PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Imagine só!

Meteoro na Rússia: maior do que se imaginava

Por Herton Escobar
Atualização:

Vejam abaixo cópia da reportagem que publiquei na edição de sábado do Estadão sobre o meteoro que caiu na Rússia na sexta-feira. Confesso que, ao escrever a matéria, fiquei extremamente preocupado com a possibilidade de estar relatando dados "exagerados" sobre o tamanho do meteoro e a energia produzida por ele. Naquele primeiro momento, a Nasa havia estimado que ele tinha 15 metros de diâmetro e 7 mil toneladas de massa (!!) ao entrar na atmosfera, e que a energia liberada na sua explosão era equivalente à de 20 bombas atômicas ... ou mais (!!!).

PUBLICIDADE

"Não pode ser tudo isso ... ", pensei. Mas eram números oficiais da Nasa, e eles lá entendem muito mais do assunto do que eu, então confiei nos especialistas e botei os números na reportagem. "Provavelmente vão revisar esses números para baixo no fim de semana", pensei.

E não é que revisaram mesmo? Só que para cima!!!

Segundo as novas estimativas da Nasa, o meteoro que caiu sobre a Rússia tinha 17 metros de diâmetro e 10 mil toneladas de massa ao entrar na atmosfera. E, ao explodir, liberou uma energia equivalente à de 500 mil toneladas de dinamite (TNT), comparado às 18 mil toneladas de TNT da bomba atômica de Hiroshima. Imagine só!

Publicidade

.Herton Escobar / O Estado de S.Paulo (16/02/13)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.