ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

16.dezembro.2009 18:06:15

Tratado reduz chances de Battisti

Está na letra “F”, do artigo 3, do Tratado de Extradição entre Brasil e Itália, a única brecha que restaria ao presidente Lula para usar a autonomia limitada que lhe reconheceu o STF, em favor do terrorista Cesare Battisti. Mas Lula não tem como usá-la sem causar um mal estar ainda maior com o governo italiano, porque precisaria assumir pessoalmente a tese de que Battisti foi condenado em seu país por crime de opinião e que sofrerá perseguição política se para lá voltar.

Voto de Eros Grau mereceu nova interpretação do próprio e restringiu bastante a margem de manobra de Lula. Foto: André Dusek/AE

Voto de Eros Grau mereceu nova interpretação do próprio e restringiu bastante a margem de manobra de Lula. Foto: André Dusek/AE

Diz esse artigo do Tratado que , decidida a extradição, ela só poderá ser evitada” se a parte requerida (Brasil) tiver razões ponderadas para supor que a parte reclamada (Battisti) vá ser submetida a atos de perseguição e discriminação, por motivo de raça, religião, sexo, nacionalidade, língua ou opinião política, condição pessoal ou social”.

Será difícil para Lula bancar isso. Battisti foi condenado por quatro homicídios em plena vigência do regime democrático, num julgamento ratificado posteriormente pela França, pela Corte Européia de Direitos Humanos e, agora, pelo STF brasileiro, todas negando-lhe a condição de ativista político e, portanto, identificando-o como responsável por atos de terrorismo.

Tudo bem, Tarso Genro, o ministro da Justiça de Lula, contestou essas decisões judiciais todas, e a opinião de sua própria estrutura técnica, para considerar Battisti um perseguido. Mas, além de, agradar ao seu público interno, Tarso só conseguiu criar um problema para o presidente da República, porque  a cada dia fica mais difícil vestir esse figurino em Battisti.

Os advogados de Battisti foram pegos de surpresa pela ação de Nabor Bulhões, que representa a Itália. Nem souberam de sua questão de ordem e não conseguiram acompanhar a velocidade com que tudo transcorreu no tribunal. O voto de Eros Grau mereceu nova interpretação do próprio e restringiu bastante a margem de manobra de Lula. Se insistir em manter Battisti no Brasil, Lula estará assumindo o papel de crítico do Judiciário italiano que, até aqui, era de Tarso Genro.

Ou seja, a cada cena dessa novela, o governo italiano vai ampliando, pela via jurídica, o constrangimento que acompanha o governo brasileiro desde que a “esquerda” decidiu blindar Battisti.

Tags: , , , , ,

Comentários (55) | comente

55 Comentários Comente também
  • 16/12/2009 - 19:07
    Enviado por: Gilson

    Tomare que esse bandido terrorista seja enviado imediatamente para a Itália, e lá cumpra suas penas.

    Já temos bandidos terroristas em demasia aqui no Brasil, inclusive ministros e candidata à presidencia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/12/2009 - 19:08
    Enviado por: Gelson Jorge de Oliveira

    Lula não está obrigado a extraditar Battisti. O Chefe do Poder Executivo, caso julgue necessário, poderá até denunciar o tratado, em ato discricionário exclusivo do Presidente. O maior risco de responsabilização do Brasil é se ele entregar o extraditando e Cesare Battisti vier a ser assassinado na Itália. Nesse caso, sim, haverá grave responsabilização do Estado brasileiro diante dos tribunais internacionais.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/12/2009 - 19:59
      Enviado por: Marcao

      Coitadinho esse Battisti, nao e mesmo? Ele so matou 4 pessoas. Quem dera se fosse alguem de sua familia, se teria a mesma opiniao.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/12/2009 - 20:02
      Enviado por: Rafael Oettinger

