ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

08.novembro.2010 08:00:47

Não existe oposição “generosa”, nem “má”: existe oposição

Não foi bem digerida no PSDB e no DEM a proposta do governador Aécio Neves de uma oposição “generosa” ao futuro governo Dilma. O adjetivo poderia ter ficado de fora da declaração do mineiro, sobretudo porque foi simultânea ao lançamento, pelo PSB ,de seu nome para presidir o Senado.

A leitura foi a de que Aécio traça seu próprio projeto de chegar ao posto numa aliança com partidos governistas, à revelia de seus aliados.  

De suas declarações decorrem as manifestações em sentido contrário de oposicionistas como o governador de São Paulo, Alberto Goldman, e do próprio senador eleito, Itamar Franco. Ambos corrigem Aécio: oposição é oposição – consciente e ativa, mas sem meios termos.

goldman_TVEstadao_JFDiorio29102010.jpg

Para o governador de SP, Alberto Goldman, ‘oposição é para fazer oposição’

Itamar, inclusive, defende que ela comece no dia seguinte à posse de Dilma. “Até a posse, tudo são flores”, diz.

De fato, o eleitor já demonstrou não apreciar posições pouco claras ou comportamento dúbio, como ficou patente na campanha de José Serra, criticado por não admitir interferência no trabalho de seu marqueteiro Luis Gonzales.

Nada disso significa oposição irresponsável ou do “quanto pior, melhor”, como a exercida pelo PT durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, quando combateu o plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal e outras medidas, de resto responsáveis pela estabilidade da qual se beneficiou para consolidar um cenário econômico favorável ao País.

O que Aécio, apesar do escorregão, não deixou de assinalar. O rescaldo da derrota já parece estar reorientando o pensamento dos oposicionistas que, mais conscientes da votação obtida – 44 milhões de votos, dez governadores de estados que somam 95 milhões de brasileiros, ou 52% da população -, começam a avaliar o resultado pelo lado positivo – o da representatividade obtida.

A avaliação da derrota elegeu como  causa principal a desarticulação da oposição, majoritariamente representada pelo PSDB, que entrou na disputa dividido e a três meses da abertura oficial da campanha.

Nos anos anteriores de governo Lula não exerceu uma oposição permanente, fundada em bases sólidas, programáticas e definidoras de um norte político que propiciasse ao eleitor mais que a repetição de um duelo ideológico entre dois partidos que brigam pelo monopólio de uma esquerda de conceito obsoleto.

Prevaleceu assim, por uma questão lógica, a chamada vida real, ou seja, o voto pela continuidade de um bem estar ditado pela economia positiva, cujo mérito o PT nega ao PSDB, mantendo o adversário numa discussão enfadonha para o cidadão sobre quem começou o que de bom ele desfruta.

Ao lado da inconveniente supremacia do marketing na campanha, em detrimento da politização dos temas, essas as lições para a oposição extrair da derrota que, por não ter sido acachapante como pregava a aliança governista, exibe um Brasil dividido que lhe deu, apesar de toda a sua desarticulação,  46% dos votos apurados.

Não é pouco e deve orientar a reconstrução das bases dessa oposição, tornando-a orgânica, mais bem distribuída em todo o país e consistente na sua ação congressual.

Tags: , , , , , , ,

Comentários (52) | comente

52 Comentários Comente também
  • 08/11/2010 - 08:50
    Enviado por: ray

    Putz, esse Aécio é decpcionante. Sempre teve ímpetos de se prostituir com os calhordas.
    Se continuar assim PSDB terá que rachar, assim como fez uma vez, depois da entrada maciça de pessoas nada a ver no PMDB (que veio do MDB, oposição da ditadura).

    Eu sou a favor de um novo partido, colocar para fora as laranjas podres e começar do zero. Ser mais seletivo ao acoplar membros. Oposição total ao PT, mas não oposição destrutiva como eles praticaram contra FHC. Pode-se exercer a política sem se rebaixar, com austeridade e dignidade, Aécio não possui tais qualidades.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/11/2010 - 11:01
      Enviado por: clara leonor vaz guimaraes

      Sr. Ray talves eu formulasse de outra maneira, mas o seu comentario retratou meu pensamento. Obrigada.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/11/2010 - 14:19
      Enviado por: Paulo Celso de Toledo Jr

      Concordo totalmente com a necessidade de uma profunda reflexão sobre o papel do PSDB. Independentemente de ser situação ou oposição. Isso é conjuntural. Seja numa posição ou noutra, a população deve saber e acreditar que o PSDB, de verdade, sempre está voltado à verdadeira social democracia! E se preciso, como aconteceu em sua fundação, pelo que o PMDB virou, talvez tenhamos que pensar num PDSS (Partido da Democracia Social Sustentável…).

