ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

16.junho.2010 17:14:35

Discurso de Lula contra a mídia o alinha aos bolsões radicais do PT

DILMA

O presidente Lula segue na sua permanente estratégia de atribuir à imprensa  parcialidade na cobertura da campanha presidencial.

É uma linha política que procura defender um jornalismo acrítico como referência de uma imprensa ideal – aquela descritiva, que não contextualiza o fato.

Ideal para todos os governos e desonesta com o leitor/eleitor. Uma imprensa que não falasse de mensalão e que em nome de um tratamento isonômico desconhecesse os pesos diferentes dos candidatos.

E dentre os candidatos de peso, desconhecesse o peso adicional do apoio presidencial a uma candidata e que fizesse vista grossa às transgressões conscientes da legislação eleitoral.

Que adotasse o seu discurso, que inverte as responsabilidades num caso como o dossiê contra José Serra, abatido ainda no nascedouro.

Segundo Lula, o PSDB abaixa o nível da campanha ao denunciar o dossiê, quando “jogo sujo” é produzir um dossiê.

Mas tudo isso é pontual: o que o Presidente faz ao semear esse discurso é fortalecer a idéia de que apóia as iniciativas censórias que emergem das facções radicais do PT, que ele diz controlar.

Leva a crer que o controle da mídia não é apenas delírio de aloprados incrustados na máquina petista, como disse certa vez, mas um sentimento comum a partido e a governo.

Com potencial de numa eventual vitória de sua candidata, tornar-se pauta oficial numa linha chavista de cerco à liberdade de informação.

Tags: , , , , , ,

Comentários (63) | comente

63 Comentários Comente também
  • 16/06/2010 - 18:40
    Enviado por: jose geraldo

    O Lula quer porque quer que sua candidata Dilma vença essas eleições. Sem ela na presidência, as entranhas putrefatasdo mensalão e muitas outras pt-safadezas serão expostas à nação. E ele, quedeixará formalmente a presidência, continuará a exercê-la de fato, porque sua candidata é apenas sua sombra. Reflexo de um lider, uma inerte marionete. Se eventualmente eleita (vade retro!) não pleiteará sua re-eleição,para possibilitar o retorno ao Poder de seu fabricante em 2014. E teremos PT por mais um quarto de século. Oremus!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/06/2010 - 19:08
      Enviado por: Roberto Decanine

      José Geraldo! é bom “oremus” e muito porque a dinastia do Lulla só tá começando enquanto a de Sampa (pig/demo-tucanos) está nos extertores. Na mão desses neo-liberais nosso querido Estado se apequenou e perdemos dianteira em relação aos outros. Pelo seu jeito de explanar é suspeito de que faça parte daqueles 5% do ruim/péssimo das pesquisas eleitorais. bye bye, adios, até breve, sayonara,etc…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2010 - 12:02
      Enviado por: Giba

      Sim José, concordo com você. Ainda te digo que, a dilma agora parece um clone sem tempero do lula. depois, se eleita será um fantoche nas mãos dos xiitas do ParTido.
      Tenho ainda de dizer que, me parece bem normal, que as mídias defendem quem não as quer calar com censuras.
      Com o PT estamos correndo risco de perder a democracia e as liberdades.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/06/2010 - 19:18
    Enviado por: Ulisses

    Impresionante é a mídia fingir discaradamente que não apoia o PSDB. Lula devia fazer como o Obama fez a FOX e chamar na televisão as principais mídias brasileiras de partidos políticos de oposição, assim como foi assumido em off, na convensão das principais mídias do grupo millenium! Por que não demonstram o mesmo comportamento de denucismo contra o governo José Serra, que tem escândalos piores que do governo Lula! Há, deve ser por que ele deve ter prometido concentrar novamente os recursos de propaganda apenas para as grandes mídia e não diluir como o fez o Lula para mais de 7000 empresas e redes regionais de mídia em todo o Brasil. Perder a boquinha doeu para este grupão da mídia!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/06/2010 - 19:25
      Enviado por: Milton Guimarães

      Sr. Ulisses tudo bem , cada um diz e escreve o que quer, o Lula nos ensinou isso. Agora, aqui pra nós, o Lula gastando 8 bilhões em publicidade, 70% do que gasta com a Saúde fica difícil explicar, E o ilustre diria mas ele gasta 16 bilhões com a “bolsa familia”, mas aí é outra coisa seu Ulisses, ele precisa dos votos dos nordestinos.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/06/2010 - 20:33
      Enviado por: Ulisses

      Milton, O governo Lula pode até gastar isto em propaganda, mas sei que apenas o governo de Serra gastou mais que isto com sua propaganda pessoal. É a mesma história que ocorreu com os cartões corporatívos, que tentaram jogar o escândalo no governo Lula, mas quando divulgaram os gasto de Serra com os mesmos tipos de cartão, calaram a boca rapidinho, já que estes eram superiores ao governo Lula. Agora retribuir 510 anos de exploração da população brasileira, o que o governo Lula faz é apenas retirar da miséria absoluta milhões de brasileiros esfomeados destes governos de chacais que transformaram o nosso país em campeão mundial de desigualdade. O lula conseguiu reduzir de 28 milhões de miseráveis para menos de 15 milhões, uma redução só comparável ao governo Vargas! Em 8 anos de governo FHC não foi reduzido nada, a pobreza começou e terminou igual neste governo. Criar também mais de 12 milhões de empregos, 14 universidades pública e mais de uma centena de escolas técnicas auxiliou nesta redução, Milton. Estimular a industria nacional, como a ferroviária, naval, petrolífera contribuiu para esta redução. Ponha a mão na cabeça e honestamente diga! O FHC foi melhor para seu povo que o Lula?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2010 - 01:02
      Enviado por: JB Costa

