ir para o conteúdo
 • 

Gustavo Chacra

22.fevereiro.2011 12:52:57

Do Cairo a Beirute – Kadafi é motivo de gozação no mundo árabe

No Twitter @gugachacra

O mundo árabe também tem seus estereótipos internos. Os libaneses são os decadentes cultos, que sempre conseguem uma forma de implodir um país com enorme potencial. Uma espécie de Argentina do Levante. Aceitam que não vivem mais o apogeu dos anos 50 e 60. Mas ainda se preocupam com a forma elegante de se vestir, em apreciar bons vinhos e ler autores europeus e orientais em inglês, árabe e francês. Os sírios seriam uma espécie de subúrbio. As meninas, bonitas como as libanesas, se vestem de uma forma mais brega. É a terra das novelas, o México da região. 

O Egito  seria o Brasil, o maior de todos, com suas desigualdades e uma eterna promessa. O Cairo perdeu para Beirute o posto de centro intelectual da região. Os libaneses, os sírios e os palestinos olham os egípcios de cima para baixo. A Jordânia é um mini-EUA, ou o interior de São Paulo. Amã pode ser organizada, mas não tem história ou charme. Os kuwaitianos e sauditas são os emergentes deslumbrados. Os “golfies”, como gostam de dizer os libaneses. Visitam Beirute para beber, se drogar, dançar, pegar profissionais de entretenimento adulto masculino e feminino. Os palestinos são os coitadinhos, que todo o mundo defende. Mas ninguém os quer por perto. “Problema de Israel”, dizem.

Já os líbios são os habitantes daquele país no norte da África com o ditador palhaço. Muamar Kadafi, um assassino, é motivo de chacota nos países árabes. Ninguém o teme, ninguém o respeita mais. Não é um Saddam Hussein. Usa umas roupas cafonas, escreveu um livro bizarro e só fala bobagens. Os xiitas libaneses o odeiam por ter matado um líder do Hezbollah. Mas no fundo o acham uma figura ultrapassada. Com esta imagem patética entre os árabes, decidiu se voltar para os africanos, que pegam o dinheiro do petróleo líbio e riem da cara e dos cabelos tingidos do ditador amigo do Berlusconi.

Apesar disso, ele não é tão idiota assim. Nos últimos anos, contratou uma empresa de relações púb.icas de Nova York e decidiu mudar a sua imagem, querendo se vender como um estadista pró-paz. Funcionou razoavelmente bem, chegando a publicar um artigo no New York Times defendendo um Estado binacional com palestinos e israelenses.

Um de seus filho é um mimado, agressivo, que chegou a ser capitão e técnico da seleção ao mesmo tempo. Aliás, chegaram a marcar um jogo do Brasil contra a Líbia no passado. Um livro britânico afirma que Zagalo e Ricardo Teixeira teriam recebido dinheiro dos Kadafi. O outro filho, Saif, é mais preparado e escreveu papers bem razoáveis quando era aluno da London School of Economics. Era mais um da legião modernizadora que queria substituir o pai.

Pena a Líbia não ser mais explorada. Os correspondentes de Oriente Médio (incluindo este repórter) sempre optaram por se basear em Jerusalém, Cairo e Beirute, deixando de lado outras regiões

 Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes

O jornalista Gustavo Chacra, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia, é correspondente de “O Estado de S. Paulo” em Nova York. Já fez reportagens do Líbano, Israel, Síria, Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jordânia, Egito, Turquia, Omã, Emirados Árabes, Yemen e Chipre quando era correspondente do jornal no Oriente Médio. Participou da cobertura da Guerra de Gaza, Crise em Honduras, Crise Econômica nos EUA e na Argentina, Guerra no Líbano, Terremoto no Haiti e crescimento da Al Qaeda no Yemen. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires. Este blog foi vencedor do Prêmio Estado de Jornalismo em 2009, empatado com o blogueiro Ariel Palacios
 

Comentários (160)| Comente!

160 Comentários Comente também
  • 22/02/2011 - 13:02
    Enviado por: Konstantin

    Caiu a mascara de Kadafi
    Kadafi é falso
    Kadafalso

    Um após o outro, já vi esse filme, aí surge um grande lider muçulmano para uni-los, será?
    Não sei ou Nasser?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 13:02
    Enviado por: Priscila Pacheco

    Assim como a Líbia muitas outras regiões são esquecidas pelos correspondentes internacionais. Pois, certos acontecimentos, principalmente a questão Israelo – Palestina, tomam toda a nossa atenção. Queremos discutir o que deve acontecer com os palestinos, com o Líbano “entre outros poucos”. Mas nos esquecemos da Líbia e companhia. Até o próprio Egito andava um pouco esquecido. Está no auge agora por causa da última manifestação. Todavia, lembro-me que aqui neste blog quando tinha um post relacionado ao Egito o número de comentários era bem menor que os referentes a Israel e Palestina.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 13:11
    Enviado por: Bigno

    A falta de notoriedade dos países africanos não é culpa exclusiva dos jornalistas. Afinal, quantos comentaristas/leitores haveriam em um blog do Mahgreb? Ou do Sudão?

    Se não vende, não compensa noticiar – e os jornalistas, infelizmente, tem que seguir essa regra.

    Uma pena.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 13:17
    Enviado por: Irlandês

    Gustavo,

    Desculpe. Teu texto foi bom, mas tendo em vista que o Kadafi abriu fogo contra a população líbia, mandando caças metralharem e o exército usar armas de guerra contra a população, eu não consigo ter outro sentimento a não ser indignação, por isso achei teu texto muito “singelo” (se assim posso dizer) com a imagem desse assassino.

    O bom sinal é que esse ato esfacelou boa parte do resto do poder que lhe resta. Muita sustentação já foi perdida.

    Esse merece sentar-se em Haia e ser julgado pela corte internacional.

    .
    Abraços.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 13:31
    Enviado por: Florentina

    “Os palestinos são os coitadinhos, que todo o mundo defende. Mas ninguém os quer por perto. “

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/02/2011 - 15:10
      Enviado por: Hélio

      Florentina:
      O que mostra que eles não gostam dos palestinos,apenas não gostam mais ainda de Israel.
      Se gostassem dos palestinos já tinham ajudado eles a ter seu estado,seja convencendo eles a terem demandas reais e possiveis e mostrando que o caminho armado não leva a nada.
      Pelo menos estas ditaduras e até os ditadores do Irã não estão mais podendo segurar as insatisfaçôens do povo se usando de uma causa de quem eles querem estas pessoas longes.
      Os palestinos sempre foram usados pelos árabes,como ainda faz Nashalla e Ahmadinejav, que em nada ajudam eles a ter uma patria,ao contrario só dificulta incitando o caminho do ódio e acirrando o confronto entre a Fatah e o Hamas.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 10:52
      Enviado por: José

      Alceste:
      A verdade dói ????
      São os bastardos abandonados do mundo árabe???
      Admita, é como milhôens de pessoas que não gostam de judeus e de Israel e nós não negamos isto.
      Se achavam melhores em relação aos sentimentos de todo o mundo ????
      O Gustavo falou o que todo mundo sabe.
      Caiu a fixa para você ????

