•

Jamil Chade

04.julho.2012 05:14:51

CIENTISTAS ANUNCIAM DESCOBERTA DO QUE PODERIA SER “PARTÍCULA DE DEUS” E ABREM NOVA ERA NA FÍSICA

GENEBRA – Uma corrida bilionária que já durou meio século pode estar chegando ao seu fim e a ciência estaria a um passo de uma de suas maiores descobertas: a existência da “partícula de Deus”. Na manhã desta quarta-feira, 4, o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) anunciou em Genebra o que é a mais importante prova da existência da partícula que, para muitos, fecharia a explicação sobre a formação do Universo. A apresentação apontou a descoberta de uma nova partícula subatômica que poderia ser o bóson de Higgs, abrindo uma nova era para a Física.

“Atingimos um marco no nosso entendimento da natureza”, declarou Rolf Heuer, diretor do Cern. “A descoberta é consistente com o bóson de Higgs”, disse.

A teoria é que é essa partícula que garante massa a todas as demais e, portanto, central na explicação do Universo. Conhecida fora do mundo da ciência como “partícula de Deus”, trata-se da última fronteira não resolvida pela física. Nos anos 60, Peter Higgs desenvolveu uma teoria na qual uma energia invisível preencheria um vácuo no espaço. Ao se moverem, partículas são puxadas uma contra as outras, dando massa a um âtomo. Já as partículas da luz não sentem essa atração e não contam com massa. Sem a partícula responsável por unir as demais, átomos não conseguiram ser formados no início do Universo e a vida como a conhecemos hoje simplesmente não existiria. O problema é que sua partícula hipotética – o bóson de Higgs – jamais foi encontrada, pelo menos até hoje.

Depois de acumular dados de milhares de choques de partículas no acelerador subterrâneo construído entre a Suíça e França e que custou US$ 8 bilhões, os cientistas praticamente confirmam a existência de sinais da partícula. Dois experimentos diferentes – os detectores Atlas e o CMS- se lançaram na corrida pela partícula no Cern e hoje estão comparando seus resultados.

Joe Incandela, porta-voz do CMS, confirmou que seu experimento detectou fortes sinais do bóson. “São resultados muito sólidos”, disse. Ao mostrar a tabela, ele mesmo confessou: “nem posso acreditar”. “São indícios muito fortes”, disse. A margem de erro ou variação no dado é de um a cada 1 milhão de eventos.

No Cern, cientistas insistem que o resultado final e a revelação sobre o “Santo Graal” da física só teria como rival a descoberta da estrutura do DNA, há 60 anos. “Essa é a semana mais excitante da história da física”, declarou Joe Lykken, do Fermi National Accelerator Lab (Fermilab) que conduziu as pesquisas nos Estados Unidos nesta semana. Se for confirmada sua existência, a descoberta abrirá o caminho para detalhar o funcionamento de átomos e do próprio Universo.

comentários (227) | comente

• A + A -
227 Comentários Comente também
  • 04/07/2012 - 05:56
    Enviado por: Marco Dutra

Por favor, parem de chamar o boson de Higgs “a particula de Deus” !
    Trata-se de uma questão de fisica e não de religião. Ja tem pastor evangélico dizendo que “os cientistas ateus gastaram 8 bilhões de dolares para encontrar a particula de Deus” !

• 04/07/2012 - 08:27
      Enviado por: Leonardo

Marco, veja que essa denominação é puro marketing. Não existe forma mais eficiente de fazer essa descoberta tornar-se popular do que inserir deus onde ele nem existe. A patuleia não entende nada de ciências, física então, nem se fale. Só entendem o que os clérigos charlatões vomitam. Eu apoio a ideia, pelo menos dá visibilidade ao feito.

• 04/07/2012 - 09:01
      Enviado por: alzira andrade

Podemos enetender “deus”" como o principio de tudo e no princio não havia nada nem religio~es logo religiao não é a mesma “coisa” q deus

• 04/07/2012 - 09:19
      Enviado por: Arthur

Concordo Marco Dutra! Acho que poderiam arrumar outro nome pra isso sem misturarem as coisas.

• 04/07/2012 - 09:52
      Enviado por: Luiz Leitão

Tem razão, Marco, a partícula não é de “Deus”; não sei quem inventou essa bobagem. Os jornais deveriam parar de propagar o crédito indevido a “Deus”.

• 04/07/2012 - 10:04
      Enviado por: Lenaldo

A posição do Marco é correta. A chamar o Higgs de “partícula de Deus” só aumenta resistência dos crentes mais fervorosos contra a ciência. Talvez usar o termo “partícula Fundamental” ou algo equivalente poderia aumentar o alcance do conhecimento sem criar resistência.

• 04/07/2012 - 10:11
      Enviado por: Michel

É verdade meu amigo, já já vai ter algum malandro abrindo uma casa religiosa com o nome, PARTICULA DE DEUS, e vai arrebanhar um monte de tonto para bancar sua luxuria, acho que esse nome va dar muitas idéias para quem não gosta de trabalhar.

• 04/07/2012 - 10:28
      Enviado por: Olavo Salompas

Marco, a importância de seu comentário é igual ao DESVIO PADRÃO aceito como erro na pesquisa. Ou seja, você tem uma chance em um milhão de estar ERRADO. Por outro lado, se multiplicarmos suas chances pela MASSA do universo, diria que a chance de você estar CERTO e de a pesquisa ser uma grande BALELA chegará próximo ao INFINTO. Enfim, sabemos que a única frase séria dita até agora foi a do próprio HIGGS: ‘Cadê minha champagne?’.

• 04/07/2012 - 10:45
      Enviado por: braulio

Esse é um bom argumento para pedir dinheiro e cultos. tipo ” Irmãos se os ateus gastaram 8 bilhões para achar uma particula de Deus , quem pode doar 200 reias para achar jesus inteiro? Obreiros , corram as sacolinhas…”

• 04/07/2012 - 10:50
      Enviado por: D.Lima

É porque Deus é o emprego deles Marco.

• 04/07/2012 - 11:09
      Enviado por: Billy Lane

A propósito da designação “partícula de Deus”, seja lá qual for sua origem, certamente, não o foi cunhada por religiosos e sim por cientístas.
      Chama-me a atenção não tanto o termo “Deus” ou “deus” no enunciado, mas o sentido que extrapola qualquer conceito metafísico. Parece-me que essa expressão sugere a “partícula inexplicável/desconhecida”, isto é, o mistério ainda não resolvido.
      Nesse sentido, esse “deus” da cultura moderna é um deus do vazio, do inexplicável, do incognoscível, incomunicável.
      Se deus é isso, então, a cada descoberta científica esse deus é desvendado e o lema da modernidade e do positivismo científico do século 20 de que ao final do século (20) não haveria religião, pois a ciência teria explicação para tudo, está a caminho de seu final apocalíptico.
      No entanto, como teólogo, não posso deixar de observar que esse deus do vazio que a ciência e muitos religiosos estão desvendando não existe mesmo.
      Deus é muito mais do que um inexplicável, incognoscível, uma ausência de explicações.

• 04/07/2012 - 11:47
      Enviado por: Daniel

Na verdade, o apelido dado por Higgs seria “The goddamn particle” http://www.economist.com/node/21541797 mas o nome foi mudado por um editor. A partir daí, o marketing tomou conta da situação.

• 04/07/2012 - 12:19
      Enviado por: Maurilio

Pelos comentários neste espaço, não são só os religiosos que gostam de colocar DEUS em tudo o que falam ou praticam. Até entendo os religiosos, afinal de contas estão professando sua fé, mas, o que dizer de pessoas que não acreditam em DEUS mas que não se cansam de falar DELE? E, pelo nível dos comentários, não dá prá saber quem é pior…

• 04/07/2012 - 12:23
      Enviado por: Ricardo

Então você crê que o Nada criou o Nada que o “criou”.

Quando “morrer” a segunda morte, o Nada te aguarda.

Lembre-se, o nada não serve prá nada. Por isso será lançado fora da presença de Deus.

Deus é amor, a auxência é ódio.
      Deus é paz, a auxência é tormento.
      Deus é perdão, a auxência é condenação eterna.
      Deus é salvação, a auxência é perdição.

Creia em Jesus (Deus) e será salvo tu e a tua casa. Atos 16:31

• 04/07/2012 - 13:27
      Enviado por: Filipe Rodrigues

Os ateus gastaram 8 bi porque? A pesquisa foi financiada por ateus apenas? Pra falar a verdade esse dinheiro vem dos governos que em sua grande maioria tem religião, e outra dado, em pesquisar realizadas com os cientistas de mais alto grau, 35% deles crê em alguma forma de deus, divindade de origem do nosso universo, 15% não quis opinar e 50% é ateu. Então, não venham com essa…

• 04/07/2012 - 13:56
      Enviado por: Henrique

O uso da expressão “partícula de Deus” é a própria marca da besta.

• 04/07/2012 - 14:30
      Enviado por: Josefino

Sr Billy Lane, a tua afirmação de que deus eh ” inexplicável, incognoscível, uma ausência de explicações” eh o “argumento da ignorancia”. Nao estou te ofendendo! O “argumento” eh que se baseia no fato de que somos ignorantes para entender deus ou so porque a ciencia nao explica tudo….logo deus existe. Ja ouvi varias definições de deuses como por exemplo: deus eh amor, deus eh vida, deus eh fiel etc mas essa que o sr afirma eh a pior delas.

• 04/07/2012 - 14:40
      Enviado por: Sebastião Martins

Aviso aos navegantes: um indivíduo acaba de requerer o registro civil e, principalmente, contábil, de uma coisa chamada IGREJA UNIVERSAL DA PARTÍCULA DE DEUS. Quem tiver uma queda pelo pastoreio lucrativo pode se inscrever. Já estão formando bispos.

• 04/07/2012 - 14:43
      Enviado por: Josefino

Sr Ricardo, se deus eh amor, paz etc etc como o sr explica todo sofrimento que ha no mundo que ele supostamente (segundo os crentes) criou? Amor eh um sentimento, paz eh o estado da ausência de conflitos, perdão eh um estado mental e todos eles tem explicações independentemente de deuses. Eu acho interessante como as pessoas atribuem adjetivos ou outras caracteristicas tipicamente humana para definir deuses. Nao tenho nada com isso, acredite no deus que bem entender, mas nao deixa de ser hilário esse comportamento humano. Quanto a salvação, exatamente do que o sr se refere? Provavelmente eh da suposta existência de um ser do mal ou do próprio inferno, nao? Isso so mostra que o cristianismo esta baseado no medo. Medo da morte, medo do juizo final, medo do deus punitivo. Eu prefiro viver sem esse medo.

• 04/07/2012 - 15:18
      Enviado por: Regina Gulla

pois é, concordo plenamente!!! a onipotência, neste caso de atribuir-lhe o divino, não é da partícula, mas de quem lhe atribui os nomes! Somos mais onipotentes do que o universo, credo!!!

• 04/07/2012 - 17:29
      Enviado por: Vitorio F. Massoni

Pensamos, logo deuses existem. Aqui no Brasil começou com Tupã.

• 04/07/2012 - 18:16
      Enviado por: Marco

Quem disse que Deus tem alguma coisa a ver com religião ??

• 04/07/2012 - 18:50
      Enviado por: Fo Deus

Agora os crentes podem começar a rezar para a partícula, se tiver fé ela vai responder!

• 04/07/2012 - 05:58
    Enviado por: Hervaneide

A ciência quer sempre ir mais alem, Jesus veio a terra os homens expulsaram agora querem mexer com Deus? Ele deu limite ao homem mais pela ganancia o homem quer ir mais além.

• 04/07/2012 - 07:43
      Enviado por: Athina

Se sua teoria fosse verdadeira Deus criaria os homens sem cérebro. O que você chama de “ganância” eu entendo como “progresso”. Esses cientistas trabalham incansavelmente horas a fio. E suas descobertas trazem conforto ao ser humano.

• 04/07/2012 - 08:10
      Enviado por: Marcos

Não fosse a ciência você não poderia estar divulgando sua opinião para milhões de pessoas, concorda?

• 04/07/2012 - 08:41
      Enviado por: Edson R.

A “Herva” é porque você fuma antes de escrever bobagens?

• 04/07/2012 - 08:54
      Enviado por: Victor M

Se cientistas são tão malignos, desligue o seu computador, não use automóveis, vá morar isolado (a) do mundo pois essa tecnologia que te permite falar com pessoas que estão do outro lado do mundo existe graças ao mesmo. DEUS = ser supremo. cada religião ou grupo de pessoas interpretam isso de uma forma diferente. Me recuso acreditar que em pleno séc 21 existam pessoas tão ignorantes.

• 04/07/2012 - 09:37
      Enviado por: paulo

quando jesus veio a terra ,,ano zero após 4 seculos quando cristianismo entrou para valer,,, automaticamente entremos na idade das TREVAS,, não estranho isso ;;
      o homem viveria com apenas 200gramas de celebro ….tá sobrando 1.200 gramas . vamos fazer o k senhor com isso

• 04/07/2012 - 09:52
      Enviado por: Dexter

o livre arbítro tem limite então?