      Senhor Gelso Jorge de Oliveira, vou te dizer o que vai acontecer caso o Brasil não extradite Battisti. Primeiramente enviará uma mensagem para a Itália que o Brasil é um país que aceita qualquer criminoso, não venha afirmar que Battisti é “perseguido político” pois nem a França caiu no Conto do Vigário. A Justiça Italiana, que inclusive proporcionou o contraditório e a ampla defesa para Battisti, constatou que ele era mesmo criminoso comum, não houve motivação política, portanto nada mais justo que cumprir a pena na cadeia. A outra impressão é que o Brasil não respeita os tratados e convenções que firmou (de forma livre e expontânea!!!), portanto a mensagem é que o Brasil não é um país sério. Outra, implicitamente considera o Estado Italiano antidemocrático, que seus governantes não respeitam suas leis e suas instituições estão corrompidas. Mesmo com tudo o que fora exposto, se realmente acontecer algo com Battisti depois de extraditado, quem poderá sofrer alguma sanção pelos tribunais internacionais é somente a Itália, haja vista que o Brasil apenas cumpriu de forma zelosa o que fora estipulado pelo tratado. Agora a minha dúvida é: se no caso dos pugilistas cubanos que buscaram asilo no Brasil, você defenderia com tanta veemência quanto defende a permanência de Battisti no Brasil. (Se quiser não precisa responder, até porque eu sei a resposta)

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/12/2009 - 20:11
      Enviado por: Vagner

      Você poderia ir com o Battisti, junto com o Tarso Genro.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/12/2009 - 20:21
      Enviado por: Paulo Santos

      Assassinado por quem ?
      larga mão de ser besta o cabra .

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/12/2009 - 03:18
      Enviado por: Luiz

      O lambe saco de bandido mafioso, da a sua mulher de consolo a ele e para de falar asneiras.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/12/2009 - 08:13
      Enviado por: Formol

      O sr. não sabe nem o significado do termo “discricionário”, uma vez que não cabe a um ato do presidente, quanto mais a “denúncia” de um tratado. Vá estudar antes de escrever besteiras por aí.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/12/2009 - 13:31
      Enviado por: Flávio Sousa

      Olha, não sei quem está certo ou quem está errado, mas sei que um homem acusado e condenado por TRÊS TRIBUNAIS DISTINTOS, dois destes FORA DA NAÇÃO ITALIANA, alguma culpa deve ter!

      No mais, repito o que foi dito acima: por que é que gente honesta e boa no que faz (como os pugilistas cubanos e outros vários pesquisadores brasileiros) é mandada pra fora (por bem ou por mal!) e esta joça de país só atrai a escória do crime internacional?

      Tenho minhas certezas de que este ser desprovido de graça só está por aqui por que é um esquerdista que tá se fazendo de bonzinho e aproveitando que seus coleguinhas ex-guerrilheiros estão no poder. Triste.

      Podem me chamar de retrógrado, anti-democrático, inimigo da liberdade de expressão, assassino por omissão ou o que for, mas nessas horas que eu digo:
      Que saudades da era militar: Professor era respeitado, policial era temido e o Brasil ainda era um país sério!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/12/2009 - 14:08
      Enviado por: Flávio Sousa

      Faço um parêntese de repúdio à questão da tortura, praga essa que vira diversão para quem abusa do poder

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/12/2009 - 19:30
    Enviado por: Enos

    Gelson, não há esse “risco” de Battisti ser assassinado. Tenha o minimo de bom senso e raciocinio: se quisessem “assassinar Battisti”, teriam feito isto quando ele estava na França (que fica ali do lado da Itália) e andava solto pelas ruas, sem segurança. Teriam feito isto quando descobriram que ele estava ilegal no Brasil, ou poderiam fazer no futuro se ele obtivesse asilo aqui no Brasil. Além disto, repare que nos processos, Battisti é citado como parte de um bando de quatro ou 5 pessoas – exceto ele, os outros cumpriram pena, alguns já ganharam até liberdade condicional, nenhum deles foi “assassinado”, nem mesmo o líder do grupo que era o Muti. Então sua hipótese é uma bobagem!
    “Denunciar o Tratado”??? Outra bobagem! Acaso esse criminoso vale tanto? Estragar a relação de dois países irmãos? E aí vão deixar de extraditar o outro terrorista italiano que era de extrema-direita, cujo processo também está em andamento no STF?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/12/2009 - 20:05
      Enviado por: Gelson Jorge de Oliveira

