Não é verdade que os Estados Unidos celebraram a morte de Bin Laden como se fosse uma conquista de Copa do Mundo ou, talvez, mais um título do Yankees na World Series. Os americanos ficaram orgulhosos e com sensação de missão cumprida, mas faz tempo que o terrorista saudita não os amedrontava. Era algo do passado.
Voltei agora há pouco do Ground Zero, onde a torre principal já toma forma e alcança o 57 andar. O memorial também está quase pronto. Havia bem mais movimento do que o normal. Mas eram turistas, jornalistas e policiais. Além, claro, daquelas pessoas que se vestem com bandeiras e querem aproveitar a ocasião para os 15 segundos de fama.
No dia anterior, vi as imagens na TV da Casa Branca e do Times Square. Eu estava for a de Nova York, para onde retornei nesta manhã. Nos dois locais, havia pessoas celebrando. E, no caso do Times Square, certamente a maioria era turista. O próprio NY Post escreveu que as pessoas deixaram os hotéis para festejar. Mas o número era menor do que o do casamento da Kate com o príncipe William.
Nova-iorquinos não vão ao Times Square, a não ser quando são obrigados para ver alguma peça da Broadway. Está na lista de lugar mais odiado da cidade de quase todas as pessoas que eu conheço. Vive lotado, tem restaurantes ruins, lojas de bujigangas e muito barulho. Aqui, dá para saber que a pessoa não é da cidade pela camiseta ‘I love New York’, por querer ir ao Times Square, andar de carroça no Central Park ou não se interessar pelo Brooklyn.
Parece bobagem tudo o que disse, mas não é. Muitas vezes, somos enganados pelas imagens que assistimos na TV. Em Beirute, certa vez, vi uma cidade calma, com pessoas indo ao cinema e restaurantes, enquanto a CNN dizia que o Líbano estava tenso por não ter mais presidente. No dia seguinte, vi uma mulher com um cachorrinho passeando ao lado do tanque. A vida segue normalmente nestas cidades, como também no Brasil.
Já escutei pessoas dizendo que não viajariam para Israel porque tem medo de atentados. Azar delas. Mal sabem que em Tel Aviv as pessoas sorriem e aproveitam uma bela praia no Mediterrâneo. Apesar da crise na Síria, Beirute está bombando a espera de mais um recorde de turistas no verão.
Nestes seis anos em Nova York, aprendi que a cidade já cicatrizou há muito tempo as feridas do 11 de Setembro. Teve um outro setembro, em 2008, que não foi fácil. Mas a mais importante cidade do mundo está bem acima disso. Daqui dois dias, ninguém falará mais de Bin Laden. O importante sempre será lembrar as vítimas do 11 de Setembro.
Segue relato da Marta Cury, repórter do Estadão, que está em Nova York nestes dias fazendo um curso
O domingo já estava quase no fim quando a notícia de que o presidente Barack Obama faria um importante pronunciamento – descrito na TV como “pouco usual” – ainda naquela noite deixou os americanos em alerta. Pouco antes da fala, a informação de que se tratava da morte de Osama Bin Laden, orquestrador do maior ataque terrorista da história dos Estados Unidos, veio aa tona e, em Nova York, a comemoração começou na Times Square e no Ground Zero, onde ficavam as torres gêmeas, e se estendeu pelo dia.
A região, que normalmente já atrai muitos turistas, ficou tumultuada. Eram milhares de jornalistas, curiosos, uns só atrás dos 15 minutos de fama, e familiares das vítimas do ataque terrorista. O professor Christopher Hasson perdeu o irmão Joseph, de 34 anos, no 11 de Setembro. Após autorização policial, conseguiu depositar um buquê de flores nas cores da bandeira americana no local onde está sendo construído um complexo de prédios e um memorial aos mortos. Ele definiu a ambiguidade do sentimento dos parentes após o anúncio da morte de Bin Laden: “É um dia amargo e doce.”
Policias estavam por toda parte. Ao redor da construção, pedestres só podiam seguir numa única direção. Quem parava nas calçadas, era abordado e obrigado a deixar o local. As pessoas não demonstravam temor de uma represália terrorista. Num curso de inglês no centro de Manhattan, no entanto, alunos estrangeiros relataram estar com medo e pensando em antecipar o retorno para casa.
Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista
O jornalista Gustavo Chacra, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia, é correspondente de “O Estado de S. Paulo” em Nova York. Já fez reportagens do Líbano, Israel, Síria, Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jordânia, Egito, Turquia, Omã, Emirados Árabes, Yemen e Chipre quando era correspondente do jornal no Oriente Médio. Participou da cobertura da Guerra de Gaza, Crise em Honduras, Crise Econômica nos EUA e na Argentina, Guerra no Líbano, Terremoto no Haiti e crescimento da Al Qaeda no Yemen. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires. Este blog foi vencedor do Prêmio Estado de Jornalismo em 2009, empatado com o blogueiro Ariel Palacios
gustavo, valeu a tua ida ao zero ground. voltou reenergizado e sem querer dar tregua.
foi um momento de closure e reafirmacao nacional totalmente compreensivel. a unica coisa que me chamou a atencao eh que a maioria da turma que vi na tv era de jovens em idade universitaria que eram preadolescentes em 9/11 e a demonstracao publica indoca de alguma forma que esse evento deixou marcas neles.
“indoca” —->> “indica”
responder este comentário denunciar abusoCarlos 3m, pessoas com menos de 14 anos não se recordam bem do 11 de Setembro. Tinham no máximo cinco anos na época. É o efeito cara-pintada, do Collor. O pessoal foi pela diversão
responder este comentário denunciar abuso“Nos dois locais, havia pessoas celebrando. E, no caso do Times Square, certamente a maioria era turista”
Certamente turista americano né.
responder este comentário denunciar abuso[...] Leia agora no blog do correspondente em Nova York, Gustavo Chacra: Do Ground Zero ao Times Square – NY não celebrou morte de Bin Laden como Copa do Mundo. Ouça Chacra e outros correspondentes em comentários a respeito da repercussão do assassinato do [...]