• 04/07/2012 - 09:56
      Enviado por: Regi Lisandro

Estou com os outros. Não é uma questão de ser gratos a Deus por nos criarem, é uma questão de buscar respostas para nossa angustias, que se Deus não quisesse que a gente as saciassem, não nos criaria com elas. E, criticar os “Dedicados cientistas” é ir contra a todos o avanços já alcançados que nos permitem ter o conforto q temos. Agora, se o desenvolvimento científico não veio com o moral é outro problema. Ai tem que se fazer investimentos em cursos de ética, que realmente precisa, pois a baixeza e fraqueza de caráter do ser humano é muito grande, me incluo junto!!!

• 04/07/2012 - 14:31
      Enviado por: Rod Campinas/sp

Cara Hervaneide, puxa que comentário infeliz! de onde você tirou que Deus deu limite aos homens? sendo Deus tão PODEROSO, se ele assim o fizesse com certeza nunca ultrapassariamos este limite, você mesmo se contradiz em tudo o que você pensa!

• 04/07/2012 - 14:46
      Enviado por: Josefino

Na verdade a ciencia nao da a minima para deuses, qualquer um dos mais de 1000 ja imaginados pelo homem. Os cientistas estao buscando explicações para entender melhor a natureza e nao deuses.

• 04/07/2012 - 06:51
    Enviado por: Luis Schiavone Junior

Excelente avanço da Ciência. Entretanto, os estudiosos da Vida dizem que “há fortes indícios”, “poderia ser… ” Claro que um dia , teremos certeza da existência do chamado Bóson de Higgs, chamada “Partícula de Deus”… É bom que seja assim, pois os cientistas admitem a sua incapacidade de compreender a natureza íntima de Deus. Todas as partículas são de Deus… Elétron, Próton, Méson Pi (descoberto pelo brasileiro Dr. César Lattes), Nêutron e todas as outras que não conseguimos lembrar. Tudo pertence a DEUS, Único, Eterno, Imaterial, Imutável, Soberanamente Justo e Soberanamente Bom. Todos os cientistas, todos nós, temos que dobrar a cerviz para o Senhor da Vida, Criador de Tudo e de Todos. Porque se julgarmos que a descoberta dessa partícula explica a origem da Vida, teremos que responder a outras perguntas… Por exemplo : quantas estrelas tem o Universo? Ou serão Universos infinitos? Qual cientista conseguirá medir o Infinito???
    Ou dizer quanto tempo tem a Eternidade??? Glória e louvor à Inteligência Suprema ! ! ! ! ! ! !

• 04/07/2012 - 09:34
      Enviado por: juliana

Jesus Amado… qta baboseira em um comentário só!!! Só Jesus te salva mesmo amigão!

• 04/07/2012 - 09:40
      Enviado por: Profº Maduro

Por que os” comerciantes da fé e do sofrimento alheio”(também chamada de religião) sempre “invadem” os sites e as notícias científicas ? Por medo de ganhar MENOS DINHEIRO !!!

• 04/07/2012 - 10:50
      Enviado por: Olavo Salompas

Prof. Maduro, acredito que seja por que eles se sentem no direito de tomar um golinho de champagne, também.

• 04/07/2012 - 11:40
      Enviado por: thamara

Gostei Carlos, você falou tudo!
      quanto aos outros comentários, cara, vocês respeitem a opinião de cada um. se vocês são ATEUS meus pêsames, não critiquem quem acredita em Deus!! e mais, uma maçã podre não significa que a arvore esteja podre, o erro de uma pessoa( falsos profetas) não significa que todos aqueles que servem a Deus estejam podres também.

• 04/07/2012 - 14:53
      Enviado por: Josefino

Luis Jr, voce usa o “argumento da ignorancia” que eh uma grande falacia. Essa mentalidade pequena de que so porque a ciencia ainda nao pode explicar algo….logo deus existe eh vergonhosa. Um ser para se intitular “racional” precisa deixar de usar argumentos mediocres como esse. Na verdade aos cientistas pouco lhes importam os deuses, qualquer um dos mais de mil criados pelo homem. Eles estao preocupados em desvendar a natureza, no caso a astro-fisica, e nao seres sobrenaturais como duendes,fadas ou deuses.

• 04/07/2012 - 06:56
    Enviado por: Daniel Branco

O termo “partícula de Deus” foi inventado pela imprensa e não pelos cientistas. Anos atrás, em uma entrevista, um cientista se referiu a ela como “God damn particle”, porque ela era muito difícil de ser detectada. O jornalista então habilmente passou a chamar a partícula de God particle, porque esse nome vende muito mais do que Higgs Boson. A ciência agradece o marketing e os recursos financeiros que esse marketing ajudou a levantar.

• 04/07/2012 - 10:03
      Enviado por: Paulo

Boa! Se o cientista tivesse se referido a ela como “fucking particle” o jornalista a teria chamado de “partícula do amor”? … rs

• 04/07/2012 - 07:07
    Enviado por: Dany

Muito importante a sua atuação neste momento crucial na história da Física,caro Jamil.
    Essa espécie de “mão invisível” que determina a existência de matéria pode não ser Deus,mas está perto dele (quero dizer em sentido figurado).
    Estive no Cern em 2008 e assistí a uma conferência sobre os vários programas ou projetos que em breve vão nos levar a uma revolução na comunidade científica,é só aguardar.A vontade de provar que o bóson de Higgs (esqueceram dos dois belgas que se uniram ao escocês nessa empreitada?) está aí e só não podíamos captá-lo,como foi com outras partículas (quantum) não é de hoje,estão trabalhando nessa pesquisa há muitos anos,na Europa e nos EUA.Como se trata de uma competição entre cientistas e laboratórios,posso dizer que aquele que anunciar primeiro sua descoberta leva a taça.
    Tudo indica que o encontrado no Cern é o “suspeito” do “crime”.
    Estou acompanhando a conferência pela internet agora.

• 04/07/2012 - 10:46
      Enviado por: Olavo Salompas

Dany, a Ciência em que você acredita morreu afogada num copo de champagne. Desculpe-me por ter que te dizer isso tão friamente. Vai uma vodka ai?

• 04/07/2012 - 07:27
    Enviado por: Felipe Vourakis Barbosa

Parabéns, descobrindo o Bóson de Higgs, desvenda-se um dos maiores mistérios da natureza, agora só resta descobrir como RESPEITÁ-LA.

• 04/07/2012 - 07:39
    Enviado por: SALVIOLI SALGADO

Até que enfim os militares acordaram, precisaram que a DILMA dessa um puxão de orelha nesses militares parasitas que não se rebelaram bem antes após toda essa corrupção que os petistas trouxeram a nação brasileira. Militares! assumem o poder! Enquantos esses ratos não acabem com o país. CADEIA PRA ELES. E JA.

• 04/07/2012 - 07:41
    Enviado por: SALVIOLI SALGADO

K K KK KK K Os caras gastara, 8 bilhões para chegarem a conclusão que sem a intervenção de uma MENTE inteligente não se cria nada, k k k k k kk k

• 04/07/2012 - 09:02
      Enviado por: LILIAN

CRIACIONISMO ISSO MESMO

• 04/07/2012 - 14:56
      Enviado por: Josefino

Com certeza a mente que voce se refere nao eh a tua!

• 06/11/2012 - 21:49
      Enviado por: Vinicius

Vc está errado, vc não sabe o q é bósson hiigs, vc está desenformado, este site da uma imagem mt ampla para o q realmente é… Pense no bósson hiigs como o posinho da gelatina, sem o posinho a gelatina não teria a massa q tem ( finja q a agua naum tem massa) o bósson é apenas a particula q sede massa as outras não a confirmação da existencia de divindades, abraço..

• 04/07/2012 - 07:42
    Enviado por: roberto

Enfim há fortes evidências que as religiões estarão definitivamente enterradas.

• 04/07/2012 - 07:44
    Enviado por: Leonardo

Concordo, não podde se chamar partícula de Deus. O dia que eles descobrirem como se faz a vida ai sim pode até ser….

• 04/07/2012 - 09:53
      Enviado por: Dany

Leonardo,houve um engano da parte de algum jornalista,porque um físico disse numa entrevista de jornal suíço que o bóson (ou os bósons) de Higgs seria aquilo que ele deu o nome “Deus” e não “de Deus”,como vem sendo escrito na mídia brasileira.Ele criou essa imagem figurada dando a entender que é graças a essa(s) partícula(s) que determina a massa dos elementos do átomo que existe o que chamamos de matéria.As partículas interagem sob o efeito do bóson (como se fosse uma cola,grudando umas nas outras) dando a impressão de criar massa no espaço vazio.
      Pelo fato de vir antes de tudo que existe foi que o cientista lembrou-se com ironia de chamá-lo assim: Deus.

• 04/07/2012 - 15:02
      Enviado por: Josefino

Leonardo, e segundo voce foi deus que criou a vida? Onde estao as evidencias? Simplesmente nao ha nehuma. Ha varias teorias sobre a abiogenese e nenhuma delas menciona deuses.Os cientistas estao trabalhando nessa area e logo tambem terao uma resposta para tal. Provavelmente nao existiremos mais para ter essa informacao mas nossos descendentes sim.

• 04/07/2012 - 07:46
    Enviado por: SALVIOLI SALGADO

Essa maquina de ferro, alumínio, cobre,  etc……comparado com o UNIVERSO, é nada, simlesmente nada, e precisou bilhões de dóllares, precisou de milhares de cientisrtas, operários, etc….agora o UNIIVERSO, sugiu por acaso, k k k k kk k kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, chega de kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

• 04/07/2012 - 09:01
      Enviado por: Luciane Lima Costa e Silva

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Essa foi ótima!!!! Muito Boa Salvioli.

• 04/07/2012 - 15:09
      Enviado por: Josefino

Andre W voce primeiro precisa estudar o que Darwin disse para depois critica-lo. Ele nunca disse que nossa espécie descende dos macacos e sim que eles e nos temos descendente em comum. Salvioli, nota-se que voce nao entende nadinha de fisica pois senao nao falaria asneiras. Porem, nao sei do que voce realmente ri. Voce acha mais racional acreditar num suposto ser sobrenatural criador do universo do que se ele tivesse vindo do nada? Nao seja hilario pois voce cai no ridiculo!

• 21/08/2012 - 04:35
      Enviado por: Americo Cossa

• 04/07/2012 - 08:13
    Enviado por: Marco Bonalume

Chamar o boson de Higgs de “partícula de Deus” é um exagero, talvez da mídia, talvez de cientistas querendo mais verba. Mas ficar irritado porque esse nome deve ser evitado em função de pastores evangélicos e fanáticos religiosos em geral é um erro. O direito de chamar do que quiser é constitucional. E pastores desse tipo, que infestam o país, vão usar qualquer coisa e não precisam de argumento nenhum para atingir um objetivo básico que é aumentar o dízimo nas contas bancárias das igrejas, mas em nome de Deus é claro. Será que é Deus que gasta? E aliás aos fanáticos que escrevem aqui, há hoje centenas de religiões, que seguem vários tipos de deuses pelo mundo, e as de maior crescimento inclusive não são cristãs, são as que seguem Maomé. Todas são muito diferentes entre si, em comum elas só tem uma coisa: as arrecadações de dinheiro em nome dos diversos deuses. E é direito constitucional de cada um pagar. Também é, sem nunca invadir o do outro, um direito de cada um o de agir como quiser. Até como otário. Direito de ser otário é também um direito.

• 04/07/2012 - 09:15
      Enviado por: Andre W

Acho que vc está bastante enganado em realção a religiões,e deveria ter mais cuidado ao usar suas palavras, falas sobre direito, mas lembre-se que o seu direito acaba quando o do outro começa. Quanto a descoberta, não vejo como essa partícula possa explicar o surgimento do Universo, que não para de crescer (Jesus Cristo afirmou: meu Pai trabalha até hoje!) sinceramente a explicação bíblica para o surgimento da vida e de tudo muito mais convincente do que as baboseiras do Big Bang e teorias da evolução (mentirada puradaquele charlatão do Darwin) ou será que alguém que se considera inteligente e superior aos “fanáticos religiosos” acredita que evoluímos do macaco? ou simplesmente que os dinossauros vieram dos microorganismos que “evoluíram”, se evoluíram e a evolução é tão importante pq a natureza parou de evoluir, e o pior, a humanidade resolveu involuir? Mensagem minha aos ateus de plantão: querem provas da existência de Deus? olhem pra tudo ao seu redor e para si mesmos, será realmente que tudo surgiu do acaso e do nada? se não se convencer, busquem a Ele, pq nenhum outro livro ensina coisas verdadeiras sobre a vida, relacionamentos e outras coisas do que a bíblia (todas as profecias bíblicas se cumprem) relatos do homem Jesus Cristo que fazia milagres em Israel, que continuam acontecendo até hj pelo nome d’Ele. Coisas que a ciência não consegue explicar, preferem ainda acreditar que isso é mentira. Existe um ditado que diz que quem procura, acha. Então quanto mais se negam a buscar a Deus ou procurá-lO, nunca O encontrarão. Jesus te ama!

• 04/07/2012 - 10:26
      Enviado por: Raphael

Andre W, isso é o que VOCÊ acredita. Eu não acredito em Deus e nem consigo acreditar como alguém pode chamar Darwin de charlatão. Ele simplesmente colocou uma teoria sobre a nossa evolução. Cabe a você provar que ele e todos os estudos sobre evolução estão errados. Você não tem prova que Deus existe, nem que foi ele que criou nada. Você tem um livro, tem uma história. Eu posso respeitá-la, mas não preciso acreditar.

