ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

10.dezembro.2010 16:25:08

Imprensa livre é bom, mas…no quintal do vizinho

É bom ouvir o presidente Lula fazer uma apologia da liberdade de imprensa, na esteira da prisão de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, site que vem expondo os bastidores da diplomacia americana.

Melhor seria se manifestações anteriores do presidente não tirassem a credibilidade do que disse ontem, quando condenou a punição ao mensageiro e não ao autor da mensagem.

lula_imprensa_CelsoJuniorAE09122010.jpg

À época da censura ao Estado, não se ouviram senão impropérios de Lula contra a imprensa

O mesmo raciocínio Lula não fez quando saiu a campo para atacar a imprensa em defesa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), por quem, também ontem, disse ter profunda admiração e deveres de gratidão.

Nada contra as preferências pessoais do presidente. Mas quando a censura se abateu sobre o jornal O Estado de São Paulo, por divulgar fatos apurados pela Polícia Federal em relação ao empresário Fernando Sarney, não se ouviram senão impropérios de Lula contra a imprensa.

O jornal publicou informações do mais absoluto interesse público, envolvendo tráfico de influência do empresário, nepotismo e negociações suspeitas com o governo, sempre escorado no prestígio e poder do pai.

Mas Lula, à época, culpou o mensageiro e não o autor das irregularidades denunciadas pela imprensa. Assim como considerou as denúncias contra a ex-ministra Erenice Guerra armação da imprensa golpista. Da mesma forma como no mensalão.

Não obstante, demitiu Erenice. E o Supremo Tribunal Federal, com maioria de juízes nomeada pelo seu governo, acatou a denúncia do Ministério Público e registrou 40 réus até hoje à espera de julgamento.

No caso atual, o presidente corroborou o pensamento de jornalistas e de juristas, pelo qual o guardião do sigilo – seja ele judicial ou de Estado – não é o jornalista, mas a instituição ou autoridade que o tem sob sua responsabilidade.

O que o WikiLeaks faz é franquear seu espaço para anônimos que têm posse de documentos sigilosos, ou acesso a eles, para que o divulguem anonimamente, sem qualquer esforço jornalístico do site.

Alimenta-se, pois, das indiscrições dos guardiões dessa documentação que, por conveniência política ou pessoal, querem vê-la divulgada desde que não sejam identificados.

Ao defender o site e condenar a prisão do jornalista, Lula vai muito além do que o faria se emitisse a mesma opinião com relação à censura imposta pela família Sarney à imprensa.

O site de Assange ainda carrega uma polêmica por divulgar informações que, teoricamente, podem interferir na segurança do Estado, enquanto no caso Fernando Sarney o sigilo conspira contra os interesses do Estado.

Ainda assim o problema não é de Assange, mas do Estado que não contém o vazamento.

Dessa contradição de Lula se pode concluir que a liberdade de imprensa é boa quando longe de seu quintal, quando serve ao seu estilo irônico sem possibilidade de réplica.

Mas poderia ter lido as críticas à perseguição contra Assange, que julgou inexistentes, se lesse jornais, como repete orgulhosamente que não faz.

Tags: , , , , , , , ,

Comentários (90) | comente

90 Comentários Comente também
  • 10/12/2010 - 17:12
    Enviado por: arionildo a lima

    caro escritor , vc deve engrossar o eco do nosso presidente ao contrario de critica lo , vai para america, ver se lar vc tem espaço.
    ou puxa saco

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/12/2010 - 17:22
      Enviado por: regina

      Caro Erionildo

      Me diga:
      Qdo o Estadão foi censurado ( e está até hoje) o que foi que Lula disse?
      Agora, referindo-se a Assange, o que ele diz? se vc tiver memória, deve depois ter coragem para admitir que o jornalista, que estou lendo pela primeira vez, está certo sim. “Imprensa livre é bom… no quintal do vizinho.”Lula é um grandecíssimo farsante e tem uma récua de seguidores, o que é pior.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/12/2010 - 17:22
      Enviado por: Brasileiro

      Prezado Arionildo: Eu respeito o seu direito de ter uma opinião diferente daquela que demonstra o jornalista, por mais ingênua ou desinformada que seja, mas eu acho, sinceramente, que para criticar um jornalista é necessário, no mínimo, no mínimo, saber escrever…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/12/2010 - 17:29
      Enviado por: Pagador de Impostos

      Se vale mandar o jornalista para os Estados Unidos, também vale mandar você para Cuba, Bolívia, Venezuela, Coréia do Norte, Irã, para ver não se você poderia se expressar, mas sequer ter pensamentos próprios.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/12/2010 - 17:54
      Enviado por: darci

      Interessante…achei que todos estávamos na América, ou será que o articulista do jornal está na Europa ou Ásia?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/12/2010 - 18:49
      Enviado por: Questionador

      Concordo contigo. O estadão, como sempre atacou sem provas concretas, sempre agindo em respeito a sua própria agenda, pretensamente liberal e quando você espalha informações negativas sem provas concretas, ou pelo menos realmente substanciais você está apenas fazendo fofoca.

      Nunca vou esquecer da capa do estadão no dia seguinte a passeata dos 100mil com uma foto completamente parcial mostrando as primeiras pessoas a chegar na esplanada dos ministérios ainda, sempre com seu “jornalismo” deturpado.

      Bom, por falar em censura, provavelmente esse post vai ser censurado mesmo…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/12/2010 - 21:05
      Enviado por: Confúcio

      Engraçado, tudo mundo defende o estadão, só para conhecimento público, o jornal, que se diz censurado, me censurou inúmeras vezes quando a opinião diverge, simplesmente tirando meus texto, mas desta vez, será que passa !

