Cabral perde capital político com sucessão de erros na véspera da eleição

Em menos de um  mês, o governador do Rio, Sérgio Cabral, protagonizou dois episódios capazes de abalar o capital político construído nos anos de parceria incondicional com o governo do ex-presidente Lula.

PUBLICIDADE

Por João Bosco Rabello
Atualização:

O destempero que, aqui e ali, teima em conspirar contra a imagem do governador descolado que procura exibir, tem comprometido a gestão de Cabral, desde a tragédia de Angra dos Reis, passando pela ofensa dirigida a um favelado que cobrava mais ação social de seu governo, durante uma visita do então presidente Lula ao Rio, e desembocando na crise dos bombeiros.

PUBLICIDADE

Crise, aliás, que ganhou dimensão, com potencial para se alastrar pelo país, por imprevidência de um  governo que dela já tinha conhecimento e, mesmo assim, a negligenciou.

Cabral deu a ordem inédita de prisão para mais de 400 bombeiros, que produziu estragos na popularidade obtida com a pacificação das favelas cariocas gerando uma solidariedade imediata da população à categoria.

 O que leva um governador a tal agressividade contra a categoria mais querida, tida pela sociedade como averdadeira defesa civil, fazendo preceder a prisão de insultos públicos aos soldados grevistas?

Não se sabe, mas enquanto isso acontece, o Secretário de Segurança do Rio, José Maria Beltrame, artífice da operação de reocupação territorial dos morros pelo Estado, pelo afugentamento do tráfico e pela instalação das UPPs nas favelas, dá sinais de preocupação com a permanência de seu trabalho.

Publicidade

Beltrame chama a atenção para a necessidade de complementar a ação policial com um programa social capaz de sedimentar as bases de uma nova realidade nas áreas até há pouco conflagradas da cidade.

Chama a atenção do governo, porque só a ele cabe a responsabilidade pela extensão desse trabalho. Sem isso, adverte o Secretário, será muito difícil sustentar a conquista que conferiu a Cabral índices estupendos de aprovação.

Logo após o aviso do Secretário de Segurança, uma tragédia com sete mortos, entre as quais, a nora do governador, vítimas da queda de um helicóptero no sul da Bahia, descobre o véu de uma relação intensa e promíscua entre o governador e empresários com negócios prósperos em seu governo.

Um flagrante de invasão da fronteira entre público e privado, com jatinhos de empresários a serviço do governador para levá-lo a festas privadas sem qualquer vínculo com o interesse público.

Este, por sinal, afetado pelo vínculo de amizade entre governador e empresários, um dos quais, Fernando Cavendish, detém contratos milionários com a administração fluminense, cuja parcela sem licitação somou R$ 127 milhões em 2010.

Publicidade

Com ares de órfão do governo do ex-presidente Lula, o governador vai consumindo um capital de popularidade em velocidade espantosa, às vésperas de uma campanha municipal decisiva para a preservação de uma aliança entre governo e prefeitura até aqui positiva para o Rio de Janeiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.