Gustavo:
Daqui dois dias, ninguém falará mais de Bin Laden. O importante sempre será lembrar as vítimas do 11 de Setembro.
Te pergunto então se isto não é um fato que levará Obama a certeza da reeleição??
Rosenvald, a reeleição dependerá da economia, não da morte de Bin Laden ou do Kadafi
responder este comentário denunciar abusoverdade. as pessoas votam prioritariamente com o bolso.
responder este comentário denunciar abusoCertamente a economia será o fator central para uma eventual reeleição do Obama.
Afinal, ela afeta a parte mais sensível do americano: o bolso.
Porém, a queda do Bin Laden certamente terá um baita peso na campanha.
Desde o seu primeiro discurso no Cairo – “New Beginning” – Obama foi muito claro sobre qual seria sua estratégia para lidar com as duas guerras que herdou:
1) Retirar – gradual e organizadamente – as tropas do Iraque, uma guerra que ele sempre condenou, desde quando era senador.
2) Intensificar as atividades no Afeganistão e Paquistão, pressionando um dos principais safe havens do Taliban / Al Qaeda.
Foi exatamente o que ele fez. E o resultado chegou.
Os marketeiros, que não são bobos, certamente não deixarão de explorar essa conquista.
Para desespero do Bush. E da Fox News.
Mto bom Guga.
Acho importante situar o leitor, que os clipes de 45 segundos que se repetem a exaustão nos telejornais não podem ser interpretados como verdade absoluta, mas o poder da imagem cria uma história completamente diferente.
Isso me leva a outra imagem de comemoração, no dia 11 de setembro de 2001, eu me lembro fortemente das imagens que mostravam palestino celebrando a queda das torres. Novamente as mesmas imagens eram repetidas na CNN e na Globo, acredito que foram para mídia impressa também. Acho que esse uso de imagem, que aumenta a realidade ou cria uma nova dimensão para um fato seja um sintoma da de uma mídia que precisa de histórias maniqueistas e simples.
Tenho muito medo do ódio que essas imagens possam gerar. Como em 2001, as imagens da suposta comemoração Palestina podem ter ajudado a opinião pública que apoiou a invasão no Afeganistão, as mesmas imagens podem aumentar o anti-americanismo no mundo e principalmente no Oriente Médio.
Sou liberal, mas acredito que deveria existir uma regulamentação na forma que algumas notícias e imagens são transmitidas. Seja o “Caso Realengo” ou o filme “Elephant”, a mídia está “novelizando” a realidade. Claro que essa regulamentação deveria ser mundialmente padrão e é uma utopia.
Obrigado pelos excelentes textos e a habilidade de contextualizar os leitores sobre povos, lugares e situações. Essa deve ser a missão do jornalismo.
Abs
Faço as tuas palavras , as minhas. Esse Gustavo Chacra dá show de espontaneidade e imparcialidade, sem demagogia. Eu o comparo ao Mauro Beting.
responder este comentário denunciar abusoÓtima observação, lgvieira.
responder este comentário denunciar abuso.
__________________________________
.
A vida segue normalmente em New York
.
__________________________________
.
________Wings – Flight School_________
.
____________New classes_____________
.
____________________________________
.
Gustavo, precisavam mesmo jogar o corpo no mar? Isso não criaria uma falsa aura de “mito” para esse criminoso? E mais ainda, aquela sensação de dúvida, tipo “Osama não morreu” etc.
Outra pergunta: a invasão do Afeganistão foi por causa dos atentados de 11 de setembro, organizados por OBL. Agora que ele já faleceu, a OTAN não poderia sair do país? Quais os riscos de os fanáticos do Taleban retomarem o poder naquele país?
Gustavo:
Espero que nenhuma facção radical de Gaza,chegada a Al Kaida resolva lançar uns misseis em Israel.
Para o Hamas não interessa.
Vamos ver se eles vão segurar todo o controle nesta hora ,que jihadistas que simpatizam com Ossama tem posse de misseis que podem por impulso atirar em Israel.
Desculpe Gustavo, mais o 1 de abril no Irã saiu atrasado nos jornais :
TEERÃ – A televisão estatal iraniana informou nesta segunda-feira que aviões militares israelenses estavam se concentrando em uma base aérea americana no Iraque para realizar um ataque contra o Irã, notícia que foi negada pelo Pentágono.
A informação foi divulgada no site da Press TV, mas Israel disse não ter conhecimento algum de tal plano de ataque, e o comandante da Força Aérea iraquiana negou as informações publicadas pela emissora do Irã.
O Pentágono classificou a notícia como “ridícula” e o coronel americano Dave Lapan disse não haver nenhuma verdade nas informações.
A Press TV citou uma fonte, que segundo a emissora era próxima ao movimento de Moqtada al-Sadr, um clérigo xiita iraquiano que se opõe à presença norte-americana no Iraque e tem fortes laços com os líderes do Irã.
Mais cedo, o comandante da Força Aérea iraquiana, Anwar Ahmed, também rejeitou as informações como sendo “sem fundamento.”
Israel, aliado de Washington, acusa Teerã de usar seu programa nuclear, supostamente com fins civis, para esconder um plano para desenvolver bombas atômicas que poderiam ameaçar o Estado judeu. Líderes israelenses não rejeitam a possibilidade de uma ação militar contra o Irã.
No entanto, não houve indicações recentes de um aumento nas tensões ou outras informações na segunda-feira para corroborar a notícia da televisão iraniana.
Uma porta-voz do Exército israelense disse não ter conhecimento de tais informações e disse que o Exército não comentaria sobre questões operacionais.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/05/02/tv-iraniana-diz-que-israel-prepara-ataque-pentagono-nega-924360814.asp#ixzz1LF90uMtO
© 1996 – 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
Alô amigo
Leia as notas com atenão.
Noticiaram que aviões f-16/f-18 e f-22 israelenses estavam por ali.