      Berlusconi nem é acusado de crime e veja o que aconteceu com ele. Temos que respeitar a separação dos poderes, ainda mais em se tratando de assunto exclusivo das relações internacionais, atribuída ao Chefe do Poder Executivo. Creio que qualquer Estado, seja irmão ou não, tem o dever de respeitar as decisões soberanos do governo brasileiro.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/12/2009 - 20:20
      Enviado por: Enos

      Gelson, é outra tolice citar o caso do Berlusconi, nada a ver, o primeiro ministro estava nas ruas. E se for pela sua teoria, o Battisti não pode ficar no Brasil, porque uma vez acertaram uma pedrada no Màrio Covas, outra vez teve um cara dando bengaladas na cabeça do Zé Dirceu em pleno Congresso!
      Vou repetir: Battisti não é o único condenado, os outros membros do grupo tamém foram, condenados à perpétua, mas lá também não se cumpre “perpetua”, com o tempo é possivel ganhar a condicional, o que aconteceu com eles – e nenhum deles foi assassinado ou sofreu ameaças, espancamentos, etc.
      Battisti é um criminoso comum, e foi um terrorista (imagine – ele explodiu uma bomba num ambulatório de UTI com doentes, violentou uma deficiente mental menor de idade, todos os crimes que cometeu foram de “vingança” – não houve nenhum crime de “opinião” nem em confronto com forças de repressão)
      Se toca, cara. E feliz natal e bom ano procê!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/12/2009 - 21:20
      Enviado por: Enos

      E outra coisa Gelson: talvez o correto seria você questionar o que está acontecendo com o cara que feriu o Berlusconi, pois o fulano foi preso.
      O pai do rapaz teme que ele tente se matar, então foi criada toda uma segurança para evitar isto.
      Como vc vê, seus “temores” não tem o menor fundamento.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/12/2009 - 19:40
    Enviado por: Hutuc

    Por acaso os italianos respeitaram algum tratado quando o Brasil solicitou a extradicao do criminoso Salvattore Cacciola? Os italianos nao respeitam nem ao seu proprio povo.Aqui na Holanda,chega todos os dias levas de italianos a procura de sub-emprego,queixando-se que em seu pais eles nao recebem contrato de trabalho para mais de 3 meses.Dizem que depois dos 3 meses,sao demitidos e recontratados um mes depois,tudo para que nao adquiram estabilidade e assim nao tenham direitos trabalhistas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/12/2009 - 19:58
      Enviado por: Helcio Rodrigues

      Recorde que Cacciola e cidadão italiano e estava em seu Pais de origem.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/12/2009 - 21:56
      Enviado por: alfredo

      sr hutuc

      o sr primeiro tem que fazer um curso de primeiro grau ,possivelmente a noite .seria muito feio ficar con os jovens de 14 anos.estudando de dia……para poder ler jornais e saber escrever no minimo o nome do criminoso de colarinho branco que voce deve adorar para que possa,(logo ficaria livre,), ainda roubar juntos com alguns politicos a riqueza dos brasileiros.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/12/2009 - 19:52
    Enviado por: Enos

    Hutuc, você deveria se informar melhor: eles respeitaram sim o Tratado! Mas acontece que Cacciola é cidadão italiano, nasceu lá, de modo que não pode ser extraditado. Quer um exemplo local? Os EUA pediram a extradição de Beira Mar, e o Brasil negou porque o traficante é cidadão brasileiro.
    Mas o caso Cacciola não terminou aí: vá consultar as notícias: a cooperação Itália-Brasil continuou e Cacciola passou a ser monitorado pela Polizia italiana, de modo que logo que ele saiu da Itália e foi à Mônaco, a Itália avisou a nossa polícia federal e à interpol para que pudessem prendê-lo. De modo que ele só foi preso porque a Itália ajudou o Brasil a prendê-lo – eles não podiam extraditá-lo enquanto estava na Itália, nenhum país faz isso com seus cidadãos. Informe-se melhor, meu caro e feliz natal!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/12/2009 - 20:17
    Enviado por: athalyba