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/12/2010 - 21:16
      Enviado por: Daniel

      “Cegos de verdade são aqueles que não querem ver” era um ditado popular que ouvíamos com mais frequencia há uns 40 anos atrás, mas creio estar valendo agora como uma metáfora ao que colocou arionildo a lima – 10/12/2010 – 17:12.
      É triste percebermos que para um Brasil melhor teremos ainda de escutar tanta besteira!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/12/2010 - 10:54
      Enviado por: João

      Cala boca seu PTralha, pucha saco é você que deve mamar nas tetas do governo….. babaca

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/12/2010 - 13:21
      Enviado por: RAFAEL

      Tem,sim. Parem de ser cegos.

      Rafael

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/12/2010 - 17:24
    Enviado por: Joao Oliveira

    Engraçado né, Sr. João Rabello, vou mudar a sua frase (se me permite), “Imprensa livre é bom, mas…só no meu quintal”. O mesmo jornalzinho que chora todo dia por estar 400 e tantos dias sob censura, vem defender a censura ao wikileaks. Parabéns! É por essas e outras que vocês estão cada vez piores!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/12/2010 - 17:33
      Enviado por: Pagador de Impostos

      Desculpe mas eu sou míope, tonto, sem inteligência e não tenho raciocínio próprio, portanto me indique em qual parte mesmo o jornal está defendendo a censura?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/12/2010 - 17:59
      Enviado por: darci

      Concordo com o “pagador de impostos”, não consegui ver onde o Estadão defende a censura…ao contrário, tem se colocado na linha de frente, CONTRA a censura, como foi na ditadura Vargas, na ditadura dos militares, como está sendo no caso Sarney, como se opõe as diatribes ridículas de Lula e Marco Aurélio Garcia.
      Durmo melhor, sabendo que temos um jornal e uma empresa que não tem dúvidas de que lado está: ao lado da verdade e da liberdade.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/12/2010 - 18:04
      Enviado por: João Bosco Rabello

      João,

      Não sei onde você leu uma defesa da censura ao wikileaks, mas não foi aqui. Também é importante discernir entre choro e denúncia: a menção diária à censura do Estadão é denúncia.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/12/2010 - 18:32
      Enviado por: Igor Rykovski

      João Bosco Rabello, muito me admira o senhor aproveitar mais uma chance de criticar o Lula na maior cara de pau, talvez não só sua, mas da empresa que representa. Maria Rita Kehl lhe diz algo? O Lula disse que a imprensa precisa ter limites e o senhor grita “CENSURA!!!”. A Maria Rita declara apoio ao Lula e é demitida e o senhor diz calmamente: “Uma questão de fim do ciclo”. Um orgão de imprensa apoiar um candidato a presidência do país abertamente é uma das maiores indecencias que eu já ví na vida. A população não pode mais confiar em uma das unicas armas que tinha que é a informação. Talvez seja utopia acreditar que um dia isso foi uma arma. O senhor, assim como um médico deveria agir conforme o ” imperativo categórico da verdade”, e procurar no seio do seu conhecimento buscar a isenção a cada dia. O jornalismo de intervenção foi exercido pelo nazismo, comunismo, sionismo e afins. E hoje o senhor prestar-se a isso é iguala-lo ao nível assustador dos grandes mentirosos da humanidade.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/12/2010 - 17:33
    Enviado por: JOSE R AVELAR

    Ruim mesmo é saber que os dois lados estão certos. Tanto o jornalista que critica o presidente, quanto o presidente aos jornalistas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/12/2010 - 18:59
      Enviado por: Josias Acauan

      hahahahaha to rindo muito!!! é verdade!!! Ambos estão certos, mas por incrivel que pareça o Brasil é um dos únicos paises do mundo em que a imprensa consegue superar o governo em podridão… Aliás,, e de longe. O relatório de pagamentos de qualquer empresa de publicidade confirmaria isso em 2 minutos de observação e eu sei do que to falando. :)

      Marcos Valério era apenas mais um pedaço do que acontece em toda a mídia brasileira, mídia essa que é blindada, qualquer crítica sai gritando CENSURA, CENSURA.

      O que me alegra é ver que a democracia venceu a midiocracia nas últimas eleições e ver que o fascista disfarçado de liberal chamado José Serra apelou FEIO com o papo de 13º para o bolsa família sendo que FOI ELE que apelidou o projeto de BOLSA-ESMOLA.

      E ainda mais engraçado é ver o quanto a mídia brasileira seleciona as suas notícias, temos de ir atrás de jornais americanos, franceses e ingleses para ter as notícias reais sobre o nosso país.

      Eu tenho vergonha de viver em um estado que suporta o estílo de “jornalismo” que folha, estado, record e globo fazem.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/12/2010 - 16:15
      Enviado por: jair ribeiro

      voce tem razao jose ravelar, conheço como agem os sindicalistas la no abc. No teto da kombi ele chingava com o microfone na mao, na sala de reuniao dizia, sabe como é “tenho que impressioná os companheros”. mas é so ve o caso da revista que vendia reportagens (lembra da espionagem), quem sabe o que corre nos basstidores.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/12/2010 - 16:19
      Enviado por: jair ribeiro

      estes sindicalistas, do teto da kombi, com o microfone na mao, xingam mas na mesa de reuniao, sebe o que é: ‘tenho que impressioná os companhero’. mas nao esqueçamos da revista que vendia noticia, (espionagem), lembra?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/12/2010 - 18:02
    Enviado por: paulo souto maior

    Mais que certo a sensura a Folha, que ficou caladinha(se auto sensurou) na campanha de Serra, principalmente na caso do larápio Paulo Preto, lembram-se.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/12/2010 - 10:20
      Enviado por: guga romano

      SENSURA ?????????????????????????