Boa sorte na sua busca.

• 04/07/2012 - 18:44
      Enviado por: Eduardo Passaia

Andre, amigo. Quanta bobagem pode caber num único comentário? A humanidade parpu de evoluir? Desde qdo a humanidade evoluiu. A humanidade é a maior prova da inexistência de um deus ou qqer outra figura destas. Se este teu deus existisse, a humanidade seria o maior erro de todos. E não me venha com esta de livre arbítrio, por favor.

• 05/07/2012 - 00:50
      Enviado por: Marco Bonalume

Meu caro André W. estou errado em que sentido? Apenas da mesma forma que vc chama sua religião de divina, e o deus que seu pastor anuncia como razão para você pagar o dízimo, de deus único, na India, mais de um bilhão de pessoas chamam um outro deus – um que tem em parte a forma de elefante – também de deus supremo. Quem tem razão? Não sei, não me diz respeito. Há, como disse, centenas de tipos de religiões, seguindo centenas de diferentes deuses. Em comum algumas poucas coisas, primeiro que todos tem certeza de cada que seu deus é o superior, e a segunda é a contribuição “expontânea” e em nome dos deuses que os pastores, padres, xamãs, imãs pedem e guardam eles próprios, em contas bancárias, talvez sagradas, em nome de deus. A biblia inclusive foi usada por alguns impastores brasileiros para guardarem dólares. Foram presos nos Eua. Mas voltaram aos braços e foram recebidos por uma multidão que continuo lhes dando uma montanha de dinheiro. Quanto a teoria da evolução, confesso que certos comportamentos de certos primos dos macacos me fazem duvidar que somos realmente alguma espécie de evolução. Mas falando sério sobre evolução, qualquer criança de mais de oito anos, razoavelmente inteligente, com uma gota de coragem intelectual, lendo um pouco a respeito vai compreender que Darwin está obviavemente correto. Mas repito, ser otário é direito constitucional.

• 04/07/2012 - 08:15
    Enviado por: Kléber Antônio Ferreira de Souza

Certo; só que quem criou o Boson de Higgs? O quê criou o que criou o Boson de Higgs? O quê existia antes do Big Bang? Por quê aconteceu o Big Bang se não existia nada?
    Não adianta, podem descobrir quantas partículas quiserem, mas nunca chegarão a qualquer resposta difinitiva.

• 04/07/2012 - 15:12
      Enviado por: Josefino

Kleber e Virgilio, voces como tantos outros usam o “argumento da ignorancia” que nada mais eh de que “como somos ignorantes entao deus existe”. Ainda bem que ha pessoas, como os cientistas que nao sao pobres de raciocinio para nos mostrar a realidade.

• 04/07/2012 - 18:46
      Enviado por: Eduardo Passaia

Kleber, e quem criou quem criou, quem criou, quem criou o Boson de Higgs? Taí uma pergunta interessante.

• 04/07/2012 - 08:25
    Enviado por: Virgínio Rezende

E o mistério continua….Deus esteja com todos!!!

• 04/07/2012 - 08:36
    Enviado por: Jorge Alberto da C. Rodrigues

Os cientistas que batizaram a partícula, cuja existência era prevista pela teoria e cuja descoberta acabou de ocorrer, prestaram um péssimo serviço à ciência e aos crentes em deus ao denominá-la de “partícula de Deus”. A existência da partícula nada tem a ver com uma eventual, mas pouco provável, existência de “Deus”. A infeliz designação pode confundir os crédulos na existência de deus e levarem-nos a acreditar que agora a ciência comprova a sua existência.

• 04/07/2012 - 10:01
      Enviado por: Dany

Isto porque um físico disse numa entrevista de jornal na Suíça que ele chamava a partícula que provavelmente existe mas não pode ser captada de “Deus”.Quis assim dizer que ela seria o próprio Deus,pois é quem determina a existência da massa.Ou seja,tudo que é matéria depende dela.Como se fosse Deus,propriamente.Invisível.

• 04/07/2012 - 08:38
    Enviado por: Edimar Alves de Azevedo

É inegável que em se confirmando essa descoberta teremos grandes avanços nas diversas facetas do saber humano. Mas, afirmar ser essa a última fronteira do conhecimento, ao meu sentir, é um grande equívoco. No Universo nada é final, quem pensar contrário disso, ficará refém da própria vaidade.

• 04/07/2012 - 08:39
    Enviado por: Edson R.

É BÓSON, bando de jumentos!

• 04/07/2012 - 08:56
    Enviado por: ARIOVALDO BATISTA

O fundo da questão é muito simples, BILHÕES DE DOLARES PARA ENCONTRAR ALGO QUE NUNCA SERÁ ENCONTRADO, mas é evidente que colocou esses bilhões lá, ESTÁ ESPERANDO RETORNO DISSO!
    Vamos usar a cabeça! COMO ALGO QUE SERIA A ORIGEM DA MATÉRIA, PODE SER DESCOBERTO POR INSTRUMENTOS FEITOS A PARTIR DESSA MATÉRIA? Será que ainda acreditamos em “moto contínuo”?

Está escrito há mais de 160 anos atrás na doutrina espirita, que a matéria tem origem no elemento material infinito (isto é, condição de entropia infinita, não há mais como se degradar), e a ciência já sabe que apenas nos é perceptível, MENOS DE 5% DA MATÉRIA DO UNIVEROS. Está escrito e ciência o confirma mais de um século depois. E agora, se constroi esse “elefante branco” com matéria que nos é peceptível, PARA ENCONTRAR A MATÉRIA QUE NÃO TEMOS COMO PERCEBER. É muito “dogma de fé” para boi dormir!

Contudo, tanto quanto a viagem à Lua, que obejtivamente nunca serviu para absolutamente nada, hoje o mundo se intercomunica por instrumentos cuja origem a viagem à lua ajudou a ser realidade.

Como diz o ditado, Deus escreve certo por linhas tortas, claro que isso gerará marketing, propaganda, etc., que com certeza gerará retorno aos bilhões de dolares investidos, além de outras “invenções” que ajudarão a própria humanidade. Alguns cientistas serão “agraciados” como o Nobel, e vai por aí afora.

arioba.

• 04/07/2012 - 10:08
      Enviado por: Adilson Silva

A viagem a lua nunca serviu para nada??? Só dando um pequeno exemplo, a famosa “furadeira” que é amplamente utilizada hoje foi criada durante esta “guerra espacial” entre os Estados Unidos e a União Soviética!

• 04/07/2012 - 15:17
      Enviado por: Josefino

Ainda bem que ha pessoas, como os cientistas, que nao tem uma mentalidade pequena e vao buscar explicacoes para desvendar os misterios da natureza. Nao eh sem razao que mais de 90% dos cientistas sao ateus pois o cerebro do fundamentalista religioso nao funciona. Basta ter um misterio e ai vao voces atribuir esse “misterio” a grande sabedoria de deuses. Se voce nao gosta de ciencia e prefere viver nas trevas biblicas muda a pagina, nao le comentarios sobre ciencia, pois aparentemente voce nao entende absolutamente nada do que eh como funciona e o quais os objetivos da ciencia

• 05/07/2012 - 22:12
      Enviado por: Luciano

90% DOS CIENTISTAS ATEUS???? Isso é um mito moderno, afinal as grandes cabeças da ciência nos dias atuais tem lucides, e sensatez suficiente para NÃO afirmar o que eles NÃO podem provar, ou seja, a inexistência ou existência de Deus. Simples assim amigo, ” A ausência da prova, não é prova da ausência”… (princípio científico)

• 04/07/2012 - 08:56
    Enviado por: LIIAN

VÃO EM FRENTE POIS TUDO O QUE DESCOBRIREM É PERMIÇÃO DE DEUS VAI CHEGAR UM TEMPO QUE ELE VAI FALAR SÓ ATÉ AI CHEGA VOCEIS ESTÃO DEPARANDO COM O CREACIONISMO.

• 04/07/2012 - 09:02
    Enviado por: Brunna

Mas Jorge, se ler os comentários acima, verá que os cientistas estão pouquíssimo relacionados com a denominação “partícula de Deus”. Para eles, a tal partícula é o bóson de Higgs.
    Enfim, grande descoberta para a física, apesar de descordar da afirmação de que isso vai acabar com as religiões.

• 05/07/2012 - 02:35
      Enviado por: Biffi - Itápolis

Queridos..não sou físico, muito menos pastor ou padre…Esta nomenclatura “Deus” foi utilizada de uma forma “poética”, só isso, estamos diante de uma proposta magnífica, e vamos ficar discutindo nomezinhos ou apelidinhos…por favor….

• 04/07/2012 - 09:09
    Enviado por: Valeria O.

E tanta gente passando fome… Como o ser humano é cretino…

• 04/07/2012 - 11:37
      Enviado por: Rafael

Só porque tem gente que, mesmo sem conseguir sobreviver por si só, tem mais de 10 filhos e todos estão passando fome, o homem precisa parar de buscar conhecimento? Quanto você acha que gastaram para desenvolver o carro que você usa para poluir o ambiente (que também acaba matando muita gente)??? E para desenvolver o computador que você usa para escrever essas baboseiras? Fala sério… Isso se chama hipocrisia!

• 04/07/2012 - 09:10
    Enviado por: Allan Vasconcellos

Então o bóson de higgs confere massa as demais partículas sub-atômicas? Sim, tudo bem. Contudo fica aqui um pergunta: Quem criou isso tudo (bóson de higgs, elétrons, prótons,….)? Os cientistas sabem como isso ocorreu ou falam que foi coincidência? Somente Deus tem a resposta.

• 04/07/2012 - 13:28
      Enviado por: Lucas

Allan, na grécia antiga, havia deuses que controlavam os céus, a terra, o fogo, e a água, a grande tendencia do ser humano é encontrar uma zona de conforto, e qual a maneira mais fácil de fazer isso? Atribuindo a um ser superior oras! Não sabemos oque acontece após a morte? Iremos para o reino de deus! Não sabemos quem criou o universo? Deus é claro! É muito mais fácil agir desta forma do que se questionar e procurar descobrir a verdade sobre as coisas ( isso tudo não sou eu quem está dizendo, comprove nos livros de história se quiser ). Este tipo de descoberta é um grande trunfo para ciência e para as pessoas que realmente estão procurando suas origens, o ser humano é um ser racional e é isso que nos torna uma espécie diferenciada, a religião é irracional, acredite sem ver, peça sem ser atendido, a ciência é racional, não acredito que não haja um ser superior e talvez outro maior ainda do que chamamos deus, o universo é infinito(ou não), jamais saberemos? Talvez, mas não critiquem quem busca respostas, se você não estive em busca de respostas tambem não estaria perguntando ou lendo isso certo?

• 04/07/2012 - 18:54
      Enviado por: Eduardo Passaia

Allan, quem criou quem criou e quem criou quem criou, quem criou o Bóson de Higgs? Ou só o teu deus tem a capacidade de ter existido no nada?

• 04/07/2012 - 09:14
    Enviado por: jose

Para discutir física, estudem pelo menos o portugues.!!

• 04/07/2012 - 09:24
    Enviado por: bruno

Irritante o nome: “Partícula de Deus”. Jornalistas, se informem e parem de bobagem!

• 04/07/2012 - 10:06
      Enviado por: Dany

Não é “partícula DE Deus” mas simplesmente “Deus”,como foi dito por um cientista anos atrás,quando ainda começavam a pesquisar no Cern a provável existência (e não uma ilusão) dessa menor e invisível partícula subatômica.

• 04/07/2012 - 09:27
    Enviado por: Gilberto Dib

Se o bóson de Higgs é uma partícula, do que ela é feita? Ainda não é essa a explicação. O mais provável é que algum físico vá dizer que descobriu uma outra sub-partícula que forma o bóson de Higgs e proporá um acelerador de US 80 bilhões, do tamanho da Terra, para descobrí-la…

• 04/07/2012 - 09:37
    Enviado por: Jose Luiz de M. Barracas

Bóson, Religião, Discussão. . .o que importa é que acredito numa força maior que é o amor, sem essa liga, nunca teremos unidade com DEUS, a força do Espírito Santo personifica o ser superior que existe em nós, sem ideosincrasias, viveremos um mundo melhor. Amo vcs . no amor de Cristo.

• 04/07/2012 - 09:41
    Enviado por: JOSÉ LUIZ BARRACAS

Bóson, Religião, Discussão. . .o que importa é que acredito numa força maior que é o amor, sem essa liga, nunca teremos unidade com DEUS, a força do Espírito Santo personifica o ser superior que existe em nós, sem ideosincrasias, viveremos um mundo melhor. Amo vcs . . .no amor de Cristo.

• 04/07/2012 - 09:43
    Enviado por: Marco Aurélio

Enfim a ciência se aproxima da verdade, conseguindo comprovar a ‘força agregadora’ da matéria, que nada mais é que a emanação de Amor Supremo do Criador de tudo que existe. No universo nada dá saltos, tudo evolui! Eis aí uma prova disso! Paz à todos!

• 04/07/2012 - 09:50
    Enviado por: Oswaldo Franzin

A forma como estão denominando a partícula está totalmente deturpada na língua portuguesa. A partícula é na verdade denominada de “Partícula Deus”, ou seja, a partícula que atribui massa a todas as outras partículas e esclarece todas as propriedades físicas deste universo em que vivemos.
    Com origem dessa denominação está baseada no livro de Leon Lederman “God Particle”, com o objetivo de esclarecer tamanho investimento na busca do limite da física de partículas. Portanto, se a partícula fosse a “Partícula de Deus”, o nome do livro escrito pelo cientista seria “God´s Particle” que é muito diferente e absolutamente não condiz com o real sentido que Leo Lederman intencionava.