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/02/2011 - 13:32
    Enviado por: Florentina

    Desculpe o comentário anterior foi incompleto.

    “Os palestinos são os coitadinhos, que todo o mundo defende. Mas ninguém os quer por perto. “
    Muito boa.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/02/2011 - 16:06
      Enviado por: Alceste Pinheiro

      É que os palestinos devem ser sujos, de nariz grande, de perna torta, sovinas, desonestos, violentos, agressivos, terroristas, ladrões, feios, vagabundos, de mau hálito.
      Que mais Florentina?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/02/2011 - 17:36
      Enviado por: Pedro

      “Os palestinos são os coitadinhos, que todo o mundo defende. Mas ninguém os quer por perto. “Problema de Israel”, dizem.”

      Muito pertinente o comentário! Já tinha escutado isso antes de um engenheiro que trabalhou comigo e que passou muito tempo no Egito e na Arábia Saudita.

      Eles são o argumento do mundo árabe para a briga pela Palestina. Se não fosse por isso, ninguém quer eles por perto. Os comentários que já escutei sobre os Palestinos, vindo dos próprios árabes, são infelizes…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 11:49
      Enviado por: GabrielL

      Alceste,

      A questão é que os maiores inimigos dos palestinos são os próprios países árabes msmo. Jamais se preocuparam em dar condições de vida para os refugiados, e entre 49 e 67, jamais se preocuparam em criar um Estado Palestino nos territórios então ocupados pelo Egito e pela Jordânia. E os mantém como cidadãos de 2a classe como forma de manter o sonho absurdo de um retorno de 4 milhões de pessoas pra Israel. No fundo, a relação entre os palestinos e as demais nações árabes foi e é mto mais cruel do que as ações de Israel.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 13:07
      Enviado por: Alceste Pinheiro

      Palestino tem que viver em sua terra, GabrielL. Um judeu de qualquer lugar do mundo pode ir para Israel. Os palestinos que foram expulsos com violência não o podem. Não podem gozar de nacionalidade alguma, não tem passaporte algum, não tem estado. Resta-lhe uma nação sem território e sem independência.
      Isso de dizer que o maior inimigo dos palestionos são os árabes, não é justop, adequado e verdadeiro. Mal ou bem, foram as nações árabes que os acolheram quando as forças sionistas executaram um plano para jogá-los no mar.
      Ninguém tratou e trata pior os palestinos do que Israel. Isso é historicamente evidente.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 16:27
      Enviado por: GabrielL

      Concordo q seja um estado palestino, mas nao no lugar de Israel. Qto a sonhos de afogar no mar, o sonho foi do Nasser q dizia diariamente q afogaria judeus no mediterrâneo. Não entendi esse seu ódio td a Israel e a postura de chamar sionista soa agressiva…Vc q prega tanto o reconhecimento da causa paulestina (justissima por sinal), deveria tb reconhecer o lado israelense. Aliás, pra tua informação, mtas populações árabes debandaram durante a Guerra de Independência de 1948-49 tb por se submeterem a promessa de lideres árabes de q retornariam após a guerra para pilhar os bens dos judeus q seriam massacrados pelos exércitos árabes. Não houveram expulsoes pelo lado de Israel apenas. Menos, Alceste…Exagerou e inventou fatos, pq Israel nunca anunciou q afogaria palestinos no mar…Mandou mal! Lamento mto…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 16:35
      Enviado por: GabrielL

      Fora q os árabes nunca fizeram nada de fato para melhorar a vida dos palestinos durante esse tempo td, marginalizando-os ainda mais. Já esteve lá? Se não, fui e recomendo. Os árabes cansaram de se aproveitar da miséria palestina como forma de usar como massa de manobra contra Israel a fim de perpetuar ordens políticas estabelecidas. Vide a Síria e o próprio Egito durante a época do Nasser e o início do governo Sadat, até o acordo de paz. Sugiro tb q veja a própria tese do Mahmoud Abbas na Universidade de Moscou q aborda o assunto, fora o relato de Mosab Hassan Yousef em seu livro “Filho do Hamas”. Novamente, menos Alceste…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 23:01
      Enviado por: Alceste Pinheiro

      GabrielL,
      Você quer manter o que propunha o Plano D de limpeza de árabes. Você quer que as consequencias do plano se conservem. O plano propunha invadir as vilas árabes, queimar as casas, matar aqueles que reclamassem, expulsar os sobreviventes para fora do país onde nasceram e viviam, onde nasceram seus ancestrais. Você quer que tudo fique como está. Que se virem. Que os árabes lhe deem alguma esmola. Suas terras já eram! Foram garfadas e pronto. Roubadas e acabou.
      Afinal, eles são indesejáveis mesmo.
      Igualzinho ao que se diziam dos judeus na Europa.
      Lamento demais a sua desumanidade.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 23:22
      Enviado por: Alceste Pinheiro

      GabrielL,
      Há duas fotos de palestinos desesperados em março de 1948 em busca de navios para que pudessem fugir das bombas terroristas das forças israelenses. Centenas morrreram afogados, velhos, mulheres e crianças. Jogados no mar.
      Leia os diários de Ben Gurion para você ver se a ordem não era essa. Não era propriamente no mar, mas jogar em qualquer lugar, inclusive no mar, desde que fora das terras em que viviam há séculos.
      Além dos diários de Ben Gurion, há outros documentos pessoais de membros da cúpula sionista que se referem a isso, há documentos do Haganá, há obras de autores israelenses e palestinos que se referem a isso. Desde que os arquivos foram abertos não dá mais para negá-lo, GabrielL.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 24/02/2011 - 12:44
      Enviado por: GabrielL

      Alceste,

      Não propus nada desse tipo…Não me faça acusações desse tipo, q me ofendem…Me espanta alguém q nem me conheça me falar algo do tipo. Vc claramente levou pro lado pessoal apenas pq eu disse q não santos e demônios no conflito. Lamentável msmo q alguém q se diz tão culto me venha com acusações tão sem fundamento e de graça. Ao que me consta, houveram discursos e mensagens de lideranças árabes proclamando o extermínio dos judeus, inclusive sob a tutela de ex-filiados ao regime nazista, sob a batuta do Mufti de Jerusalém, que durante sua vida recebeu mandatos da justiça iugoslava pelo comando de divisões muçulmanas da SS q objetivavam extender a Solução Final até o Mandato Britânico da Palestina, conforme negociações já comprovadas entre o Mufti e Hitler. Pq vc tb não estuda isso tb, em vez de somente acusar judeus e Israel? Vc não se diz anti-semita, mas alguns comentários são tão agressivos q fica impossivel o dialogo, por mais q alegue que leia Arendt, Chomsky, etc. Eu leio Dostoyevski e sou judeu. E daí? Ele era anti-semita, msmo sendo brilhante…E aí?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 24/02/2011 - 12:47
      Enviado por: GabrielL

      Gustavo,

      O Alceste me ofendeu de graça, apenas por discordar da opinião dele. Não acho válido e tampouco justa as acusações sem nenhum fundamento à minha pessoa…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 25/02/2011 - 12:08
      Enviado por: Pedro Werneck

      Alceste orienta a ler os diários de Ben Gurion mas ele mesmo aparentemente não leu, porque esses ataques que ele cita não estão nele. Na verdade ele refere-se as citações dele feitas pelo historiador Benny Morris na edição britânica do livro The Birth of Palestinian Refugee Problem e outros e atribuídas à biografia do Michael Bar-Zohar. São falsas e o historiador Karsh refuta todas no livro Fabricating Israeli History, inclusive mostrando como houve uma distorção sistemática entre as edições em inglês e hebraico. A fonte real da maioria dessas frases é de um relatório do radical Israel Koenig de 1976, que foi rejeitado e denunciado como racista pelo então primeiro ministro Yitzhak Rabin e pelo ministro de relações exteriores Yigal Alon.