Só tem um PROBLEMA:
f-18 e f-22 NÃO EXISTEM nas forças israelenses.
abraços
não sou xiita nem nada, mas também sou contra a presença de forças estrangeiras no Iraque. Fora cambada!
responder este comentário denunciar abusoSó falta agora os EUA não se esquecerem que os srs. Bin Laden, Pinochet e Saddam Hussein são crias deles próprios – venderam armas, bancaram golpes de estado, tudo para atender aos seus interesses.
Espero que agora eles tenham um pouco de HUMILDADE e gastem mais com comida e remédios do que com armas para determinados países do mundo.
Sempre vamos precisar mais de médicos e professores do que soldados.
É somente a minha opinião.
Gustavo, não é estranho o descarte do corpo de Bin Laden em tão pouco tempo? E por que ainda não há fotos do cadáver dele?
A reeleição do Obama vai depender dele mostar o certidão de nascimento. Algo muito comentado por lá e os jornais aqui não falam nada. Donald Trump o desafiou a mostrar o documento e até agora nada.
Por falar em Donald Trump.
“”Billionaire Donald Trump said he would not hasty withdraw US troops from Iraq if he became US president.
“I would act as in old days. If you go to a war and wins it, the country and its wealth belong to you.
And what do we do? We spent hundreds of billions of dollars on this war, we lost thousands of soldiers, and we are leaving. We need to take the all Iraqi oil. Otherwise, Iran will take it. After that, Iran will capture a few more countries and will to be stronger than ever. The leaders of our country are just stupid”, he said, speaking on Friday in Las Vegas.
Trump promised that he would decide if he participates in the US presidential election late May – early June. He is leading in several polls among the participants of Republican primaries.
According to the billionaire, if there is something he’s interested in Libya, where NATO is conducting military operation against the government, then it is oil.
“I’m interested in Libya if we seize oil”, he said. “”
Kavkaz Center – Kavkaz Centre www.kavkazcenter.com) is a Chechen internet agency which is independent, international and Islamic
30/04/2011
Trata-se da mentira do século, uma verdadeira farsa, não se viu corpo, não se sabe que mar foi “enterrado” (no afeganistão é impossível pois lá não tem mar) prova de DNA pode ser forjada http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?id=919399 Na verdade os EEUU e a Europa estão em crise economica e elevado nível de desemprego, o mundo vive uma crise política sem precedente que pode levar a uma grande guerra, o domínio do petróleo dos países árabes/muçulmanos está a pleno vapor, o Obama vai tentar um segundo mandato, portanto precisava de um fato extremamente importante no contexto atual. Os EEUU tem um aliado que sabe manipular tudo e todos, principalmente a mídia que sempre foi submissa e covarde, nunca diz a verdade sempre procura alienar o povo, entretanto existe muita mente que pensa de outra maneira e deve se manifestar quando esta imprensa podre e comprada quer fazer todos de bobo.
Gustavo, fui da geração cara-pintada. Posso te assegurar que não estava lá por diversão. Não generalize as pessoas por baixo.
Puxa Fernanda seria muito interessante que voce nos contasse então porque voce estava lá. Lembro das “explicações” dadas à época e todas elas se aplicariam em muito maior intensidade ao (des)governo Lula e ninguém pintou a cara.
O Collor não deu DEZENAS DE MILHÕES para a UNE, seria esta a explicação?
Lamentável essa demonstração de poder dos EUA. Os EUA sempre praticaram o terrorismo atacando diversos países e atualmente o país mais odiado do mundo são os EUA. Europa, Ásia, etc… sempre puseram suas barbas de molho com relação aos EUA, país tão sanguinário e belicista que se iguala aos terroristas árabes. Obama parecía ser o homem da paz, o fim dos massacres, isso era o que a comunidade internacional pensara, porém, hoje vê-se que os EUA simplesmente continuam os mesmos, querem demonstrar poder. Não estou aquí defendendo Osama Bin Laden, mas se fosse qualquer país europeu ou asiático que tivesse matado Osama, não havería essa demontração de poder toda, ninguém, nem mesmo a população desses países sabería, tudo sería feito no anonimato, sem por em risco a segurança da população e sem querer demonstrar poder. Lamentável, pois os EUA nunca mudam de atitude, querem demonstrar ao mundo que são os melhores, espalham o ódio e com isso correm risco e são odiados não somente pelo mundo árabe, mais por diversos países que atualmente são anti-americanos e isso por culpa do próprio EUA. Pode-se contar a dedo os países que toleram os EUA, pois grande parte os odeiam. Por outro lado, os árabes extremistas são financiados por vários países europeus e asiáticos, o que faz com que a guerra continue. O mundo está mesmo longe da paz, a vingança, a raça humana se devora um a um.
“Não estou aquí defendendo Osama Bin Laden, ”
Verdade Cláudio, apenas demonstrando ódio incontido de um país democrático, que recebeu e continua recebendo milhões de pessoas do mundo inteiro.
É bugiganga!!!
Os EUA nem gostam de copa. Mas se eles pouco se importam em NY com Osama morto, será que no interior os red-necks republicanos também não se importam?
Acho que Obama dá grande passo para reeleição, especialmente no interior. E o papel da mídia ainda é relevante, por mais que mídias sociais estejam cada vez mais influentes.
Olá,
Lembra que há alguns anos a morte de Bin Laden, foi anunciada? Disseram que ele havia morrido de tifo numa caverna e ele ficou anos fora do ar até reaparecer dando declaração sobre um ataque terrorista?..
Acho difícil acreditar que orgulhosos militares americanos, mataram o inimigo nº 1 da nação com um tiro na cabeça e jogaram o corpo no mar sem registrar tudo num dispositivo móvel para jogar as cenas no youtube como fizeram com Saddam Hussain.
A falta de comemoração não pode indicar dúvida sobre o acontecimento? Acreditar num relatório DNA é complicado!
Adriana F. de Almeida.