• 04/07/2012 - 09:51
    Enviado por: Piccareta Espertini

É com grande expectativa que recebo esta notícia, mas apesar da evidências fortissimas, acredito que não seja ainda o esperado e procurado bóson de Higgs. A faixa mencionada de energia 125,3 gigaelectronvolts (Gev) está bem acima da preconizada teoricamente pelos próprios cientistas e por mim também quando refiz estes cálculos, que deveria ser em torno de 116,3 Gev com intervalo de tolerância
    de 2,8%. Assim, apesar de aderir ao entusiamo reinante, meu lado cético me tira uma pá de sono. Os proximos dias , ou talvez a longevidade da persistência das pesqisas acabem por encontrar de fato o que se procura, mas não creio que seja desta vez. De minha parte, estarei refazendo meus cálculos e revendo alguns conceitos para ver o que muda no ressultado da contaiada que já tenho.

Piccareta Espertini

• 04/07/2012 - 10:09
      Enviado por: Dany

Tenha paciência,um dia chegamos lá.Na verdade,toda prova é consequência de outra prova.

• 04/07/2012 - 10:36
      Enviado por: Olavo Salompas

Piccareta Espertini, refiz os meus cálculos e encontrei Gev = 171, principalmente pelo fato de que neste caso a tolerância tem, obrigatoriamente, que ser ZERO. Certo, ou existe mulher meio grávida?

• 04/07/2012 - 09:59
    Enviado por: Rafael Chaves

Credo, eu com 17 anos sinto vergonha por comentários realizados aqui, realmente a fé cega as pessoas, e eu me divirto com a idiotice alheia !

• 04/07/2012 - 10:05
    Enviado por: marcus

o Universo, com suas partículas infinitesimais, é infinitamente mais encantador do que as mega crenças humanas que são criadas para dar conforto para nossas existencias inseguras e sem sentido.

• 04/07/2012 - 10:07
    Enviado por: Evilásio Costa de Castro Leão

Bom dia !
    O principio da sabedoria é: o “temor a Deus”.

• 04/07/2012 - 10:08
    Enviado por: iraci nunes

DEUS deu inteligência ao homem para que ela seja usada em prol do bem e para nós mesmos. Mas o homem que ir além. Para tanto, terá de ter a permissão de DEUS .Será que ELE dará essa permissão???????????

• 04/07/2012 - 10:13
    Enviado por: antonio alexandre de sousa

muitas babaquices com estas descobertas dos cientista. ^n so contra a ciencia mais eles estão indo de encontro ao criador de todas as criaturas inclusive eles cientista.Deus disse q, nem ooooooooooooooooooooooooooooo,oooo1% o chegariam ao conhecimento do criador. então senhores cientistas continuem a procurar.

• 04/07/2012 - 10:19
    Enviado por: Jefferson

O mais precioso disso tudo, é que ninguém parece ter entrado na linha de discussão para debater o feito e as possibilidades futuras que isto nos trás, mas sim para discutir a religião, e eu, particularmente, acho isto péssimo, pois só demonstra aqui, mais uma vez, o quanto estamos distante de ser um país capacitado tecnológicamente para evoluirmos. Vamos estudar mais, criar mais e empreender mais, por favor.

• 04/07/2012 - 11:04
      Enviado por: Piccareta Espertini

Ora essa, leia meu comentário, que é puramente científico e questiona inclusive a descoberta por estar numa faixa superior de energia onde teóricamente o Bóson de Higgs deveria ser encontrado. Lá não há nada de religioso

• 04/07/2012 - 10:20
    Enviado por: ChristianS

Se tantos se incomodam com o nome da partícula aqui no site do Estadão… imaginem como serão as pregações nós próximos dias em “igrejas”….

Talvez a mais importante descoberta não seja a da partícula em sí mas da percepção clara que a reação de parte (uma grande parte) das pessoas precisa mesmo é de educação. Afinal, se não conseguem entender que o nome “Partícula de Deus” ou “partícula Deus” é uma metáfora, como podem se julgar capazes de entender a bíblia que obviamente é só metáforas e é muito maior que apenas um nome?

• 04/07/2012 - 11:12
      Enviado por: Dany

O povo não sabe o que é metáfora,analogia,alegoria.Fazer o que contra a ignorância?Por isso que os cientistas não gostam de falar fora do círculo deles,ué!

• 04/07/2012 - 11:18
      Enviado por: Carlos

“(…)como podem se julgar capazes de entender a bíblia que obviamente é só metáforas e é muito maior que apenas um nome?”

Você se julga capaz de entender a Bíblia? Pode justificar consistentemente sua opinião de que ela se expressa “obviamente” e unicamente através de metáforas?

• 04/07/2012 - 10:23
    Enviado por: Dayane

Gente, o que importa é a descoberta em si, e não o nome. Estão colocando polemica em cima de uma coisa sem necessidade. Isso só está diminuindo a descoberta. Parem :)

• 04/07/2012 - 10:26
    Enviado por: carlos souza

Só vou acreditar em dogmas de religião, quando o homem conseguir voltar ao passado para explicar tudo isso….

Ai sim, vamos acabar com todas estas dúvidas……

Poque até agora ninguém prova nada a verdade…
    Se for olhar pelo lado religioso. Qual os interesses que existiam na época…..
    É só parar para pensar o que os “religiosos fizeram no passado”, os interesses – políticos, religiosos econômicos…..

• 04/07/2012 - 10:27
    Enviado por: edvaldo cavalcante

Eu acredito em Deus, com ou sem a confirmação da existência dessa partícula. Existe pessoas que necessitam de comprovação. Se isso for torna-las sêres melhores, não que já não o sejam, vamos apoiar essas pesquisas. Tudo ajuda a melhorar nosso mundo.

Enviado por: Wanderson

Religiosos são tão bobinhos, celebrando a descoberta que vai ser sua destruição. Uma nova era está nascendo, e o entendimento de “Deus” mudará completamente á partir de agora, e de uma maneira que a religião não participará.

Enviado por: gilberto

O interessante e não comentado no artigo é que comprovada a hipótese de Peter Higgs estaria comprovada a necessidade da intervenção de um outro Ser para a criação. A Física comprovando Deus e o Criacionismo.

Enviado por: ANTONIO CARLOS

Uma partícula não é Deus, pois Deus é espírito. Interessante a descoberta e o que possa trazer de benefícios à ciência e à humanidade. Mas precisamos de mais espiritualidade, de materialismo o mundo está cheio.

• 04/07/2012 - 10:52
    Enviado por: Felipe

Nada haver com Deus.

É a partícula da ciência.

Se fosse a partícula do Jaspion eu daria mas credibilidade.

• 04/07/2012 - 10:59
    Enviado por: Rafael

Indignado com a qualidade das discussões/comentários?

Isso é “Brasil”.
    O brasileiro médio não é capaz de interpretar nem textos simples, o que dirá um texto tratando de ciência.

Deprimente.

• 04/07/2012 - 11:02
    Enviado por: Carlos

A despeito dos comentários raivosos de parte a parte (de todos os “cientistas” e religiosos aqui), entendo que não há briga entre a ciência e o que a Bíblia ensina. A ciência, por definição, somente observa e constata as coisas tais como foram criadas por Deus, em todos os seus processos e elementos. O Bóson de Higgs é apenas mais uma dessas descobertas, mas muito importante do ponto de vista da física. Assim como o foi a descoberta do código genético para a biologia.

Não há porque religiosos ficarem bravos com essa pesquisa e sua descoberta. Assim como não há motivo nenhum para que anti-religiosos fiquem bradando que as religiões acabarão por conta dessa nova descoberta. Só acho que o uso do nome “partícula de Deus” foi dada propositalmente para promover essa pesquisa e lhe dar uma atenção que talvez não fosse a mesma sem essa jogada de marketing.

• 04/07/2012 - 11:16
    Enviado por: Everson Darbeville

Compatriótas leitores, ainda que tal descoberta obtenha certificação científica como fato histórico, a curto prazo não vai significar absolutamente nada em termos de desenvolvimento de novas tecnologias industriais. O mais embaraçoso da descoberta é saber que, de novo, a ciência brasileira no mundo moderno é piégas e está sempre à espera dos ‘outros’ para trabalhar..

• 04/07/2012 - 11:23
    Enviado por: zilli

“As obras ditas da Natureza são produzidas por forças materiais que atuam mecanicamente, em virtude das leis de atração e repulsão; as moléculas dos corpos inertes se agregam e desagregam sob o império dessas leis. As plantas nascem, brotam, crescem e se multiplicam sempre da mesma maneira, cada uma na sua espécie, por efeito daquelas mesmas leis; cada indivíduo se assemelha ao de quem ele provejo; o crescimento, a floração, a frutificação, a coloração se acham subordinados a causas materiais, tais como o calor, a eletricidade, a luz, a umidade, etc. O mesmo se dá com os animais. Os astros se formam pela atração molecular e se movem perpetuamente em suas órbitas por efeito da gravitação. Essa regularidade mecânica no emprego das forças naturais não acusa a ação de qualquer inteligência livre. O homem movimenta o braço quando quer e como quer; aquele, porém, que o movimentasse no mesmo sentido, desde o nascimento até a morte, seria um autômato. Ora, as forças orgânicas da Natureza são puramente automáticas.

Tudo isso é verdade; mas, essas forças são efeitos que hão de ter uma causa e ninguém pretende que elas constituam a Divindade. Elas são materiais e mecânicas; não são de si mesmas inteligentes, também isto é verdade; mas, são postas em ação, distribuídas, apropriadas às necessidades de cada coisa por uma inteligência que não é a dos homens. A aplicação útil dessas forças é um efeito inteligente, que denota uma causa inteligente. Um pêndulo se move com automática regularidade e é nessa regularidade que lhe está o mérito. É toda material a força que o faz mover-se e nada tem de inteligente. Mas, que seria esse pêndulo, se uma inteligência não houvesse combinado, calculado, distribuído o emprego daquela força, para fazê-lo andar com precisão? Do fato de não estar a inteligência no mecanismo do pêndulo e do de que ninguém a vê, seria racional deduzir-se que ela não existe? Apreciamo-la pelos seus efeitos.

A existência do relógio atesta a existência do relojoeiro; a engenhosidade do mecanismo lhe atesta a inteligência e o saber. Quando um relógio vos dá, no momento preciso, a indicação de que necessitais, já vos terá vindo à mente dizer: aí está um relógio bem inteligente?”

ALLAN KARDEC, in: A Gênese. Escrito em 1868.

• 04/07/2012 - 11:27
    Enviado por: Angolfur Lems

Sou mais um favorável a que os jornais e particularmente o Estadao, pare de associar física com um ente criador, qualquer que seja, com títulos de matérias como esta.a
    Que ignomínia, uma verdadeira aberração e despautério.
    Alguns argumentam que é uma forma de marketing, discurdo. A ciência pouco precisa disso, a massa ignorante nem liga para isto.
    O que é reconfortante para esta massa é que tudo funcione, como seus aparatos eletrônicos que inclusive serve para os picaretas exploradores dos temores desta massa a tenham dominada.
    Até desconfio que esta associação, não passa de um desespero daquele que a escreveu, ao constatar que o ente que este cre, é absolutamente supérfluo e desnecessário, para e ante a descoberta, mas mesmo assim, busca o mesmo associar de forma afrontosa.

• 04/07/2012 - 11:32
    Enviado por: Wesley

Fabuloso, essa é provavelmente uma das descobertas mais incriveis da história! “Criando matéria”.Más em sâ conciencia vos digo, o que podera ser feito se essa descoberta evoluir?

• 04/07/2012 - 11:35
    Enviado por: helio

Deus está sendo descoberto pela Ciência, que durante toda a sua existência só confirma a existência de Deus, se eu fosse você, acreditaria!!!!!

• 04/07/2012 - 11:43
    Enviado por: Sandro

Algumas observações:

1. Deus existe. Fato.
    2. A eventual crença -ou não- de nossa parte, não altera o fato citado.
    3. Para os que crêem, não há necessidade de comprovação física ou material da existência d’Ele. A fé é suficiente. “Andamos por fé, não por vista”.
    4. Para os que não crêem, apenas peço por gentileza respeito, e não generalizar. Também acredito que há muitas pessoas por aí que se aproveitam da “ingenuidade alheia” para engordar suas contas bancárias em nome de qualquer religião (não somente evangélicas).
    Ainda assim, isto não confere a todos nós a pecha de “otários”.
    5. Acredito na ciência, nas novas descobertas e parabenizo os cientistas pelo trabalho incansável.
    Se confirmado, descobriram mais uma peça dentro do intrincado quebra-cabeças da criação.
    Mas o nome “partícula de Deus” realmente não é apropriado. Para o Deus criador de tudo, todas a são.
    Deus em si nunca será encontrado em nenhum experimento científico, apenas evidências de Sua atuação.

• 04/07/2012 - 11:47
    Enviado por: Andre

Agora que Einstein irá acabar de perder seus créditos, a física quantica vai por um ponto final.