      O papo dos “arquivos abertos” é outra ficção que o Karsh expõe no livro citado acima. Vários dos “new historians” como Benny Morris publicam supostas pesquisas baseadas em documentos abertos, mas até o próprio admite que não usou eles, apenas cita para conferir autoridade.

      O fato é que houve mais vítimas da violência dos próprios árabes contra os palestinos e dos próprios palestinos contra eles próprios do que por Israel desde 1967. Apenas no setembro negro morreram mais palestinos nas mãos da Jordânia depois da tentativa de golpe do que décadas de conflito com Israel. Quando o Arafat preferiu apoiar o Saddam Hussein e manter o suprimento de armas, os 400,000 palestinos fo Kuwait acabaram expulsos.

      Nenhuma nação árabe acolheu os palestinos. Se o tivesse feito eles não seriam a população de refugiados mais antiga do mundo. O Egito, por exemplo, passou a usar a população da Faixa de Gaza para experiências socialistas e depois como peão político. Apesar de receberem apenas em ajuda um valor per capita superior a renda média dos países do Oriente Médio, os refugiados eram mantidos em campos por seus líderes apenas para mantê-los como parte do jogo. Quando morreu, Yasser Arafat tinha um patrimônio pessoal de US$ 5 bilhões, com sua mulher vivendo em Paris com mesada de US$ 100,000, fora a participação que tinha lavando dinheiro que financiava terrorismo.

      É fato, os árabes só se importam com os palestinos quando podem usá-los, e a falta de civilidade de muitos cada vez mais acaba com o apoio que estes tinham dos judeus israelenses, como a esquerda que ficou horrorizada depois dos dois judeus esquartejados em Ramallah.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/02/2011 - 13:34
    Enviado por: Tweets that mention Do Cairo a Beirute – Kadafi é motivo de gozação no mundo árabe « Gustavo Chacra -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by Lauro Mesquita, Malu Fontes, Rouget Maia, Jefferson Nascimento, EvandroCesar and others. EvandroCesar said: RT @gugachacra: Do Cairo a Beirute – Kadafi é motivo de gozação no mundo árabe http://t.co/fbv8kWK via @estadao [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 13:43
    Enviado por: Henrique

    Pelo que você escreveu Gustavo, o Kadaffi não é o presidente da Liga Arabe ??? Como ele pode ser uma piada e ser lider da Liga Arabe ??? Talvez essa Liga já se encontra em decadencia e a ”grande unidade arabe” já não existe mais ??? Muitos paises que no passado tinham uma grande amizade hoje estão preocupados em Administrar sua propria situação. Qual é a porcentagem de xiitas na população da Libya ???

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/02/2011 - 14:00
      Enviado por: Gustavo Chacra

      A Líbia é sunita

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/02/2011 - 14:55
      Enviado por: otavio

      Gustavo

      Só agregando…97% dos libios são islamitas sendo que desses 95% são sunitas e cerca de 5% Ibaditas (ramo islâmico). Os outros 3% estão divididos entre cristãos (maioria copta) e anglicanos. Judeus e xiitas, pelo que dizem as estatísticas, não existem nem como traço…rs

      otavio

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/02/2011 - 13:45
    Enviado por: Henrique

    Gustavo quais são as chances reais de Kadaffi cair e mais uma vez a democracia ganhar mais uma batalha ???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 13:46
    Enviado por: Henrique

    O Irã está caminhando para o mesmo caminho de revoltas populares defedendo seus direitos como seres humanos ???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 13:48
    Enviado por: Henrique

    O Kadafi podia renunciar e virar tecnico da seleção de futebol da Lybia …….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 13:54
    Enviado por: darcio

    Gustavo,

    Duas perguntas, uma ligada a este post e outra que, provavelmente, vc já tenha abordado em outra ocasião, mas faz tempo que não vejo seu blog:

    1) Afinal, o nome do cara é Kadafi ou Gaddafi? Juro que já vi inclusive uma terceira versão de grafia em algum lugar.

    2) Fazendo uma retrospectiva é correto afirmar que, em última análise, o ato do tunisiano que imolou foi o estopim de todo o tumulto no mundo árabe? Me parece muito doido imaginar que foi esse ato que gerou todos os acontecimentos posteriores, ainda que o cenário dos países árabes estivesse todo “preparado”, somente esperando que algo mandasse o povo para as ruas. Qual sua análise disso?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/02/2011 - 13:58
      Enviado por: Gustavo Chacra

      Darcio, é uma transliteração. Eu adoro o padrão do Estadão. A Folha tem outro. E acho que a imolação foi o estopim

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/02/2011 - 15:52
      Enviado por: Konstantin

      O nome do líder líbio é escrito de várias maneiras diferentes devido a dificuldades da transliteração da língua árabe e também da pronúncia regional da Líbia. As muitas ortografias possíveis no alfabeto latino são : Muammar al-Khaddafi, Moammar Gadhafi, Muammar al-Qadhafi, Mu’ammar Al-Qadhafi, Muammar al-Khadafi. O próprio comandante líbio parece preferir Moammar El-Gadhafi, Muammar Gadafi ou al-Gathafi.

      Fonte Wikipedia

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 21:35
      Enviado por: Yoko

      Gustavo, o problema é que nos últimos dias no próprio Estadão tem apareceido Kadafi, Gadafi, Gadaffi etc.