Todo mundo sabia que o bin Laden estava no Paquistão, não importa se se escondendo ou curtindo a vida. Menos a CIA. Ao invés d festejar, os americanos deveriam corar de veergonha por tamanha incompetência de sua agência de inteligência. Quanto ao terrorista, tratava-se de alguem com mentalidade medieval, dominado pelo ódio à forma como o Ocidente se comporta em relação aos árabes. Não vejo motivo algum paa festejar, haja vista que a Al Qaeda há algum tempo está com o moral lá em baixo. Os poróprios árabes a detestam.
Talvez porque não fosse copa do mundo!
Gustavo, me diga uma coisa há alguns posts atrás vc disse que o Hamas e Al Qaeda eram adversários ou não tinham boas relações, coisa do tipo, mas hoje o representante do Hamas aparece lamentando a morte de Bin Laden condenando os EUA pela morte dele.
Marcel, o Hamas não tem boa relação com grupos inspirados pelo Hamas que atuam na faixa de Gaza
responder este comentário denunciar abusoSerá mesmo? com a declaração de ontem eu fiquei em duvida se eles são inimigos da Al Qaeda.
responder este comentário denunciar abusoE porque então lamentaram a morte?
responder este comentário denunciar abusoGustavo, li agora que OBL poderia ter sido detido com vida e sido julgado. A morte dele, sendo evitável, não traria mais benefícios para a apuração COMPLETA do crime? Por que optaram por matá-lo. Ficou uma sensação de que pode ter sido queima de arquivo. Sabia demais, sobre Bush e CIA.
pensando melhor sobre a discussao se deveria ter sido morto ou julgado o bin laden, cheguei a conclusao que ele so poderia ser morto.
se ele fosse prisioneiro, a turma que o segue se sentiria no direito de sequestrar inocentes aos montes para pedir o resgate de usama.
e essa eh uma diferenca diferente em relacao ao saddam por quem ninguem ia se dar o trabalho de sequestrar ninguem.
ele tinha que desaparecer da face da terra de qualquer forma.
“diferenca diferente” eh uma diferente diferenca. favor omitir “diferente”.
responder este comentário denunciar abusoA “Rosa de Hiroshima”- Vinicius de Moraes, sempre continuará nos alertando que, sempre, terão outras rosas por vir. Pois é, o homem no poder, em maioria, procura à bárbarie- seja nos EUA, Roma, Líbia, Brasil, Egito, Alemanha etc. A história, os fatos e as guerras são relativas, existem várias opiniões e muito jogo político, mas quem amargura na espreita pela morte, somos nós.
Talvez nem seja o sistema desigual, na prática ou na teoria, que faz o homem ser o lobo do próprio homem, existem vários fatores. Entretanto, um dos maiores deles é o nosso plano de democracia, que, também, é o lobo dela mesma, logo é falho. É uma pena; não há democracia sem gentilezas, sem comunidade e, principalmente, razão.
Como podemos difundir a democracia pelo mundo, se os líderes desse plano são anti-democráticos?
E como o célebre compositor e bom, mas questionável, poeta, Vinicius de Moraes, diria: ” A rosa com cirrose
(…)
Sem cor sem perfume
Sem rosa, sem nada”.
Nós ainda respiramos o sangue dessas rosas e das próximas. Foi na bomba nuclear, foi no atentado de 11 de setembro, agora na Líbia, e nas inúmeras outras guerras que aconteceram e estão por vir.
Pelo que parece, a civilização não dá conta da violência.
Matheus,
suas palavras,
“Entretanto, um dos maiores deles é o nosso plano de democracia, que, também, é o lobo dela mesma, logo é falho. É uma pena; não há democracia sem gentilezas, sem comunidade e, principalmente, razão.”
Não é falho como vc diz, mas sim imperfeito e em construção. Exatamente por necessidade de moldar e melhorar, torna o melhor que temos, juntamente com o capitalismo. Veja um detalhe, que ambos, são naturais ao ser-humano, para o bem e para o mal, esta em nosso DNA, em maior intensidade ou menor.
Porém, e o que eu mais prezo, é a liberdade na democracia, e a possibilidade da mutação, de se superar e desenvolver do capitalismo.
Não devemos desistir ou abandonar nosso melhor caminho, pq existem pessoas cruéis e safadas em lugares de liderança. Porém, devemos lembrar que os que colocamos lá, nada mais são que o reflexo da nossa sociedade.
Se a sociedade não evolui a liderança tbm não. A inovação vem do povo. Já viu uma faixa dentro do palácio real escrito: abaixo a monarquia? ou, reformas nas instituições?
De todas as possibilidades que vivenciamos até hoje, os EUA possuem o melhor caminho, mesmo com seus milhares de defeitos e absurdos. É o melhor que a gente tem no mundo. Lá o babaca do Michael Moore pode ficar rico.
e por fim: “E como o célebre compositor e bom, mas questionável, poeta, Vinicius de Moraes,”…..de um certo ponto de vista, TODOS os gênios podem ser questionados…mas nunca deixará de ser gênio. E Vinicius foi gênio. Questiona ele quem nunca pode realizar nada perto de sua obra.
responder este comentário denunciar abusoEle é um gênio como compositor. Não discuto que é um ÓTIMO poeta, mas discuto algumas de suas passagens pela literatura.
Para defender-lo dessa maneira, você já deve ter lido toda “Antologia Poética”, pois bem, eu li. Temos lá um poeta célebre. Entretanto, em sua fase espiritual não está em seu auge, não mesmo, e em muitos poemas ele se perde no romance exacerbado. Essa é a minha opinião.
Você deve ser um cara lido, ainda mais para me criticar com esse preconceito. Não vou entrar no mérito de minha pessoa, se tenho capacidade ou não, enfim.
Só para lhe iluminar, durante toda a história, grande maioria das novas teorias científicas precisam desmentir e criticar as teorias passadas, MESMO QUE ELAS SEJAM FEITA POR GRANDES GÊNIOS, até porque, é recorrente e NECESSÁRIO críticas entre PENSANTES no mundo, pois, ao contrário, caímos no conformismo sistemático, assim nada se movo, exceto a burrice.