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/11/2010 - 15:06
      Enviado por: Milton Nespatti

      E gosta de uma farinha….

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/11/2010 - 09:15
    Enviado por: Expedia

    O Aécio está muito acostumado ao jeito mineiro de fazer política. Ele já eteve no congresso, presidiu a câmera. Tem experiência com essas raposas e esses bobos de plantão e outros neófitos e afins.

    Só queeu acho que ele ainda não dá para levar o jeito mineiro (= conciliador, cortês, polido, eficiente e eminentente político) para Brasília! Lá tem gente do Brasil inteiro e o Brasil não é Minas! Ele se esqueceu que comedimento e cortesia ainda podem ser confundidos com dubiedade.

    É mais ou menos assim: é como igular o Aécio a um bobão qualquer. Um novato. Um ingênuo.

    Aécio: o Brasil não é Minas. Você vai ter de (re)lembrar como é lidar na política em nível nacional lembrando-se sempre disso. Principalmente depois do que o Lula fez com a educação pólítica no Brasil. Lembre-se disso e de que Minas não é o Brasil.

    Boa sorte. Vai precisar!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/11/2010 - 13:38
      Enviado por: Fernando

      Expedia, SP também não é o Brasil. O que os tucanos não querem admitir é que saindo de SP o partido é inexpressivo. Mais ainda, os tucanos de outros estados não aguentam mais a prepotência dos paulistas que se acham os donos da verdade. Em vez de chamarem Tasso Jereissati para “refundar” o partido deveriam ouvir Luiz Carlos Bresser Pereira, talvez o único lúcido dessa turma.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/11/2010 - 09:15
    Enviado por: Notlid

    Estou de acordo com o comentário do leitor ray. Aécio está apenas trabalhando para seus objetivos politico falando sem pensar. Não honra o passado de seu avô, politico admirável.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 09:41
    Enviado por: Toni

    Ray, discordo de voce, TEM QUE SER OPOSIÇÃO TOOTAALLLL

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 10:55
    Enviado por: lucio giglio

    Teria que ser melhor colocado. Oposição generosa ,pode ser sim, quando realmente se visar o BEM do país em primeiro lugar. Quando, mesmo com divergências, se reconhece um trabalho ético e sério do governo. Fora disso é acomodação e nada trará de bom.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 10:56
    Enviado por: Adnaldo Grecco

    VOU DAR UM PITACO SOBRE O PSDB: ACHO QUE ENQUANTO OS DOIS CACIQUES DO PARTIDO FOREM UM DE SP E OUTRO DE MG,A OPOSIÇAO NÃO VAI GANHAR NADA!
    SP TEM QUE BUSCAR FORTALECER A OPOSIÇÀO NO RJO, NA BA E EM PERNAMBUCO PARA CONTRAPOR-SE AO AÉCIO NEVES QUE VIA DE REGRA QUER A PRESIDÊNCIA E VAI SEMPRE DIVIDIR AO INVÉS DE SOMAR!

    ENQUANTO FICAM O GATO E O RATO BRIGANDO OS PETRALHAS TOMAM CONTA, ISSOÉ OTIMO PRA ELES!

    SP TEM ALIADOS FORTES COMO PR, SC, RS, GO, PA E DEVE BUSCAR FORTALECIMENTO NO RJO E ESQUECER DE MINAS!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 11:05
    Enviado por: Expedia

    O fato é que o PSDB todo – repito todo o partido não apenas este ou aquele político afiliado – não soube ser ou fazer oposição ao Lula por 8 anos!

