PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Governo Obama espiona jornalistas ataca a liberdade de expressão nos EUA

Veja também meu comentário sobre este tema no Jornal das Dez da Globo News

Por gustavochacra
Atualização:

O governo de Barack Obama desrespeitou claramente a liberdade de imprensa com o argumento de defender a segurança nacional. Cerca de 20 repórteres e editores da Associated Press, uma das principais agências de notícias do mundo, tiveram suas ligações telefônicas interceptadas pelo Departamento de Justiça.

PUBLICIDADE

Esta atitude violaa Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que garante a liberdade de expressão. Jornalistas têm o direito de conseguir informações com fontes. Inclusive, agindo desta forma, foram fundamentais, no caso Watergate, para derrubar o então presidente Richard Nixon.

Verdade, existe a questão da segurança nacional. O New York Times, por exemplo, optou por não noticiar a invasão da Baía dos Porcos para não estragar os planos. Desta vez, porém, a Associated Press noticiou apenas o caso de um atentado terrorista frustrado planejado para o aniversário de um ano da morte Osama bin Laden, em 2012.

Como esta informação afeta a segurança nacional dos EUA? Obama diz não gostar de vazamentos. Mas graças a dois deles soubemos que o governo americano utilizou um vírus para atacar as instalações nucleares do Irã e possui, além disso, uma "kill list" para matar com Drones supostos terroristas. Estas duas reportagens foram publicadas no New York Times, que também teme ter sido alvo do governo.

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Publicidade

Comentários islamofóbicos, antisemitas e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus. Escrevam para mim nogugachacra at outlook.com. Leiam também o blog do Ariel Palacios

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.