      Respondo ao Milton Guimarães: 9:25:
      Quer dizer então que o bolsa-familia é só para nordestinos, é?
      Lave bem sua boca com creolina ao referir-se a nossa região.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2010 - 21:53
      Enviado por: Marco Antonio

      Respondido ao JB Costa às 22:00

      “NE é o mais beneficiado pelo Bolsa Família a Região abriga 57,37% dos cadastrados e recebe 58,91% dos recursos do programa federal; BA é Estado com maior número de atendidos…”

      Estes e outros dados estão no site da PNUD-Brasil, (http://www.pnud.org.br) que é mais uma ONG que apoia o esquerdismo lulo-petista…

      Quando a população de sua região deixar de vender seus votos em troca da “bolsa vagabundagem”, lavaremos nossas bocas com criolina, proavelmente fabricada por aqui, pois o pessoal daí estará “benenu uma celveja” ao invés de produzir…

      Nota: Claro que há honrosas exceções, é lógico que existem muitos cidadãos conscientes no NE como em todo o país, estou apenas me referindo a um velho costume de eleitores trocarem votos por botinas que foram substituídas por cartões eletrônicos, subvencionados com os impostos que NÓS PAGAMOS!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/06/2010 - 19:20
    Enviado por: Rinaldo Rosa Nogueira

    João Bosco,
    Lula não tem nenhuma semelhança com Hugo Chaves e tem mais apreço pela democracia que qualquer proprietário de empresas de comunicação desse continente. É claro que as vezes incomoda a ele e a qualquer um com um pouquinho mais de senso crítico, o papel cênico e cínico de apresentadores de telejornais, manchetes de grandes jornais e colunistas de revistas que escrevem sistematicamente contra ele, muitas vezes de forma desrespeitosa e pejorativa, sem nenhuma avaliação minimamente honesta e equilibrada dos temas. Acho inclusive que seria democrático que alguns veículos assumissem em editoriais as suas indisfarçáveis predileções, mas como empresas jornalísticas são tão capitalistas como qualquer outra, não o fazem para não perder público, ou melhor, clientes. Em tempo, tenho muitas restrições a Hugo Chaves, mas a Venezuela é um país que atende todos os requisitos formais para ser considerada uma democracia.
    RINALDO NOGUEIRA

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/06/2010 - 20:49
      Enviado por: João Bosco Rabello

      Rinaldo,
      Não disse que Lula é Hugo Chavez, mas sua tolerância com o ditador venezuelano ém incompatível com a defesa democrática. Chavez está fechando, um a um, todos os veículos críticos ao seu governo. O que eu disse está baseado numa conversa com o próprio presidente Lula, durante uma entrevista ao Estadão, da qual participei. Na ocasião, indagado sobre as posições aprovadas nas conferências do PT em relação ao controle da mídia, ele nos disse:”Ali é plenário, com diversas correntes, uma fábrica de utopias. Não há que ter preocupação, porque aqui no governo não permitirei que esse tipo de coisa vá adiante”. O posto que você comenta cobra isso ao reagir a uma fala presidencial que contradiz esse espírito. Ora, concorde você comn dossiê ou não, ele não foi inventado pela mídia. Uma coisa é sustentar que a candidata Dilma nada teve a ver com isso – o que eu posso acreditar. Outra bem diferente é negar que tenha havido sequer a tentativa.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2010 - 08:30
      Enviado por: Ulisses

      Caro João Rabelo! Mas o Chaves são não agiu assim por que a imprensa de seu país tentou o golpe apoiado pelos EUA? Que a imprensa não foi democrática por não aceitar a opinião da maioria? Que isto é um ato de traição a pátria? E traição é punivel com cadeia? E que continuaram na mesma linha tentando criar distúrbios em um país democrático? Este é o problema da direita, não aceita perder nas urnas e parte para a violência apoiada no seu poder econômico!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2010 - 11:57
      Enviado por: Cesar Guimarães

      Li numa resposta do nobre jornalista que o dossiê não foi fabricado pela mídia???…ora, o nobre jornalista deve esquecer do fato, ou não saber, que o tão “aclamado” dossiê nda mais é do que uma fonte de pesquisa feita pelo jornalista/escritor Amaury Ribeiro Junior, não há uma fabricação de dossiê, mesmo que os membros de campanha de Dilma tenham conversado com o jornalista/escritor, não houve qualquer fabricação, e sobre o segundo “dossiê” sobre o Sr. Eduardo Jorge, o jornal concorrente, a FSP, efetuou diversas reportagens sobre o assunto há pelo menos 6 anos e também repercutido pelo Estado de São Paulo….esse dossiê é mais um factóide para tentar minar a eleição de Dilma Rousseff, e a imprensa emgeral, inclue-se aí o Estado de São Paulo, repercute de maneira mentirosa a informação…sobre Lula não ser democrático…Nobre jornalista, se não houvesse um viés democrático em Luis Inácio esse teria ido as ultimas consequencias em um terceiro mandato, o que não o fez e nunca disse que o faria, muito pelo contrário, e quem atacou, e conseguiu, a democracia no país foi o PSDB/DEM, quando aprovou o segundo mandato para os cargos executivos, na malfadada emenda da reeleição…Infelizmente Nobre jornalista, a imprensa brasileira não tem coragem de assumir lados partidários, age de maneira quase criminosa, manipulando a notícia para transformar a “verdade” como instrumento para conseguir seus objetivos.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2010 - 12:19
      Enviado por: João Bosco Rabello