      AUTO SENSUROU ?????????????????

      Vá aprender a escrever , volte para o Mobral !!!

      Municie-se de dicionário , leia antes de postar , analfa !!!!!!!!!!!!!!!!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/12/2010 - 18:14
    Enviado por: Quisu Yupanki

    Não entendei bem,

    Esta concessão pública de imprensa, que dis estar sob censura há 497 dias, não foi a mesma que despediu uma articulista por ela falar bem de um candidato que esta concessão não apoiava ?

    Isto não é censura ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/12/2010 - 18:39
    Enviado por: antonio

    livre de quem? de que? com que responsabilidade?
    o estadão foi censurado quando?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/12/2010 - 18:59
    Enviado por: Tetsuo Shimura

    Aos iludidos apenas uma recomendação: busquem a história!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/12/2010 - 19:06
      Enviado por: Josias Acauan

      Eu não entendi exatamente a quem vc quer ajudar caro Tetsuo (sempre que vejo o nome Tetsuo lembro de “Akira”) Já que a história, assim como a filosofia (especialmente a barata contemporânea) pode ser basicamente usada para justificar qualquer coisa.

      Tem gente que na sua ignorância culpa a Igreja católica por todos os malês do mundo dizendo-se basear na história.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/12/2010 - 19:42
    Enviado por: Paulo Roberto de Souza

    Quando há o envolvimento de interesses escusos, o “dono da palavra” normalmente se cala. Isto levado pela sua torpeza de caráter.
    O “ESTADÃO” estará amanhã, completando seus 498 dias sob censura.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/12/2010 - 19:56
    Enviado por: Paulo Roberto de Souza

    Caro Arionildo.
    Talvez fosse melhor você ir para uma Coréia do Norte, uma Cuba ou um Irã!
    Pense nisto!…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/12/2010 - 21:05
      Enviado por: Josias Acauan

      Caro Paulo Roberto de Souza… Qual a relação entre, Coréia do Norte, Cuba ou um Irã com a notícia original ou com o comentário do companheiro (é muito legal falar companheiro, agora entendo por que os PTistas usam tanto) Arionildo?

      O que ele falou é verdade, nos EUA o estadão não ia durar uma semana com sua linha editorial. E a invocação do assunto EUA se torna plausível por que a crítica do Lula foi exatamente direcionada a perseguição por parte dessa ditadura ocidental contra um cidadão estrangeiro que não quebrou qualquer lei norte americana, tanto é que eles ainda estão estudando pelo que vão processar o cara.

      O que tem a ver falar de Cuba Coréia do Norte ou um Irã?

      Eu nunca estive tão feliz com o meu Brasil quanto tenho estado hoje em dia, e creio que o companheiro Arionildo compartilha de meu sentimento.

      Fora a “censura” judicial (do legislativo, não do executivo) ao estadão o senhor poderia por gentileza exteriorizar outros problemas terriveis que o Brasil enfrenta que eu infelizmente (ou felizmente na minha ignorância) falho terrivelmente em perceber?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/12/2010 - 21:25
    Enviado por: Daniel

    Para quem gostaria de poder ver o que acontece em nosso país e não apenas ficar discursando palavrões infundados, o livro “Honoráveis Bandidos” é muito bom. Posto aqui um link para acessarem mais dados sobre o mesmo: http://bit.ly/gq954M. Mas um aviso aqueles que tem sentimento anti-americano muito forte – o link os direcionará ao Walmart e, como sabemos, é uma multinacional americana…
    P.S.: no Walmart o livro está temporariamente esgotado. Por que será??

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/12/2010 - 21:29
    Enviado por: Liberdade de Expressão

    Sr. J. Bosco
    A demissão de Maria Rita Kehl foi segunda ela mesmo: – Fui demitida pelo jornal o Estado de S. Paulo pelo que consideraram um “delito” de opinião (…) Como é que um jornal que anuncia estar sob censura, pode demitir alguém só porque a opinião da pessoa é diferente da sua?

    ISSO É UM FATO, a sua elocubração sobre o Lula é uma versão, a seu gosto, distorcidas dos fatos, chega a ser patético tentar imputar ao Lula algum tipo de censura. Aliás para um jornal que já publicou um documento apócrifo contra a CUT nos anos 80 podemos esperar tudo

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/12/2010 - 02:23
      Enviado por: João Bosco Rabello

      Sr. “Liberdade de Expressão”:

      1) Maria Rita Kehl tem a sua versão. É só dela; 2) Não acusei Lula de defender a censura, mas de acusar a imprensa de criar factóides e perseguir Sarney. Gistaria de vê-lo empenhado na defesa da liberdade de expressão aqui no País e não apenas quando é de sua conveniência. O que você sabe sobre a demissão da Maria Rita? Certamente, a versão dela, que prefere absorver como a verdadeira.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/12/2010 - 02:59
      Enviado por: Josias Acauan

      Então o senhor é contra o direito de liberdade de expressão e livre pensamento do senhor presidente do Brasil, Luiz inácio “Lula” da Silva?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/12/2010 - 22:07
    Enviado por: Immanuel