As críticas nunca deixaram de vir, como você disse: “todos os gênios são questionáveis”, por isso mesmo, qualquer indivíduo estudioso pode julgar e cercear quais são as passagens que definem o indivíduo como GÊNIO e as outras, que em questão, seriam as mais “fracas. Isso NUCA abaixará intelectualidade de QUEM CRÍTICA, pelo contrário, se for boa a critica, apenas aumenta, exemplo: Einstein acreditava na constante cósmica, mesmo que contradizendo a sua opinião sobre a inexistência do absoluto, mas um Físico, que não era bem aceito, criticou Einstein e consertou os cálculos tirando essa constante. Esse físico foi um dos colaboradores para a teoria da relatividade estar completa e tem seu nome escrito em Harvard.
Voltando para a arte, os modernos criticaram TODO o classicismo, TODOS OS “GÊNIOS” QUE ESTIVERAM NESSA ÉPOCA FORAM ELIMINADOS PARA A NOVA VANGUARDA. SABE QUEM FORAM ELES? ALGUM DELES? PICASSO, BRAQUE, MIRÓ, EDVARD MUNCH, ESCHER, TARSILA DO AMARAL, DI CAVALCANTI, PORTINARI, GRACILIANO RAMOS, OSVALD DE ANDRADE, ETC.
Só para reforçar, sabe o gênio “Machado de Assis”? Deve conhecer… Enfim, um monstro, colossal, um dos maiores que já pisaram na terra. Mas qualquer culto pela literatura SABE, que: a primeira fase de Machado é questionável, AO PONTO, dela ser cotada como RUIM, e não sou eu, apenas, quem está falando, mas doutores formados na USP e nome célebres na literatura.
Desculpa-me, criticar, com conteúdo, gênios, não é falta de capacidade endógena para crescer. Mas, sim, capacidade intelectual e até mesmo subjetiva. Quem não critica é comum, não tem subjetividade e, muito menos, é virulento perante o sistema, ou seja, é um medíocre- no sentido puro da palavra, pesquise-, comum e trivial, e esse sim: NUNCA CHEGARÁ PERTO DE FAZER UMA OBRA COMO DE UM “GÊNIO”, OU QUALQUER COISA PARECIDA.
A falta de opinião própria é fruto DIRETO das pessoas que não criticam, principalmente, pessoas já consolidadas pela história, sabe por quê? Pois não cria opinião própria, você faz de suas referências seu próprio pensamento, sabe qual o nome disse? Manipulação enantrópica. Esse é um dos fatores para a sociedade não evoluir e, muito menos, nossos líderes.
Vou parar de argumentar por aqui, para não colocarmos em questão o sentido da palavra “gênio”, já que a utilizamos em tal pedestal, que parece ser algo inalcançável.
Boa noite,
Matheus,
Creio que sua interpretação não foi das melhores, e isso lhe causou uma certa agressividade desnecessária, somente pq questionei alguns pontos de sua observação.
Veja, que vc escreveu um texto, um bom texto aliás, para me criticar sem perceber que vale para vc tbm.
E quando eu disse, que quem questiona o Vinicius é pq nunca criou uma obra perto da dele, não foi para vc, até pq entendi sua crítica, como comentei que todos os gênios são questionáveis. Porém, existem aqueles que são invejosos e procuram enaltecer defeitos de gênios para aparecer. Repito, não foi o seu caso e sei disso.
Para entrar no seu exemplo, imagina dizer que EInstein era questionável. Verdadeiro, mas desnecessário ao mesmo tempo. Existem muitas coisas na vida do Einstein questionáveis mas quando diz isso, mancha sua importância. Ninguém é perfeito, não existe ninguém que não seja inquestionável(frase obvia e piegas eu sei).
Veja, o nome dos exemplos de todos os GÊNIOS QUESTIONÁVEIS que vc elencou, e que esses, se tornaram gênios questionando gênios anteriores a eles. Lembramos tbm, que estes só puderam ser gênios, pq tiveram esses gênios como base.
Ai eu te pergunto onde vc cita : “TODOS OS “GÊNIOS” QUE ESTIVERAM NESSA ÉPOCA FORAM ELIMINADOS PARA A NOVA VANGUARDA. SABE QUEM FORAM ELES? ALGUM DELES? PICASSO, BRAQUE, MIRÓ, EDVARD MUNCH, ESCHER, TARSILA DO AMARAL, DI CAVALCANTI, PORTINARI, GRACILIANO RAMOS, OSVALD DE ANDRADE, ETC.”
Pq vc não usou GÊNIOS QUESTIONÁVEIS para eles todos? Ou só esses que vc citou são gênios inquestionáveis?
Pq é obvio que existe questionamento em todos eles, certo? Concordo!
Abs
responder este comentário denunciar abusoClaro que não são gênios incontestáveis, só quis argumentar como gênios são questionáveis.
talvez eu fui precipitado e você não estava se relacionando à mim, e, talvez, a críticas invejosas de pessoas mal sucedidas ou gananciosas ao cúmulo.
e obrigado pelo elogio sobre a qualidade do meu texto.
alias, sua opinião sobre a democracia é muito válida, você tem razão, ela não é falha mas está em processo de formação.
Aliás, mesmo eu sendo de esquerda, defendo com unhas e dentes a liberdade, talvez por esse processo ser lento e inseguro, crítico tanto a atual democracia.
E a liberdade está criando um ótimo paralelo com os acontecimentos em relação à burca, na França, agora.
Se quiser conversar depois, estou à disposição.
abraço,
OS EUA TINHAM QUE PASSAR O “SAL” NO BIN LADEN. OS TERRORISTAS MULÇULMANOS TEM QUE SABER RESPEITAR A VIDA DE CIDADÃOS ESOBERANIA DOS PAÍSES, POR BEM OU POR MAL. VIOLENCIA GERA VIOLENCIA E GENTILEZA GERA GENTILEZA. BIN LADEN JÁ FOI TARDE.
É claro que eles não celebraram como se fosse uma final de copa do mundo, afinal de contas eles não gostam de futebol.
O que eu vi na Tv foi uma montagem dos jovens americanos eleitores do Obama comemorando o dia de ações de graça.
