Sentença comprometedora

Algumas decisões da primeira instância agravam a já combalida imagem do Judiciário, um Poder que precisa acelerar as providências em curso pelo resgate de sua credibilidade.

PUBLICIDADE

Por João Bosco Rabello
Atualização:

Quando tomadas com base no chamado clamor público acabam revogadas nas instâncias superiores por insuficiência técnica, como ocorreu em vários episódios recentes.

PUBLICIDADE

A revogação frustra a sociedade , aumentando o sentimento de impunidade que, no Brasil, é mais do que legítimo.

Mas o clamor público, embora intolerável como critério para uma sentença judicial, ainda pode ser compreendido como uma falha humana de juízes também inconformados com o contexto protelatório do sistema judicial brasileiro.

O que não se pode compreender é uma decisão como a do juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, que cassou o mandato do prefeito Gilberto Kassab.

Além de sustentar a sentença com argumento já rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral,  estabeleceu que a doação ilegal pode ser tolerada em até 20% de seu valor. 

Publicidade

Esse tipo de comportamento compromete causas maiores, como a dos ficha-sujas, cuja aprovação pelo Congresso esbarra na previsão de inelegibilidade do político já condenado em primeira instância.

Os parlamentares , em sua maioria, concordam com o projeto desde que a base para a inelegibilidade seja a condenação em segunda instância.

Alegam que a primeira instância não tem a confiabilidade necessária e sustentam que a segunda instância, por ser um colegiado, seria mais justo.

Esse tipo de decisão que atingiu Kassab reforça esse argumento, além de ter o cheiro inconfundível do ato eleitoreiro: causa desgaste imediato mas não tem efeito prático.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.