Foto do(a) blog

Máquinas e aparelhos

Só falta telefonar

PUBLICIDADE

Por Camilo Rocha
Atualização:

Há anos os smartphones vêm incrementado suas câmeras, transformando telefones em sofisticados aparelhos fotográficos. Esse desenvolvimento acabou enfraquecendo o setor das câmeras digitais amadoras. Por isso, como convencer gerações mais novas a comprar uma máquina fotográfica que não faz ligações?

PUBLICIDADE

A proposta da Galaxy Camera é reconquistar esse território perdido. Como? Fazendo uma câmera que se parece muito com um smartphone. Olhando de trás, vendo só a tela de 4,8 polegadas que ocupa todo o verso, não dá para diferenciar. Ligando o aparelho, aparece uma tela do sistema Android, cheia de aplicativos.

Mas e quando descobrirem que ela não faz ligações? Segundo representantes da Samsung com quem conversei, isso não será um problema. Eles acreditam que nos últimos anos se formou uma nova geração de gente que pegou gosto pela fotografia por causa do telefone móvel. "Graças ao celular, o acesso à fotografia se universalizou e a câmera digital chegou às populações de baixa renda", diz Roberto Sobol, diretor de produto da empresa.

Depois de tanto clicar, aplicar filtros e compartilhar imagens, muitos querem ir além. Começam a buscar controle manual sobre as imagens que produzem, prestam mais atenção em luz e enquadramento, aprendem a importância do ISO. É esse pessoal que a Galaxy Camera quer atingir.

 Foto: Estadão

O sistema é o Android 4.1, penúltima atualização da plataforma Google. Ícones de aplicativos familiares como Facebook, Instagram, YouTube, GooglePlay, Chrome e Gmail povoam a superfície da tela.

Publicidade

A máquina se conecta a redes Wi-Fi e 3G. Para cada foto tirada, há uma série de opções de compartilhamento, incluindo Facebook, Gmail, Picasa e DropBox. Para este último, o usuário da câmera já ganha de brinde 50 gigabytes de armazenamento.

A câmera em si vem cheia de recursos. Há vários modos manuais de imagem e em cada um é possível controlar sensibilidade à luz (ISO), velocidade de disparo e brilho. Há também um flash externo, acionado por um botão lateral. Depois, há uma coleção de efeitos que pode ser aplicada no resultado. No modo vídeo, é possível fazer filmes em alta definição (1080p).

Os efeitos e texturas não param aí. Pensando na geração de fotógrafos criada pelo Instagram, o aplicativo Paper Artist traz uma série de opções divertidas de manipulação da imagem. Entre elas, filtros que fazem a foto parecer ter sido desenhada com caneta esferográfica ou pintada numa tela (veja abaixo).

A Galaxy Camera é um pouco pesada e isso pode desagradar a alguns usuários. Com 300 gramas, ela pesa quase o triplo de um iPhone 5. O produto também não é barato, com preço sugerido de R$ 2.199. São algumas das poucas ressalvas a se fazer sobre um produto inteligente e inovador, que tem potencial para conquistar entusiastas. E se eles não podem telefonar, não tem problema: é só baixar o WhatsApp.

SAMSUNG GALAXY CAMERA

Publicidade

Processador 1,4 GHzArmazenamento 8 GB internos e mais uma entrada para cartão microSDHCSistema operacional Android 4.1Conectividade 3G / Wi-FiTela 4,8 polegadasPeso 300 gramasSensor 16,3 megapixelsZoom óptico 21xPreço sugerido R$ 2.199

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.