      Rinaldo,
      Concordo com você quanto ao comportamento em defesa da liberdade de imprensa tantas vezes manifestada pelo presidente Lula. Por isso mesmo me dispus a criticar o discurso – não o de ontem -, mas o discurso recorrente atribuindo à mídia aquilo que ela não fez. Tudo bem, ele está em campanha e isso faz parte do jogo. Se você ler os editoriais do Estadão – e só devo falar pelo jornal em que trabalho – verá que ele tem, sim, posições definidas e claras sobre o governo e o que considera melhor para o País. Na medida em que o ideário expresso nos editoriais do jornal encontra sintonia nesse ou naquele governo, a crítica é positiva – e vice-versa. Note que o jornal, em seus editoriais, defendeu a condução da política econômica do governo Lula especialmente na fase Palocci, condenando as sucessivas tentativas do partido de sabotá-la. Foi o jornal também que publicou as denúncias que levaram à queda de Palloci, embora tendo a opinião de que ele tinha importância fundamental na preservação de uma política econômica a que Lula, com méritos, deu continuidade – e que o levou ao índice de popularidade de que hoje desfruta. Jornalismo é isso: opinião no lugar de opinião, fatos no lugar dos fatos e jamais o primeiro prevalecendo sobre o segundo. A intolerância à crítica deve ser abortada a cada tentativa de se materializar em instrumento de controle da imprensa. Eu falo de controle, porque a crítica à imprensa é bem vinda. E, acredite você ou não, ela é recebida, processada e, muitas vezes, influi na correção de rumos. Empresas jornalísticas, como quaisquer outras, precisam de ter lucro, são um negócio, por isso dependem dos leitores. Por isso fazem pesquisas períódicas para avaliar seus erros, precisam estar atentas à concorrência, cenário que torna absolutamente infantil imaginar a viabilidade de esconder informações, manipulá-las, sem afetar o produto final e produzir prejuízo comercial. Ou seja, se você não acredita que trabalhamos sob a premissa da imparcialidade por virtude, acredite , pelo menos, que o fazemos por inteligência.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/06/2010 - 19:31
    Enviado por: Jorge

    O jornal censura a opinião que se coloca contra esse tipo de informação que se apresenta má intencionada … que ataca e imputa ao Partido dos Trabalhadores uma série de mentiras. Cadê o tal dossiê ??? o delírio me parece do colunista que teima em criar mais uma mentira e confundir a opinião pública. Esse tipo de reportagem marrom é desespero ???

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/06/2010 - 20:42
      Enviado por: João Bosco Rabello

      Jorge,
      Não sei o que você entende por censura. Prá mim é vetar uma informação. O jornal publicou tudo o que o Lula disse sobre o dossiê. Eu estou fazendo a crítica. Se você a entende como censura, paciência. Quanto ao dossiê, ele foi planejado em uma reunião ADMITIDA pelos participantes, inclusive os que fazem parte da campanha de Dilma Rousseff. O sigilo do vice-presidente do PSDB foi violado com o fim de incluir seu conteúdo no dossiê. Para mim, a reunião com esse objetivo já é criminosa e o passado do PT, nesse campo, o condena. Mas nada disso abordei no comentário. Tudo o que disse é que não dá para chamar de jogo sujo a denúncia sobre o dossiê. Jogo sujo é produzí-lo. E nem deixar passar em branco a enésima tentativa do Presidente de imputar à imprensa – ou seja, ao mensageiro -, a culpa pelos atos dos aloprados de seu partido.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2010 - 12:16
      Enviado por: Ricardo R.

      Caro João Bosco Rabello,

      Não houve dossiê planejado nesta reunião. A reunião aconteceu sim, mas as versões sobre o que foi falado na reunião precisam ser esclarecidas. O fato da reunião ter acontecido não prova por si que o suposto dossiê tenha surgido lá. Inferir disto (a ocorrência da reunião) a fabricação de um suposto dossiê é uma falácia! Depois de ler as diferentes versões a respeito do acontecido, tendo a acreditar na versão do jornalista Amaury Ribeiro Jr., de que o Onésimo (figura conhecída no meio tucano, que inclusive trabalhou com o deputado Itagiba a mando de Serra quando Itagiba era chefe do setor de inteligência do Ministério da Saúde quando Serra era minístro) ofereceu os serviços de espionagem e não o contrário. Ademais, as informações do suposto dossiê que até agora foram divulgadas são de domínio público e basta fazer uma busca no google para verificar isto. Portanto, não há dossiê. Há sim o medo da oposição com a publicação do livro de Amaury Jr. sobre os porões das privatizações durante o governo FHC, livro que comprometerá a credibilidade de setores da grande mídia e da oposição, e atingirá a candidatura de Serra em cheio! O caso do suposto dossiê já foi completamente debelado e desmentido pela blogosfera e fico surpreso com o seu comentário no mínimo ingênuo a respeito de uma acusação contra o PT que não tem provas! Não sou petista, mas também não sou cego, e percebo muito bem que quer falar em dossiê não quer falar em projetos para o Brasil, simplesmente por que não tem! Prefere fazer política suja. Além disto, o tiro do suposto dossiê pode sair pela culatra, já que Amaury Jr. disse que pode provar “diálogo por diálogo” o que ocorreu naquela reunião. Bom, que seja desmascarado quem usa máscara!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/06/2010 - 21:30
    Enviado por: jose geraldo