      Imagino que seja pelo excesso de textos de fontes diferentes, e porque o noticiário online não passe por revisão. Porém na Folha online tem aparecido só Gadafi, assim como na sua versão impressa. Pode parecer mero detalhe, mas ter um só padrão na nomenclatura é melhor.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/02/2011 - 14:12
    Enviado por: Alberto

    O problema é que a democratização do mundo árabe pode sair pela culatra. Ninguém gosta (aparentemente) de ditadores, mas que eles servem muito bem ao mundo ocidental, isso servem. A Líbia era ou é membro da Comissão de Direitos Humanos da ONU. Imaginem um Ahmadinejad (eleito) numa Arabia Saudita ou mesmo na Líbia

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 14:15
    Enviado por: Felipe

    Caro Gustavo, afinal, qual a grafia correta do nome do ditador líbio? A Economist se refere à ele como Qaddafi, enquanto seus conterrâneos do Guardian e os alemães do Süddeutsche Zeitung escrevem Gaddafi, modo também usado pela Folha. Eu até compreendo que Qadaffi seja a maneira árabe de escrever, mas me parece que apenas o Estadão segue a grafia Kadafi.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/02/2011 - 15:18
      Enviado por: Alberto

      não existe grafia correta para nomes estrangeiros, ainda mais árabes cujo alfabeto não é de letras e sim de sons. assim sendo cada um pode escrever do jeito que se sentir mais á vontade, desde que se saiba do que ou de quem se está falando.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/02/2011 - 14:17
    Enviado por: Felipe

    Perdão, Gustavo, não havia notado o cometário do Darcio, por você já respondido.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 14:19
    Enviado por: MARCIO REIS

    Kadaf esta bombardeando civis indefesos assim como Israel fez em Gaza em 2009, a covardia é a mesma, só muda o local.
    Chacra gostaria de ouvir sua opinião, a Russia é uma democracia?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/02/2011 - 14:57
      Enviado por: Gustavo Chacra

      Marcio, por que incluir Israel na discussão?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/02/2011 - 15:02
      Enviado por: MarioS

      MARCIO,
      O que acontece com voce se passar um dia sem caluniar Israel? Passa mal? Fica doente?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/02/2011 - 15:08
      Enviado por: MARCIO REIS

      Ora Chacra, qual foi o unico país capaz de bombardear civis neste seculo alem da Libia é claro?
      Mas tudo bem não tocarei mas neste assunto, me desculpe.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/02/2011 - 16:39
      Enviado por: José

      Marcio:
      Porque você não fala que esta bombardeando covardemente como os russos na chechenia,como a Siria no massacre de Hama, como os Turcos nas montanhas curdas,ou até com tiros de metralhadoras como o Hamas fez com a turma do Fatah em Gaza.
      Não dá para revezar de vez em quanto e trocar o disco de só usar Israel para comparaçôens???

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/02/2011 - 18:35
      Enviado por: carlos 3m

      gustavo, e voce ainda precisa fazer esse tipo de pergunta para o marcio?
      ate o poste do lado da minha casa sabe a resposta.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 13:15
      Enviado por: Marcos André Santos

      Muito bom MARCIO REIS.

      Chacra a comparação é correta, ele fala de atos de um estado e o estado que mais bombardeia civis é Israel, causando mortes em massa. Ninguém condena formalmente.
      Essas ações devem ser condendas por qualquer um em qualquer lugar. Queria ver um texto seu chamando essas ações (de Israel) de covardes, de aberrações, de torrorismo de estado, etc. Ou pelo menos chamndo de feio.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 16:44
      Enviado por: GabrielL

      Apenas um comentário para Marcos André e MARCIO REIS.

      O assunto é Líbia. Parem com a implicância gratuita com Israel e judeus…Faz bem isso a vcs? Gostam de atiçar brigas? Sejam maduros e menos preconceituosos, por favor…Israel não fez nada a vcs…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 24/02/2011 - 14:01
      Enviado por: Marcos André Santos

      GabrielL

      É apenas uma comparação dos atos dos dois Estados, tudo dentro do contexto que o Chacra errôneamente não percebeu.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/02/2011 - 14:20
    Enviado por: carlos 3m

    gustavo, voce acordo acido hoje, ehim?

    “Uma espécie de Argentina do Levante.” onde ficam os portenhos do libano?

    “Os palestinos são os coitadinhos, que todo o mundo defende. Mas ninguém os quer por perto. “Problema de Israel”, dizem.”
    mas os palestinos sao “defendendidos” ativamente porque tem israel no meio. se os palestinos fossem um povo da africa central por exemplo, muitos nem iriam saber quem eram.

    http://blogs.jpost.com/content/amidst-mideast-turmoil-only-israel-galvanizes-un-action

    “Pena a Líbia não ser mais explorada. Os correspondentes de Oriente Médio (incluindo este repórter) sempre optaram por se basear em Jerusalém, Cairo e Beirute, deixando de lado outras regiões”
    o que alem de petroleo e brigas tribais tem a libia para atrair um gustavo?

    por sinal o kadafi acabou de falar que ele quer morrer um martir. acho que se ele esta precisando de ajuda muita gente estaria disposta a fazer cumprir o desejo.
    por outro lado quem nao concorda com ele, merece morrer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 14:25
    Enviado por: MARCIO REIS

    O Kadaf já fez tanta cirurgia plastica que a nuca foi parar no calcanhar, ele tá parecido com a Dercy Gonçalves.
    O cara é BIZARRO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 14:28
    Enviado por: MARCIO REIS

    Caro Chacra, é verdade que o Berluscome já se ofereceu para cuidar das enfermeiras ucranianas do Kadaf?
    É verdade tambem que se ele for preso vão fazer o bonga-bonga com ele?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 15:03
    Enviado por: MarioS

    MARCIO e Jair,
    Em que Ahmadinejad é melhor do que Kadafi e Mubarak?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/02/2011 - 10:29
      Enviado por: MARCIO REIS

      Em primeiro lugar, Ahmadinejad esta no poder a 6 anos pelo voto direto da maioria do povo iraniano e não a 40 anos com apoio de Israel e EUA, só isso já o torna infinitas vezes melhor que Kadaf.
      Abraço

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 12:29
      Enviado por: MarioS

      “Ahmadinejad esta no poder a 6 anos pelo voto direto da maioria…. só isso já o torna infinitas vezes melhor que Kadafi”

      Mesmo admitindo que voce tenha razão, o que não tem, isto o tornaria equivalente a Sadam Hussein e Mubarak, ambos também eleitos pelo voto direto da maioria.
      Mas já que estamos brincando de formalismo, voce sabia que o chefe de governo da Líbia não é o Kadafi? Ele é apenas o chefe de Estado.
      O de governo é al-Baghdadi Ali al-Mahmudi também eleito! Incrível não? Egito, Iraque, Líbia e Irã sempre foram democráticos!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 13:11
      Enviado por: MARCIO REIS

      Sr. MarioS não se faça de ingênuo, o Sr. esta percebendo que se o povo seja onde for quiser mudar o governo ele muda e não há força para impedi-lo, a maior prova é a Libia.
      Talvez o Sr. devesse perguntar qual a diferença do povo iraniano para o Libio, egipcio e tunisiano, mas brincando de formalismo eu lhe digo, no Irã a maioria absoluta apoia o regime e a minoria não consegue derrubar o governo ao contrario dos outros países.
      O Sr. na tentativa de fazer uma comparação tão absurda como essa deveria estudar um pouco mais o povo persa e o regime iraniano, se não vai continuar atirando no proprio pé.
      Abraço e respeitosamente
      Marcio Reis

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 15:14
      Enviado por: MARCIO REIS

