PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Máquinas e aparelhos

Desorientado

Por Camilo Rocha
Atualização:

Não é costumeiro ver as palavras "Apple" e "fiasco" na mesma frase, mas não há outra maneira de definir o aplicativo de mapas que a empresa criou para o iOS 6. Chamado "Maps", ele substituiu o Google Maps como app nativo de mapas do iPhone.

PUBLICIDADE

Siga o 'Homem-Objeto' no Twitter

Para começar, seu serviço de buscas não funciona direito. É comum ele não encontrar o que o usuário pede. Também não lida bem com pedaços de informações. É necessário escrever por extenso o nome de uma rua, como por exemplo "avenida Engenheiro Caetano Álvares" e não apenas "caetano alvares".

A internet recebeu uma enxurrada de exemplos bizarros. Um deles mostrava um aviso de "nenhum resultado encontrado" para a estação principal de Tóquio. Aqui no Link procuramos por Masp, em São Paulo, e recebemos várias opções, incluindo de um tal Médicos e Anestesistas de São Paulo. Nenhuma das opções era o museu de arte localizado na avenida Paulista.

A parte visual também deixou a desejar. Imagens aéreas de muitas cidades têm baixa nitidez e aparecem escurecidas em alguns lugares. Inúmeros prédios, ruas e pontes ficaram desfigurados, diminuídos ou até removidos do seu local original.

Publicidade

O serviço de acompanhamento de rota funciona mal. O usuário tem de mover o mapa manualmente para conseguir avançar dentro da rota desejada. Qualquer GPS barato faz isso sozinho, mostrando o percurso na tela. No Maps, o motorista é obrigado a desviar sua atenção do volante para acompanhar a rota.

O aplicativo também não mostra opções de transporte público para as rotas, apesar da presença de um ícone de ônibus.

Mas há um item em que o aplicativo acerta em cheio: a visualização em 3D. Disponível apenas para lugares específicos (como prédios em Manhattan, morros do Rio de Janeiro e centro de Londres), é uma ferramenta que impressiona.

Em resposta às críticas, a Apple disse em um comunicado que o aplicativo está "só no começo" e que "ficará melhor" à medida que mais pessoas o usarem. Como é? Não era a Apple que se vangloriava de introduzir funcionalidades apenas quando estivessem consolidadas, como quando justificou um 4G tardio em relação à concorrência?

Falando na concorrência, já começaram os boatos de que o Google estaria preparando uma versão do seu serviço de mapas para venda na App Store.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.