PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Música clássica... E um pouco de tudo

Opinião|Diário (musical) de Londres - 1

O Royal Albert Hall, agora há pouco

Foto do author João Luiz Sampaio
Atualização:

Cheguei hoje no começo da tarde a Londres, onde vou acompanhar o início da nova turnê da Osesp, a quinta desde o início da reformulação, no final dos anos 90. Amanhã, o concerto será no Royal Albert Hall, dentro da programação do Proms. A orquestra passará também por Aldeburgh, Wiesbaden e Amsterdã nos próximos dias. Daqui, vou mandando notícias sobre o desempenho da orquestra. Amanhã e em Wiesbaden, a orquestra vai interpretar a "Sinfonia Novo Mundo", de Dvorak; a "Fanfarra para um Homem Comum", de Copland; "Estância", de Ginastera; e o "Momoprecoce", de Villa-Lobos, com Nelson Freire como solista. Já em Aldeburgh e em Amsterdã, o solista será o violoncelista Antonio Meneses, que interpretará o concerto de Dvorak (a orquestra toca ainda a "Abertura Concertante", de Camargo Guarnieri, e a "Sinfonia n. 4" de Tchaikovski). Um programa "americano" e outro dedicado ao cânone europeu. A ideia, ao que parece, é reivindicar um protagonismo no continente e, ao mesmo tempo, galgar um posto no cenário internacional. Será interessante ver a reação do público perante a interpretação do repertório mais tradicional, em que as possibilidades de comparação são vastíssimas.

PUBLICIDADE

Alsop na imprensa britânica

Por enquanto, a presença de Alsop em São Paulo tem despertado a curiosidade da imprensa inglesa. O programa do concerto em Londres bagunça as cidades e afirma que a Osesp faz sua estreia no Proms e recebe da Grã Bretanha o bastão, "uma vez que Brasil receberá a próxima Olimpíada". A Gramophone dedicou uma reportagem especial à orquestra em sua edição de julho. E, no final do mês, o "Financial Times" publicou uma longa entrevista com Alsop, na qual ela diz que ainda é prematuro falar da Osesp como uma orquestra de nível internacional, mas afirma que vê o Brasil como "um país com fome de grandeza".

A Osesp no cartaz com a programação do Proms Foto: Estadão
Opinião por João Luiz Sampaio

É jornalista e crítico musical, autor de "Ópera à Brasileira", "Antônio Meneses: Arquitetura da Emoção" e "Guiomar Novas do Brasil", entre outros livros; foi editor - assistente dos suplementos "Cultura" e "Sabático" e do "Caderno 2"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.