    Por 8 anos, permitu-se que Lula descontruísse todo o legado de FHC e que além disso se apropriasse de todo o alicerce macroeconômico contruído nos anos 90.

    agora, todo esse trabalho de reparo e construção – pela primeira vez! – de uma oposição diga do nome não poderá ser feito na base do “vai-ou-racha”. Um trabalho de reparação de imagem, de construção de um caminho tem de ser firmes, seguros, mas em hipótese atabalhoados ou feitos com o estômago. Se a oposição cair nessa armadilha de novo, aí sim, estará fazendo o jogo que o PT quer que ela faça. Assim, em 2012, ou 2014 poderá acusar a oposição do que bem quiser.

    Devagar com o andor. O estrago foi grande por 8 anos! E não foi um estrago causado por Aécio ou por A, B, ou C. Foram todos, toda a oposição foi conivente, omissa e covarde. Basta lembrar do mensalão e aquela história patética do “deixar sangrar até morrer.”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 11:09
    Enviado por: Expedia

    Não adianta agora, depois do leite entornado, culpar só Aécio e rotulá-lo como desagregador. Isso é tudo que ele não é e o paulistas sabem disso.

    Assim como o Lula não fundou o Brasil, não foi Aécio o único culpado pela falta de firmeza de todoa a oposição durante 8 anos!

    Se fosse, porque a cacicada se São Paulo nunca tomou a liderança da oposição neses 8 anos: Cadê aquele tucano paulista (Serra, por ex.) que defendeu o legado de FHC???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 11:31
    Enviado por: Gianone Carlos Custodio

    A verdadeira opsição só é boa para o país quando atua contrariamente o que há de errado ou de excesso no situação.
    O Brasil precisa de uma posição produtiva que vise os interesses do nosso povo e do país como um todo.
    Uma oposição vingativa e incosequente só agravará os programas desenvolvimentistas que ainda há muito por fazer.
    Oposição com consequencia, com transparência e com objetivo patriótico. É disso que o Brasil precisa e, sempre precisará.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 11:46
    Enviado por: Expedia

    E olha só: cuidado (paulistas em particular!)!

    Ao ficarmos aqui de picuinhas sobre quais qualidades Aécio -senador eleito – tem ou não tem. QUla a parcela de culpa de cada um…

    enquanto nos perdemos tempo e gastamos saliva apontando “culpados” (quando toda a oposição fajuta teve culpa)

    Enquanto isso, o lula dá risadas. O PT dá risadas porque percebe que estamos nos atacando e nos deovrando internamente, deixando o caminho livre para a situação fazer o que bem quer, unida e forte. Mesmo que eles sejam tão sujos e corrompidos quanto quem acusam.

    Sabe o que o PSDB está parecendo? Principalmente os paulistas querendo minar a autoridade de Aécio,atribuindo-lhe culpas por tudo que há de errado no partido, na oposição, com a campanha do Serra, etc, etc..sabe oque está parecendo? Um casal tentando a reconciliação. Ao invés de focarem na reconciliação, no reconhecimento mputo dos erros cometidos, passam horas remoendo velhas intrigas e mesquinharias e não chegam a lugar algum. È isso que tá parecendo.

    “If we open a quarrel between the past and the present, we shall find that we have lost the future” – Winston Churchill.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 11:53
    Enviado por: Itamar Fernandes de Oliveira

    Será que fazer oposição a um governo eleito democraticamente, além de ser uma traição à democracia, não é também uma grande burrice? Afinal de contas, estamos todos no mesmo “barco”! Mais sobre esse e outros assuntos ligados à Sociedade Brasileira Você encontra na Coletânea CASA DE REFLEXÃO – O ENCONTRO CONSIGO MESMO que pode ser conseguido gratuitamente através do e-mail: ifotac@ig.com.br.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 11:58
    Enviado por: Jackson

    Diz pra mim: Qual é o político, por mais “honesto” que seja, já não nos decepcionou? Indo em desencontro com nossas expectativas? O que o Brasil precisa não é de uma Política nova( e não Politicagem), mas sim que esta que já existe seja levada a sério.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 12:24
    Enviado por: ney nemir

    O que o PSDB e seus aliados DEM, PPS, etc, precisam é fazer OPOSIÇÂO ! Assim, sem adjetivos – pelo bem de todos o brasileiros e brasileiras de bem e do nosso amado BRASIL.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 12:36
    Enviado por: Solange DcC