    Meu caro Decanine,

    Não faço parte dos 5% de ruim/péssimo das pesquisas sobre a aprovação do governo. O que eu condeno são os métodos do PT, sob o comando do Lula “out law
    ‘com sua moral dos sertões pernambucanos, onde esse código nunca existiu.
    Por outro lado estou acostumado a falar e escrever com correção o vernáculo, gramatical, sintática e ortograficamente. Não venha me dizer que foi erro de digitação você escrever estertores com “x”. Você deve ser petista, rebelde às leis inclusive às da ortografia. Auf Wiedersehen, se é que isso está ao alcance dos neurônios petistas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/06/2010 - 22:13
      Enviado por: Roberto Decanine

      José Geraldo! hipocrisia menos! filosofando ainda menos! parabéns por esse português erudito! diga quantos “verbetos” existem em nossa “língua” pátria! então cara! seja menos soberbo e verás que algum dia “o erro é humano” e perdoável. Não aceitar que um “retirante” nordestino hoje é o presidente mais popular de nossa história é “violentar” o senso comum. Sobre os métodos do pt, parece que não conhece o Lulla e precisaria ser mais humilde ao dizer besteiras; nosso Presidente tem “enquadrado” o partido para torná-lo menos radical e sim, mais democrata social possível. JOSÉ, NADA PESSOAL!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2010 - 07:18
      Enviado por: Augusto

      Pois é. Hoje no Brasil ser letrado e escrever bem é crime. Os petistas que cantam de proza que são democratas e não preconceituosos, gostam e amam fazer esta descarada discriminazação daqueles que tiveram a oportunidade de estudar e crescer na vida. Para um petista típico, isso é algum sinal de que a pessoa não tem boa índole, especialmente se ela não for de esquerda.

      Infelizmente vivemos num país que leva o pragmatismo ao extremo, ao ponto de valer tudo para se manter no poder, desde que a economia vá bem, o dinheiro esteja no meu bolso, os valores éticos sáo menores. O presidente LULA à frente do PT leva adiante o discurso de Maluf, e acrescenta – rouba, mas diz que só ele faz

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2010 - 22:10
      Enviado por: Marco Antonio

      -Até tu Brutus?! (ou melhor, Roberto Decanine)

      Você escreveu LULLA com dois “L”????

      Isso aí é puro “ato falho”!

      É claro que você vai dizer que foi apenas um “errinho” gramatical e que “na época do FHC os erros gramaticais eram muito piores que o seu”…rs

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/06/2010 - 22:30
    Enviado por: Hilton Araujo

    Eu vejo que a ala radical do PT, entranhou até nos eleitores do partido, que não querem enxergar que o LULA, quer num próximo mandato tornar o Brasil numa BRAZUELA. Ele já vem dando dicas disso, a começar pelos comentários elogiosos que tece ao ditador Hugo Chaves, a criticar a imprensa etc. A Dilma, se eleita, vai preparar esse caminho. Depois ele assume e dá o golpe. Mas, ele esquece que o Brasil, não é aquela republiqueta da Venezuela.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/06/2010 - 22:32
    Enviado por: GUATIMOZIM

    Meu caro Ulisses, O Lulla51 é pior que Chaves, é porque talvez o sr seja um desses que veste camisa vermelha e vai pra um auditório para bater palmas pra êle, esse homem que dividio o pais semeu a discordia entre Brasileiros, e gastou bilhões em propaganda e auto promoção, e ainda bem que tem oposição porque o sonho dos petralhas era ser aclamados, mas ainda bem que a casa ja caiu a começar pêla política externa. até breve.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2010 - 08:45
      Enviado por: Ulisses

      Meu caro GUATIMOZIM, não sou filiado a nenhum partido político, não tenho aspiração política, mas sou pragmático e sou patrióta! Apoio quem realmente faz pela população brasileira! Tudo que citei anteriomente é verdade ou mentira? A pobreza reduziu ou não neste país no governo lula? Sua vida melhorou ou não? E que eu saiba, se Lula é tão fora da lei como disse, por que ele nãoi alterou a constituição para um terceiro mandato como o fez FHC, que voce devia adorar! Quem deu golpe branco, sem consultar a opinião pública foi FHC! Se Lula quisesse, em um plebiscito teria apoio de 80% da população para um terceiro mandato, inclusive o meu! Agora esta ladainha de mensalão [é conversa mole para boi dormir ou o PSDB não teve seu mensalão, a origem? Ou não teve a compra de votos para a freeleição do FHC? Ou não teve os escândalos do SIVAM, onde radares americanos venceram a concorrência contra radares franceses e estes radares tem seu código fonte comandados pelos EUA que sabe tudo que é analisado na Amazônia? Que a privatizações foram uma robalheira que só enrriqueceu a corrióla do PSDB e o pilantra maior Daniel Dantas! Ser ingênuo é uma fatalida, ser estúpido é burrice!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/06/2010 - 22:40
    Enviado por: Hilton Araujo

    Quem LULA, faz questão de defender?
    MAHMUOD AHAMDINEJAD (ditador)
    CHAVES (ditador)
    FIDEL CASTRO (ditador)
    EVO MORALES (principiante de ditador e exportador de coca para o Brasil)
    E a pergunta que não quer calar: o LULA que se perpetuar no poder as custas até da eliminação do próprio PT.
    A verdade dói e o LULA quer calar a imprensa, como todo bom ditador.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 00:17
    Enviado por: Discurso de Lula contra a mídia o alinha aos bolsões radicais do … | Brasil Media

    [...] Discurso de Lula contra a mídia o alinha aos bolsões radicais do … Related Tags: devia, devia-fazer, dias-brasileiras, fingir-discaradamente, foi-assumido, fox, [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 01:04
    Enviado por: JB Costa