Antonio Carlos, no texto, coloquei do Yankees
responder este comentário denunciar abusoGustavo,
Gostei da sua perspectiva “right on the money”.
E obrigado por explicar pra turma corretamente a perspectiva Americana sobre o assunto.
Porem nao ha duvida que ontem foi um dia importante na luta contra o terrorismo.
A minha sobrinha se graduou tambem da Columbia U. no ano passado sempre quando visitei ela fiquei andando com a camiseta “I love NY” pra cima e pra baixo e agora se me diz que passei vergonha ‘POh!!”
abs
Ricardo, não tem problema usar a camiseta. Indica apenas que vc não é daqui. Aliás, vc é da Califórnia, o Estado mais charmoso dos EUA
responder este comentário denunciar abusoAo lado de Tio Sam, com o dedo em riste, Bin Laden, com sua metranca, se tornou a maior peça da guerra de propaganda de todos os tempos.
Tambem daria um milhao de dolares (se tivesse esta grana) pra saber os pensamentos do Osama Bin Laden quando ele encontrou o Navy Seal no quarto dele.
Hooah.
[...] Do Ground Zero ao Times Square – NY não celebrou morte de Bin Laden como Copa do Mundo [...]
Pelo menos não existe unanimidade dos jornais de lá.
Nelson rodrigues já dizia que toda unanimidade é burra!
Agora Gustavo não sei se vai concordar ;mas para atuar como presidente norte americano quando eleito e tanto faz pode ser do partido democrata ou republicano, : “arrume um desafeto de preferencia de um pais arabe que tenha petroleo, no caso de Busch foi o Sadan , o do Obama em companhia da Otan elegeram a Libia que por acaso tem petroleo!
Já tá usando sim a morte do Bim laden pra ter vida na reeleção!
Espero que não ganhe se bem que qualquer um que vier em seu lugar vem com essa politica saqueadora é trocar seis por meia duzia , só muda a cor do gato igual ditado chines:” não importa a cor , mas que pegue o rato , no caso americano não importa o pais arabe mas que tenha petroleo!
Acabo de ler seu texto acima e super concordo.
Estou vivendo nos EUA tambem e moro com americanos,
nesta manha, qdo soubemos da noticia da morte do Osama Bin Laden, conversamos um pouco sobre e nao percebi tanta celebracao assim; claro que, como voce disse, uma sensacao de missao cumprida, mas eles estao tambem um pouco amedrontados com o que pode acontecer nos proximos capitulos.
Pessoal
Quem matou mais gente inocente, Ariel Sharon ou Bin Laden?
Y-Juca Pirama, VOCE.
responder este comentário denunciar abusobin laden de longe, a menos que voce considere terroristas e assassinos inocentes.
responder este comentário denunciar abuso.
Em breve começarão a achar pedaço do Bin Laden mundo afora, tipo pedaço da cruz de cristo, se juntarem tudo é madeira suficiente para uma floresta…
Eu acho que o povo americano tem todo direito de festejar.
A ameaça não desapareceu, mas os festejos tem como justificativa a genuina sensação pelas pessoas comuns de que o seu modo de vida, aquele que elas escolheram, não serão facilmente destruidos por uma ideologia reacionária e opressiva como a do islamo-fascismo.
Parece muito elaborada esta interpretação para ser feita por pessoas comuns, do povo nas ruas. Eu penso que as pessoas são inteligentes e sabem que nada de bom poderia advir das idéias regressivas, obsoletas, opressivas do fanatismo islãmico.
É muitíssimo mais justificado o júbilo pelo fracasso do islamo-fascismo que Bin Laden representava do que as manifestações de pesar de vários blogueiros e de líderes como os do Hamas.
Vida longa aos Americanos. Morte aos islamo-fascistas assassinos.
impressionante o poder da mídia. bin Laden foi transformado no grande terrorista quando tem gente que mata muito mais civis do que ele. Se os USA podem matar milhões de pessoas para defenderem seus interesses, porque outros não podem? Se a lógica é matar para sobreviver, então, que seja. Quem tem moral para dizer que este ou aquele está errado? É apenas uma questão de circunstância. quem não está do meu lado está errado, e só.
O que é preciso dizer é porque existe terrorismo. Terrorismo é uma forma de ataque apenas ou pode ser também de defesa?
O Iraque foi e está sendo vítima de um genocídio e não existe ninguém com coragem o suficiente para pedir a cabeça dos responsáveis por essa atrocidade.
Nunca apoiei qualquer um dos atos criminosos de Usama Bin Laden, assim como não apoio a atuação de estadunidenses e israelenses principalmente contra o povo palestino.
Todos e não somente Usama deveriam ser apresentados a cortes internacionais para pagarem por seus crimes. No entanto, estes crimes são cometidos pelos mais fortes e “a razão do mais forte é sempre a melhor” como na fábula.
.
_________________________________
.
Entreouvindo no aeroporto de Guarulhos
.
_________________________________
.
- Você sabia que já vesti camisetas ‘I love New York’?
- Mas comprou bujigangas no Times Square e andou de carroça no Central Park?
- Já fiz tudo isso e nunca passei por turista…
- Também, usando quipá e peiot, né?
.
_______________________________
.
É inacreditável como alguns leitores entram aqui apenas para atacar os demais comentaristas. Possuem um ódio e um preconceito difícil de acreditar. Não podem ser normais. Antes de escrever este blog, imaginava que as pessoas adultas buscassem encontrar soluções para os conflitos. Mas descobri que não é assim. Tem adultos que entram em um blog para ameaçar outros de morte. De verdade, chega a desanimar. E, claro, a cada quatro comentários, usam um para xingar os judeus, os árabes ou os muçulmanos, dependendo do caso. São anti-semitas que reclamam de islamofóbicos. E racistas que reclamam de anti-semitas. São leitores mais radicais do que os extremistas dos povos que eles defendem. Se dessem uma chance, matariam todos os árabes ou todos os judeus que vissem na frente
Estes leitores são uma minoria que espantam os demais, que são preparados e apenas acrescentam à discussão. Peço desculpas aos demais comentaristas pelos leitores que adoram entrar aqui e ficar atacando a tudo e a todos
Gustavo
Faço minhas as tuas palavras. Estou muito espantado com a carga de ódio e rancor que é postada aqui por todos os lados.