    Qto. à oposição, tendo a frente o PSDB, eu penso que ele deveria ter um programa claro, que não se fizesse de morto como se fez durante 8 anos dos abusos do PT e aliados, e definisse quem é quem, pq, francamente, qdo a gente achava que o Aécio estava indo para o lado correto, ele volta como se não importasse a vida partidária, mas a sua persona. Espero que ele não seja candidato a caudilho. Nós já merecemos Lula, teremos que engolir Dilma que diz que a educação vai bem, debaixo da falta de respeito ao poder judiciário, com mentiras vergonhosas, com o criador ameaçando a imprensa e, inclusive, rosnando que iria exterminar a oposição, e ainda teremos a promessa de um novo caudilho, dessa vez, mineiro. Se isso acontecer, só dá para acreditar que temos vocação ao atraso. Maldito seja!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 12:43
    Enviado por: eugenio

    Parece que a politica brasileira precisa ser decentralizada, ou seja a direita e a esquerda devem ser distintas e assim de fato uma ser oposiçao a outra. O PMDB e o DEM, na verdade os “mediadores e moderadores” nao tem mais espirito politico e sim de politicagem, quanto aos outros as aberraçoes sao maiores que vao desde fisiologismo representativo como partidos nanicos ate fisiologismo nominativo como figuras fracassadas de circo, tv, futebol e outras areas apoliticas. O PT e o PSDB sao quase iguais, fica a esperança de que o PV faça oposiçao de verdade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 13:43
    Enviado por: Georgia

    A Oposicao tem que fazer Oposicao e mais di que nunca precisamos de uma Oposicao solida, consistente e clara. Se nao nos firmarmos agora perderemos o bonde. Ou junta-se tudo ou divide-se e comeca do zero para se solidificar. A Oposicao nao pode deixar os problemas crescerem mais do ela senao sera engolida – de novo. E nos, o povo que eh Oposicao e esta disposto a trabalhar com ela precisa que ela nos de esse norte, essa seguranca e a certeza de que podemos mais. Nao devemos deixar que um Totalitarismo nos assole. Temos que reverter o quadro JA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 14:20
    Enviado por: Domingos

    OPOSIÇÃO MINEIRA
    Esta é muito boa, Aécio na oposição, sabe quando vai acontecer, nunca, jamais. Este vê só o seu lado. Itamar, lembra do fiasco Carnaval. Esta dupla de senadores paga ótimo placê. Vocês também não esqueçam que a Presidente Dilma também é mineira. O PSDB tem que pensar que São Paulo é o umbigo do Brasil politicamente. Os tucan os tem que abrir o leque, conforme consta da sigla – SOCIAL -, que está acima do popular do PT. Lipoaspiração no apoio do DEM, este foi o responsável pela derrota do Serra.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 14:23
    Enviado por: Tweets that mention Não existe oposição “generosa”, nem “má”: existe oposição « João Bosco -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by Paulo C Toledo Jr, CLIDENOR VAZ CAMPELO, Luciana Albuquerque, Aderbal Machado, Emerson and others. Emerson said: RT @politica_estado: Não existe oposição “generosa”, nem “má”: existe oposição http://migre.me/24F1d [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 14:57
    Enviado por: joão bosco

    Esse aventureiro, que se fez às custas do nome do avô, o qual sempre esteve ao lado de todos os governos desde os tempos de Vargas, é o Joaquim Silvério dos Reis (aquele que traiuTiradentes) so século XXI. Em matéria de traição o mineiro dá aula para Judas Iscariotes (aquele que traiu Jesus).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 16:45
    Enviado por: Gianone Carlos Custodio

    Por falar em meineiro e Judas, a pesar de não ser, neSse sentido, o caso de Itamar Franco mas, me pergunto o que o nosso povo pode esperar do seu Itamar Franco e do seu Pedro Simon?
    Esperar o que, alguém me responde, hein!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 17:06
    Enviado por: Alexis

    Fala-se muito de Aécio e da paulistada – cujos estados representam 32% da nossa população – e esquece-se que a oposição conquistou dez estados: 52% da população e 55% do PIB.
    Se deixarmos de olhar para o nosso próprio umbigo, veremos que do outro lado desse Brasil, existe uma poderosa coluna vertebral.
    Caberá, então, aos representantes desses dez estados, unir essas vértebras, dar-lhe mais mobilidade, ser mais ágil, criar uma nova oposição.
    Essa oposição deverá ser mais articulada e mais atuante do que foi a “oposição companheira”, que conhecemos nestes últimos oito anos.
    Daí surgirá, com certeza, novos líderes e não ficaremos nas mesmices dos Aécios.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 20:00
    Enviado por: jair

