CHF. Não reparei mas acho que pagava esse valor há uns 6/7 anos, pelo menos uns 5. Vez por outra fazem um “Action” e baixam para 2,75 CHF.
      No rótulo lê-se: um “blend” de café arábica das Américas central e do sul, da Índia e Indonésia, e café robusta da Ásia (provavelmente Vietnam).
      Aqui vai o link em italiano:
      http://www.migros.ch/it/servizi/origine/caffe-utz.html

      • Enviado por: Fazendeiro

        Pillon

        Veja o que esta acontecendo no mercado do café, a venda no mercado interno está sendo mais vantajoso do que exportar, estamos circulando mercadoria formando estoques, nos os brasileiros achamos que vai faltar café, mas não temos como competir com este cambio e crise, então ficamos importando café barato, pois o brasileiro não tem condições de pagar o preço de um bom blend, o café que seria para exportação fica retido a espera de melhores preços e somente uns dez por cento é torrado pra fazer a mistura com café do Vietnam.

  28. Enviado por: Riccardo(California,USA)

    Condo na Key Biscayne (Miami) Chalet em Aspen ou Vail

    • Enviado por: Alexandre

      Bom Ricca, quem pode ir e tem coragem está indo mesmo, e não são somente industriais, classe média também…

  29. Enviado por: Riccardo(California,USA)
    • Enviado por: Fazendeiro

      Riccardo

      Minha propriedade estará sendo visitada este mês pelo pessoal da Starbucks Coffee. Vamos ver o que acontece.
      Pois é o Brasil o maior produtor de café do mundo esta importando café torrado.
      Compram nosso café, fazem o Blend com café do Vietnam e compramos.

      abs

      • Enviado por: Riccardo(California,USA)

        Uau outro exemplo da desindustrializacao Brasileira.

        Pena.

        • Enviado por: Alexandre

          Ricca, voce esqueceu de dar parabéns….

          Fazendeiro, faça negócio mas não nos deixe, temos Campos de Jordão, Monte Verde…e a praias de Miami são horríveis…. :)

          Concordo, qto à importar café torrado é desconcertante.

  30. Enviado por: RONALDO GOMES FERREIRA

    Ferruccio
    Veja que ótima declaração do Ministro da Fazenda que, no lançamento da plano Brasil Maior fez a observação indevida que: “o mercado brasileiro deve ser usufruído pela indústria brasileira e não pelos aventureiros que vêm de fora”. Não é uma declaração brilhante de um ministro que depende da poupança externa para fechar as contas da balança comercial? E isso no momento emque lançava a forma mais burra de proteger a indústrias nacional, taxas protecionistas ilegais no sistema de comércio internacional reconhecido pelo país em acordos diplomáticos.
    Veja também que nota interessante sobre a Petrobrás: http://blogs.estadao.com.br/celso-ming/2012/02/13/precos-predatorios/
    Abraços

    • Enviado por: Riccardo(California,USA)

      Opa,

      Concordei com o Ferruccio hoje, naquela vergonha que e a Petrobras Um chefe incompetente sai e outra entra.

      Triste… :(

    • Enviado por: Riccardo(California,USA)

      Quiz dizer Ronaldo…

  31. Enviado por: Mario Pw

    É o que se espera de um ministro, e por que não chamar os rating agencies S&P, Moody & Fitch:

    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,mantega-questiona-fundos-sobre-leilao-dos-aeroportos,102678,0.htm

  32. Enviado por: silvio corrêa

    Um ponto que achei importante nessa crise é a diferença da velocidade entre norte-americanos e europeus nas ações práticas com vistas em amenizar esses problemas.

    Enquanto os norte-americanos já discutem a questão central, em como tornar seus cidadãos adimplentes e manerias para retornarem ao crédito (Li até sobre idéias de descontos de U$3mil/ano dependendo da origem do crédito imobiliário) a torre de Babel européia ainda discute quais cidadãos vão arcar com o prejuízo dos banqueiros.

    O que particularmente entendo dessa história, é que , conforme o plano exportador norte-americano cresce , os industriais europeus podem se tornar alvos fáceis para os industriais americanos, já que são competidores naturais.

    • Enviado por: Javier Vidal

      CARO SILVIO
      Nao quero contradecilo, pero seu comentario en un pouco inexacto.A crise do “ladrillo” nos EEUU e imconparablemente masi profunda que a de Europa, que afeta sobre tudo a Espanha,Inglaterra e Irlanda, pero nao a Alemania, França,Escandinavia e moito menos a Europa do leste.Son coisas diferentes.E tampouco se intervinheron tantos bancos na europa como nos EEUU.
      Sao economias complementarias, pero moi diferentes.
      Por moito que diga, a realidade e que EEUU fica mais endevidado que a UE no seu conxunto.
      O sistemea de proteçao social, como seguro que sabe, tamen e diferente.Incluso a forma de medir o desemprego e os dados de deuda e ben dieferente.Para empezar o deficit publico dos EEUU, casi un 9%, e escandalosamente mais alto que en Europa, mais que na Espanha ou a Italia.
      E tamen o deficit comercial e pior nos EEUU.
      Obrigado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Twitter >>

Blogs do Estadão