• 04/07/2012 - 11:57
    Enviado por: Wassilissa

Olha D + Eus acontecendo!

Essa luta sobre certezas individuais, gera a mesma dinâmica energética que os cientistas tentam provar: uma energia invisível que preenche o vácuo e que ao se moverem, partículas são puxadas uma contra as outras, dando massa a um átomo. Ou seja, cada indivíduo pode representar um aglomerado de partículas/átomos que colidem durante a argumentação de seus ideais, e o que melhor argumenta, puxa a energia para si ganhando massa, e se sobrepondo ao outro. Isso também justifica a evolução.
    Já as partículas da luz não sentem essa atração e não contam com massa… Será essa a explicação para indivíduos que vivem de ajudar o outro sem nenhuma obrigação?! (rs)
    Vamos botar pimenta nessa discussão!!!

• 04/07/2012 - 12:00
    Enviado por: Elias

Gente, esses cientistas só não mais idiotas por falta de espaço. Provar que partículas que Deus existe. Como são ignorantes!

• 04/07/2012 - 12:00
    Enviado por: Bruno

Essa discussao Religiao x Ciencia nao levara a nada. Tomamos o exemplo de Galileo. Muita coisa foi esclarecida no campo da ciencia, mas isso demora muito tempo para as pessoas aceitarem. Ainda hoje tem gente que reza para que chova. Sao pessoas que nao querem abrir os olhos ou… acreditam em bruxas.

• 04/07/2012 - 12:02
    Enviado por: Ester

Diga-me do que te gabas, e dir-te-ei do que careces..

Cada vez que se lê o mesmo tipo de discussões sobre religião em tópicos sobre ciência mais se tem certeza da carência de respeito, e do excesso de arrogância. O medo está por trás, medo de que Deus exista e daí tudo foi perdido por quem não acredita, ou medo de que não exista, nada foi perdido se se vive bem.. Pascal ainda está com a razão. Façam suas apostas, de preferência com respeito.

Nada vem do nada, com evolução, sem evolução, o começo ainda é inexplicável. Exige fé de ambos os lados..vide Richard Dawkins afirmando que acredita que SERES EVOLUÍDOS trouxeram vida á terra [documentário Expelled: No inteligence allowed], ou seja, atitude de criança mimada que leu muita ficção científica e conheceu algum “falso religioso” ditador..Freud explicaria. ET serve pra explicar o começo, Deus não. Preconceito na mais pura forma.

• 04/07/2012 - 12:03
    Enviado por: Larissa

Essa discusão levará vocês todos a lugar nenhum. Alguns suando o nome de Deus em vão e outros tentando justificar o inexplicável. Mais respeito pela opnião do proximo seria a resposta que todos querem saber.

• 04/07/2012 - 12:12
    Enviado por: Luciano

Quanta confusão, quanta fé cega, tanto dos religiosos como dos cientistas (e pseudo cientistas). Senhores, ha um movimento no mundo em nossos dias, que está sendo muito bem sucedido no intuito de conciliar as mais novas descobertas científicas com a noção do “ser integral, ou seja, um ser que essencialmente é espiritual e que temporariamente habita um corpo de matéria densa ou corpo físico, como os senhores queiram; e mesmo que isso venha a ferir as mentes mais ligadas ao racionalismo científico ou ao irracionalismo religioso, essa “visão” se torna cada vez mais coerente com a nossa busca da realidade, tanto na boa ciência quanto nas escolas mais respeitáveis que tratam e se ocupam das questões pertinentes ao metafísico. Tenho como veículos para entender “a realidade” a apaixonante Ciência dos homens e a Doutrina dos Espíritos de Allan Kardec e creio sinceramente que se bem compreendidas, tanto um veículo quanto o outro, não ha nenhuma dicotomia entre os mesmos. Quanto à existência ou não de Deus, fico com a Ciência dos homens quando sentencia que para todo o efeito há uma causa que o precede e também fico com a Doutrina Espírita que nos pede para olharmos a nossa volta e considerarmos que tudo que não foi obra do homem, obrigatoriamente tem origem em uma causa, ou seja, Deus. Obrigado à todos pela paciência.

• 04/07/2012 - 15:39
      Enviado por: Josefino

Quanta arrogancia no comentario para depois escrever tantas idiotices!Nao ha nenhuma evidencia para o que voce erroneamente chama de ciencia ou espiritismo. Um de voces ja teria ganho o premio nobel se pudessem provar os delirios que pregam. Como por exemplo, “todo efeito tem uma causa” e para “ciencia” dos homens essa causa quando nao conhecida eh deus. Caro Luciano, esse eh o chamado “argumento da ignorância” Ha muito tempo o homem olhava relâmpagos no ceu e atribuía sua existência a deus mas hoje sabemos que sao fenomenos naturais. Voce utiliza da mesma mediocridade ao usar o argumento de “causa e efeito” para justificar teu deus.

• 04/07/2012 - 17:46
      Enviado por: r

O grande poblema do espírita é a crença em deus.

• 05/07/2012 - 08:31
      Enviado por: Luciano

Desculpe caro Josefino, mas talvez você também encare como medíocre homens como Albert Einstein, afinal na cabeça e no coração desse homem couberam em uníssono a Teoria da Relatividade e a crença em um Ser Superior. Quanto a chamar de delírio coisas como a “Lei de Causa e Efeito” uma das leis centrais da Física (afinal é disso que o artigo trata) acho que depois dessa, não é bem à mim que cabem os “elogios” de: “arrogante e idiota”. Quanto ao notável grupo de cientistas que buscam estudar as manifestações da consciência após morte, creio sinceramente que eles não estão em busca de um Nobel, mesmo porque a “nova inquisição” não os concederia.

• 05/07/2012 - 08:45
      Enviado por: Luciano

Quanto a você Sr R, considere quê: “a ausência de prova, não é a prova da ausência”…( isso que está entre aspas é um princípio científico e não religioso ).

• 05/07/2012 - 18:57
      Enviado por: Luciano

Ah, só mais uma coisa senhores; se o Deus que os senhores tanto insistem em negar, for um ser antropomorfo, senhor de exércitos, monarca do céu, individualizado, o deus do panteísmo oriental(que se confunde com o universo) esqueçam de atacar meus comentários senhores, porque então sou tão ateu quanto os senhores, afinal esse é um “Deus de Palha” muito fácil de queimar. O que é difícil, é falar sobre o Indizível, por isso não me habilito, mas deixo aqui a opinião de Pietro Ubaldi para os senhores meditarem a respeito (se é que terão boa vontade para isso).
      Diz-nos Pietro Ubaldi que Deus é infinito e, só gradualmente conseguiremos entender
      a essência da Sua manifestação, quando do desenvolvimento das nossas capacidades perceptivas e conceptuais formos aprendendo a penetrar na profundidade das coisas “(…)
      Deus é o princípio (…); é o absoluto, o infinito, o eterno (…)” que, perante nossa visão,
      está dissolvido no “(…) relativo, no finito, no progressivo. Deus é conceito e matéria, princí-
      pio e forma, causa e efeito, conjugados intimamente, (…)”.

• 05/07/2012 - 20:01
      Enviado por: Luciano

Como pode a criatura, limitada, limitar o ilimitado, o criador, colocando-o como pessoa unida à duas outras! Por isso que alguém disse que “o homem é a medida de todas as coisas”. Personificar Deus – o Deus antropomorfo -, confundi-lo com os fenômenos da natureza, foi próprio de criaturas das eras primevas, porém, aqui, parece-nos que é inviável, salvo se o estão considerando como “pessoa jurídica” ou fictícia…Nós, espíritas, não ficamos com essas complicações que denunciam, tão somente, os interesses sectários em prol de classes sacerdotais ou pastorais, nada mais que profissionais das religiões. Ficamos com a Religião em Espírito e Verdade – Religião do Espírito – que, com respeito ao nosso criador, postula: “Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas”. Julio Laurentino de Lima.

• 04/07/2012 - 12:40
    Enviado por: Paulo Cesar

Tudo na vida é feito de atomos, o qual tudo que o compõe é composto de pura energia, como se poderia explicar a união desta enrgia para formar o atomo? Era necessário a utilização de algo para tornalos estáveis, isto se chamou de partícula de Deus, pois esta partícula Deus a tria criado para poder criar o mundo. A ciência não comprovaria com isto a inesistência de Deus, mas sim a sua providência. Deus nem ninguém (outros espíritos, Santos ou qualquer coisa que queiram) não fazem milagres como se pensa, eles só se utiliza de tudo que está disponível no universo, nós mesmos podemos ou poderíamos fazer estes milagres, bastaria sabermos utilizá-los.
    Lembrem-se da resposta de Jesus aos apostolos quando perguntado
    ” _ Como poderíamos fazer as coisas que o Senhor faz( como curar doentesx com a imposição de mãos?”
    ” Podeis fazer o mesmo e té mais.”

• 04/07/2012 - 12:48
    Enviado por: Paulo Cesar

Tudo na vida é feito de átomos, o qual tudo que o compõe é composto de pura energia, como se poderia explicar a união desta energia para formar o átomo? Era necessária a utilização de algo para torná-los estáveis, isto se chamou de partícula de Deus, pois esta partícula Deus a teria criado para poder criar o mundo. A ciência não comprovaria com isto a inexistência de Deus, mas sim a sua providência. Deus nem ninguém (outros espíritos, Santos ou qualquer coisa que queiram) não fazem milagres como se pensam, eles só se utiliza de tudo que está disponível no universo, nós mesmos podemos ou poderíamos fazer estes milagres, bastaria sabermos utilizá-los.
    Lembrem-se da resposta de Jesus aos apóstolos quando perguntado
    “_ Como poderíamos fazer as coisas que o Senhor faz (como curar doentes com a imposição de mãos)?”
    “Podeis fazer o mesmo e até mais.”

• 04/07/2012 - 12:52
    Enviado por: Mensageiro

Bóson é uma partícula identificada pelos cientistas, é ciência. Deus é Fé! Coisas distintas. Se você é ateu só existe ciência e ponto. Se vc acredita em Deus, ele existe e criou todo o universo com suas leis naturais, inclusive o Bóson. É simples… cada pessoa é crente naquilo que lhe convém!!! No dia da morte, cada um saberá a verdade… isso se os crentes em Deus estiverem certos, porque se os ateus estiverem certos, nunca saberemos, porque depois da morte não haverá mais consciência.

• 04/07/2012 - 12:54
    Enviado por: Eric Nunes

Para entender simplesmente como essa particula atua na formacao de massa de outras particulas, suponha que esteja havendo um coquetel no mundo da moda.Gisele Budchen eh a estrela. Quando se aproxima a hora da sua chegada, para entrar no salao, corre rumores de sua presenca entre as pessoas.Esse eh o campo de Higgs. Quando ela aparece, grupos de pessoas se deslocam ate ela (formacao de massas).A medida que ela avanca na sala. diferentes grupos de pessoas se aproximam(ex. fotografos) formando massas diferentes e por ai vai.

• 04/07/2012 - 12:57
    Enviado por: Rodr1go

Desculpem-me más como leigo não posso deixar de perguntar: A última fronteira não resolvida pela física não seria a ligação entre a física quântica e clássica? Eu entendo que o Bóson de Higgs é um descobrimento muito importante, más, a princípio, não entendo como que ele poderia ajudar na integração das duas áreas em questão.

• 04/07/2012 - 16:54
      Enviado por: André

O bóson de Higgs é a última peça do modelo padrão da física de partículas, ou seja, da atual (e incompleta) descrição da realidade pela física quântica, e por isso a confirmação de sua existência é tido como marco. Entretanto você tem razão: o modelo padrão descreve três das quatro interações conhecidas, deixando de fora a gravitação, muito mais fraca que as demais, e que só é satisfatoriamente descrita pela relatividade geral, uma teoria clássica (no sentido de não dar conta de fenômenos quânticos).

O mecanismo de Higgs explica a origem da massa de outras partículas, porém não diz nada sobre a relação entre massa e gravitação. As matemáticas que calculam a física quântica e a relatividade geral permanecem incompatíveis e as teorias que tentam ligá-las continuam a dar resultados sem sentido, previsões que não podem ser atualmente testadas ou a postular um número tão grande de parâmetros a serem definidos pelos experimentos que sua própria utilidade pode ser posta em questão!

Ainda longe da fronteira final, esperamos pelos próximos desdobramentos dessa trama!

• 04/07/2012 - 12:58
    Enviado por: Tiago Martins

Já enxe o saco essa polémica idiota gerada pelo jornalismo globa. Na tentativa de traduzir os termos cientificos e técnicos para uma populacao global nao letrada no metodo cientifico e pra chamar a atenção, buscaram esses termos infantis pra tornar a informação mais atraente e vendê-la. Da pra passar a informação sem essas analogias estúpidas? Jornalismo amador!

• 04/07/2012 - 13:05
    Enviado por: Wilson C.

Respeito e tolerância. Duas coisas que inexistem quando ateísmo e teísmo discutem entre si. Façam um favor, e tenham uma mente mais aberta. Não estou tomando partidos, isso vale pra ambos.

• 04/07/2012 - 13:09
    Enviado por: Genildo

Pessoal, essa denominação é dada por se tratar de uma partícula tão elementar e básica que só poderia ter sido criada por Deus, é uma forma de explicar para a população que é algo sincronizado com a ideia de origem de todas as coisas, sem contar que tenta aproximar o povo da ciência. Um exemplo disto é o que está acontecendo agora mesmo com essa troca de ideias. Abraço a todos.