    Para terminar essa discussão:
    Televisão Estatal única a TVPT
    Jornal único: JPT
    Internet Única: IPT
    Correio Único: CPT
    Telefonia Única: TPT
    Radio Única: RPT, transmitindo em tempo Integral: “Café com o Presidente”
    e lógicamente Partido Único…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/12/2010 - 22:09
    Enviado por: walmar freitas porto

    Pelo que se sabe nenhum saite foi censurado no Brasil por divulgar noticias que
    desagradassem ao governo brasileiro.
    E a colunista Maria Rita Kehl, que foi demitida na última eleição por ter emitido opinião que contrariou a família dona do estadão?
    Por outro lado, que culpa tem o Lula da pendenga entre o estadão e a família Sarney? Essa é de fato a briga entre uma oligarquia do Sudeste contra outra do Norte.
    Infelizmente para nós brasileiros, como disse o ditador J. Batista Figueiredo, liberdade de expressão é a liberdade do patrão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/12/2010 - 22:16
    Enviado por: Immanuel

    Me esqueci…Time de futebol Único, PTFC
    Escola de Samba Única, UPT (Unidos do PT) adivinhem quem será o presidente de honra…?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2010 - 01:40
    Enviado por: Curioso

    Sr.João Bosco,
    Me tire uma dúvida, o reclamante Sr. fernando Sarney não retirou aqueixa contra o Estadáo? Porque o Estadão ainda não entrou com o recurso pedindo a nulidade da sentença? Será que interessa ao jornal permanecer sob censura como estratégia de marketing?
    Eu sinceramente gostaria de ler as denúncias que causaram todo esse problema, mas o jornal não demonstra real interesse em publica-las, por quê?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/12/2010 - 02:31
      Enviado por: João Bosco Rabello

      É curioso que você, sr. Curioso, cobre as denúncias que geraram a censura ao Estadão. Ora, se elas geraram a censura, é porque foram publicadas. Ou você é um distraído ou age de má fé, hipótese mais provável. O jornal não aceitou que o Sr. Fernando Sarney determine quando começa e quando acaba a censura, que foi o que ele tentou fazer. Quando bem lhe foi conveniente decidiu que a censura já não era necessária. O jornal espera que o Poder Judiciário ponha fim à censura – ele que a deferiu. E só ele pode pôr fim à decisão que produziu. Se você quiser ler as denúncias, recorra ao arquivo do jornal e terá , pelo menos, dez edições com as denúncias que levaram a família Sarney a pediir ao juidiciário a mordaça sobre o jornal. Mas você sabe disso. Eu doua a sugestão em homenagem aos leitores de boa fé.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/12/2010 - 02:54
    Enviado por: Josias Acauan

    Má fé o seu seu jornal senhor João Bosco Rabello, o senhor não aceitou o fim da “censura”? hahaha eu não sabia disso. Afinal a justiça do Brasil deve correr atrás do senhor? Gostaria que fosse assim, queria que quando meu nome foi indevidamente fraudado o estado tivesse vindo atrás de mim para resolver também ao invés de eu ir ao encontro dele!

    Engraçado isso, vai ver ele tirou a acusação para que o estadão não ficasse brincando de bebê chorão, mas infelizmente a brincadeira continua e se dizendo sob censura todos os dias e culpando o governo…

    Sorte sua senhor João Bosco Rabello que o seu jornal toma essa atitude no Brasil, afinal em qualquer lugar mais sério do mundo seu jornal já teria sido fechado a muito tempo por manipulação imprópria de informação.

    :)

    Apesar que não sobraram mais muitos lugares mais sérios no mundo como bem demonstra o caso wikileaks, acho que nesse caso todos nós temos de dar graças a Deus por estarmos no Brasil, o senhor pelo jornal que fica de choradeira sem sentido e eu por poder reclamar disso, se fossemos fazer essa reclamação no site da foxnews provavelmente seriamos presos hoje em dia.

    Mas no final das contas, viva a liberdade de imprensa!
    E viva a liberdade de expressão!

    Mas regulamentação para a mídia pelo amor de Deus, isso não é censura, é seriedade.

    PS: O estadão estava fora do ar mais cedo, estava sob ataque? E não vão divulgar a informação?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/12/2010 - 11:40
      Enviado por: P.Brasil

      Ô, Josias, você é ingênuo ou mal intensionado? Não foi a Justiça que disse para o Estado que não há mais censura e por que você acha que o Estado não deve continuar lutando para superar o ato de censura? Se você prefere não acreditar no Estado por que o lê? Quem censurou o Jornal não foi o Senhor Fernando Sarney e sim a STJ. A Justiça apenas atendeu o pedido da família Sarney e o que o Estado quer é que a Justiça retire a censura, pois, mesmo com a desistência do Sr. Fernando Sarney a Justiça mantém a sua decisão. Isso agrava ainda mais o ato do STJ, caracterizando que não está nem um pouquinho interessado na liberdade da imprensa. Defendo a liberdade de expressão, mas lembro que todos devemos ser responsáveis pelo que dizemos, há leis neste País para proteger (como no caso injúrias, por exemplo), portanto, a censura é um capricho político, cerceamento das idéias e da liberdade.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/12/2010 - 03:09
    Enviado por: Josias Acauan

    aliás, se o jornal está sob censura como que é possivel encontrar as denuncias no arquivo? Que tipo de censura é essa? O governo americano está tentando também eliminar os arquivos da wikileaks e eles dizem que não é censura, mas aqui a informação é fácil assim de achar e o estado está sob censura? Curioso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2010 - 04:25
    Enviado por: KLANDIZI

    Sempre vi isso…..a imprensa sempre manipula as noticias, de acordo com suas ideologias e interesses…..as vezes ate mente e inventa,e quando mente e inventa,repete tanto que se transforma em verdade….tem alguma novidade ai..?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2010 - 06:38
    Enviado por: Othon