Claro que existem pessoas que argumentam com educação e com base. Discussões produtivas e que traçam idéias, opostas – como as que tive com o MarioS e CCJ ou os textos dos Fabio Nog, para quem não tem opinião formada.
No entanto horas que me dá uma raiva danada de alguns posts. E, tento até me conter de não responder de forma agressiva, ofensiva e contundente. Ainda bem que moderastes alguns posts meus mais agressivos e diretos (as pessoas). Te agradeço por isso.
Mas que dá uma raiva, isso dá.
Que a Paz de Deus esteja sobre Vós
responder este comentário denunciar abusoGustavo
É um prazer ouvir essas palavras.
Corretas e com isenção.
Continue assim
Tudo que vc escreveu é verdade, mas o interessante é que os assuntos postados referem-se a uma região (Oriente Médio) onde está cheio de ódio e preconceito difícil de acreditar. Não podem ser normais. Antes eu imaginava que as pessoas adultas buscassem encontrar soluções para os conflitos. Mas descobri que não é assim. Será que lá no Oriente Médio não está cheio de anti-semitas que reclamam de islamofóbicos. E racistas que reclamam de anti-semitas. São os povos que eles defendem. Se dessem uma chance, matariam todos os árabes ou todos os judeus que vissem na frente
Estes leitores daqui são uma minoria que espantam os demais, e ainda bem que só escrevem e não perpetram em atos as palavras escritas, diferentemente de lá no Oriente Médio. Peço desculpas se o que escrevi for verdade.
Abraços
PS- As vezes é necessário tomar do proprio remédio receitado aos outros
responder este comentário denunciar abusoBom dia Chacra, ontem abordei a questão pelo ponto de vista Indiano, que afirmaça ser a morte de Osama a confirmação da colaboração do governo paquistanês com celulas terroristas. Hoje volto ao assunto, pois a questão é por demais seria e preocupante, haja visto ser o paquistão uma potencia nuclear de primeira linha. Pois bem em um raciocinio simplista fica a pergunta qual o grau de segurança que existe na manuseio e guarda das ogivas e material radioativo, que impeça que grupos terroristas, assistidos pelo serviço secreto paquistanes, de ter acesso a tais elementos. O que nos garante hoje que isto já não aconteceu. O Grau de responsabilidade ou melhor de irresponsabilidade ai é muito grande e a humanidade, neste instante, realmente corre enorme risco. Um novo atentado contra a India terá uma resposta imediata avassaladora, não quero nem imaginar o que acontecerá caso o atentado envolver alguma Nação da Otan.
Israel, acertou o tema do próximo post, que acabei de publicar
responder este comentário denunciar abusoOntem fiquei triste, não pela morte do monstro Bin Laden mas por ver que mesmo morto ele conseguiu parte de seu intento que era propagar o ódio entre as pessoas, me desculpe Chacra mas foi evidente a comemoração de vingança que deve ter agradado o defunto que vivia pelo ódio, o povo americano sem saber lhe referendou, comemorou festivamente a morte dele parecendo demais com os terroristas que comemoraram o atentado de 11/09, este povo se igualou aos terroristas fundamentalistas, o ódio era evidente e mesmo morto este monstro realizou seu desejo, estou certo que o espirito atrasado e cruel de Bin laden ficou feliz ao ver que conseguiu mostrar ao mundo que imputou ódio no povo americano, mostrou toda a crueldade, sentimento de rancor e vingança e tambem muita hipocrisia porque quando bin laden matava sovieticos no Afeganistão, ele era heroi para o povo americano.
Lamento não pela morte do monstro, mas porque o monstro atingiu boa parte de seu objetivo, alem do mais como já disse o Chacra, Bin Laden já não era o mais perigoso da Al Qaeda, não há o que comemorar e sim a temer.
Abraço
Marcio
Eu não acredito em nenhuma palavra ou vírgula deste seu texto, Marcio Reis.
Por tudo que você já escreveu de odioso nestes últimos tempos, esta faceta de humanista não cola. Não creio nesta tristeza.
O pensamento correto seria, em minha opinião, considerar a morte do terrorista como um desestímulo para a maldade dos fanáticos.
Igualar pessoas comuns, que se sentiram aliviadas com a morte do assassino, com estes terroristas perversos é muita venalidade e relativismo.
As comemorações em geral não foram de vingança, mas de alívio e orgulho de ter escolhido o lado certo da história. Escolhido a democracia, mesmo que imperfeita, no lugar do totalitarismo integrista islamo-fascista assassino.
Paulo Sergio, com todo o respeito, vou dormir no tanque por que voce não acredita.
Ainda bem que voce não acredita no que digo, ficaria surpreso se fosse o contrario.
Senhor Gustavo,
o odio gratuito e o pesadelo do mundo. Sempre existirao pessoas assim. Nao importa a cultura. Em contrapartida sempre existirao pessoas tolerantes. Nao ha motivos pra celebrar a morte. melhor e celebrar a vida.
Marcos, até compreendo que os estadunidenses tenham comemorado a morte de bin Laden daquela forma, e, evidentemente, não fico triste com a morte de bin Laden, mas acho surpreendente sua afirmação de que os estadunidenses não comemoraram a morte de bin Laden como quem comemora a conquista de uma Copa do Mundo, pois me parece que, de todos os mais de 6 bilhões de seres humanos que vivem sobre a terra, o único que não ficou com essa impressão foi você.
[...] é importante saber filtrar o que é a realidade e o que é mídia, e pra isso uma leitura de um artigo do correspondente do Estadão em Nova Iorque, Gustavo Chacra, me parece providencial: Não é verdade que os Estados Unidos celebraram a morte de Bin Laden como [...]