• 04/07/2012 - 13:16
    Enviado por: Antonio

Olha aí seus PAGÕES, não misturem as coisas.

• 04/07/2012 - 13:25
    Enviado por: Edison Mauricio

Onde chegaremos com esta informção “tão importanta”?
    desculpem pela minha ignorancia…..

• 04/07/2012 - 13:37
    Enviado por: Jesper

PessoaL…..
    De tantos comentários que vejo em matérias publicadas, pela primeira vez assisto um “diálogo” coerente entre os participantes; gostaria que assim fosse em outros tópicos.
    Normalmente vemos um desfilar de agressões gratuitas entre os que enviam comentários.
    No caso presente, embora existam discordâncias, o que é óbvio, a maioria daqueles que se dignam comentar, respeitam os demais,,,,,há exceções…; mas …..vamos esquece-las….
    Parabens aos participantes….

• 04/07/2012 - 13:42
    Enviado por: Gustavo

O nome que conhecemos de Partícula de Deus ou “God Paricle” se deve ao fato que o livro do Leon Lederman, que publicou o livro “The God Particle: If Universe is the Answer, What is the Question.” O título original era para ser “The Goddamn Particle” devido a dificuldade de encontrar a partícula. Houve a mudança retirando o Goddamn devido aos editores que acreditavam que a palavra seria muito pesada.

• 04/07/2012 - 13:50
    Enviado por: Josemar G. Mendes

Quando falam que há fortes indícios é porque não provaram nada e só querem é aparecer para ganhar os louros de uma suposta descoberta. crianções !

• 04/07/2012 - 14:24
    Enviado por: cleber

Não mudou e nem vai mudar nada na minha vida, muito menos na vida de milhões que sofrem de doenças,fome e miséria pelo mundo todo enquanto 8 Bilhões só para construir essa porcaria e fora o que se é gasto para manter poderiam ser aplicados em pró da Humanidade em si. Não vejo glória alguma nisto e fora esse marketing ridículo por algo que ninguém sabe para que vai servir ainda. Resumindo para mim tanto faz quanto fez e para muito gente também.

Obs: Não me vem com comentários idiotas que não sou religioso para ficar discutindo nem tanto sou ateu, meu foco foi enfatizar que isto é como Carnaval…só é um gasto de dinheiro inútil para poucos gozarem.

• 04/07/2012 - 14:36
    Enviado por: A L Franze

Não acredito que tenham sido cientistas que tenham dado o apelido de “partícula de deus” ao Boson de Higgs porque isso é um grotesco desconhecimento de ciência.
    O Universo não é composto apenas da matéria visível, existe também a matéria escura e a energia escura, que inclusive são em maior quantidade que a matéria visível.
    Alem disso, o Boson de Higgs não é o início do Universo, o Boson de Higgs é o agregador de massa, e só apareceu depois de algum tempo do início do Universo, após o Big Bang, segundo a teoria, apenas existiu energia, a mataria visível só foi surgir tempos depois.

• 04/07/2012 - 14:46
    Enviado por: humberto wesley

O seu momento chegara…entao vc conhecera o unico e verdadeiro DEUS…e que ELE nos proteja a todos.

• 04/07/2012 - 14:48
    Enviado por: JAMES DE ARONE

ORA, SE FIZEMOS UMA DESCOBERTA, VAMOS VALORIZA-LÁ.
    MAIS DAÍ, TORNÁ-LA INCRIVÉL……. MENOS NÃO É!!!!!!!!
    VENHO ACONPANHANDO VÁRIAS DESCOBERTAS…. E SEMPRE DÃO EM NADA OU COISA
    NENHUMA….. QUIZÁ ESSA DÊ.
    E SE DER, MELHOR PARA NÓS, MAIS NÃO SERA O CASO DE OUTRO MUNDO.
    DEVEMOS ROTULAR A DESCOBERTA COM O NOME CORRETO, ESTUDÁ-LA COM O DIVIDO
    CUIDADO E RESPEITO QUE O FATO EXIGE, MAIS NUNCA MASCARÁ-LA.

• 04/07/2012 - 14:50
    Enviado por: José B. Paiva

DEUS não é contra a ciência dos homens mas vai muito além desta ciência!

• 04/07/2012 - 14:57
    Enviado por: Germano Beraldo

Possivelmente mais uma peça do quebra-cabeça universal desvendada, ponto pra ciência.

• 04/07/2012 - 15:08
    Enviado por: Jeniffer

Nossa que coisa mais feia usar o nome de Deus em vão

E pior para ganhar 8 bilhões com uma partícula que a batizaram com um nome sagrado

para dar ibope..

Isso é um absurdo…
    Estamos no fim dos tempo e logo, logo cada um ira pagar pelo seus atos.

• 04/07/2012 - 15:09
    Enviado por: Googli blog - Notícias

Quando eu vi essa noticia pela primeira vez achei que se tratasse de religião.

• 04/07/2012 - 15:38
    Enviado por: Paulo Macgyver

Acho que é um tanto quanto precipitado os cientistas divulgarem tal pesquisa, pois, apesar dos fortes indícios existentes, não há nada de sólido e conclusivo.
    Eles, apesar do brilhante trabalho desempenhado, devem ser mais cautelosos ao tornar público notícia de tamanha proporção.
    De qualquer forma temos que nos ater ao que já é sólido e palpável.

• 04/07/2012 - 15:38
    Enviado por: AdRiaNa

Talvez a polêmica fosse menor se denominassem a tal particula de : “Particula Deus” ….Assim ela seria a criadora….e não quem foi criada por ele para que pudesse criar todas as outras coisas….

• 06/07/2012 - 12:55
      Enviado por: Dany

Mas o cientista que “batizou” a partícula que causa toda essa polêmica disse explicitamente “Deus” e não “de Deus”.Foram os jornalistas que deturparam a frase do físico.A partícula seria o próprio Deus porque é o responsável pela massa dos elementos do átomo e,em consequência,de toda a matéria.Um criador,de certa forma,porque sem ele não estaríamos aqui e o universo seria caótico.

• 04/07/2012 - 15:40
    Enviado por: geraldo

Acho um excelente investimento. Provando que Deus existe os ateus não vão saber onde enfiar a cara e o mundo será melhor.
    Em vez gastar dinheiro pesquisando anticoncepcionais que acabam com a humanidade deviam contribuir para a pesquisa do Sr. Higgs.

• 04/07/2012 - 16:52
      Enviado por: Josefino

Prezado geraldo, primeiro essa pesquisa nao tenta negar e muito menos afirmar a existencia de deuses. Voce deveria se informar melhor sobre os objetivos da pesquisa e consiguira ter um melhor entendimento se ler a reportagem. Caso tenha lido sugiro que releia pois nao parece ter entendido nada. Agora, nao entendo porque voce tem tanto odio dos ateus para afirmar que sem eles o mundo seria melhor. Voce nos odeia so pelo fato de termos diferentes visoes de vida? O que faz uma pessoa que acredita em um deus (qualquer um deles) ser melhor que aqueles que nao creem em nenhum deles? Eu sou ateu mas nao vejo os religiosos como inimigos e nem construo “muros” para me isolar deles, ao contrario, vejo que podemos ter varias opiniões e atitudes em comum. Nao me importa se uma pessoa acredita em Alah, deus bíblico, Buda etc e sim seu caracter ético e moral. Religião nao serve como modelo moral e nao quero chegar ao ponto de citar exemplos aqui. Eu faço criticas (impessoais) aqueles que usam dogmas e superstições religiosas para interferir na vida em sociedade. Em geral sao os fundamentalistas religiosos e nao todos religiosos que agem assim. Sinto muito em saber que voce odeia quem pensa diferente de voce e infelizmente so posso atribuir essa atitude a ignorância. Abraços.

• 04/07/2012 - 15:40
    Enviado por: Vladimir Costa

No 3º parágrafo, 5º linha, passou um erro. Corrijam.

• 04/07/2012 - 15:48
    Enviado por: Roni

Parabéns aos cientistas, mais uma grande descoberta (caso realmente se confirme)!! Por sorte, nem todos os seres humanos se contentam com respostas inventadas…
    PS: ler os comentários com as opiniões de certos cidadãos é realmente algo deprimente. Mas, o que esperar de um país onde a educação é uma piada?!?

• 06/07/2012 - 12:48
      Enviado por: Dany

As experiências no LHC – acelerador de partículas- correspondem a 9,9999999% em relação à teoria do Biggs,o que pode se considerar praticamente que a partícula que encontraram nesses dias é aquela descrita pelo famoso físico escocês.

• 04/07/2012 - 16:00
    Enviado por: Josefino

En interessante ler os comentários aqui e ver como alguns fundamentalistas religiosos reagem com certo ódio a ciência. A ciencia, astro-fisica a biologia evolutiva etc tem como objetivo único nos mostrar a realidade sobre o universo, a natureza, enfim ao mundo que vivemos. Ela nao tem a mínima obrigação ou objectivo de provar a existência de deuses (qualquer um dos mais de mil), assim como nao tem objetivo de provar a existência de fadas, duendes e outros similares. Vocês podem aceitar a ciência sem ter que renunciar sua crenca em deuses. Entretanto, crer em coisas das quais nao temos evidencias eh uma forma de desperdiçar a vida pois vive num mundo irreal ou passa a vida em delírios. A evolução das espécies de Darwin eh um fato e voces podem aceita-la sem precisar renunciar ao seu deus bíblico ou qualquer outro deus. Muitos cristãos ja o fizeram, inclusive papas. Uma grande parte dos comentários fundamentados em religião se apegam ao “argumento da ignorância” Esse argumento eh ridículo e qualquer um que se diz racional deveria pensar mil vezes antes de usa-lo. Segundo esse “argumento” so pelo fato da ciência nao explicar um fenómeno…logo a causa eh deus. Veja bem, ja faz tempo que o homem deixou de acreditar que o que a causa dos relâmpagos e trovões eram deuses (os vikings assim acreditavam, por exemplo). Eles faziam isso pois nao conseguiam explicar esse fenómeno natural e vocês estao usando o mesmo tipo de argumento. Lamentável! Eu sugiro que vocês comentem essa noticia em termos de interesse cientifico e nao baseados no fundamentalismo religioso. Acreditem no deus que quiserem, mas nao usem isso para desmerecer a ciência e muito menos para tentar justifica a interferência na vida de outras pessoas ao utilizar deuses, livros “sagrados” seus dogmas e superstições. Obrigado pela atencao e abracos.

• 04/07/2012 - 16:03
    Enviado por: JGNAS

Quem és tu que a ilusão é tanta incapaz de definir o teu eu? Quando os cientistas responderem esta pergunta saberão qual a origem de tudo, porque pelo contrário, são um bando de papagaios e mestres da matéria que nunca puderam desvendar nada, apenas manter tudo em mistério. Ciência é arte inventada aqui nesse chão pelo elétrico e magnético, que criou tudo isso para a própria lapidação e destruição do animal racional. Quando aceitarem e estudarem Cultura Racional, vão entender o que quero dizer. Mas enquanto estiverem encantados, tudo não passará de papagaiada e especulação.

• 04/07/2012 - 16:11
    Enviado por: Luigi Beneduci

Vamos esquecer crenças relijosas, fé em um ser superior e todos os misterios que involvem nossa vida e a existencia do Universo e aplaudir a descoberta scientifica e a luta do homen para o conhecimento.

• 04/07/2012 - 16:43
    Enviado por: Fabio

Quanto tempo jogado fora… provavelmente gastaram bem menos tempo para dar esse título a tal partícula do que eu gastei para ver o tamanho da lista de comentários … (e olha que li os primeiros e só desci a barra do navegador para ver o tamanho da discussão…)

Mas para não perder esse espaço : Da-le Boca !!!!

• 04/07/2012 - 16:55
    Enviado por: Arnaldo Antunes

Quanta tolice dita em nome do nada…particulas subatomicas nada tem a ver com deuses, esses deuses são criaturas humanas…que apenas servem para dar poder vazio aos seus donos..muito antes do homem existir a bilhões de anos essa particulas existem…..acordem pafuncios.

• 04/07/2012 - 17:04
    Enviado por: victor

O nome “partícula de deus” é apropriado, já que ambos (acredita-se) explicam tudo. É o ponto de encontro no infinito, das paralelas ciência e religião. Temo que, se isso se concretizar, o dogmatismo da ciência vá se igualar ao dogmatismo religioso. Que chato!

• 04/07/2012 - 17:28
      Enviado por: Icaro Xavier

Esse nome não é apropriado caro amigo. O bóson de Higgs não tem nada a ver com Deus. E você se equivoca, o bóson de Higgs não explica tudo, na verdade, a descoberta serve “apenas” para confirmar algo que os cientistas já estudam há tempos, é dizer, seria muito mais estranho e impactante para física se eles comprovassem que tal partícula não existe.

• 04/07/2012 - 17:10
    Enviado por: Ricardo, SP

É maravilhoso observar os resultados da busca incansável dos seres humanos pela essência de sua existência. A Física tem feito uma evolução impressionante e o Bóson de Higgs explica muitas coisas que não compreendíamos, segundo as teorias que conhecemos. A Ciência e a Religião não são mutuamente exclusivas, é possível conviver acreditando nas duas.