    A liberdade de imprensa é um direito inalienável. O código de processo penal pode ser utilizado quando a informação provoca danos. O Estadão é um dos mais sérios órgãos de imprensa. Respeito, é o mínimo que nós cidadãos devemos ter pela história e herança de verdade do jornal.
    Devemos separar a nossa ideologia, os nossos amores partidários e reconhecer que a imprensa, mesmo com alguns exageros localizados, é um dos pilares da democracia, da verdadeira democracia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2010 - 07:00
    Enviado por: irineu figueiredo

    O presidente palanqueiro faz blague quando critica a prisão do Assange do Wikileaks.
    Mas isto não é a sua maior piada. A piada mais ridícula ocorre quando ele sobe ao palanque, diz um monte de asneiras e a plateia se escangalha de rir. Ele circula com uma multidão de puxa-sacos atrás dele, sempre prontos para bater palmas e rir,
    a cada impropério solto pelo molusco. Arre!!.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2010 - 07:15
    Enviado por: Sérgio Paulo

    Querer que Lula revogue uma decisão judicial não é de se esperar nem da mais ferrenha oposição. O obquio comentário “pegou pesado”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2010 - 08:01
    Enviado por: laercio alves

    Chega ser um assinte à inteligência das pessoas dizer que no BRASIL atenta-se contra a liberdade de imprensa, e prova disso é o Estado, um jornal que faz oposição alucinada ao governo federal, publica calúnias e impropério, não respeitas as instituições democráticas – o judiciário que o diga. E o nobra jornalista continua falando em censura ao jornal.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/12/2010 - 11:49
      Enviado por: P.Brasil

      Laercio, Não é a censura que vai resolver esses casos de injúria e sim a aplicação da lei, no caso efetivo o autor deveria responder judicialmente, responsabilidade civil pelos seus atos, é a lei. Censura é coisa de ditadores para fins políticos de cerceamento da liberdade da expressão de opinião. Não confunda. Censura não combina com Democracia, aplicação da lei a fortalece.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/12/2010 - 08:31
    Enviado por: Roberto

    O que o Cara de memória curta diz, não se escreve.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2010 - 08:53
    Enviado por: Leonardo Medeiros

    “O que o WikiLeaks faz é franquear seu espaço para anônimos que têm posse de documentos sigilosos, ou acesso a eles, para que o divulguem anonimamente, sem qualquer esforço jornalístico do site.
    Alimenta-se, pois, das indiscrições dos guardiões dessa documentação que, por conveniência política ou pessoal, querem vê-la divulgada desde que não sejam identificados.”

    Sr. jornalista, melhor cuidar de seu próprio quintal então porque o funcionamento de seu jornal é exatamente igual. Não venha me falar em jornalismo investigativo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2010 - 10:00
    Enviado por: Caipira

    Quando jogo com a minha bola e meu time está ganhando, tudo bem!
    Quando o time dos moleques da rua de lá está ganhando, me devolve a bola. É minha!!!!
    Que coisa de criança. Cadê a democracia.
    Crítica aos governantes e tolerância faz parte do processo democrático.
    Ou não estamos em uma democracia???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2010 - 10:13
    Enviado por: Curioso - Márcio

    Senhor João Bosco,

    O senhor foi muito rude na resposta às minhas indagações, chamndo-me de mal intencionado. Por isso, descubro o manto do anonimato e mostro o meu nome, Márcio Araújo, para que o senhor quando quiser rebater argumentos com impropérios, faça-o destinando-os a uma pessoa.
    Voltando ao caso, se tudo o que o Estadão tinha contra o senhor Fernando Sarney já foi publicado, qual o objeto da censura? Foi uma medida de precaução contra possíveis novas denúncias? Ora, se ele teve esse cuidado, provavelmente temia algo. O que? O Estadão tem algo novo a ser publicado, ou nem foi atrás para investigar? Deveria ir, não, ou divulgar o que tem guardado consigo, independente da censura. Me desculpe, mas aceitar a censura e fazer dela trincheira ideológica e política não me parece atitude nobre da imprensa. E talvez seja por isso que o caso Wikileaks cause tanto desconforto neste periódico. Foi um tapa na cara, mostrando que, para quem quer, não existe censura. Hoje, só tem a liberdade de imprensa cerceada quem aceita a censura ou, claro, quem vive num Irã, China ouCoréia do Norte (mesmo assim, existe lá gente disposta a se arriscar por isso). E o Estadão, qual risco aceita encarar pela liberdade, nem passar por cima de uma decisão judicial arbitrária e divulgar o que tem? Por que não o fez, não o faz? Porque não assume uma postura corajosa e divulga? Ah, porque quer fazer tudo institucionalmente…então se dobrar a uma censura dessas é obedecer a lei. Essa me parece uma atitude subserviente da imprensa em relação ao Estado. Sr. João Bosco, se o senhor não tiver bons argumentos, não responda. É melhor do que tentar desqualificar o interlocutor para se defender. Ah, é uma pena que os empregados do Estadão sejam forçados, ou se sintam no dever, de pensar da mesma forma que seus patrões. E é essa atitude que faz a pequenez de boa parte da imprensa brasileira.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2010 - 10:49
    Enviado por: josé silva

    Há alguns dias, não é mais possível comentar as notícias no espaço político do Estadão. O que aconteceu?? O Estadão fez acordo com o governo e aderiu ao controle da mídia?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2010 - 11:13
    Enviado por: Albert Chirac