Acabo de descobrir que sou quase novaiorquino! Nunca usei camisetas ‘I love New York’ nem andei de carroça no Central Park e adoro o Brooklyn, mas sempre que estou por aí vou ao Times Square. Por pouco!
Chega a emocionar a preocupação de colegas com as celebrações da morte de um assassino impiedoso. Alguns, poucos, tem a coragem de admitir que o admiravam, mas outros passaram, de repente, a defender o paz e amor.
Adriana, também divulgaram na mídia imagens falsas, montadas, de Bin Laden morto e
ensanguentado. É muito estranho mesmo, você tem razão. O Presidente Obama teve que provar que era cidadão norte-americano, com a certidão de nascimento, na qual mostra que ele nasceu no Hawaii. Não era necessário matar o Terrorista (com T maiúsculo) mas deve ter sido bem calculado este interesse. Segundo as informações do
noticiário o governo americano vai exibir as fotos do Terrorista morto, mas mesmo assim ainda podem ficar dúvidas. De qualquer forma é evidente que Obama ganha mais
popularidade em meio a crise economica e falta de confiança em sua política interna e externa, mas o que fica claro é que mudam os presidentes mas a política hegemônica dos EUA permanece, assim como a vontade de continuar sendo o xerife mundial.
Celebrar a morte é inaceitavel, vale para os norte americanos, como vale para os muçulmanos que comemoraram a queda das torres em 11 de setembro.
Isso demonstra toda a estupidez humana, que nada ou pouco aprendeu através de séculos de massacres de toda espécie.
Muitos dos assassinos se tornaram heróis (Napoleão por exemplo), justamente por terem o poder e fazerem as leis. A história humana esta recheada de infamias.
No caso de Bin Laden, é óbvio que este execravel ser humano, não vale nada e para um bom exemplo deveria ser preso e levado a um tribunal para aí sim legitimizar a condenação, até a execução que fosse.
Do jeito que foi feito, entrando um monte de soldados e atirando em tudo, isso não é legitimo e racional, nem serve de exemplo para humanidade.
Os norte americanos continuam no velho oeste e parece que nunca vão sair de lá.
“Os norte americanos continuam no velho oeste e parece que nunca vão sair de lá.”
Claro que não é verdade, mas, se fosse, estariam MIL ANOS a frente de bin laden e hamases da vida.
Menos, menos Mario S, americanos 1000 anos na frente da imoralidade, jogaram bombas atomicas, racismo sem conta para tudo e para todos, etc, etc, é um pais de gangsters, bandidos e mentirosos, claro que não é a população americana, que foi e é enganada diariamente, leia Benjamim Franklin e veja o que ele escreveu, entenderá o que eu digo. Os ingleses na época da libertação estavam certos os colonizados não nos mereciam mesmo.
God Save The Queen
In DOG we Trust
responder este comentário denunciar abusoNo plano estratégico, Bin Laden é subproduto do serviço de inteligência da Inglaterra. Foram os britânicos que criaram os centros de recrutamento e treinamento do terror “islâmico” no Paquistão e Afeganistão. A tática era de turvar as águas para pescar, no contexto geopolítico do OM. Pelo visto, a “fortaleza” em que Bin Laden foi assassinado, não era algo tão escondido como as imagens da tevê mostraram.
voce acha que o policiamento e a segurança será redobrada pra que ny não se torne novo alvo, alvo recente a novos ataques?
a seguranaça nacional é capaz de conter novos atentados, que jogariam um balde de agua fria nessa nova onda patriota, que esta morte trouxe? pelo menos até a reeleição de 2012?
Mirian, a segurança não aumentou. Conforme escrevi em outro post, atentados ocorreriam de qualquer maneira se a Al Qaeda tivesse condições
responder este comentário denunciar abusoJuca, eu também posso falar, sem medo de errar, conforme já disse anteriormente que
“o império britânico fez muitas besteiras por onde passou”. Algumas pessoas concordam comigo como advogado e historiadores, inclusive conhecidos meus.
O excesso de poder realmente pode corromper, como dizia Platão.
O império britânico criou o Iraque, fez muita besteira na India de Gandhi, na China também e no Oriente Médio só fez c…
Até nos EUA eles fizeram …, mas a França ajudou os norte-americanos com Lafaiete a se libertar desse império monstruoso que se desenvolveu após a Revolução Industrial, a França vendeu a
Louisiana para os yankees e ainda deram a estátua da Liberdade para eles.
Fizeram a Revolução e cortaram a cabeça da Rainha Maria Antonieta na guilhotina que mandou o povo comer “brioches”.
Vive la France.
Gustavo será que vou ser censurado? Não estou colocando uma nação melhor do que a
outra, apenas estou manifestando a minha opinião pessoal, já que a França saiu do Líbano em paz e quando tinha o mandato contribuiu muito para o progresso daquele pequeno e infortunado país, refém do Hezbollah, do Irã, da Síria e de Israel. Aliás o Líbano históricamente sempre esteve no caminho das grandes potências mundiais.
NKS, e a Guerra da Argélia?
responder este comentário denunciar abusoGustavo, o ex-analista da CIA, Chalmers Johnson escreveu um livro sobre o Império Americano e é interessante algumas de suas críticas: segundo ele o império britânico se despojou do domínio da India quando percebeu que não poderia manter o domínio sobre aquele país, usando as mesmas táticas nazistas da qual foram vítimas.
Segundo Chalmers, uma nação imperialista não consegue ter uma política externa democrática. Também ele cita o fato de que o império romano se desintegrou quando se
tornou incapaz de manter o domínio sobre uma vastidão territorial.
Também segundo as suas palavras, os EUA possuem 800 bases militares espalhadas pelo mundo inteiro, com o objetivo de domínio e controle, que segundo ele, faz parte da índole dos norte-americanos, ou seja eles gostam de liderar e dominar, mas ele já percebe um declínio do império na economia que não lidera mais e consequentemente o poder militar começa a se deteriorar.
Gustavo, tenho que concordar com você, a França também tem esse ranço colonizador e imperialista.
2012
2011
2010
2009
2008