    O AÉCIO DEVERIA TÊR SIDO “GENEROSO” COM O ALCKIMIN E SERRA, ao invés de sêr “GENEROSO ” com o lula e com o ciro gomes.
    AO SE NEGAR A SÊR VICE MOSTROU TODO O SEU “EGOCENTRISMO” E QUE
    NÃO É UM HOMEM DE PARTIDO. SÃO PAULO PRECISA DE MINAS, MAS, NÃO
    PRECISA DE AÉCIO SILVÉRIO DOS REIS.
    JÁ É TEMPO DO MAIÓR ESTADO DA FEDERAÇÃO TÊR “UM PRESIDÊNTE PAULISTA ” .
    Ao contrário do que muitos pensam Janio Quadros era do Mato Grosso, lula – Sarney e
    Color eram NORDESTINOS e FERNANDO HENRIQUE É ” CARIÓCA”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 20:10
    Enviado por: jair

    A OPOSIÇÃO NÃO TÊM QUE SÊR “GENEROSA” COM GOVERNOS QUE SE CORROMPEM.
    ” TÊM QUE SÊR GENEROSA COM O BRASIL !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 20:30
    Enviado por: Roberto Ribeiro

    No caso do Brasil só existe um tipo de oposição.
    E com várias facetas:
    Corrupta, raivosa, odiosa, golpista, fascista e patrocinada pelas famíglias midiáticas mafiosas.
    E uma matilha servil formada por cães raivosos travestidos de jornalistas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/11/2010 - 09:34
      Enviado por: guga romano

      Dá para levar em conta um absurdo desse ????

      “24/10/2010 – 18:47
      Enviado por: Roberto Ribeiro
      Esqueçam tudo que escrevi,desculpem,eu estava ébrio,como aquele
      barbudo,estava alienado,ainda bem que me recuperei,agora sim,eu voto em SERRA
      e recomendo a todos,que estão lúcidos que também Votem em SERRA. “

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/11/2010 - 20:37
    Enviado por: Matheus

    Não existe oposição “generosa”, nem “má”: existe oposição.
    JÁ ESQUECERAM A OPOSIÇÃO DO PT; “a chamada oposição burra” que ignorava
    os interesses da nação. O Sr Aécio, assim como o Sr Lula não são solidarios com o PARTIDO. Deu certo esquecem tudo, entretanto o SR Lula assim como o Sr Aécio
    esqueceram as bases do PARTIDO.
    FALTAN-LHES O BÁSICO; “ética e respeito”
    O Sr Aécio assim como o Sr Lula adoram microfone para falar asneiras.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2010 - 01:00
    Enviado por: Janio Ribeiro

    No Congresso a oposição foi esmagada, o DEM está em processo de extinção, Governador não eleito para fazer oposição. Pontanto, onde está esta oposição toda que a midia fala, o TAS e a turma do cansei que fica metendo o pau no governo na Internet, a OPUS DEI, onde está toda esta oposição? Onde está Artur Virgilio, Jeiressati, e etc.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2010 - 01:01
    Enviado por: Janio Ribeiro

    No Congresso a oposição foi esmagada, o DEM está em processo de extinção, Governador não é eleito para fazer oposição. Pontanto, onde está esta oposição toda que a midia fala, o TAS e a turma do cansei que fica metendo o pau no governo na Internet, a OPUS DEI com apoio do PAPA, onde está toda esta oposição? Onde está Artur Virgilio, Jeiressati, e etc.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2010 - 03:13
    Enviado por: jair

    COM CERTEZA ESTE ROBERTO RIBEIRO SÓ PODE ESTAR FALANDO DO PT ??