      Caro MarioS, só para finalizar seu questionamento sobre o que o Ahmadinejad é melhor que Kadaf é simples o Ahmadinejad tem o apoio da maioria de seu povo e o Kadaf não.
      Sei que o Sr. esta tremendo de medo do Irã mas se eu fosse o Sr. não teria, porque ao contrario dos sionistas israelenses, os iranianos nunca agrediram nenhuma nação.
      A proposito, Israel disse que não iria admitir a passagem dos navios iranianos pelo canal de suez, e eles passaram tranquilamente, o que aconteceu, ficaram com medo?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/02/2011 - 15:19
    Enviado por: MarioS

    Já repararam a quantidade de neo-democratas que surgiu no blog? De repente muitos aqui passaram a “vibrar” com a derrubada dos ditadores do Egito, Líbia, Tunísia e outros.
    Seria excelente se não fossem dois pequenos detalhes:
    1) Todos eles se calam em relação à uma das duas piores ditaduras da região
    2) Caluniam constantemente e desejam o fim do país mais democrático do OM

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/02/2011 - 10:23
      Enviado por: drmfav

      Pô Mario.
      Estou gostando da derrubada destes ditadores, mas não me considero neoliberal, acho o Irã uma ditadura travestida de pseudodemocracia tenebrosa e acho que Israel deve ficar exatamente onde está, na verdade recuar nos assentamentos (os quais vc mesmo já se disse ser contra) e desocupar as áreas as quais a ONU determinou.
      Vc está colocando todo mundo no mesmo saco e comete injustiças.
      Até mais!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 12:16
      Enviado por: MarioS

      “acho o Irã uma ditadura travestida de pseudodemocracia tenebrosa e acho que Israel deve ficar exatamente onde está, na verdade recuar nos assentamentos (os quais vc mesmo já se disse ser contra) e desocupar as áreas as quais a ONU determinou.
      Vc está colocando todo mundo no mesmo saco e comete injustiças.
      Até mais!”

      Desculpe drmfav, não foi a intenção. Eu me referia aos que, de repente, do nada, passaram a fazer apologia da democracia. Claro que quem SEMPRE preferiu este regime não está incluído.
      Exemplo dos primeiros são os que insistem em negar o óbvio: a ditadura iraniana e quem chamou a sharia de democracia com participação popular..

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/02/2011 - 15:22
    Enviado por: MARCIO REIS

    O Kadaf ta tão esticado que eu pensei que era a boneca barbie na versão DITADORA ARABE.
    Cara ele assusta, parece o MUMM-RA.
    “ANTIGOS ESPIRITOS DO MAL TRANSFORMEM ESSA FORMA DECADENTE EM DITADOR ARABE KADAF”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 15:27
    Enviado por: Bobpulga

    Fidel Castro expressou hj apoio a kadafi, ainda afirmou q a Otan planeja ivandir a Líbia liderada pelos Eua.
    Ortega também expressou solidariedade a kadafi.

    Pela primeira vez gostaria que o Fidel estivesse certo.
    O conselho de segurança vai se reunir e nao vai decidir nada de concreto .
    A liga árabe vai ficar so na condenação.
    O conselho dos países africanos tem o Kadafi como um dos seus líderes , desses eu nao espero nada.
    Infelizmente o prospecto é o pior possível.
    Louco, cheio de dinheiro, exército bem armado, reforcado com mercenários, disposto a tudo.
    Quem dera q a Otan intervisse !

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/02/2011 - 10:30
      Enviado por: MarioS

      “Fidel Castro expressou hj apoio a kadafi”
      “Ortega também expressou solidariedade a kadafi”

      Difícil dizer quando se trata de monstros como estes, mas fica a dúvida:
      - o que é pior, eles que continuam solidários quando chega o fim de um da tchurma, ou nem se manifestar, mesmo tendo o chamado de irmão?
      Sinceramente não sei dizer.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/02/2011 - 15:34
    Enviado por: Guilherme Bittar

    Poxa Gustavo, o interior de São Paulo tem lá seu charme e história, belíssimas fazendas de café e centros culturais, e a Jordânia tem Petra né? Cuidado com as generalizações

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 15:52
    Enviado por: Bobpulga

    Queimei minha língua o Moussa (presidente da liga árabe) suspendeu a Líbia das sessões . Não vai mudar nada mas tenho que admitir que estou surpreso.
    Gustavo, outra história q vc poderia ter contado e de um outro filho dele que sentou a porrada em seus propios funcionários quando em viagem pela Suíça.
    Chegou a ser detido, mas Kadafi chegou a congelar ou romper relações com a Suíça e um empresário suíço teve que se refugiar na embaixada em Tripoli.
    No final é claro , queixas retiradas (na suíça) e assunto resolvido.
    Mas talvez o pior caso tenha sido o das enfermeiras búlgaras e do médico palestino trabalhando num hospital na Líbia. Foram acusados de transmitir aids a crianças no hospital. Um caso surreal que talvez ajude a entender o que se passa na cabeça desse louco.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 15:53
    Enviado por: José Manoel

    Meu problema é: quem disse que a democracia, tal qual a conhecemos, é artigo de exportação para todo o mundo? Quem disse que povos árabes, africanos, chineses, que têm cultura distinta da nossa(ocidental) precisam ter, obrigatóriamente regime como os nossos? ou pior, o americano -que por sinal funcionam mal. E, por favor, não me venham dizer que o oposto de democracia é ditadura. Já cansei desse debate.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/02/2011 - 10:32
      Enviado por: MarioS

      “Quem disse que povos árabes, africanos, chineses, que têm cultura distinta da nossa(ocidental) precisam ter, obrigatóriamente regime como os nossos?”
      Ninguém
      “não me venham dizer que o oposto de democracia é ditadura”
      E qual seria então?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 10:35
      Enviado por: MarioS

      Uma correção no meu post anterior:

      “Quem disse que povos árabes, africanos, chineses, que têm cultura distinta da nossa(ocidental) precisam ter, obrigatóriamente regime como os nossos?”
      Milhões e milhões de árabes, africanos e chineses que se manifestaram neste sentido.
      Minha resposta anterior, ninguém, se referia a “nós” ocidentais. Percebam a incoerência:
      “somos” acusados de não nos empenharmos em combater ditadores “deles” e, AO MESMO TEMPO, de impormos a democracia.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/02/2011 - 16:11
    Enviado por: João da Silva

    Chacra, me desculpe a ignorância mas quanto a Oman, qual a situação deste país? Me parece que tem uma família que governa o país a 250 anos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 16:16
    Enviado por: roberto

    Alô Gustavo
    Problemas na Lìbia?
    Itália,França, Irlanda com as barbas de molho.
    São extremamente dependentes do petróleo e gás Líbio.
    abraços

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 16:26
    Enviado por: Carolina