    Com 40 mulheres no corredor da morte , os EUA são os campeões absolutos de morte de mulheres condenadas . Bastou que o Irã jugasse uma para que a opinião publica se voltasse toda contra o Irã . E as 40 mulheres que estão no corredor da norte nos estados dos EUA ? O governo americano questiona sempre a falta de liberdade da imprensa no Brasil e na China . Bastou um “cara” colocar na mídia a podridaão do governo e embaixa americana , para que indiretamente o governo Sueco a mando dos EUA encontrasse uma maneira de calar a boca do Presidente da Wikilieds . Arrumou um ardil de que ele estrupou com camisinha duas jovens maiores ! E pra não ficar no lero lero. Vem aih a bomba da CEMIG e LIGHT empresa de energia elétrica . Estas estão roubando dos clientes . NÃO COMPRE AÇÕES DA CEMIG E DA LIGHT . ELAS NÃO SÃO EMPRESAS SÉRIAS . ESTÃO ROUBANDO CLIENTES , AUMENTANDO TARIFAS . PORISSO NÃO COMPRE AÇÕES DA CEMIG E DA LIGHT !!!!! VAI PERDER SE COMPRAR . ELAS NÃO SÃO SÉRIAS !!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2010 - 11:14
    Enviado por: Robson

    Pelo que eu saiba o jornal O Estado de São Paulo publicou peças de um processo que estava transcorrendo em segredo de justiça….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2010 - 11:15
    Enviado por: Roberto Ribeiro

    Prezados colegas, não precisam gastar meio neurônio para refletir e responder minhas perguntinhas:
    Uma Imprensa que está nas mão de uma dúzia de famiglias mafiosas entre as quais os Mesquita, os Frias, os Civitas, os Marinho, e outros gangsters, seria livre?
    Imprensa controlada por uma facção econômica e política como essa aí é livre?
    Essa conversa de censura do Estadão é uma farsa.
    Conversa de gente que quer usar o poder empresário do controle econômico midiático para tripudiar em cima daqueles que eles elegem como adversários.
    Depois que a “famiglia mafiosa” Sarney passou a ser aliada de Lula, o Jornal O Estado de São Paulo passou a perseguí-la.
    Sacanagem politiqueira pura.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/12/2010 - 12:02
      Enviado por: P.Brasil

      Roberto, deixa eu entender: Você defende então que pelo fato dos jornais serem controlados pelas famílias eles devem ser censurados? Acho que censura é coisa de quem quer controlar o poder e não fazer uso da lei. Censura é contra a Democracia e a Lei a fortalece. E por que não fazer uso da Lei para inibir injúrias e mentiras? Não necessidade de regular o que a imprensa deve dizer ou que você ou eu devemos dizer. Todos devem se responsabilizar perante a Lei. Se éla é lenta, já é outra coisa. Que viva a liberdade com responsabilidade!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/12/2010 - 17:00
      Enviado por: lupeko

      Roberto…isto é o reflexo da Imprensa MARRON…Enquanto os CÃES LADRAM…a CARAVANA PASSA.. Nestes próximos quatro anos, vai ser assim….. O objetivo final é o PIG.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 12/12/2010 - 10:37
      Enviado por: Roberto Ribeiro

      P. Brasil seu raciocínio não é honesto, burro você não é, a censura da mídia está nas mão dos próprios donos dessas empresas, eles editam e publicam o que eles querem, do jeito que eles acham que devem publicar e de acordo com os interesses deles.
      Essa conversa de censura à Imprensa no Brasil é feita por gente desonesta.
      Quanto à Lei, você P. Brasil se um dia tiver seu nome estampado de forma desabonadora na capa de uma revista, primeira página de um jornal, ou notícia de rádio ou tv, verá que depois que o nome de uma pessoa é jogada na lata do lixo, não a lei que o recupere.
      Você não é burro, sabe do que estou falando.
      A Imprensa destrói reputações e depois finge que não é com ela.
      Não há indenização que paga uma reputação destruída.
      Você não é um burro, sabe do que estou falando!
      A Imprensa no Brasil é covarde!
      Essa conversa de censura é de uma canalhice atróz.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 12/12/2010 - 10:46
      Enviado por: Roberto Ribeiro

      P. Brasil os grandes meios de comunicação do Brasil estão nas mão de gente desonesta.
      Esse pessoal aí tem nojo de Democracia.
      Gente como você é que permite que eles violentam essa Nação.
      P. Brasil pelo bem deste País, e para que ele um dia venha ser uma Democracia nunca dê crédito a bandidos.
      Enquanto os chamados grandes meios de comunicação do Brasil estiverem nas mãos dessa gang, não haverá Democracia no Nosso País.
      Não nenhuma possibilidade de convivência e sobrevivência da Democracia com a presença de uma quadrilha dessa monta detendo e usurpando os grandes meios de comunicação.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 13/12/2010 - 14:15
      Enviado por: guga romano

      Roberto Canalha Ribeiro

      Quem é você para falar de HONESTIDADE , seu falsário ordinário , vagabundo !!

      Você que é burro ( sem querer ofender os animais ) Você não passa de um

      REVOLTADO !!!!! Vá se abraçar com o lula e com os sarneys ´®ß´ß¥ß¥ßˆ˚ !!!