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/11/2010 - 06:22
      Enviado por: Roberto Ribeiro

      Pode ser, mas se você prestar um pouquinho só, caso não seja um cínico safado, verá que quem faz oposição raivosa, odiosa, fascista e golpista são os grupelhos de Direita formados por PSDBDEMPPS, Frias, Mesquita, Civita, Machado de Carvalho e Marinho e sua matilha de pit buls serviçais travestidos de jornalistas.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 09/11/2010 - 09:32
      Enviado por: guga romano

      Vejam só como o Roberto Canalha Ribeiro é vira – casaca , doidão que viaja

      na maionese com muuuuuuiiiitaaaaa ” Tarja Preta ”

      “24/10/2010 – 18:47
      Enviado por: Roberto Ribeiro
      Esqueçam tudo que escrevi,desculpem,eu estava ébrio,como aquele
      barbudo,estava alienado,ainda bem que me recuperei,agora sim,eu voto em SERRA
      e recomendo a todos,que estão lúcidos que também Votem em SERRA. “

      responder este comentário denunciar abuso
    • 09/11/2010 - 21:28
      Enviado por: Roberto Ribeiro

      Está faltando maionese para o Guga Romano viajar.
      Esqueça o Serra, ele a exemplo de FHC já era.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2010 - 03:22
    Enviado por: jair

    VERDADE SEJA DITA ! QUEM ELEGEU DILMA PRESIDÊNTA FOI O DATA- FÔLHA E O IBOPE DANDO 83% DE POPULARIDADE PARA O presidênte lula.

    QUAN DO NA REALIDADE ÊLE SÓ TINHA 41% : COMO FICOU COMPROVADO
    NA APURAÇÃO DOS VOTOS DA DILMA = 55.000.000
    135.000.000 x 41% = 55.000.000

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2010 - 08:16
    Enviado por: LUIZ PEDRO

    lupeko em 09/11/10
    …Que guerra é esta?
    A julgar pela campanha tucana, trata-se de um vale-tudo, um catch as you catch can recheado de golpes baixos e sem a mais pálida sombra de respeito pelos princípios democráticos, apoiado maciçamente pela mídia nativa tão escassamente inclinada à prática do jornalismo, e, portanto, sempre pronta a omitir, inventar, mentir, caluniar, em proveito de ideais tucano-udenistas que rescendem a bolor. E incentivado e aplaudido na internet por uma ofensiva de ódio destampado, além de estupidamente bairrista.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2010 - 09:22
    Enviado por: ricardo

    Como bão mineiro que sou… vai um recadinho pro Aécio Mimado das Minas Gerais, ” Oposição generosa, já não é usada nem na cúpula da Igreja Católica… onde foi inventada… ” lá já se usa a oposição de valores… éticos, morais e religiosos é é furiosa… que o mimado poderia trocar os valores acima por programáticos descentes.
    Vê se acorda Aécio e não fica só mamando no nosso dinheiro por oito anos… não seja o cobrador de impostos, que foi em Minas Gerais durante o seu mandato, ofereça projetos pra melhorar o Brasil! Em tempo, votei Serra… más pelo amor de Deus… como este partido é fraco… 12 Governadores e 45 milhões de votos a favor e ainda não caiu a ficha… deve ser a maior oposição do mundo capitalista, com a menor capacidade de se opor… acorda PSDB, assuma o seu papel… tenha honra da sua história, não esconda o seu passado.
    Ricardo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2010 - 11:57
    Enviado por: José Conrado de Souza

    Depois que o governo LULA surfou na crise imobiliária dos EUA graças a decisões de governos anteriores como o Plano Real de Itamar Franco, a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei da CIDE, o PROER e as privatizações de FHC, agora vamos ver se Dilma e Lula juntos serão capazes de enfrentar a verdadeira crise que está por vir. Incompetentes, tenho a impressão que Lula e Dilma tentarão jogar a culpa para os EUA e para a China, mas de nada vai adiantar, pois os EUA continuarão emitindo dólar e a China continuará mantendo sua moeda desvalorizada. Enquanto isso, o governo de Dilma manterá os maiores juros do mundo pra atrair capital especulativo e reeditará a CPMF. E ninguém pode dizer que foi anganado, afinal, os mais de 55% de eleitores que votaram em Dilma sabiam que este é o projeto do PT. Quem pariu Mateus que o amamente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2010 - 13:07
    Enviado por: RINALDO NOGUEIRA