• 04/07/2012 - 17:36
      Enviado por: Josefino

Nao concordo com tua afirmação, prezado Ricardo. Ciência e religião usam metodologias bem diferentes e por isso elas sao mutualmente exclusivas. Enquanto a primeira se baseia em evidencias e estará sempre pronta a rejeitar (ou modificar) uma afirmação quando as evidencias sao contrarias, a segunda eh imutável pois esta baseada em livros “sagrados” dogmas e autoridades teológicas.

• 04/07/2012 - 17:36
    Enviado por: Alexandre

Ae, é só surgir alguma noticia que coloque em xeque a existencia de Deus e já aparece um monte de babaca religioso falando merda. Aprendam, não tentem afirmar a existencia de uma divindade se utilizando de um livro (a bíblia) que ao longo dos anos sofreu as mais diversas modificações. Aliás, é mais fácil acreditar em um livro escroto desses do que nas inúmeras comprovações cientificas que nos são apresentadas todos os dias?

• 04/07/2012 - 19:38
      Enviado por: Mayna

Obrigado!!!! Pelo menos alguém esta vendo como essa descoberta pode ser util para nós.
      Tentem ver como algo possitivo. A força eletromagnetica era vista como a força do demonio, que movia os objetos pelo ar, mas que na verdade é uma coisa que o imã faz. Deixem de ser cabeça pequena e pensem no que isso pode ser positivo para utilizar no futuro!

• 04/07/2012 - 22:35
      Enviado por: roger

Quem vc pensa que é ? não passa de uma “colherzinha” de terra.
      Agora quem fez a Terra?

• 05/07/2012 - 02:27
      Enviado por: Biffi - Itápolis

Caro Alexandre….só discordando….esta notícia não põe em cheque qualquer posição em relação a crenças….a ciência, (pelo menos aos que tem um minimo de lucidez) é uma aliada a reliião (desde que esta seja séria e comprometida) foi-se o tempo em que a ciencia necessariamente era atéia e os reliiosos necessariamente cegos para a verdade…Na minha opinião existe somente uma religião que atende a estes critérios, que não cou mencionar para não causar maiores contratempos neste respeitável forum…Tenho minha fé, sim, mas conto com a ciência para que minha fé não seja cega e superficial ao ponto de transformar reliião em conto de fadas…este é Meu ponto de vista, e lhe apresento com todo o respeito..

• 05/07/2012 - 09:09
      Enviado por: Josefino

Prezado Biffi, novamente, nao ha religião aliada a ciencia pois as duas tem abordagens totalmente diferenciadas. As religiões nao permitem que sua autoridade (livros “sagrados”) sejam contestados e diz que crer sem evidencias (ter fe) eh uma virtude. A ciência por sua vez, se nutre de contestações entre os cientistas, ou seja, nao ha donos da verdade pois esta esta sempre sendo colocada em cheque. Para a ciência a virtude esta em duvidar, questionar, ser céptico. A ciência somada a filosofia formam juntas o melhor método que temos para entender a natureza, a vida, o universo e a nos mesmos. Para mim as religiões tem certo papel social útil ao ser humano, porem esta repleta de efeitos colaterais que prejudicam a vida em sociedade. Esse dano social eh fruto do fundamentalismo religioso. Em resumo, o mundo seria muito melhor sem religioes.

• 04/07/2012 - 18:32
    Enviado por: Airton Coelho da Silva

A descoberta desta partícula e deus (se é que descobriram) é algo que prova o “nada” com o “coisa nenhuma”, qual é a aplicação prática em nossas vidas “após a descoberta”, nenhuma, puro academismo fundamentalista obecessivo que insiste em colocar o universo e explicá-lo dentro de um experimento ridículo onde meia duzia de pessoas com comportamentos delirantes e esquizofrenicos acreditam que podem explicar a origem do universo e os opositores mais ridículos são os fundamentalistas religiosos que tentam explicar e justificar a existência de um deus através de conceitos baseados em sua próprias religões decadentes e vigaristas. Existem situações e problemas mais importantes na sociedade humana que precisam ser resolvidos de imediato e não gastar 8 bilhões de dolares com equipamentos que provam o quanto o ser humano é medíocre, isto já sabemos……

• 04/07/2012 - 20:08
      Enviado por: Icaro Xavier

Pensamento mais ignorante do que o seu não existe. Primeiramente, a aplicação prática desses tipos de experimentos não são imediatas, mas lembre-se, tudo o que você vê ao seu redor, de carros à aviões, de celulares à computadores, de máquinas de raio-x à medicamentos, de lasers à produtos de limpeza, de alimentos à…enfim, tudo isso é consequência de estudos e experimentos que foram realizados no início do século passado. Então, caro amigo, abra sua mente, larga a mão de ser ignorante.

Segundo, os problemas humanos para serem resolvidos precisam de tecnologia, sendo que esta, para ser desenvolvida, necessita extrapolar os limites do conhecimento. E isso é o que esses tipos de experimentos fazem. Por exemplo, você acha que conseguiríamos suprir a demanda mundial por alimentos sem tecnologia???? E não se esqueça, a fome mundial é devido por falta de políticas certas, e não por falta de dinheiro. Dinheiro há, o que falta é boa vontade.

Ademais, para se fazer assistência social, a última coisa que deveríamos cortar investimentos é em 3 áreas: educação, saúde e CIÊNCIA. Existem tantas coisas inúteis onde se gastam bilhões, por exemplo, para se fazer uma copa do mundo são necessários algo em torno de 12 bilhões; uma olimpíadas algo em torno de 15 bilhões; sabe quanto o mercado do futebol movimenta por ano?; e a corrupção no Brasil, que, segundo dados da polícia Federal, rouba algo em torno de 60 BILHÕES ao ano; e pesquisas para se fazer produtos de beleza ou roupas, ou bebidas ou cigarros; quanto que os seres humanos gastam do bebidas e cigarros?; quanto que se gasta em cada desfile de roupas com aquelas top models?;

Enfim, não me venha falar em desperdício de dinheiro em pesquisas científicas, pois nossa civilização só evoluiu devido as mesmas, vc só tem uma boa qualidade de vida devido as mesmas.

• 06/07/2012 - 11:22
      Enviado por: Dany

Isso que o senhor diz é uma provocação.O que a ciência e os cientistas têm a ver com a distribuição da riqueza no mundo subdesenvolvido??Pois saiba que muitos cientistas deveriam ganhar mais do que um jogador de futebol,porque ao participar de pesquisas e descobertas (além de invenções) eles contribuem muito mais pro futuro da humanidade.
      Os bilhões gastos nessas pesquisas do Cern e outros centros científicos se revertem nos benefícios que elas trazem pra mim,pra você e os ignorantes em geral.

• 04/07/2012 - 18:46
    Enviado por: Francisco Porto

Fiquei espantado com o rumo que os comentários tomaram. Interessante o pensamento das pessoas. Por favor não misturem Ciências com Religião. Mas segundo Allan Kardec em A Gênese (1.868), ” quando a Ciência confrontar a Religião, fique com a Ciência”.

• 04/07/2012 - 18:48
    Enviado por: Jonas Floriano

Olá gostaria de divulgar meu blog e também minha última coluna sobre o bóson de Higgs, grato.

• 04/07/2012 - 19:32
    Enviado por: eduardo

QUE ABSURDO, PAREM DE CHAMAR DE PARTICULA DE DEUS. DEUS NEM EXISTE. AGORA QUE A CIÊNCIA ESTA DEFINITIVAMENTE PROVANDO NOSSA REAL EXISTÊNCIA QUEREM PASSAR POR CIMA DELA E QUERER IMPOR ESSE CONTOS DE FADAS….

• 04/07/2012 - 19:35
    Enviado por: Antonio Carlos

Se o homem chegou no estágio atual de civilização e desenvolvimento foi devido a Ciência. Esta é a única que faz o homem evoluir como espécie. A religião atrasou o homem em séculos quando inaugurou o obscurantismo perseguindo cientistas, imaginem aonde o homem estaria se não houvesse 3 séculos de obscuridão.

A religião é um mal porque ela subtrai do ser humano aquilo que o difere de um animal – a Razão. Quando vc rasga esse precioso meio de conhecimento, vc esta se igualando a um animal, aceitando as coisas prontas, não questionando e ficando preso a dogmas e preconceitos.

Parabéns aos cientistas.. se hoje temos internet, curas de incontáveis doenças, televisão, satélite, se chegamos a lua, se conhecemos o universo, a terra, se houve avanços na agricultura, na ciência espacial etc.. foi graças a vocês e não a um ser imaginário.

O mundo precisa se livrar dessa chaga chamada religião. Os países mais desenvolvidos do mundo são ATEUS (Suécia, Noruega e Japão) são também os mais pacíficos, democraticos e próspero. Não precisamos de religião e nem em crença em deus para sermos mais felizes. O Irã tem 99,9% da população de crentes e é um país imerso na violência e na perseguição a minorias. 80% da população do Brasil acredita em deus e é o país imerso na corrupção e na desigualdade.

Quando o homem se torna ATEU, ele coloca o homem e não um ser lusório como centro de sua vida. Suas ações são em benefício da convivência social e não como recompensa de um “paraíso celeste”.

Precisamos confrontar os crentes porque eles promovem o ódio a minorias como gays, ateus, religiões minoritárias, contra a Ciência e etc.. Eles querem levar o Brasil e o mundo a Idade Média a perseguir quem não concorda com eles, a imporem suas visões distorcidade de mundo.

Amigos.. usem a razão, questione, questione e questione.. só assim a luz da sabedoria irá abrir as portas para um mundo onde não existe nenhum ser ilusório, mas a luz da Ciência, da razão e da sabedoria..

• 04/07/2012 - 20:22
    Enviado por: Zéca

Entre deus e a ciencia eu fico com a ciencia.

• 04/07/2012 - 20:31
    Enviado por: Zé Carlos

• 04/07/2012 - 20:33
    Enviado por: Zé Carlos

O nome desse negócio deve continuar sendo partícula de Deus, pois foi Ele quem a fez e deu-lhe boot. Tudo, tudo começa Nele, pois quando não havia nada, havia Ele. Quer crer, creia, quer não crer, não creia!

• 04/07/2012 - 21:16
    Enviado por: Airton Coelho da Silva

Icaro, seu nome é bastante pitoresco como a sua narrativa, cuidado para não voar muito alto, suas idéias podem derreter, já que voce é um pessoa de “grande visão”, cite apenas uma vantagem desta tecnologia que poderá resolver os problemas socias humanos, que é nossa maior prioridade, apenas uma, de imediato sei que voce não poderá responder porque não congece o que esta defendendo, voce é como um papagaio, só repete o que te dizem, não tem conteudo cultural e intelectual, bom senso e sofre um pouco de baixa estima, é só mais um querendo provar alguma coisa e esta bastante alterado emocionalmente com esta noticia da descoberta dos bósons, você deve ser jovem, sua atitude é muito prematura e quando voce citou os problemas sociais até parece um bolchevique vagabundo do PT fazendo um discurso, não acredite nesta descoberta, não descobriram nada, é um fiasco, gastaram dinheiro a toa, e quando você comentar algo, por favor não comece chamando alguém de ignorante e não termine citando top models, tenha certeza seu comentário é motivo de risos e chacotas neste forum, acorde, voce vive num mundo de ilusão, aposto que acredita em duende e papai noel…..
    Aqui tem bala na agulha….eh eh eh eh

• 04/07/2012 - 22:50
      Enviado por: Icaro Xavier

Bem, tirando a parte que você apenas me xinga, o que, diga-se de passagem, foi bastante jocoso, quais são os seus argumentos para rebater o que eu disse?

Como eu bem afirmei, vantagens imediatas não haverá, mas a longo prazo as vantagens são muitas. Basta olhar ao seu redor caro amigo, você verá as milhares de vantagens que existem em estudos como o do LHC. Mas lógico, deve-se verificar que, primeiro, vem as teorias e experiências como essa, para, só então, vir as tecnologias que serão usufruídas pelas seres humanos. Um exemplo claro disso foi o raio laser inventado, salvo engano, em meados de 1950.

A citação às Top models foi apenas para visualização de quanto se gasta com besteira, contradizendo os defensores, como você, de que dinheiro gasto em pesquisas científicas deveriam ser utilizadas em assistência social. Enfim, foi apenas um exemplo.

Outrossim, fica claro que está bastante alterado emocionalmente é você caro amigo, de modo que traz ofensas pessoais e não argumentos, se demostrando, portanto, altamente ignorante.

Acho que lhe falta balha na agulha, ou melhor, ideias inteligentes, e lhe sobra pedancia, ignorância e respeito as opiniões alheias a sua.

Mas não se sinta ofendido com o que eu falei, que sirva de ponto de partida para você ser um ser humano melhor.

Abraços.

• 04/07/2012 - 21:25
    Enviado por: Yaroslavl

Ok, o LHC daria respaldo à teoria do Big Bang. Mas falta agora os cientistas investigarem o seguinte: quem teria acionado o LHC da época? Ou ainda, quem teria fabricado o LHC da época do verdadeiro BigBang?

• 04/07/2012 - 21:31
    Enviado por: Yaroslavl

Enfim, essas pesquisas sobre a origem do universo dificilmente nos levarão a negar a existência de um Criador. Outro dia o físico Stephen Hawk se enrolou todo ao tentar explicar que o universo teria surgido do nada. A pessoa estuda tanto para chegar a uma conclusão dessas.