      ” P. Brasil ” não entre no papo desse boçal Roberto Canalha Ribeiro !!!!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 13/12/2010 - 14:25
      Enviado por: guga romano

      P BRASIL

      Venho sugerir que não perca o seu tempo com o Roberto C. Ribeiro , ele é

      XIIITAAA , COVARDE E FUJÃO . Seu estado de espírito depende do nº de

      pílulas de tarja preta que tenha consumido durante o dia , usa vários nomes –

      falsos aqui no Blog daí o título de IDIOTA – MOR , Fiódor Dostoiévsk o des-

      creve muito bem . Já foi censurado , achincalhado , eleito o Operário Padrão

      pelo Bosco ( o dono do Blog ) . É blogueiro de aluguel , pago para encher o

      Blog de esgotos e por aí vai ….. ah , tem mania de perseguição , Maluco !!!

      Não precisa agradecer Roberto Canalha Ribeiro !!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKK

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/12/2010 - 11:17
    Enviado por: Albert Chirac

    Segredo de justiça no Brasil depende de quem . Se for da família Sarney não pode. Se for do Robson pode ! Não eh verdade Robson ? Se for segredo de justiça a seu respeito , na mesma hora a justiça abre tudo a seu respeito . Não eh verdaaaade ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2010 - 11:27
    Enviado por: Roberto Ribeiro

    A grande Imprensa no Brasil nunca, jamais teve disposição para ser honesta.
    Muito mais fácil e trivial ocupar o Morro do Alemão.
    Os bandidinhos de meia pataca do Morro do Alemão são fichinhas diante da facção criminosa midiática que domina, manipula e violenta a democracia há mais de 7 décadas nesse País.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 13/12/2010 - 14:30
      Enviado por: guga romano

      Roberto Canalha Ribeiro

      Quero ver se você é HOMEM , do tipo que HONRA as calças que veste , para

      subir no Morro do Alemão ??? Não , não precisa responder , eu sei que você é

      CAGÃO , COVARDEEEEEEEEE , REVOLTADO E RECALCADO , o que lhe

      fez a Famiglia Mesquita ????????????

      responder este comentário denunciar abuso
    • 13/12/2010 - 17:39
      Enviado por: P.Brasil

      Roberto, estou achando que você quer ser candidado ao cargo de CENSOR-MOR. Fico também imaginando seus atos, mandando fechar jornais e prender familias. Desista cara, isso já é passado e nem o seu PT não tem coragem de defender isso. Sua vontade, nem Hitler sonhou com tanto.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/12/2010 - 11:46
    Enviado por: Juó Bananeri

    Berlusconni pelo menos só anda com mulher bonita, já nosso Lulla…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2010 - 12:51
    Enviado por: Warley

    Jornalistas da grande imprensa são um bando de chorões que querem agradir as pessoas e reclamam quando elas atacam de volta.

    Meninos mimados é que batem e choram quando o agredido reage. Além disto, nossos jornalistas querem estender o direito de imprensa a direito de perseguir, direito de não ser responsabilizado, direito de inventar mentiras, direito de publicar calúnias, fingindo existir fontes ocultas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2010 - 16:52
    Enviado por: lupeko

    A imprensa (grande) pode criticar a seu bel prazer. Mas não pode receber crítica. Esta é a DEMOCRACIA… Enquanto os CÃES LADRAM…a CARAVANA PASSA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/12/2010 - 04:50
    Enviado por: felipe augusto

    A cada 10 críticos que aqui opinam tenho certeza que 8 estacionam seus carros na faixa de pedestres e os outros 2 param em fila dupla, os tais “pagadores de impostos”! Veem os outros mas não enxergam a si. “Quem é o Lula para falar, ele fez isso, mais isso, mais isso…” Mas e você crítico? O quê faz além de jogar palavras ao vento?

    Já o Estadão gente, o grande Estadão, usando de sua arma de lembrar o passado, que tal falarmos do orgulhoso e constante apoio que o Estadão da a ‘golpes’? Vargas (golpe) em 30, a “revolução” (golpe) dos paulistas em 32 e a UDN (golpe) em 64! Vamos relembrar Colunista?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 13/12/2010 - 17:42
      Enviado por: P.Brasil

      Felipe, outro ingênuo. Defende também fechar o Estadão ou corrigir ijustiças? Lembre-se que o cargo de CENSOR-MOR já tem candidato.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 13/12/2010 - 18:32
      Enviado por: guga romano

      Felipe Augusto

      Já que é assim , não leia o Estadão , e tome vergonha na cara e vá dar suas

      sugestões em outro lugar . Nem tenha a pretensão de querer ser o Censor-Mor ,

      este cargo , junto com o de Idiota-Mor pertence ao Roberto Canalha Ribeiro , o

      ” Bobo da Corte ” ! ! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      responder este comentário denunciar abuso
    • 15/12/2010 - 18:49
      Enviado por: felipe augusto

      @P.Brasil, o conceito de ingenuidade é muito pessoal por isso respeito o seu, o que defendo não lhe é apreciável enquanto seus argumentos forem tão simplórios como o acima, provável hipocrisia sua, mas você foi muito reles para que eu lhe posicione algo.

      @”guguinha” romano, você é um daqueles que ao ser apresentado a um lado do quadrado, é incapaz de contar os outros três, o que você faz é repetir asneiras comuns de serem vistas por aí, idiossincrata, nota-se que o que pede para os outros é algo que não tem.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/12/2010 - 11:29
      Enviado por: guga romano

      FELIPE AUGUSTO OU ROBERTO CANALHA RIBEIRO

      COM NOVO CODINOME ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/12/2010 - 14:53
      Enviado por: guga romano

      Esse “tipo ” a que você se refere , é como você é , olhe para o seu rabo !!!