    O próprio post do titular do blog corrobora o que Lula afirma.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 01:39
    Enviado por: JB Costa

    Discordo parágrafo por parágrafo do blogueiro:
    P 1: O Presidente está corretíssimo em denunciar a parcialidade de certa parte da mídia quando se trata dele e do PT. Estratégia coisa nenhuma. É FATO!
    P.2 : Lula não defende uma mídia acrítica. Mesmo porque isso não existe. O que ele critica – com toda razão – é a parcialidade imbutida, contrabandeada, no noticiário factual. O que é uma aberração e um atentado a ética jornalística.
    P.3: Desonesto para com o leitor é a prática citada no parágrafo anterior.
    P.4: Concordo. Desde que se dê o mesmo destaque as transgressões dos outros candidatos.
    P.5: Essa é a SUA versão desse caso do dossiê. Há outra na qual os envolvidos, inclusive evocando a posse de provas, atestam que o ocorrido foi o contrário, ou seja, o Delegado foi o propositor da suposta espionagem. Por que não proceder uma acareação entre eles? Por que, agora me refiro ao blogueiro, omitir essa outra versão?
    P.6: Apresente provas sobre a produção desse dossiê. Até a presente data existe apenas as versões dos envolvidos, inclusive de um jornalista – Amaury Jr.-conceituado e premiado. Por que o blogueiro não a cita? Nesse ponto concordo com o Lula: trata-se de uma armação com o intuito de esquentar o pirão de 2006, no caso, o dossiê Vedoin.
    P;7: “Iniciativas censórias”? Cite-as.Nunca na história do Brasil a imprensa foi tão livre. Não se conhece nenhuma iniciativa do Presidente da República no sentido de interferir no trabalho da mídia, mesmo sendo bombardeado, às vezes injustamente, por ela 24 horas por dia, 30 dias no mês e 12 meses no ano. Lula já pediu alguma “cabeça” de jornalista por conta disso?
    P.8: Prove com fatos, não com falácias, essas tentativas. Delírio são, sim, suas assertivas.
    P.9: O sr. usa de leviandade ao fazer tal prognóstico. Não a nada que o ampare. Somente a parcialidade e o engajamento político de uma imprensa ultrapassada e que se ressente a cada dia da perda do poder de tutela da sociedade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 01:39
    Enviado por: Discurso de Lula contra a mídia o alinha aos bolsões radicais do … | Media Brasileiro

    [...] link: Discurso de Lula contra a mídia o alinha aos bolsões radicais do … Mídia, Opiniao << Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas será em Brasília [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 01:41
    Enviado por: MauMau Quirino

    A liberdade de imprensa,a liberdade de expressão e de opinião são bens que devem ser preservados em uma democracia,afinal muitos foram presos,torturados e mortos,ou exilados para termos esse direito,entretanto utilizar esse direito para assassinar reputações de pessoas ou instituições é extrapolá-lo,um exemplo simples é a ESCOLA BASE,para quem tem boa memória.
    Ao observarmos os espaços dados aos candidatos,o espaço dado aos acertos e erros de cada um percebemos que a imparcialidade da imprensa não existe, e vem apenas nos confirmar o que disse a Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Maria Judith Brito, que a imprensa atua como um Partido de Oposição,e segunda ela” esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada.”
    Se isso é liberdade de imprensa,então todos devemos rever nossos conceitos.

    ESPERO QUE PUBLIQUEM, JÁ QUE EXISTE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E OPINIÃO.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2010 - 11:47
      Enviado por: João Bosco Rabello

      Ô Mau Mau,

      Por imposição legal, o tratamento aos candidatos é isonômico durante a campanha. O mesmo espaço dedicado a um, tem que ser dado a outro. Há uma contabilidade que acompanha esse processo e os próprios candidatos medem, em centimetragem, esse noticiário. O enfoque das notícias é jornalístico, ressalta aquilo que, na avaliação editorial, é de maior interesse público – e do público. O noticiário procura traduzir os fatos políticos; as colunas emitem análises; os editoriais é que opinam. Talvez você precise aprender a ler jornal, mas tenho a impressão de que isso é o que menos importa, afinal seu discurso não deixa dúvida: você está em campanha. Eu não.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2010 - 11:52
      Enviado por: João Bosco Rabello

      Ainda pro Mau Mau: A Escola Base foi um episódio lamentável, em que a imprensa fez seu mea culpa. Mas sempre é importante fixar qual foi a culpa da imprensa nesse episódio. É importante, em nome do respeito aos fatos, lembrar que a imprensa não inventou a versão, mas a recebeu da polícia como resultado de uma investigação. Seu erro foi o de absorver de forma indiscutível uma declaração policial precipitada e leviana sobre uma investigação ainda em curso. Foi um erro reconhecido, mas a má fé partiu de uma informação oficial.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2010 - 02:01
    Enviado por: MauMau Quirino

    Vocês da imprensa pensaram que esse discurso ia render em 2006.

    Acho que vocês não podem ter só esse discurso. Vão ter que mostrar qual é a proposta para o Brasil não viver estagnado como no govêrno FHC,já que são assumidamente oposição.