    Pois é, Gustavo, a atenção que se não se dá à Líbia é diretamente proporcional à excessiva atenção que se dá a Israel, povo palestino, Líbano, etc. E o mesmo vale para outras áreas delicadas do mundo (digo delicadas em termo de segurança, liberdade, etc). Volto ao exemplo do Sri Lanka, que você vive citando. Poderia também falar da RDC e da Libéria, se quisermos ficar na África… E, se for para nos concentrarmos tão e somente tão sobre Oriente Médio há alguns outros nomes que passam longe do conhecimento dos meros mortais (eu incluída). Alguém tinha alguma ideia de como as coisas funcionavam no Bahrein? Eu tinha zero. E os Emirados Árabes? Sei pouquíssimo e acredito que a esmagadora maioria dos comentaritas também.
    Existe uma certa obsessão da imprensa internacional pela questão Israel-palestinos, que acho que respinga um pouco no Líbano e, mais recentemente, no Irã. Iraque também recebeu muita atenção nos últimos anos, por motivo óbvio. Mas, realmente, quando o holofote se volta para países em tese menos importantes ficamos leitores brasileiros todos sem noção do que achar, do que perguntar…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 16:41
    Enviado por: Jair Almansur

    Falando sério. A Libia tem petroleo, é um pais de população reduzida (como a Arabia), imagine se os EUA vampiro chupa-petroleo não estão de olho nessa menina, a hora é agora.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 16:41
    Enviado por: José

    A esta altura, Kadafudido …..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 16:51
    Enviado por: PAULO

    Como reagirão os dinossauros da esquerda brasileira, quando a onda chegar a Cuba? E se os irmãos Castro rasgarem a fantasia, e fizerem tal qual Kadafi? Diz aí Chico Buarque…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 16:51
    Enviado por: Glúon

    .
    _____________
    .
    Papo por celular
    .
    _____________
    .
    - Poxa, era só o que me faltava: ligação a cobrar?
    - Olá Kadafi? Aqui é o Lula. Como estão indo as coisas por aí?
    - Morrerei como um mártir… mas ainda estou aguardando o apoio da ONU.
    - Olha, espero que eles tenham por você o mesmo respeito que tinham por mim. Nenhum, né?
    .
    ______________________________
    .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 16:57
    Enviado por: Francisco Mineiro

    Chacra,
    parabéns pelo direcionamento e o estabelecimento de limites para os comentários. Assim você evita grosserias e agressões. Esse padrão deveria valer para toda a edição online do Estadão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 16:59
    Enviado por: MBSantiagoJr

    :: Esse post me lembra uma frase de um quadrinho do Batman quando ele diz ao Robin – que não estava levando a sério um vilão vestido como um pavão – “Lembre-se, Robin, eu também achava que o Coringa era só um palhaço“. Ou algo assim, estou parafraseando.

    Se Ghaddfi é uma gozação, quem é que está rindo agora da piada?
    Eu, que sou naturalmente espirituoso, não estou.

    –xx–

    Engraçado você mencionar Zagallo e RT. Um comentário meu exemplificando a ligação do filho do Palhaço com celebridades brasileiras que não se importam de onde o dinheiro vem, desde que seja um deles, não foi aprovado. Foi porque dei nome aos bois? O comentário era coerente já que se discutiu os laços dele com Lula & Seus Bluecaps, ou seja, a esquerda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 17:32
    Enviado por: José

    Palestina

    Em entrevista dada à jornalista Felice Friedson, nossa conhecida, na ONU, Riyad Al-Malki, o Ministro de Relações Exteriores da Autoridade Palestina fez algumas declarações oficiais surpreendentes. Segundo ele o conflito interno palestino não é do Hamas com a Fatah, mas do Hamas com a OLP que abriga todas as outras facções palestinas, menos o Hamas, que não quer a realização das eleições este ano com receio de perder seus assentos no parlamento. Al-Maliki vai mais fundo e diz que o Hamas “vendeu seu espírito e sua independência a outros países. O Hamas não é livre para decidir sozinho. Eu penso que outros países decidem pelo Hamas. Isso é um problema real. Eu estou me referindo ao Irã em particular. É surpreendente, mas este é exatamente o problema: que o Hamas permitiu que outros países, como o Irã, interferissem e influenciassem os assuntos internos palestinos.” E continua: “Precisamo fazer com que Gaza volte para a família palestina. Precisamos trabalhar pelo reconhecimento internacional do Estado da Palestina. Precisamos trabalhar para este setembro.”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 17:34
    Enviado por: robinson

    caro gustavo;
    como voce falou sobre as baladas em beirute,gostaria de saber:
    1.existe lá um lugar como o café photo,e se existir de onde é a mulherada?russia,ucrania,polonia,italia,brasil,africa?
    2.pra quem não gosta de pagar por elas,quais as chances na night?
    3.uma época em são paulo eram famosas as brigas entre os turquinhos ricos na noite[eu mesmo presenciei varias delas]:isto existe em beirute?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 17:43
    Enviado por: Eduardo Andrade

    Caro Gustavo,
    Gostei muito das comparações que vc estabeleceu entre países do Oriente e da América. Eu partilho com vc os mesmos pontos de vista, depois de ter visitado alguns países da região. Parabéns pela sensibilidade e capacidade de observação! Adorei!!!
    E coloco uma pergunta: quem seriam os iranianos da América?
    Abraços,
    Eduardo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 17:46
    Enviado por: Gaucho

    Quantos pares de sapatos daria para fazer com o couro do Kadaffi e dos irmãos ditadores Castro juntos? Alguém usaria?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/02/2011 - 10:45
      Enviado por: MarioS

      “Quantos pares de sapatos daria para fazer com o couro do Kadaffi e dos irmãos ditadores Castro juntos? ”
      Usar não sei Gaucho, mas comprar para colocar num altar com certez, e haveria leilão.
      A parada seria dura, pois os participantes seriam todos milionários: Chico Buarque, Zé Dirceu, o irmão do Kadafi….

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 21:40
      Enviado por: Yoko

      Poderíamos fazer coturnos com as viúvas da ditadura militar brasileira.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/02/2011 - 17:49
    Enviado por: Morad Zahran

    Gustavo

    Os palestinos são os coitadinhos, que todo o mundo defende. Mas ninguém os quer por perto. “Problema de Israel”, dizem.

    Obrigado pela parte que me toca, rsrsrsrrsrs

    Boa!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 18:00
    Enviado por: Rodolfo

    Ou seja, o kadafi é o Hugo Chaves do mundo árabe.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 18:17
    Enviado por: Antonio Carlos Vellasques

    Somente um cara com a pequenês de um Lula para posar abraçado a um sanguinário como Kadafi. Cadê o barbudo nessa hora? Sumiu, como sempre.
    Acho que a bola da vez é a dupla sanguinária de Cuba, os Fidel. Tomara que assim seja. Quem quiser saber um pouco do que essa dupla miserável e anacrônica fez na ilha pode procurar um livro maravilhoso, que li e reli três vezes: Contra Toda Esperança, de Armando Valadares.
    Lula e a troupe do PT só apóiam o que não presta. E fazem isso em nome de nosso povo, como se eu e você leitor tivéssemos algo a ver com Kadafi, Fidel, Dirceu, Mubarak, Chávez, o bispo Lugo, pai dos paraguaios, Ahmadinejad, Marta, Ideli, padre Rosinha, o sudanês sanguinário Ahmad al-Bashir, o índio cocaleiro Evo Morales, Rafael Correa, e muitos outros destroços humanos que só servem para fazer peso sobre a Terra. Assim como Lula, outro lixo, o maior embrulhão que já passou – felizmente! – pela nossa política.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 18:52
    Enviado por: ito

    Qual a diferença entre lulla e kadafi?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 18:58
    Enviado por: José

    ‘No chance for coup in Iran’

    Iranian journalist tells Ynet ‘Iran isn’t Egypt,’ estimates Revolutionary Guard will protect government. Military coup is unlikely, but also the only way to topple ayatollah regime, he says

    Dudi Cohen
    Published: 02.22.11, 19:08 / Israel News

    Share on TwitterShare on Facebook
    share

    Renewed protests in Iran have the world asking whether the ayatollah regime will meet with the same fate as those of Tunisia and Egypt, but an Iranian journalist who spoke to Ynet Monday says the answer is no.