    João Bosco,

    Acho que o PSDB precisa mais do Aécio do que o contrário. O PSDB está estigmatizado como um partido paulista e é assim que se comporta. Você tem alguma dúvida de que Aécio teria o mesmo desempenho eleitoral em Minas, mesmo se estivesse filiado a qualquer outro partido? Acho que Aécio deve se dedicar à construção de um novo partido para que o Brasil possa ter uma alternativa diferente dessas que estão colocadas. Não faltarão aliados e entusiastas dessa proposta, dentre eles vários governadores eleitos e reeleitos em 2010. Quanto a fala de Aécio sobre fazer oposição generosa ao futuro governo, acho que o que ele quis dizer é que oposição não precisa ser feita como nos últimos dezesseis anos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2010 - 15:02
    Enviado por: Gianone Carlos Custodio

    O Falso Brilhante.
    O PSDB e seu apendice o DEM nunca foram oposição.
    Sempre foram um bando de incosequentes, dispersivos e sem liderança alguma.
    Nunca intimidaram o PT e muito menos o Lula.
    Seus “lideres” Arthur Virgilio e Agrepino Maia e mesmo Aécio Neves, não passaram de espantalhos que não assusta nem passarinho no trigal.
    Foram simples e tão somente um bloco de alobrados ao longo dos oito(8) anos do governo Lula.
    Até o ex presidente Ferando Henrique Cardoso, foi deixado de lado.
    A oposição a partir de janeiro terá que ter outro nome ser outro partido.
    Buscar novos lideres, se é que lideres há nesse amontuado de “perdidos no espaço”
    Lula deve andar pensado lá com seus botões :the hole is down below.
    A oposição depois dessa eleição terá que renascer das cinzas como uma Phenix.
    Isso se o governo da presidente Dilma deixar. Até porque, com a quantidade de
    de mulheres que ocuparão cargos no primeiro escalão. E, sendo elas mais sérias honestas e honradas que os homens. Vai ficar muito difícil.
    Aécio Neves terá me mostrar muita competência no senado, coisa que seus ex lideres não demonstraram nunca ao longo dos oito anos do governo Lula.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/11/2010 - 09:56
    Enviado por: maria lúcia

    João Bosco
    Vamos falar do sr. “Silvio Santos”
    Esse cidadão parece um mega milionário jogando dinheiro no formato de aviãozinho, quebrando todas as regras, zombando e humilhando suas amigas de trabalho, que se descabelavam tentando pegar uma delas.
    O baú da infelicidade, é uma verdadeira jogatina, oficializada pelos governos desde a ditadura até o governo atual, que fazem vistas grossas, ao descalabrio que se instalou nessas empresas.
    “SS”, sempre bajulou o governo, não importava qual fosse….. de “direita” ou de “esquerda”, o negócio dele era ver o seu patrimônio crescer, nem que para isso, precisasse pisar na cabeça dos mais humildes, que compravam o carnê, na esperança de ganhar uma casa ou apartamento……..e pasmem, não conheço ninguém até o presente momento que ganhou, esses prêmios!!!!!!!!!!
    No entanto conheço várias pessoas que comprometiam o orçamento familiar todo mês tentando pagar fielmente os 10, 20, 30 carnês e no final eram trocados por
    “badulaques”, que as lojas do baú ofereciam.
    Bem………toda ação, gera uma reação, colhemos o que plantamos, pobre o “ss”
    não vai ficar pois ele deve ter feito um “pé de meia” bem grande, o castigo é ver suas empresas desmoralizadas pela fraude, e aos poucos serem despedaçadas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/11/2010 - 16:20
      Enviado por: Mauro Márcio Oliveira

      João Bosco,

      Queria seu endereço para enviar-lhe um exemplar de meu mais novo livro: A PAULICÉIA NO PODER E O PODER DA PAULICÉIA, que trata da inserção dos paulistas na política nacional. Tenho mestrado e doutorado em economia, mas grande parte de minha profissional a passei no Senado Federal como Consultor (admitido por concurso público!).
      Obrigado,
      Mauro Márcio

      responder este comentário denunciar abuso
  • 12/11/2010 - 17:23
    Enviado por: LÚCIA DE SOUZA

    AÉCIO NEVES NÃO TEM PERFIL RADICAL, É LIDERANÇA QUE DIFICILMENTE PERMANECERÁ NAS HOSTES DO PSDB EM VÔOS MAIORES. ACREDITO QUE AINDA SURPREENDERÁ A MUITA GENTE QUE O DAVA COMO FAVAS CONTADAS CONTRA O LULA BRASIL. MINEIRO…MINASSSS DE DILMA ROUSSSEF, UAI… E NÃO CHIE, JOÃO VALENTE!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/11/2010 - 22:07
    Enviado por: nilton

