1
Homem Objeto

Um aplicativo para ajudar deficientes visuais no dia a dia

Um aplicativo para Android lançado na Inglaterra promete ser muito útil para pessoas cegas ou com a visão limitada. Chamado Georgie, ele traz uma série de recursos para o smartphone que facilitam a vida de quem não pode contar com os olhos.

Siga o ‘Homem-Objeto’ no Twitter

Georgie funciona um pouco como a Siri, assistente do iPhone 4S. O aplicativo digita e envia mensagens seguindo comandos de voz. Também “fala” o nome de cada comando ou número discado pelo usuário depois de pressionado. O app também consegue ler placas e dizeres se o usuário apontar a câmera para os mesmos.

Baseado em GPS e pontos marcados pelo usuário, o telefone informa localização e rotas. Locais no caminho que ofereçam risco, como um buraco no chão ou um galho baixo, podem ser registrados. Quando o usuário passar de novo por ali, o smartphone avisa.

Os comandos são dispostos como botões coloridos com letras grandes. Ele também tem um botão de assistência, que pode ser pressionado em caso de emergência, alertando um familiar.

O Georgie, segundo o executivo da empresa fabricante, Sight And Sound Technology, é “feito por cegos, para cegos”. Seus criadores são um casal cego, Roger e Margaret Wilson-Hinds. O nome Georgie é o mesmo de seu cão-guia.

Tópicos relacionados