Foto do(a) blog

Música clássica... E um pouco de tudo

Opinião|Julio Medaglia: "Não existe ópera tão emocionante e bufa quanto o Brasil"

Em conversa com o Estado, o maestro Julio Medaglia, que foi demitido hoje da direção artística do Teatro São Pedro, criticou a "incompetência" do Instituto Pensarte e disse que o secretário de Cultura informou ontem a ele que estava feliz "pela maneira como os desentendimentos haviam sido resolvidos".

PUBLICIDADE

Foto do author João Luiz Sampaio
Atualização:

Leia: Julio Medaglia é demitido do Teatro São Pedro

PUBLICIDADE

"Estivemos em estado de tensão o tempo todo com o Pensarte. A produção do "Elixir do Amor", tão elogiada pela crítica, só saiu por causa de caixas de calmantes e a disposição e conhecimento do produtor José Roberto Walker, que chegou a colocar dinheiro do bolso dele na produção. O coro que cantou na ópera, por exemplo, só assinou contrato um dia antes da temporada"

"Na semana passada, procurei o Pensarte porque as partituras das próximas óperas ainda não haviam chegado. Conversando com o PX Silveira, ele me disse que havia problemas de contrato ou algo assim e que elas só chegariam na época do início dos ensaios. Como pode um burocrata definir quando os músicos podem ou não estudar uma partitura? Batemos boca, saí de lá muito irritado."

"Na segunda-feira, o secretário Marcelo Araújo nos chamou para uma reunião, nos entendemos, todo mundo se desculpou. Continuei a ensaiar para os concertos do fim de semana. Ontem, encontrei o secretário na Academia Paulista de Letras e ele me disse que estava feliz "pela maneira como os desentendimentos haviam sido resolvidos", e pelo fato de que a programação sairia como prevista. Hoje, no entanto, depois do ensaio da manhã, fui chamado no Pensarte e comunicado de minha demissão."

"Fala-se tanto do modelo de organizações sociais, mas ele não funciona se você escolhe pessoas incompetentes para trabalhar nelas. De onde vêm essas OSs? Que ligação tem com a cultura? O fato é que meus 50 anos de trabalho não valem nada. É uma pena. Não existe uma ópera tão emocionante e bufa como o Brasil."

Publicidade

Opinião por João Luiz Sampaio

É jornalista e crítico musical, autor de "Ópera à Brasileira", "Antônio Meneses: Arquitetura da Emoção" e "Guiomar Novas do Brasil", entre outros livros; foi editor - assistente dos suplementos "Cultura" e "Sabático" e do "Caderno 2"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.