      Vá corrigir os seus defeitos , seu Caga Regra de merda ! Quanta Pretensão e

      Cinismo , eu dou sim o que tenho , só uso um único nome , não sou falsário ,

      Covarde como você Roberto Canalha Ribeiro !!!! IDIOTA ! ! KKKKKKKKKKKK

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/12/2010 - 20:43
      Enviado por: felipe augusto

      Então “Batman” romano, sua falta de parcimônia é o deleite do qual precisamos, iniquidade é a qualidade de suas palavras. :D

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/12/2010 - 10:12
      Enviado por: guga romano

      Felipe Augusto ,

      Se preferir pode ser , ” Capitão Gay ” , nem para Robim você serve !

      Roberto Canalha Ribeiro , com mais um ” nominho ” falso . Desequilibrado

      por Desequilibrado você ganha de longe !!! Basta ler os esgotos que você posta .

      aqui mo Blog , Idiota ! Você ainda não respondeu , o que a Famiglia Mesquita

      fez com você , qual a razão de tanto recalque ???? KKKKKKKKKKKK

      responder este comentário denunciar abuso
  • 12/12/2010 - 11:54
    Enviado por: josé silva

    Não podendo mais falar mal dos grandes capitalistas, banqueiros, dos coronéis do norte-nordeste, todos devidamente cooptados pelo esquema patrocinado pela facção que domina o governo federal, os partidários do atual governo escolheram a imprensa, que é forte o suficiente para não se entregar em troca das verbas publicitárias estatais. Parabéns ao Estadão e a outros veículos, que da mesma forma que o wikileaks, nos permite tomar conhecimento de parte da sujeira criada por esta verdadeira quadrilha política no poder.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 13/12/2010 - 21:17
      Enviado por: Roberto Ribeiro

      “Nos permite tomar conhecimento de parte da sujeira”.
      Cara você matou a charada.
      É isso mesmo, os mafiosos da mídia só denunciam roubos de galinhas da turminha da Esquerda.
      A parte da sujeira que os barões da mídia e os empregadinhos demotucanos a mídia não divulga, porque se demotucano forem par atrás das gredes

      responder este comentário denunciar abuso
    • 14/12/2010 - 11:40
      Enviado por: guga romano

      Canalha Ribeiro

      O Estadão mostra a sujeira por completo ! ! ! Não se trata de ” roubo de galinhas ”

      mas de crime de lesa Pátria !!! Dinheiro para construir Hospitais , Escolas .

      Estradas e etc ……. Vá ser Cínico na ………… Lesado , Recalcado , Revoltado ,

      Idiota !!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ! ! !

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/12/2010 - 14:30
    Enviado por: Paulo Rensi

    Estranho, as denuncias contra o SENHOR de UM BILHÃO DE REAIS , foram ouvidas ,pois o mesmo hoje é um ex -relator- geral do Orçamento .O mesmo veiculo de comunicação traz que está a 501 dias sob censura e não é ouvido. Isto vem de encontro com …. ” Imprensa livre é bom, mas ….. no quintal do vizinho “.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2010 - 16:47
    Enviado por: Rudi

    Oh Rabelo, tu estás censurando o presidente. Se queres liberdade de opinião para a imprensa deves extende-la a outros segmentos da sociedade. Lula também pode dar sua opinião e não deveria ter aquela patrulha automática e implacável.
    O título do texto é muito expressivo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2010 - 21:55
    Enviado por: Ney S. Monteiro

    Não sou versado em leis, mas no meu entender houve um crime na cópia de dados sigilosos.
    Se isso for correto o senhor Julian Assange é cúmplice ao utilizar (divulgando) material conseguido ilegalmente.

    Lula adora perdoar criminosos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2010 - 23:09
    Enviado por: Glúon

    .
    ______________
    .
    Na auto-escola
    .
    ______________

    .
    - Veja Dilma, como é fácil guiar o carro da presidência!
    - Sim, presidente Lula, mas como é que eu dirijo?
    - É simples: ora você pisa no acelerador, ora no freio…
    - E depois?
    - Bem, é só ir desviando dos jornalistas, né?
    .

    ______________________________
    .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/12/2010 - 01:22
    Enviado por: estêvão Zizzi

    O presidente que já vai tarde gosta muito de defender tudo além de nossas fronteiras. O seu comparsa Hugo Chavez, Ahmadinejad, e Cia. Quando o assunto é Brasil censura, em especial a do Estadão, não abriu a boca!

    http://www.linhadiretadoconsumidor.com

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/12/2010 - 21:19
      Enviado por: Roberto Ribeiro

      Zizzi essa história de censura ao Estadão é uma farsa atróz, trara-se apenas de impedimento legal para que o jornal desafeto, por ódio, do presidente Lula, publique informações que estão sob sigilo de investigação de um filho de José Sarney.
      A famiglia Mesquita deveria se envergonhar dessa história fajuta de censura que estão apregoando.
      Sarney depois que passou a ser aliado político de lula começou a sofre, ele e sua família de perseguição dos principais veículos de comunicação do país, o estadão apenas estava cumprindo a parte dele nessa caça a aliados do atual Presidente da república.
      Qualquer coisa fora disso é canalice dessa gang que controla os principais veículos de comunicação nesse país.
      Não são capazes de se envergonharem dessa atitude.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/12/2010 - 10:16
      Enviado por: guga romano

      CANALHA RIBEIRO

      RESPONDA : O QUE LHE FEZ A FAMIGLIA MESQUITA ???????

      QUAL A RAZÃO DO RECALQUE ?????? MUDA O DISCO , IDIOTA !!!!!

      ESCLAREÇA !!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Seções

Blogs do Estadão