    “Iran is not Egypt; the regime has various councils to determine policies and plans for such a contingency,” the 28-year old journalist from Tehran, who asked to remain anonymous, explained.

    He claimed that, unlike Egypt, the opposition would not just have to topple the president but rather the supreme leader, Ayatollah Ali Khamenei. In addition, he said, the ayatollah regime is well-guarded by the loyal Revolutionary Guard.

    “Egypt had a president, we have a regime,” he explained. “If Khamenei falls, he will be replaced by someone exactly like him.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 19:01
    Enviado por: R. Saleh

    Gustavo,

    Vale lembrar que o Líbano é a única democracia entre os Árabes. Não concordo com o terno”decadente”.

    O livro rascunho da constituição inexistente da Líbia é o famoso livro verde. Aliás, estive na Líbia há um mês e comprei o livro em inglês mas inda não li.

    Acredito que já na próxima semana a Líbia não será mais liderada pelo Kadafi, que está no comando da Líbia há mais de 41 anos sem ser presidente.

    Sds,

    R. Saleh, de São Paulo – Brasil

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 19:08
    Enviado por: Alexandre Luckenzy

    [comentario off]

    Transliterando معمر القذافي

    Pelo pouco que sei, o nome do Tirano ao pé da letra seria M’m(e)r Al-Qdzafy, como no árabe não existe vogais e existem consoantes que não existem no português, o genérico seria Moemar Al Qadafy, sendo que o “Q” é um C que sai lá no fundo da garganta.

    Se Q, C, K é quase “tudo a mesma coisa”, fica então Kadáfy

    e fim de papo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 19:14
    Enviado por: Gianone Carlos Custodio

    Para que os países do norte da àfrica e o Oriente Médio virem uma democracia, serão necessários mais mil anos e mais um pouco.
    Aqueles países não conseguem viver sem um Ditador. Logo esqueça essa idéia quem pensa assim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 19:33
    Enviado por: Alberto

    Não concordo com sua comparação entre o Brasil e o Egito. Não somos uma promessa não cumprida. Somos um projeto em construção. Vivemos em pleno Estado de Direito, nossas instituições imperfeitas estão em continuo aperfeiçoamento. Nossa população vive hoje melhor que ontem e amanhã com certeza estaremos em melhores condições. O trabalho e o sofrimento passados pelos brasileiros desde a redemocratização, trouxeram mais justiça e melhores condições de vida para todos. Falta muito, mas estamos avançando.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/02/2011 - 11:03
      Enviado por: roberto

      basta ver a mudança no primeiro ato da maligna rasgando a constituição para “gerenciar” a mudança do salário Minimo à partir do banheiro.
      O salário dos politicos/mensaleiros eles decidem como querem.
      Estamos evoluindo para o caribe.
      abraços.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/02/2011 - 19:57
    Enviado por: José

    EU ACHO QUE ESTE DITADOR VAI PERDER O KADAFO,E VAI ENTRAR COM AREIA DO DESERTO MESMO.
    CRÉU NELE .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 20:06
    Enviado por: Lilly

    Ha muitos anos atras (quando eu era nova nos Estados Unidos) eu namorei um rapaz de Bahrein. Nos todos estudavamos ingles e eu estava a ponto de ingressar na faculdade. Ele e o amigo mais proximo (um rapaz da Arabia Saudita) iriam estudar a seguir em uma Sports Academy que eh uma escola americana para treino de professionais em educacao fisica. Haviam varios estudantes no nosso
    grupo: Ele, de Bahrein, o amigo da Arabia Saudita, um palestino, um iraquiano, um libanes.
    Ate conheci alguns iranianos na escola. Tambem conheci outras pessoas de Bahrein que vinham de visita aos E.U.A. O rapaz que namorei era um “doce” de
    pessoa, tao sensivel que, uma vez quando eu briguei com ele, ele acabou com lagrimas nos olhos. Ele jogava “soccer” para a escola local e todo mundo o adorava. . As familias que conheci tambem me pareceram muito unidas e simpaticas.
    Mas a realidade e que os sauditas, os libaneses, os bahrenianos (?) se consideram um grupo diferente dos iraquianos e dos palestinos. Eu sempre tive a impress@o que eles veem o segundo grupo como um pouco inferior. A unica coisa
    que tinham em comum era o “odio” por Israel. Bahrein era, na epoca, um lugar onde os sauditas atravessavam a ponte (tipo Rio-Niteroi) para se divertir nos finais de semana (tinha ate festa de Ano Novo ocidental).
    A proposito da grafia de Kadafi, eu n@o sei, mas a pronuncia em arabe e mais ou menos como se voce colocasse uma batata quente na boca e tentasse assoprar ao mesmo tempo. E mais ou menos como hadafi ou radafi com o som saindo da parte de baixo da garganta.
    Ao povo do Oriente Medio: Boa Sorte! Que tudo mude para melhor.
    Quem sabe isso sera uma lic@o para outros povos e governantes, inclusive o nosso
    Brasil.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 20:09
    Enviado por: Ralph Giesbrecht

    Interessante esse post. Como não conheço essa região, é difícil ter uma ideia do que o proprio pvp pensa por lá… abração

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 20:40
    Enviado por: Victor

    Se o post fosse sobre EUA, Israel ou palestinos, ele estaria bombando.

    Mas agora que é sobre a Líbia, não tem tantos posts assim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 20:44
    Enviado por: Henrique S

    Ah! ah! ah!, eu tambem quero fazer gozação do palhaço. Não sou árabe mas quero rir do Kadafi que incitou os egipcios contra Israel e agora mete o rabo no meio das pernas e declara que vai lutar até a ultima gota de sangue. Quero ver o palhaço sem essa última gota de sangue, extendido no meio do picadeiro, arfando feito um asno.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 20:44
    Enviado por: Zoreh

    Não confie que ele esteja tão acabado assim.
    A maioria dos jornalistas nem chegaram ao Egito qto + à Líbia e as fotos são todas de estúdio manipuladas com photoshop. Estão manipulando a História, como sempre fazem.