    Favas contadas: Battisti ficará na prosão até dez/2010, qdo Lula dirá que ele é prso por crime de opinião. DIle, futura presidente, dirá que não tem nada com isso. Lula sairá arranhado, mas assumindo a ação, levará com ele o problema para fora do governo. Os italianos espumarão de raiva. Finito.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/12/2009 - 20:21
    Enviado por: Gelson Jorge de Oliveira

    Caro Rafael Oettinger !

    O Senhor tem o direito de pensar como quiser. Esse direito está alberdado pelo princípio da livre manifestação do pensamento, como dizem os ministros do STF. Fazer julgamento para afirmar que alguém é criminoso, sem ter certeza, não é adequado. Há uma forte veemência em condenar o cidadão comum, por conta de qualquer acusação, mas os agentes do Estado têm passado como se santos fossem. Aceita-se de bom grando até lei de anistia para torturas e desaparecimentos forçados de pessoas. Não vejo ninguém se indignar contra os agentes do Estado. Creio que hoje temos muito mais terroristas do que os que existiam na época de Battisti. Esses estão soltos por aí, pedindo a condenação de outros, chamando-os de criminosos como se fossem santos. Se existisse essa fidelidade às atitudes corretas, não deveria existir tantos crimes. A diferença no caso dos crimes atribuídos a Cesare Battisti deriva do fato de já terem se passado mais de trinta anos. Se fosse mesmo criminoso comum deveria ter matado pelo menos mais um durante todo esse período. Pode ser que nem tenha cometido esses crimes.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/12/2009 - 20:57
      Enviado por: Carlão

      Prezado
      é impossível entender e responder a tanta mistura de fatos desconexos e perguntas impertinentes tipo…por que Battisti teria parado de matar nestes últimos anos? Como indício que Battisti só matou pessoas por que estava seduzido por uma ideologia. Aí me lembro que certa senhora declarou em alto e bom som ontem na COP -15 que “o meio ambiente é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável” e começo a entender.
      Feliz Natal!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/12/2009 - 21:27
      Enviado por: Enos

      Só para refrescar sua memória, ou lhe informar melhor:
      Battisti estava ilegalmente na França quando foi preso, sabe por que? Porque a polícia descobriu que ele e um grupo iriam assaltar um banco: prenderam todos a caminho do assalto: aí quando se viu preso, Battisti “lembrou” de alegar que era perseguido político foragido da Itália e pediu o benefício da lei miterrand para escapar da prisão por tentativa de assalto. Ou seja, Battisti é um bandido comum, criminoso assaltante e assassino (nesta época nem havia mais “PAC”) – Esta informação foi dada por Mino Carta, que pasme: é alguém que sempre está defendendo o governo do Lula.
      Mas cite aí qual foi o “ato político” ou o crime de opinião que o Battisti cometeu por “ideal”.
      Não há nenhum!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/12/2009 - 20:25
    Enviado por: Gelson Jorge de Oliveira

    O fato relevante é que o governo brasileiro concedeu refúgio político a Cesare Battisti. Isso é ato discricionário do Poder Executivo. Não há nada mais a ser discutido.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/12/2009 - 21:19
      Enviado por: Carlão

      Prezado

      “Não há nada mais a ser discutido”.
      Parece que o STF discorda dessa sua afirmação peremptória e inócua.
      Eros Grau resolveu tirar o cú da reta (do lula),
      habilmente extraindo esta batatona quente do colo do presidente popularíssimo, et pour cause.
      (A pedidos? Acho que não…todos os EGOS por alí são incomensuráveis)
      Aposto uma tapioca que lula vai enrolar um pouquinho mas vai extraditar o assassino-inocente. O STF deu-lhe o “lava-maõs” de Pilatos.O Tratado Bilateral de Extradição.
      Lula é covarde e sabe que a Itália não é Honduras!
      Topas?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/12/2009 - 20:33
    Enviado por: antonio