    Falem mal do LULA E DE SEU GOVERNO,NÃO VAI ADIANTAR O POVO NÃO ENTRA MAIS NESSA,ESCONDAM TUDO DE BOM QUE ESSE PAÍS TEVE NOS ÚLTIMOS 7,5 ANOS

    O Serra não foi só ministro da Saúde. Foi ministro do Planejamento. Planejou o quê? O apagão? dossiês ?
    Porque voces jornalistas,editores, donos de jornais e tvs,não falam dos podres do Serra,já que se consideram imparciais,se voces utilizassem o poder que têm o Brasil não teria o número de miseráveis que tem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 07:46
    Enviado por: Djalma Querino de Carvalho

    Aguardem: vem aí “Os Porões da Privataria”. E o nosso colunista diz que o tal dossiê foi abatido no nascedouro. Não foi o Lula que quis inverter as coisas, foi a Veja que tentou salvar o Serra. Foi tudo por água a baixo. O nosso colonista ficar fazendo sugestões de campanha para o Serra é liberdade de imprensa.
    Imaginem o fhc dizendo pro Serra, em janeiro, “agora não tem mais jeito, você tem que sair candidato”, quando este não queria mais ser candidato. Vocês viram como ele está emagrecendo? Vao virar um palito quando sair o livro do Amaury Ribeiro Jr.
    Mas afinal, cadê o vice?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2010 - 12:26
      Enviado por: João Bosco Rabello

      Djalma,

      Sabe onde você leu essa frase do FHC para o Serra? No Estadão. Isso mostra uma vulnerabilidade na construção da candidatura, não? Pois é, como publicaríamos isso se estivéssemos engajados na campanha de José Serra? Outra falácia produzida pelo PT é a de que a imprensa se omitiu no caso Allstom, no qual pesam acusações de suborno contra tucanos. Não só o Estadão, mas os concorrentes, deram primeira página com esse escândalo. Volto a dizer: a intolerância à crítica leva o cidadão a ler o que quer ler – e do jeito que se encaixar melhor naquilo que deseja como realidade.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2010 - 08:24
    Enviado por: jose geraldo

    Caro Decanine,

    O Lulla não não tem moral para enquadrar ninguém! Ele próprio inspirou e pagou o menslão, e ainda paga.E finge que não sabe nem sabia!
    E o PT é uma massa informe, argila nas mãos do chefe do chefe da organização criminosa.
    Mas vejo que você é um homem corajoso! Vote no Lulla e sua base alugada pelo Zé Dirceu e me permita lembrar-lhe que o aluguel dos moralmente invertebrados ou mensalão sai do seu bolso e do meu.
    Parece-me que você não é capaz de avaliar as consequências de um governante que lidera fora da Lei.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 09:29
    Enviado por: Roberto Law

    As atitudes de Lula, de Dilma e da PTzada são atitudes de autoritários disfarçados de democratas. O populismo de Lula se soma com o corporativismo do PT satanizando a democracia e as instituições. A mania de Lula acender uma vela para Deus e outra para o diabo é muito perigoso. Lá fora Lula apóia as ditaduras de esquerda como a de Fidel e de Chaves, aqui ele se alia a direita fisiológica de Sarney, isso é um perigo para a democracia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 10:41
    Enviado por: SáeBenevides

    Lula está certo. Está falando a verdade.
    A grande imprensa é abertamente, francamente escancaradamente parcial;.
    A “previsão”, no último parágrafo de teu artigo, é mais uma prova dessa parcialidade

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2010 - 11:59
      Enviado por: João Bosco Rabello

      SáeBenevides,
      Não fiz previsão, disse que num eventual governo do PT, sem Lula, esse tipo de discurso tem potencial de estimular os radicais do partido que propõem o controle da mídia. O que seria uma linha chavista, sem dúvida. O raciocínio é o de que o fiador que oferece garantias de controle sobre esses bolsões radicais, Lula, não estará no governo, mas, sim, Dilma. E ela não tem evidentemente a liderança de seu patrono no partido. Como não sou profeta, não previ: alertei para o risco desse chavismo, que existe em boa proporção no PT, conforme o próprio Lula reconhece, crescer uma vez fora o Presidente que o mantém nos limites da legenda.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2010 - 12:46
    Enviado por: Gilberto

    Nós homens só fizemos o errado,FHC vendeu nossas estatais,sobrando apenas a petrobras,que está sujeito a acabar se ele ou Serra ou outro do PSDB for eleito.Temos de dar oportunidades as mulheres como a Dilma,quem sabe ela consegue recuperar parte das nossas grandes empresas perdidas pelo FHC?FHC vendeu nossas empresas e quem recebeu este dinheiro?Sei que ele enfiou o dinheiro no bolso e sumiu,como essas empresas eram nossas se não pediu a nós para vende-las e nem recebemos esse dinheiro?Acho que Dilma pode pensar em reerguelas.Pois temos de caminhar rumo ao primeiro mundo e não regredirmos como FHC fazia.Para se ter uma idéia os países de 1° mundo tem estatais grandes e o nosso está sujeito a perder petrobrás e Amazonia.Cuidado com FHC,Serra e PSDB,vamos ficar ao lado de Lula votando em Dilma.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 13:34
    Enviado por: GUATIMOZIM

    Meu caro Gilberto, O seu discurso “”Terrorista”" esta tão Demodê, que nem vai fazer nenhuma diferença na hora do eleitor votar, só serve pra animar militante, e por falar em PETROBRAS, o maior mêdo dos petralhas é alguem abrir a caixa preta dessa empresa que tornou o laboratório de robalheira, tenha mesmo mêdo, pois o José Serra vai mostrar tudo, o grande mêdo de quem esta se empanturrando nas tetas da empresa e do governo é ser descoberto”"”O SERRA VAI FAZER UMA GRANDE AUDITORIA”"” AI QUEM VIVER VERÁ….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 14:52
    Enviado por: José Robson