    É só verificar o resultado da eleição em Minas para se ter uma idéia do “apoio” dado pelo Aécio à candidatura do Serra. O apoio se resumiu a algumas aparições no segundo turno e parecia que ele estava cumprindo uma obrigação. Está na cara o que esse cara quer. Tirar o Serra da jogada e ter seu nome como opção para 2014. É só isso que ele quer. Tenho de concordar que o Serra fez uma campanha bem covarde. Não sei se isso foi influência do marqueteiro. Se foi, ele é um péssimo marqueteiro. Só sei que como bom carioca, o Brasil tem que se conscientizar que se São Paulo é, como podemos comprovar, o estado que mais deu certo, no Brasil, quando vamos ter um presidente paulista, para fazer pelo Brasil tudo o que foi feito por São Paulo, principalmente o desenvolvimento do interior do estado? Esse é o maior cartão postal do estado de São Paulo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/11/2010 - 23:57
      Enviado por: Rinaldo Nogueira

      Não vamos ter presidente paulista nunca. Tire o cavalinho da chuva. O Brasil é muito melhor que São Paulo. Quanta bobagem meu Deus. O Brasil é uma país só, mas vamos permitir que vocês de São Paulo possam continuar elegendo um governador paulista, pelo menos por enquanto.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 13/11/2010 - 04:23
    Enviado por: jair

    COMO DITO COM ANTERIORIDADE, 80 MILHÕES DE BRASILEIROS NÃO

    VOTARAM NA CANDIDATA DO LULA E NEM NA SUA PRETÊNSA
    ” POPULARIDADE” QUE AS PESQUISAS DAVAM ACIMA DE 80% INDUZINDO
    PROPOSITADAMENTE AO ELEITORADO VOTAR NA CANDIDATA DILMA. !
    NO ENTANTO, APENAS POUCO MAIS DE 1/3 VOTARAM NELA ( cerca de 55 milhões ) E CERCA DE 2/3 DOS ELEITORES NÃO VOTARAM NA CANDIDATA DO LULA – DILMA ROUSSEFF.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/11/2010 - 04:38
    Enviado por: jair

    VOCÊ ESTÁ CERTO NILTON – COMO BOM “CARIÓCA ” VOCÊ É INTELIGENTE-
    SEM NENHUM “BAIRRISMO”, ATÉ PORQUE SÃO PAULO É UM ESTADO
    “COSMOPOLITA ” MAS, NÃO HÁ COMO NEGAR QUE É UM DOS ESTADOS MAIS BEM ADMINISTRADOS DO PAIS .
    DE FATO, NILTON, O BRASIL JÁ MERECE TÊR “UM PRESIDÊNTE PAULISTA.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 13/11/2010 - 15:21
      Enviado por: Roberto Ribeiro

      “Um dos estados mais bem administrados do país”.
      Um super dose de humor não faz mal a ninguém.
      São Paulo é um estado onde as únicas coisas que os tucanos ainda não venderam é o sol a lua e as estrelas, o resto foi tudo vendido.
      Logo logo vão inventar pedágio em pista de aeroporto.
      É o estado onde vive o eleitorado mais babaca, medíocre e tosco do país, uma gentinha que se acha.
      Os tucanos roubam, vendem, exploram e os trouxas continuam votando nos caras.
      Eleitorado idiota!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 15/11/2010 - 12:12
      Enviado por: guga romano

      Fora !!!! Roberto Canalha Ribeiro !!!!! IDIOTA é você !!!!!! Fora de São Paulo

      canalha petista !!!! Só um imbecil como você posta comentário como esse …….

      “24/10/2010 – 18:47
      Enviado por: Roberto Ribeiro
      Esqueçam tudo que escrevi,desculpem,eu estava ébrio,como aquele
      barbudo,estava alienado,ainda bem que me recuperei,agora sim,eu voto em SERRA
      e recomendo a todos,que estão lúcidos que também Votem em SERRA. “

      Calado !!!!! Cada comentário seu vira com esse anexo !!!! Velho Babão !!!!!

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ANTAAAA ! Vendido !!!!!!

      responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Seções

Blogs do Estadão