• 04/07/2012 - 22:25
    Enviado por: Nilson

Não queiram contestar a criação divina.
    Usem seus conhecimentos em beneficio da humanidade.

• 04/07/2012 - 22:28
    Enviado por: roger

É Incrível a Arrogância dos Ateus, pois estes mesmos Vermes surgirão de onde?
    Se vcs fossem tão cérebros por que não conseguem curar o câncer? ou CRIAR uma
    simples folha?

• 04/07/2012 - 22:31
    Enviado por: roger

kkkkk, moderação ? fala sério, os Ateus Blasfemao de Deus e O Estado pública.

• 04/07/2012 - 22:57
    Enviado por: Icaro Xavier

Só um detalhe, todos nós temos ignorância em alguma área do saber humano. Foi nesse sentido que utilizei a expressão “ignorância”. Nesse assunto você se demostrou bastante ignorante e, depois de tantos xingamentos, cabe à você o lado pejorativo da expressão ignorância.

• 04/07/2012 - 23:23
    Enviado por: PAULO

NOSSA ISTO VAI MUDAR MINHA VIDA……

• 05/07/2012 - 00:22
    Enviado por: Airton Coelho da Silva

Meu caro Icaro vamos recordar que quem começou as ofensas foi você, você levou para o lado pessoal algo que esta na informalidade de um forum, no meu comentário não sito nomes, apenas instituições (religiosas e acadêmicas) onde a ética e moral são questionáveis, vamos ver seus comentários:

1 – Pensamento mais ignorante do que o seu não existe.
    2 – Então, caro amigo, abra sua mente, larga a mão de ser ignorante.

Diga para nós do forum quais são as vantagens a longo prazo desta tecnologia, se não falar eu estarei certo em dizer que você defende o que não conhece e que “morder a chumbada” com meu comentário a seu respeito e seu comportamento foi um tiro no pé, os comentários foram para provocar e demonstrar que o peixe morre pela boca e que seu discurso é deficiente e tome muito cuidado com o que você escreve e como escreve porque isto revela sua personalidade e seu grau de cultura e bom senso e por isso foi tão fácil controlar a situação e te manipular, você fêz o que eu queria, é uma técnica básica da linguística quando o outro lado não tem muita noção e você acabou se expondo e quanto mais você falar mais vai complicar para você, eu estou no controle e já sei qual é o modo operantis do seu discurso….

PROCURE, PESQUISE, INFORME-SE

Um abraço

• 05/07/2012 - 01:55
    Enviado por: Icaro Xavier

Primeiro, você não está lidando com um garoto filho, mas sim com um formado na área e que estuda a fundo fenômenos correlacionados. Mas, enfim, isso não vem ao caso. Utilizar-se da falácia do “argumento de autoridade” para mim é uma ofensa, o que vale mesmo é o argumento, e não o argumentador.

Segundo, você tem problemas psicológicos, só pode. Inventa coisas sem nenhum sentido. Você fala tanto em psicologia, mas atitudes como essa sua demonstram apenas descontrole e medo, e ai parte para coisas desse estilo.

Terceiro, é muito simples derrubar qualquer tipo de argumentação de pessoas como você. Tanto o é, que você não mais traz argumentos racionais, passa atacar com invenções esdrúxulas e absurdas, que nada tem a ver com que se está discutindo aqui. Chega a ser absurdo.

Quarto, você tem que ser mais específico. Vantagens a longo prazo de que tecnologia? Do LHC em si, ou da descoberta do bóson de higgs?

Quinto, como assim defende o que não conheço???? Primeiro que eu estudo isso. E segundo, você vive em que realidade filho? Todas as tecnologias atuais foram desenvolvidas com estudos e experimentos como esse no passado recente. Quando Einsten criou seu estudo sobre o efeito fotoelétrico, ou quando Niels Bohr começou os estudos sobre a física quântica, ninguém sabia quais vantagens ou tecnologias iriam surgir. Ora, ninguém prevê o futuro. Portanto, ninguém tem como dizer quais tecnologias surgirão devido aos estudos no LHC. Mas, frise-se, a própria construção do LHC em si já trouxe inovações em várias áreas, como ocorreu, por exemplo, com tecnologias em resfriamento, em ímãs, em redes de computadores, enfim, foi a inteligência humana quebrando barreiras do conhecimento para construir essa máquina, e tais barreiras quebradas voltaram-se como benefícios e tecnologia para humanidade.

Só para destruir qualquer argumentação sua, a World Wide Web surgiu exatamente no CERN, ou ainda, a ressonância magnética que você usa nos hospitais surgiu exatamente devido a estudos na física quântica, ou ainda, o forno microondas que surgiu quando do desenvolvimento da exploração espacial…passaria o ano inteiro citando tecnologias que surgiram devido a estudos no campo da ciência, estudos esses muito semelhantes aos levados a cabo pelo CERN no LHC, e que engloba também a descoberta do bóson de higgs.

Ou seja, quando no começo da construção do LHC, da exploração espacial ou dos estudos da física quântico, ninguém sabia quais tecnologias iriam ser desenvolvidas. É exatamente isso que a ciência faz, é na quebra de barreiras, nas descobertas de como o átomo e o universo funcionam, bem como na superação de obstáculos, que nasceram os inúmeros benefícios e tecnologias para os seres humanos.

Portanto, percebes como é errado e sem sentido dizer isso:
    “Diga para nós do forum quais são as vantagens a longo prazo desta tecnologia, se não falar eu estarei certo em dizer que você defende o que não conhece”.

Isso foi apenas para lhe ajudar a entender um pouco do que eu quis passar. Acho que você está muito envolto em dogmas, isso dificulta muito o seu entendimento as coisas, e leva vc a dizer coisas do tipo: “quando voce citou os problemas sociais até parece um bolchevique vagabundo do PT fazendo um discurso, não acredite nesta descoberta, não descobriram nada, é um fiasco, gastaram dinheiro a toa”

Deixo a você as célebres palavras do físico brasileiro Marcelo Gleiser: Ignorar o que já sabemos é denegrir a história da civilização. O problema não é não saber. O problema é não querer saber. É aí que ignorância vira tragédia.

• 05/07/2012 - 02:16

• 05/07/2012 - 03:20

Icaro,

Na boa, voce tá levando tudo isto muito a sério, pra mim este e outros foruns é um passatempo, e de vez em quando sempre pego um pra cristo, voce foi a bola da vez, mas é tudo brincadeira, eu estava só te chateando devido seu excesso de seriedade com a “possível” descoberta do Boson, ningém afirmou ter descoberto tal partícula, nós começamos divergindo a opinião sobre o Boson e acabamos tomando um outro rumo, saimos do foco principal, se houve alguma coisa que voce não não gostou, sinto muito, não vou pedir desculpas, quem entra na chuva é para se molhar, como também não quero desculpas suas, eu só estava te provocando e voce conduziu o dialogo muito bem, não se importando com os outros e percebi bastante seriedade no seu discurso, mas queria ver até onde você iria, a maioria das pessoas perderiam o controle e viriam com ameças e ofenças de baixo calão, voce é um dos poucos que encontrei que contra argumentou com muita enfase, a maioria aqui não sabe o que fala e se julga intelectual. estou sendo sincero e para confirmar vou deixar meu site da minha estação de radioamador e meu email se desejar entrar em conato.
    Vou estar sempre por aqui, a Folha esta cobrando o acesso para o conteudo on line.

Um grande abraço

py2saa@gmail.com

• 05/07/2012 - 09:01
    Enviado por: Maria Rios

Todos os comentários são importantes. Na verdade os homens querem desvendar um mistéiro que somente quem criou o universo sabe. O que a Bíblia relata sobre a Criação do Mundo são verdades contadas pela tradição oral, passada de geração para geração. Creio que Deus deu inteligência ao homem inspirando nele as verdades da Criação. Por que daríamos crédito à Ciência e não à inspiração divina? Nunca os homens darão à humanidade uma resposta definitiva sobre a Criação do Universo, se Deus não o revelar. Quem fez os átomos? Eles apareceram por um acaso? Estão presentes por que? Alguém poderia me responder com embasamento teórico?

• 01/08/2012 - 09:52
      Enviado por: viviani

A criacao divina foi passada de boca-a-boca e foi se desfigurando e se transformando em algo que vc aprendeu que deve aceitar como verdade absoluta. Voce nao estava la para ter certeza,mas ESTA aqui e AGORA para testemunhar as descobertas fenomenais ,das quais voce usufrue sem reclamar.Microondas,GPS,ressonancia magnetica,internet,raio x,celular,etc.Um montao de coisas que vc usa,tipo a eletricidade que tem para assistir sua tv.Voce,querida,e testemunha ocular de tudo isso.Como pode negar o que ve e aceitar as coisas ”divinas” que foram distorcidos belas bocas de humanos que nao acreditavam nem mesmo na existencia deles proprios? Pessoas que sacrificavam outros seres humanos e outros animais em nome de um criador ,do qual vc foi feita a imagem e semelhanca!

• 06/07/2012 - 11:14
    Enviado por: Dany

Ainda sobre o Cern,vocês precisam se informar sobre os demais projetos que estão sendo desenvolvidos naquele grande laboratório de pesquisa quântica.Procurem saber por exemplo o que é o Projeto ALICE.Pelo menos os cientistas ainda sabem quem foi o brasileiro César Lattes.Não é só nome de rua,viu?

• 06/07/2012 - 14:10
    Enviado por: Carlos

E cada vez menos precisaremos recorrer a nossa imaginação para responder às nossas dúvidas.

• 01/08/2012 - 09:23
    Enviado por: viviani

Independente de religioes,igrejas ou qualquer crenca,e preciso que os seres atomicos (e por que nao dizer bosionicos?) entendam de uma vez por todas que a ciencia tem que continuar suas pesquisas,custe o que custar.Muitos dos irmaos, aqui presente, nao se conformam com a ideia de que somos somente um monte de atomos grudados e que ao final disso nao passamos mesmo e de uma fonte de energia flutuante. A religiao queimou cientistas durante sua historia,mas isso ja passou.Bom,devo lembra-los de que voces nao estariam usando a internet se nao fossem os cientistas pesquisarem.Nao usariam seu GPS,seu microondas,etc.Mas isso tudo vc ja sabe. A particula de deus serve para que mesmo? Seguinte ,fique tranquilo que logo voces saberao,pois tudo o que a ciencia pesquisa acaba tendo utilidade.Lembre-se que foguetes vao a lua. E lembre-se que seu filho ou mae faz ressonancia magnetica,raio X,etc.A ciencia nao pode parar.E nao e por causa de nomes esquisitos ou outros nomes que a ciencia vai parar. Somente relaxe e espere que vera! Tudo tem seu significado.Tudo que existe sera usado.E seremos mais felizes se todas as descobertas forem usadas para o bem da humanidade.Obrigada.

• 03/09/2012 - 13:35
    Enviado por: leticia

na minha opiniao e bacana o assunto pois traz mais descobertas mais ,teria que ter justo o nome “particula de deus”pra mim ja e uma falta de respeito com o senhor,

• 22/09/2012 - 09:24
    Enviado por: Ramheda

Gente, os mestres cabalistas, os verdadeiros mestres, mostram esse caminho de uma forma simples (não tão simples, pois quando estudei Cabala, nosso mestre deu-nos 10 vezes a mesma aula para entendermos). Mas a Cabala, assim como a alquimia antiga, são apenas teorias sem confirmações sensíveis aos nossos cinco sentidos animais. A própria Cabala é limitada em sua teoria, pois vai até o nível Ain Soph, ou seja, a fronteira entre o Deus Manifesto (perceptivel e entendido pelo conhecimento humano e o Deus Não Manifesto, totalmente desconhecido. Infelizmente, também a Cabala está infestada pelas teorias religiosas de grupos como o judaísmo, o cristianismo, a maçonaria e até pela velho conhecimento egipcio, hindu com seus deuses nos acudam… Hoje, é quase impossível encontrar um mestre cabalístico puro, sem a contaminação religiosa pervertida e equivocada. Esclareço: pervertida quando manipulada com um propósito. Equivocada quando alguém entende algo que não confere com a verdade e registra isto como verdade absoluta. No mundo em que vivemos, Malkult, o que buscamos o tempo todo é o conhecimento atraves dos cinco sentidos animais, o que é muito limitado e grosseiro e precisamos usar estes mesmos sentidos para fabricar aparatos para ampliá-los. Na verdade, ainda não se provou sequer, de forma sensível aos olhos, ouvidos ou olfato se existe comunicação ou manipulação humana além daquilo que percebemos através de nossos neurônios ou coisas extrassensoriais, como acreditam as religiões. Na verdade, as religiões, principalmente as ocidentais, são extremamente “materialistas”, pois só acreditam no Deus Manifesto aos sentidos e entendimento humano, através da leitura de livros sagrados, por exemplo. Por isso, ciência e religião, principalmente as religiões fundamentalistas ou baseadas na vulgata de São Jerônimo, estão longe de um entendimento.

• 09/12/2012 - 11:19
    Enviado por: Edson

Bom dia
    A inteligência de DEUS é ilimitada a do homem possui limite.Como então dizer que este estudo da ciência é a partícula de DEUS ? Não podemos comparar DEUS com o HOMEM, nem tampouco em invenções ou descobertas, somos criatura e Deus é o criador de tudo.