Foto do(a) blog

Música clássica... E um pouco de tudo

Opinião|Orestes Quércia ou Carlos Gomes?

PUBLICIDADE

Foto do author João Luiz Sampaio
Atualização:

O deputado federal Nelson Marquezelli (PTB) protocolou na Câmara um projeto de lei que mudaria o nome do Aeroporto Internacional de Viracopos para Aeroporto Internacional Orestes Quércia, homenagem ao campineiro e ex-governador de São Paulo, morto no ano passado. Familiares de Antonio Carlos Gomes, no entanto, têm outra sugestão: batizar o aeroporto com o nome do compositor campineiro. Eles argumentam que, com a importância que sua obra atingiu mundo afora, ele acabou por projetar significativamente o nome da cidade. Como o projeto do deputado pode ser votado até o final de abril, eles resolveram correr e criaram um abaixo-assinado, disponível na internet.

PUBLICIDADE

Para acessar, clique aqui.

Atualização, feita no dia 30/3, às 20h45: Recebi a seguinte mensagem, que reproduzo aqui. "João, quero deixar bem claro, de uma vez por todas, que NÃO SÃO os familiares do maestro. EU e somente EU, sobrinha trineta do maestro e dona da Cadeira Carlos Gomes na Academia Campineira de Ciências, Letras e Artes, sou a autora e a responsável por esta petição. Gostaria que você corrigisse isto. Antecipadamente agradecida, Denise Maricato". Mensagem repassada, ainda que, até onde sei, sobrinho trineto é familiar. Ou não?

Opinião por João Luiz Sampaio

É jornalista e crítico musical, autor de "Ópera à Brasileira", "Antônio Meneses: Arquitetura da Emoção" e "Guiomar Novas do Brasil", entre outros livros; foi editor - assistente dos suplementos "Cultura" e "Sabático" e do "Caderno 2"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.