Foto do(a) blog

Máquinas e aparelhos

Bicicleta de papelão será fabricada em breve

PUBLICIDADE

Por Camilo Rocha
Atualização:

Izhar Gafni e seu invento Foto: Baz Ratner/Reuters

PUBLICIDADE

Alguns meses atrás, o israelense Izhar Gafni divulgou seu espantoso invento, uma bicicleta de papelão. Desde então, ele tem aprimorado o produto e acertado os detalhes para colocá-lo no mercado.

Gafni se associou à incubadora israelense ERB para lançar a bicicleta. Chamada Alfa, virá em versão adulta (US$ 9) e infantil (US$ 5). Seu lançamento mundial será em 2013.

Depois de quebrar a cabeça por anos, Gafni conseguiu completar no meio do ano uma bicicleta que é 96% feita de papelão, incluindo quadro, rodas, guidão e selim. O material é dobrado várias vezes para adquirir firmeza e resistência. Uma camada de resina, desenvolvida pelo próprio Gafni, é aplicada em seguida. O produto final pesa nove quilos. Falando à Economist, o inventor garante que a bicicleta de papelão aguenta até 220 kg de peso.

 Foto: Estadão

As outras partes da bicicleta também são feitas de materiais reutilizados. Os pneus são feitos de pneu de carro reciclado, assim como a corrente. O único componente que Gafni mantém em segredo é o freio.

Publicidade

A intenção inicial do israelense é comercializar a bicicleta em países mais pobres. Acessível e sustentável, a bicicleta de Gafni tem tudo para ser um produto de sucesso em qualquer parte.

A marca Cardboard Technologies foi criada para a bicicleta. No site, fala-se também sobre usar o papelão para outros produtos de mobilidade, como carrinhos de bebê, cadeiras de roda e "outros veículos".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.