    Lulla é esperto demais para entar em bola dividida.
    Só entra se tiver certeza de levar vantagem . Nesse caso vai mandar de volta o italiano que ,diga -se de passagem , é a atitude correta .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/12/2009 - 20:47
    Enviado por: antonio

    CONCORDO COM A AFIRMAÇÃO DO GELSON DE QUE TEMOS HOJE MUITO MAIS TERRORISTAS DO QUE EXISTIA NA ÉPOCA DE BATTISTI , COM A DIFERENÇA QUE BOA PARTE ESTA NO GOVERNO.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/12/2009 - 21:18
      Enviado por: Vagner

      Infelizmente é um fato. O governo Lulla aparelhou todas as entidades públicas com os terrorristas que nunca receberam um voto nas urnas mas estão em cargos importantes deste desgoverno lulista.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/12/2009 - 22:03
      Enviado por: Carlão

      De fato o governo atual perdoa corriqueiramente nossos terroristas (ou assemelhados como a Dilma e o Zé Dirceu por exemplo).
      Agora querem perdoar, na marra, os terroristas dos outros. É total insanidade do pai da Luciana. Raciocinou e ao decidir errado jogou a merda no colo do patrão.
      E lula (a partir da decisão do STF) vai “docemente constrangido” pela Lei Convencional,a extraditar o culpado-inocente da Itália.
      Aos desavisados tomo a liberdade de informar que o presidente pode tudo, desde que observe as leis (a Constituição) e os Tratados internacionais da nação. Ninguém está acima da Lei, no Brasil e na Itália.
      Lula vai seguir o Tratado.Itália não é Honduras e Chaves até agora está quieto, pois não é bobo.Puta furada, meu.(em espanhol)

      Aposto uma tapioca de ministro.
      Tenho uns trocos de pinga no bolso,todo dia.
      PS:Não usarei meu cartão corporativo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/12/2009 - 21:46
    Enviado por: Lacordaire Constantino Ribeiro

    Concordo com o Rafael e com muitos outros que comungam a mesma opinião e com embasamento. Opiniões a favor desse terrorista assassino, existem, sabemos disso, como sabemos também que a impunidade que grassa no país é fruto dessa condescendência irresponsável de quem não aprendeu a tomar atitude rigorosa contra o crime. Isso, enquanto não aconteceu com seus familiares, porque pimenta no r… dos outros é refresco. A dor que o terrorista Battiste, certamente causou às pessoas, nunca foi mencionada por seus defensores de ocasião. Sempre a petulância de dizer que ele pode ser inocente, acostumados às “churumelas” da justiça no Brasil, em frontal desrespeito à justiça Italiana que, pela sua tradição de competência e acerto, tornou-se respeitada no mundo. Lembram-se da “operação mãos limpas”? O Brasil tenta copiar, mas precisa muito mais do que isso!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/12/2009 - 22:11
    Enviado por: uberVU - social comments

    Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by nacional_estado: “Tratado reduz chances de Battisti” http://migre.me/eoSY...

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/12/2009 - 23:58
    Enviado por: Mau..

    rsrs…

    …LIBERTEM BATTISTI…JA!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 01:52
    Enviado por: Osvaldo Serra

    Battisti foi condenado por quatro homicídios em plena vigência do regime democrático, num julgamento ratificado posteriormente pela França, pela Corte Européia de Direitos Humanos e, agora, pelo STF brasileiro. Só poderia vir de uma mente caxexa como a do ministro achar que esta “pustula” é perseguido politico.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/12/2009 - 12:00
      Enviado por: Michael K

      A questão é que para o Gelson, como para o Tarso, Dilma, Dirceu e Cia, ajudados por Chavez e Coca Morales, o regime democrático é apenas o trampolim para o regime totalitário, e todos êles ajudados por lulinha paz e amor

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/12/2009 - 05:48
    Enviado por: Gilberto

