PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Maceió é mais violenta do que Cabul, capital do Afeganistão

As pessoas precisam entender que, em uma guerra civil, a guerra não se reflete em matança a todos os momentos em todos os lugares. No Afeganistão, morreram 1.300 civis no conflito nos primeiros seis meses deste ano. O número é bem inferior ao total de homicídios no Brasil. Ainda assim, no imaginário de muita gente, Cabul é um açougue de gente. Não é.

Por gustavochacra
Atualização:

Mas não sou especialista em Afeganistão, deixando relatos deste país para a minha amiga Adriana Carranca, que conhece bem Cabul. Falarei de Beirute e de Damasco, que conheço bem. Comecemos pela capital libanesa. Foram 15 anos de guerra civil, de 1975 a 90,invasão israelenses, invasão síria, marines americanos, dezenas de milhares de mortos. Ainda assim, os libaneses frequentavam a faculdade, viajavam ao exterior, se casavam, jantavam fora, faziam piadas, assistiam novelas, ganhavam dinheiro e gostavam de ir ao cinema.

PUBLICIDADE

Chegamos agora à Síria. Vi comentários criticando que Bashar al Assad não mostra a Guerra Civil da Síria nas suas fotos no Instagram. É óbvio que não mostra. Nenhum líder político do mundo faz anti-propaganda. O que você esperaria do líder de um regime como o sírio?

De qualquer forma, Assad exibe também fotos da Síria que refletem em parte a situação no país. A guerra não ocorre o tempo todo em todos os lugares, como escrevi acima. Hoje, em bairros de Homs, há batalhas. Mas Damasco está tranquila, sem combates nos bairros centrais, embora haja bombardeios em subúrbios mais afastados.Na costa mediterrânea, pelos relatos que acompanho, o verão anda a toda, ainda mais com a chegada de pessoas de outras partes do país em busca da segurança e da estabilidade de Tartus.

Dá para viajar de Beirute a Damasco de carro sem correr o menor risco na estrada - ninguém morreu e sequer houve um ataque nesta rodovia em dois anos e meio de guerra. Agora, claro, não vá para Homs ou Aleppo neste momento.

Portanto, lembrem-se, as guerras não ocorrem o tempo todo em todos os lugares. É como a criminalidade no Brasil. Infelizmente, as pessoas se adaptam. E acabam não percebendo que Maceió é mais perigosa do que Cabul.

Publicidade

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários islamofóbicos, antisemitas e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus. Escrevam para mim nogugachacra at outlook.com. Leiam também o blog do Ariel Palacios

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.