    Por que a imprensa não fala das mazelas do governo paulista de José Serra – ou será que não existem? E o buraco do metrô? E os veementes indícios de corrupção no governo paulista cujas notícias pululam na blogosfera? E as CPIs da AL-SP que não engatam? E a participação do candidato José Serra em evento em SC custeado com dinheiro público? Essa omissão caracteriza a parcialidade da imprensa, pois destaca jornalistas e blogueiros especialmente para justificar os equívocos e escorregões do candidato José Serra, buscando minimizá-los, ao mesmo tempo em que supervalorizam qualquer eventual derrapada da candidata Dilma. Com relação a José Serra, tentam construir uma candidatura; já com a Dilma, esforçam-se para desconstruí-la. A imprensa tem se portado realmente de forma parcial com os fatos, sonegando informação, aí residindo a desonestidade que seu texto nega. Essa mesma imprensa pode não ser chapa-branca do governo federal, mas com certeza é do governo paulista – estadual (PSDB) e municipal (DEM).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 15:33
    Enviado por: Orlando

    VOTOU DILMA = VOTOU SARNEY

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 16:08
    Enviado por: alvaro

    sabe o que interessa mesmo? é saber o que contém esse dossie, se é verdade ou não o que está ali..isso não interessa pra voces, né?

    engraçado né? no dossie de 2002, a imprensa investigativa queria punir o dossiesistas mas não queria nem ouvir falar sobre o que continha, né? os sanguessugas do serra? porque será né?

    eta jornalistinhas safadinhos esses né? que são jabazeiros institucionalizados, cruzes..tá certo o lula tem que quebrar as pernas desses corruptuzinhos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 16:18
    Enviado por: bernardo jurema

    esse post é um exemplo do jornalismo parcial apontado pelo presidente.

    estranho é uma imprensa, como a nossa, oligopólica e ideologicamente pouco plural, e que se alinha partidariamente.

    o problema não é falar de “mensalão” ou deixar de falar. o problema é que tais escândalos só ocorrem de um lado. o psdb governa SP há quase duas décadas, e a imprensa carioca-paulista não encontra nada de errado por lá.

    o problema não é denunciar ou não o dossier. o problema é que ninguém nunca viu o tal dossier, que na verdade são capítulos de um livro de um respeitado jornalista que vem fazendo uma coisa rara no brasil: jornalismo investigativo. há uns dois anos.

    esses dois exemplos, apontados pelo blogueiro, ilustram bem o que causa a falta de pluralidade na mídia brasileira: impera uma versão – partidária – em detrimento de outras leituras da realidade.

    e qualquer crítica à prática jornalista praticada por esse oligopólio é vista como “ameaça à democracia”. e aí se entende, que a preocupação é com reformas que induzam à democratização do espaço midiático, que proporciona mais vozes, mais visões de mundo e mais representatividade da imensa diversidade geográfica, cultural e política desse país, que não se restringe ao eixo avenida paulista-jardim botânico!

    esse jornalismo supercial, interesado, partidário e pouco plural é muito mais um obstáculo à democracia do que as críticas procedentes do principal líder político do país!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 17:36
    Enviado por: Pedro Celso

    E você cara pálida acha que a imprensa é honesta com eleitores? Descumprimento de legislação? e o serra? e o Alckmin? Dossie , que dossie ? Liberdade de imprensa de quem? as dadas pelos mesquitas? pelos seus patrões do instituto millenium. Vocês pensam que ainda enganam quem?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2010 - 17:54
      Enviado por: João Bosco Rabello

      Pedro,
      Sua falta de respeito só confirma a intolerância com a crítica. Mas ela não deixará de ser feita por causa de seu autismo.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2010 - 20:30
      Enviado por: Ulisses

      Caro João Bosco Rabello! Que falta de respeito demonstrou o Pedro Celso? Ele apenas questiou sua afirmação com argumentos concludentes que demonstram que a mídia está apoiando José Serra e assumidamente. Estranho que você não tenha o mesmo rigor com os internautas que apoiam José Serra, que aqui o apiom, mas que por total falta de argumentos e não saberem como debater uma opinião, apenas dão coices e relinchos contra o presidente Lula e sua candidata Dilma! Acho que educação é ouvir os dois lados e critica-los independente da opinião. No jornalismo assim como no esporte, não pode ter juiz “Bola nossa”

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2010 - 19:33
    Enviado por: GUATIMOZIM

    Alvaro!!! Meu caro Alvaro, se o Lulla for quebrar as pernas dos corruptos, todos PeTistas vai ficar tocó, e o Lulla Sací Pererê!!! será que tem algum Governo mais corrupto do que êsse do PT??

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2010 - 20:48
      Enviado por: Ulisses

      8 anos de FHC e PSDB deram de lavada em corrupção “campanheiro”! Quer pegar a calculadora e contar? Mensalão do PSDB, compra de votos para reeleição, Projeto Sivam, que o que doi mais não é o dinheiro da corrupção, mas entregar a localização das riquesas da Amazônia aos EUA, privatização da Vale por 2 bilhões de dolares uma empresa que valia mais de 100 bilhões, a salvação escandalosa do Banco Econômico e Nacional, para “dois amiginhos do Rei” os Margalhães Pinto e Calmon, quer mais?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2010 - 20:15
    Enviado por: maria leoni

    Ainda bem que falta pouco, para esse governo cair fora, não aguentamos mais ouvir,
    e ver tantas barbaridades. Acredito que eles gostariam de se perpetuar no poder, com um regime ditatorial, igualzinho ao de Cuba, Bolívia, etc., mas isso não irá acontecer no Brasil, eles não tem espaço para que isso acontece, ainda temos homens de bem, comprometidos com a segurança do “Brasil”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 20:41
    Enviado por: Jorge