    Acho que o Lula poderia decidir hoje pela extradição desse assassino e encerrar de vez o assunto. Não é sintomático que até o Gabeira, que tanto defendeu o assassino no início, se distanciou e não pronuncia mais uma palavra em seu favor? Deem uma olhada no site do militante da tanga de crochê… Quanto aos comentários associando Battisti aos terroristas no poder no Brasil… que pobreza mental… vamos ser um pouco mais originais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 08:03
    Enviado por: Tetsuo Shimura

    Lula, a exemplo de criticar o suposto golpe em Honduras, que teria derrubado seu amigo Zé Laia, ou reconhecer a legitimidade da eleição no Irã cujo governo local prepara-se para conflitos com armas nucleares e outros infindáveis assuntos condenados pela mídia internacional, o cara poderá criar mais um factóide, denunciando o Tratado de Extradição entre o Brasil e a Itália. A irresponsabilidade do atual governo só se presta para isso!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 08:15
    Enviado por: valdi

    Tem um amigo que diz que o PT está preparando esse Battisti para ser candidato pois o PT. Eu disse pra ele: Chega de tanto terror!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 08:27
    Enviado por: tanios

    Desde quando o LULLALELÉTILICO respeita tratados?? Respeita sim o que lhe dá na veneta cheia e manguaça

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 09:37
    Enviado por: Osvaldo

    Esse cidadão italiano foi julgado e teve o direito a ampla defesa, não cometeu crimes com conotação política, os crimes foram comprovadamente comuns, a justiça francesa também teve o mesmo parecer e agora o STF também considerou que se trata de crimes comuns que Battisti cometeu.
    Temos um tratado a ser respeitado, o Brasil deve dar o exemplo para ser respeitado diante da comunidade internacional.
    Sobre a possibilidade de um ato discricionário do presidente da república em relação a não extradição, é muito pouco provável, a não ser que o presidente e o PT assumam de vez a incoerência e a insensatez de um ato inominável e sem precedentes de falta de observação jurídica objetiva contextual das leis.
    A subjetividade de um ato discricionário sem a nivelação da balança do direito acaba por se tornar desculpas que não se alicerçam no arcabouço jurídico.
    Um abraço a todos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 09:59
    Enviado por: Jair Carlos Pascon

    “Gastar vela com defunto que não presta”…. Um absurdo a quantidade de tempo e dinheiro que está custando aos cofres públicas com este caso deste réu que foi-lhe imputado 04 homicídios sob o pretexto de atos políticos. Ora, neste país o judiciário, o executivo e legislativo já não conseguem resolver as suas próprias deficiências e corrupção, então, porque dar tanta importância a este caso. Extraditem-no para a Itália e à partir daí se houver perseguição ou coisa parecida é a Itália que terá que prestar contas dos seus atos. Afinal há mais ONGS do que bandidos injustiçados para gastar o seu tempo e o dinheiro que recebem para isto. Aliás, se quizerem extraditar de quebra o Tarso Genro junto, por favor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 10:37
    Enviado por: CBJ

    Meu Deus, que inversão de valores. O meliante assassina quatro pessoas de bem e tenta se livrar da punição alegando a prática de crime político. Com tantas brechas nas leis ele procurou a mais estapafurdia possivel para se livrar. Sr. Ministro, qual o seu interesse por este criminoso? é algum acordo com algum partido de esquerda estrangeiro? tem dinheiro no meio da história? muito estranho esse amor pelo Batistti. Seria ele o pai do PAC e a mãe não o quer na cadeia?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 10:57
    Enviado por: Renato

    Tomara que o cachaça mantenha esse estrupício aqui no Brasil, e melhor que isso, lhe de um cargo no governo !!! Irá apenas deixa-lo a vontade entre seus semelhantes.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 11:12
    Enviado por: Valdemar Rodrigues de Menezes

