PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

O irresponsável preconceito contra árabes depois do atentado

 Veja meu comentário sobre A Islamofobia e o Medo depois do atentado no Jornal das Dez da Globo News

Por gustavochacra
Atualização:

Leia também - QUEM SÃO OS TERRORISTAS DE BOSTON?

PUBLICIDADE

Episódios de islamofobia e de sentimentos anti-árabes crescem depois de atentados ou tentativas de ataques terroristas nos Estados Unidos, segundo estudo da Universidade Duke. Para comprovar esta tese, ontem dois passageiros foram, em um atitude deprimente e preconceituosa de uma companhia aérea, obrigados a sair de um avião que iria de Boston para Chicago porque conversavam em árabe, a língua nativa deles.

Os dois eram inocentes e não tinham absolutamente nenhuma relação com o terrorismo. Além disso, apenas para ficar claro, não se sabe sequer quem realizou o atentado em Boston. E, mesmo que tenha sido uma pessoa de origem muçulmana, é um absurdo ter preconceito com quem segue esta religião. Vale lembrar, apenas como curiosidade, que nem todo muçulmano é árabe e nem todo árabe é muçulmano.

Ainda bem que os líderes americanos, como o ex-presidente George W. Bush e o atual, Barack Obama, tomam enorme cuidado para tentar impedir sentimentos islamofóbicos e anti-árabes no país. Mas muitas pessoas acabam tendo estas atitudes por desinformação.

 Neste momento, o mais importante é lamentar as vítimas do atentado em Boston , buscar os responsáveis e fazer o possível para outros ataques terroristas não ocorrerem. A última década, graças ao trabalho das polícia, do FBI e dos serviços de inteligência, foi a mais segura das últimas quatro nos EUA. 

Publicidade

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários islamofóbicos, antisemitas e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus. Escrevam para mim nogugachacra at outlook.com. Leiam também o blog do Ariel Palacios

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.