PUBLICIDADE

PSB/Rede e as alianças realistas

A confirmação da candidatura do deputado Márcio França ao governo de São Paulo, e as decisões de apoio aos candidatos Pimenta da Veiga e Miro Teixeira, em Minas e Rio, respectivamente, indicam que prevalece uma linha realista nas negociações entre o PSB e Rede na definição das alianças estaduais.

Por João Bosco Rabello
Atualização:

O PSB sai com um candidato próprio em São Paulo, reafirma o acordocom o PSDB em Minas, quetem recíproca dos tucanos em Pernambuco, e apoia a chapa do Pros, no Rio, com Miro Teixeira para o governo e o ex-jogador e atual deputado federal, Romário, para o Senado.

PUBLICIDADE

Outra decisão fugiria à lógica eleitoral que ainda prevalece sobre o sonho da rede de uma "política nova" , cuja implementação carece de mais clareza quanto às suas bases de construção.

A nova política depende mais de uma revolução de costumes do que legislativa ou determinante do fim de alianças heterogêneas.

Extrai-se dessas definições o critério objetivo e estratégico que as orientaram, preservando candidaturas competitivas e evitando rupturas politicamente prejudiciais ao interesse maior da oposição, que representam Aécio Neves e Eduardo Campos, de chegar à presidência da República.

Marina Silva tenta emplacar os interesses da Rede, o que é legítimo, mas os candidatos de sua preferência em estados estratégicos, como Minas e São Paulo, não são competitivos e suas escolhas privilegiariam o sonho em detrimento de uma estratégia com potencial vitorioso.

Publicidade

Entre os colégios eleitorais decisivos, o Rio foiexceção, pois Miro Teixeira tem o apoio da ex-senadora.

O desfecho desse embate natural dentro de uma aliança, é uma opção pela competitividade acima da mensagem e parece mostrar à ex-senadora que o caminho mais simples talvez esteja na consolidação de candidaturas de escolha da Rede em estados  de menor potencial de conflito com o PSB.

Uma espécie de costura de fora para dentro do mapa eleitoral em relação aos centros de maior densidade e  influência , iniciando um processo de capilaridade da Rede, que poderá fortalecê-la quando partido político.

O cronograma eleitoral não favorece uma postura inflexível dentro de uma aliança que ainda precisa resgatar o tempo perdido e ganhar visibilidade.

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.