    Mandar alguém para passar o resto da vida nas masmorras italianas, sem que se tenha segurança sobre a consistência das acusações, é uma aberração. Ainda mais quando se sabe que as condições das prisões italianas para os chamados presos “especiais” são extremamente desumanas. No último dia 2, a presa política Diana Blefari Melazzi (38) suicidou-se por não aguentar mais o sistemático isolamento a que vinha sendo submetida há seis anos e meio. Segundo o jornalista italiano Achille Lollo, outros 12 presos políticos fizeram o mesmo, desde 1974 (Bruno Valli, 1974,Lorenzo Bortoli, 1981, Francesco Berardi, 1979; Eduardo Arnaldi, 1980; Marino Pallotto, 1980; Alberto Buonoconto, 1980, Manfredi De Stefano, 1984; Dario Bertagna e Mario Scrocca, 1987; Claudio Carbone, 1993; Edoardo Massari, 1998; Maria Soledad Rosas, 1998). Isso sem falar nas mortes por negligência médica. Só nos últimos 10 meses, segundo o jornalista, já foram registrados 61 suicídios de presos comuns “especiais”. Ora, nem mesmo as deploráveis e amontoadas prisões brasileiras produzem resultado tão pavoroso. Assim é prudente a posição do Brasil, não aceitando dar aval a uma possível injustiça. As condições carcerárias na Itália para os chamados presos “especiais” são inomináveis.

    Justino

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/11/2010 - 15:04
      Enviado por: AQUINO CORREIA JAPIASSÚ FERRO

      NESSE DIAPASÃO TEMOS QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O FATOR “LEGITIMIDADE DA TUTELA DE DEFESA”. NESSE PRINCÍPIO CABE O CONTROLE DO ESTADO EM FAVOR DO CIDADÃO. NA DÉCADA DE 70 NA ITÁLIA, HAVIA UMA GUERRA SANGRENTA PELO PODER E O ESTADO FACISTA DA ÉPOCA, NÃO QUERIA RECONHEÇER ISSO. SE FOR PARA JULGAR PESSOAS SEM O DEVIDO PROCESSO LEGAL, É MELHOR VOLTARMOS PARA ÀS HORDAS PRIMITIVAS, E PARA A APLICAÇÃO DA LEI DE MOISÉS. SABEMOS QUE O CACCIOLA FICOU ANOS NA ITÁLIA SEM SER MOLESTADO PELAS AUTORIDADES, E O QUE ACONTEÇEU? NADA. ESTÁ NA HORA DO PODER EXECUTIVO DO BRASIL E ITÁLIA ASSINAREM ALGO DESCENTE, EM TERMOS DE TRATADOS INTERNACIONAIS.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/12/2009 - 11:25
    Enviado por: Osterno de Souza

    Não cabe, a não ser em situações especiais, absolutamente, a qualquer país, meter-se na política de segurança ou de assuntos de direitos humanos de outros. É louvável, embora um pouco atrazada, a manifestação do novo entendimento do Ministro Eros Grau, quanto à interpretação do artigo do tratado, porque dá ao Brasil, a chance de livrar-se dos interesses e imbecilidades criados pelo (Deus me livre) Ministro Tarso Genro e tratar o caso com responsabilidade de país grande, como queremos que seja sempre.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 11:29
    Enviado por: Jefferson Ricardo Lopes

    A César o que é de César. Se desejamos ser respeitados , é necessário que também saibamos respeitar os outros países. Esta coisa de interferir em algo que não é de nossas alçada, sem respeitar a cultura do próximo e querer que o mundo se curve a nós, como se fossemos os donos da verdade e da razão … Valha-me Deus quanta arrogancia , ignorancia e mediocridade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 11:50
    Enviado por: Alex Alves

    Poderiam prender o Lula e o Tarso juntos com este terrorista.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 11:53
    Enviado por: Jose Antonio

    Se não ja basta-se tanto bandido a solta neste país (politicos)o governo dos nove dedos ainda quer trazer os bandidos lá de fora este tal de Batisti matou 4 na italia, se não mandarem embora tenho certeza q

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 11:57
    Enviado por: Dalmir Martins

