PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Música clássica... E um pouco de tudo

Opinião|E quem não cederia?

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/JfrS5_7Mddk" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Foto do author João Luiz Sampaio
Atualização:

Fala da personagem Isabela: "Mas não pensem que o Gabriel é um grande vilão e que eu não reconheço as coisas boas que ele fez por mim. Um dia, por exemplo, ele me levou à ópera. Eu nunca tinha ido à ópera, mas a música tem esse poder de transportar a gente para lugares desconhecidos e imediatamente familiares - que nem os cheiros; não é à toa que dizem que música é perfume. Eu adorei a ópera! (A ária "N'est Ce Plus Ma Main" começa a tocar.) Chamava-se "Manon" e era sobre essa heroína, a Manon, e o herói que se conhecem e vivem apaixonados. Um dia, por uma série de circunstâncias, eles precisam se separar. Ela cai na vida, se envolve com outros homens. Ele não aguenta e vira padre. Mas depois de um tempo ela resolve ir buscá-lo e revivê-lo para tudo aquilo que um dia eles passaram juntos, o furacão descontrolado e íntimo disso que chamam "amor". (A ária cresce; Isabela fala envolvida pela música, como se interpretasse Manon ao mesmo tempo que narra.) Ressentido, ele a maltrata. Mas ela está determinada. Pergunta a ele "não é mais minha mão, que as suas mãos tocam? Não é mais a minha voz? Ela não é para você mais uma carícia, como antigamente? Eu não sou mais eu mesma? Não tenho mais o meu nome? Olha pra mim. Não é mais a minha mão que as suas tocam, como antigamente? Não é mais a minha voz, não é mais a Manon?" (A música cede.) Ele cede. O Gabriel foi embora sem aviso prévio e eu não falei nada disso pra ele, embora tenha a impressão de que ele também cederia."

Trecho da peça "Música para Cortar os Pulsos", de Rafael Gomes, em cartaz apenas neste sábado e domingo, no Espaço Capobianco.

Opinião por João Luiz Sampaio

É jornalista e crítico musical, autor de "Ópera à Brasileira", "Antônio Meneses: Arquitetura da Emoção" e "Guiomar Novas do Brasil", entre outros livros; foi editor - assistente dos suplementos "Cultura" e "Sabático" e do "Caderno 2"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.