    é preciso democratizar a mídia. Não é possível os jornais, tvs e rádios adotarem o partidarismo que vem adotando em SP, aonde são, praticamente, comitês eleitorais do Psdb. Isso é uma afronta aos mais elementares princípios da Democracia.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2010 - 22:20
      Enviado por: clara leonor vaz guimaraes

      Jorge voce esta coberto de razão. Os espaços utilizados pelos candidatos e sua exposição publica existe em função dos interesses dos donos dos meios de comunicação. É elementar. Assista diferentes noticiarios, leia diferentes jornais e o partidarismo se evidencia sem esforço. Quando voce acessa midias de outras regiões do país dá até medo o tamanho do viés É uma pena.Quanto mais democraticamente a informação chegar a população, maiores serão os seus recursos de particípação mais efetiva no pleito e a chance de dar um voto consciente.No entanto, estamos longe disso.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2010 - 20:43
    Enviado por: Jorge

    lamentável o baixo nível de parte dos comentaristas do blog. calúnias, palavras chulas, linguajar do esgoto. façam o debate em alto nível. expressem suas idéias, sem mentiras e apelações. A internet revela bem a qualidade interior das pessoas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 21:00
    Enviado por: MauMau Quirino

    Com relação ao tempo, pode ser que o mesmo seja medido,o que não significa dizer que as manchetes e reportagens escolhidas por editores e jornalistas sejam realmente de interesse público,a imprensa em sua maioria está apoiando o Serra,na minha modesta opinião,você como jornalista deve ter participado do encontro do instituto Milenium, onde a Sra.Maria Judith Brito,afirmou com todos as letras “que esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada”.No caso da Escola Base a imprensa não teve o cuidado de checar os dados,mesmo sendo oficiais,como estão fazendo agora em relação à disputa eleitoral,depois que o estrago é feito,de que adianta fazer o mea culpa,na minha modesta opinião é dever da imprensa a procura pela verdade,e não emitir opinião baseado em “disse que disse”.
    Com relação aos radicais do PT,estes estão abrigados no PSTU e PSOL,grupos que abandonaram a sigla a muito tempo,,justamente por serem radicais e não concordarem com o estilo do PT governar.
    Não sou um leitor assíduo de jornais,mas quando leio, as vezes encontro jornalistas de coragem que colocam a sua profissão acima de ideais políticos partidários,talvez seja porisso que voce diz que preciso aprender a ler jornal,não estou em campanha,alias como ninguém está,nem os partidos, nem os candidatos,nem os meios de comunicação, ela só é permitida após o dia 06/07/2010.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2010 - 22:25
    Enviado por: Marco Antonio

    Uma pergunta que não quer calar:

    -Se essa “senhora” não fosse apoiada pelo Lulla e a sua máquina monumental (que nós pagamos, diga-se de passagem) ELA TERIA ALGUM VOTO?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2010 - 05:20
    Enviado por: Discurso de Lula contra a mídia o alinha aos bolsões radicais do … | Media Brasil

    [...] original post here: Discurso de Lula contra a mídia o alinha aos bolsões radicais do … Tags: align, deve-ser, display, ele-deve, form, informação, para-mais, por-que, ter-prometido, [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2010 - 06:30
    Enviado por: Roberto Ribeiro

    José Serra tem a Imprensa como dossiê permanente contra adversários.
    Como os petistas não tem a Folha de São Paulo, o Estadão e a Veja para destruir reputações em nome deles, então se obrigam a fabricar dossiês.
    José Serra é o maior fabricantes de dossiês deste país, inclusive contra desafetos tucanos.
    Agora só nos resta ler o livro do Amaury Ribeiro Jr.. Picante.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2010 - 07:10
    Enviado por: Discurso de Lula contra a mídia o alinha aos bolsões radicais do … | Mídia Global

    [...] Originally posted here: Discurso de Lula contra a mídia o alinha aos bolsões radicais do … [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2010 - 07:24
    Enviado por: Discurso de Lula contra a mídia o alinha aos bolsões radicais do … | Media Brasil

    [...] more here: Discurso de Lula contra a mídia o alinha aos bolsões radicais do … :align, background, border, deve-ser, display, form, Mídia, para-mais, por-que, [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2010 - 08:46
    Enviado por: Discurso de Lula contra a mídia o alinha aos bolsões radicais do … | Media Brasil

    [...] Read more from the original source: Discurso de Lula contra a mídia o alinha aos bolsões radicais do … [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2010 - 09:38
    Enviado por: VALMIR FERNANDES

    Os Congressos e Câmaras constitucionais dos países da América do Sul, sem destinção de países A ou B, precisam rever o comportamento dos líderes que se aventuram em suas administrações públicas.
    Caso tenham cometido roubalheira com prejuízo ao erário,é obvio, este e seus pares, inclusive indicados ficariam impossibilitados de concorrerem as eleições.
    Esta forma exemplar traria à sociedade a aplicabilidade dos príncipios verdadeiros constitucionais.
    Agora o presidente e seu bando, “faz e acontece” e durante sua ultima gestão pousa de “santo”, é “querer se perpetuar no poder”.
    Assim não dá.
    Acabo por entender que o melhor regime é mesmo o “autoritarismo militar”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/09/2010 - 22:21
    Enviado por: Wellington Rocha

    Estamos muito proximo de uma nova eleição, e não podemos deixar passar em branco esta oportunidade, Que seja eleito um presidente compromissado com a democracia e não com a roubalheira que ai esta e quer se perpertuar no podem.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Seções

Blogs do Estadão