    E são quinhentos anos de história. Como é que foi mesmo que começaram a povoar a pátria mãe? Ahhhhh! Me lembrei das aulas da tia Teteca…os primeiros colonos eram degredados, bandidos condenados que Sua Majestade não queria em terras lusas. Então fazer o que? Ora!! Envia-os para Terra de Santa Cruz!!
    Mas que mania feia nós herdamos, parece esta terra de samba e carnaval é mesmo um refúgio paradisíaco para os dejetos do mundo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 19:49
    Enviado por: Gelson Jorge de Oliveira

    Discutir pontos de vista é muito bom. Mas temos que reconhecer que criminoso comum não passa trinta anos sem cometer crimes. Quem dera que o problema do crime no Brasil fosse representado só pela presença do Battisti.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 19:57
    Enviado por: Gelson Jorge de Oliveira

    As pessoas estão se esquecendo que foi apenas o voto do ministro Gilmar Mendes que decidiu a questão no STF. Esquecem também que dois ministros não se manifestaram. O empate beneficiava o extraditando e o assunto estaria encerrado. Porque só Gilmar Mendes ? E precisam levar em consideração que foi modificada a jurisprudência dominante no tribunal somente para piorar a situação do ativista Cesare Battisti. Isso causa insegurança jurídica. Esse julgamento, data máxima vênia, tratou-se de um tribunal ad hoc.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/12/2009 - 13:22
    Enviado por: Mauro Souza

    As pessoas agem por impulso. Já saem chamando um indivíduo de assassino sem conhecer amplamente o caso. Note que não estou dizendo que ele é, ou não inocente. Mas não houve amplo direito de defesa.

    O STF está ajoelhando para a Itália, está cuspindo na Constituição. Essa gente só age por interesses políticos, não é movida pela Justiça. A prova disto é a censura que sofreu esse jornal!

    A Itália de Berlusconi quer o homem. Quem acha que o Battisti deve ser extraditado, vai estar de mãos dadas com esses agentes da CENSURA e ditadores do STF. Vão em frente, é sempre bom descarregar a raiva em alguém.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/12/2009 - 15:45
      Enviado por: Gelson Jorge de Oliveira

      Senhor Mauro Souza !

      É muito lúcida a sua interpretação. É exatamente isso que está acontecendo no caso de Cesare Battisti. O Brasil está se comportando como colônia da Itália e não como um país soberano. Qualquer pessoa percebe que os membros do PAC descarregaram a culpa por todos os crimes praticados pelo grupo em cima de Battisti, que já não se encontrava mais na Itália, o que beneficiou os prováveis verdadeiros culpados pelo benefício da delação premiada. Foram considerados inocentes e ficaram livres. A sociedade condena muito prontamente cidadãos que lutaram por uma sociedade mais justa nos anos de chumbo, mas não se vê ninguém condenar os agentes da ditadura, que provocaram milhares de vítimas em diversos países. Paga-se um preço muito alto neste país por ser de esquerda. Antigamente eramos taxados como comunistas, hoje somos todos chamados de terroristas. Conforme disse anteriormente, criminoso comum não fica trinta anos sem cometer crime. Se fosse assim nem precisaríamos nem de órgãos judiciários e nem de polícia.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 20/12/2009 - 01:09
      Enviado por: Mauro Souza

      É verdade, Gelson, as pessoas se esquecem que as conquistas democráticas não vieram de mão beijada, foi a custa de muita luta que a esquerda travou, tais como o direito ao voto das mulheres, eleições diretas no Brasil, fim do trabalho infantil etc e etc.
      Mais fácil, sempre, é comprar a propaganda ideológica da direita, já vem pronto, enlatada, não é preciso pensar.
      Enquanto isso, torturadores e assassinos da ditadura vão vivendo sua boa vida e, pelo jeito, nunca terão que enfrentar um tribunal.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/11/2010 - 15:05
    Enviado por: AQUINO CORREIA JAPIASSÚ FERRO

    FALTOU SEGURANÇA JURÍDICA NA DECISÃO.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Seções

Blogs do Estadão