    Realmente é 1 pena ver o que a idade faz com a mente de 1 pessoa. Pensar que aos 10 anos de idade Gadaffi já falava em revolução no colégio italiano que estudava e aos 14 já tinha todo o plano em sua mente p/ devolver o país Líbia p/ os líbios.

    Está lutando contra a internacionalização do Nubian Aquifer, a Líbia fica em cima dessa reserva hídrica. Aff não entendo porque a mídia não veicula isso.

    Ele é o último de sua era e matará por seu país. Matará metade de seu povo p/ que a outra metade continue a ter 1 país no qual viver com dignidade ((ele ensinou aos líbios que tinham direito a esta dignidade). Ele fez sua revolução sozinho e pôs a Itália p/ fora sem depender de contratos com estrangeiros p/ tal proeza.
     

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 21:08
    Enviado por: Zoreh

    Oi.

    É, mas os libaneses não conseguiram vencer Israel… de que vale tanta cultura e nenhum espírito guerreiro estratégico… De que vale 1 povo ter que se dispersar pelo mundo… Não consigo entender como os libaneses deixaram os israelis bombardear-los por anos a fio. E também não entendo porque o mundo deixou que isso ocorresse…

    Al-Gadaffi não é como aparece nas fotos. É 1 homem velho p/ a idade, envelheceu antes do tempo. Não é fácil ser anti-sionista. Tudo o + são lendas e manipulação. Alguém está movendo a manada. E é por reservas hídricas, sempre foi.

    Eu não acredito no que os cristãos estão falando, que os israelis vão restaurar as fronteiras do lendário império israelita.

     

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/02/2011 - 10:49
      Enviado por: otavio

      Zoreh

      Me desculpe te contradizer mas não se pode fazer uma afirmação taxativa “É, mas os libaneses não conseguiram vencer Israel.
      O Hezbollah venceu Israel diversas vezes. Enfrentou um exército muito bem armado e dotado de força áerea (o Hezbollah não tem força áerea) com bastante sucesso (isso, sem apoio de grande parte das insituições libanesas “vendidas” ao ocidente) fazendo-os abandonarem o sul do Líbano, invadido, e voltarem as suas fronteiras – derrotados em junho de 2000.
      Hoje em dia é uma força politica respeitada no Líbano (só é visto como organização terrorista pela midia ocidental orquestrada). Sendo respeitada não só pelos xiitas, que vêem a grandeza do Hezbollah. Com sua competência acabará se tornando a maior e mais influente instituição politica do Líbano (está quase lá já).

      otavio

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 12:42
      Enviado por: José

      Otavio:
      Os sunitas não os “respeitam”.
      Sabem que eles mataram Hariri e conseguiram este poder interno pela coação e impozição, como foi a pouco com Jumblat para conseguir maioria e derrubar Hariri para dificultar o tribunal internacional.
      E se você olhar pela “Big Picture”, a ultima guerra terminou dentro do Libano com Israel ocupando as vilas nas fronteiras e dinamitando os bunkers do Hezboolla.
      Se destruiu dezenas de tanques e mataram 200 soldados, a nata do Hezboolla foi morta,e o Libano semi destruido.
      Não digo que Israel teve uma vitória, mais as perdas que o Hezboolla teve e que fez o Libano ter por começar esta guerra foi um desastre, ambos paises perderam, e na destruição o Libano perdeu muito mais e ainda caiu na mão do “Bnds da guarda revulocionaria do Irã” onde Nashalla foi pegar dinheiro para reconstruir o sul do Libano e Dahya, a “Hezboollandia” que virou pó.
      Otavio,desde que Israel saiu no ano 2.000 o Hezboolla deixou de ser um movimento de resistencia.Hoje intimida druzos e sunitas e os cristôens que não se aliarem a eles.
      De segurança passou a cafetão do Libano.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 13:16
      Enviado por: otavio

      Sr. José,

      O Hezbollah está cada vez mais forte e influente e se queres a verdadeira história do rechaçamento do exército israelense sugiro leres o site do Hezbollah.
      Quanto ao financiamento através da ajuda do Iran ao Hezbollah me diga qual a diferença entre a ajuda americana a Israel? Tanto oficial quanto a enviada pelo est comunicadade judaica americana e européia. O financiamento ocidental de Israel pode e o financiamento do Hezbollah não pode? A venda de armas ocidentais para Israel pode e a venda de armas iranianas para o Hezbollah não pode? Que raios de ética é essa? O Sheik Sayyid Hassan Nasrallah nada mais faz do que o mesmo que Israel faz, portanto.
      Quanto ao Hezbollah, ele é temido por Israel. Afinal é a única organização que enfrenta de igual para igual Israel. Sem recorrer a ataques terroristas. Se Israel bombardeia povoados civis libaneses recebe resposta dos mísseis do Hezbollah aos seus povoados civis. Olho por olho, sangue por sangue, vida por vida…Lei Máxima do Talião.

      otavio

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 14:01
      Enviado por: Victor

      otavio

      O Hezbollah não venceu Israel, isso não pode ser afirmado.

      O que o Hezbollah conseguiu fazer é infligir danos maiores ao exército israelense, isso é bem diferente de derrotar.

      Não à toa, o sul do Líbano ficou destruído, inúmeros cabeças e bunkers do Hezbollah foram atingidos e destruídos por Israel.

      E desde quando o site do Hezbollah é uma fonte confiável?

      Existe uma grande diferença entre financiar Estados e financiar terroristas.

      Israel é um Estado, portanto, tem direito legítimo de receber apoio de outros Estados.

      O Hezbollah é uma organização terrorista e não um Estado, portanto, financiamento de organizações terroristas por Estados ou não, não é legítimo, embora ocorra.

      O Hezbollah visa a destruição de Israel, tanto é que está se sobrepondo ao Estado Libanês através da força de guerrilha terrorista.

      Israel não vai hesitar em dar uma lição ao Hezbollah na próxima vez.

      Nasrallah que deixe de ser covarde e saia da toca, desde 2006 vive escondido como um rato.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 14:14
      Enviado por: José Antonio

      Quer dizer que para saber sobre como o hesbolah é valente eu tenho que entrar no site deles? Será que se eu entrar no site do Corinthians eles falarão que o Palmeiras é o melhor? Nenhum exército ou pseudo exércio luta de igual para igual com Israel no OM. A luta é o seguinte: Começa a correr senão eu te alcanço. Vc. já viu o hesbolah invadindo as cidades israelenses ou o exército israelense tomando as cidades do Libano? Pelo menos na vida real. Em sonhos tudo é possível.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 14:51
      Enviado por: otavio

      Sr. José

      Não vou mais te responder. Não sabes discutir e não és educado. Lamentável.

      As-Salāmu `Alaykum

      La ilaha IlAllah Muhammad uRasool Allah (s.a.w.a.w) (em urdu)

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/02/2011 - 22:14
    Enviado por: Florentina

    Como será que o Lula, que se considera amigo do Kadafi está vendo estes acontecimentos na Líbia?
    Porque a Dilma já se pronunciou.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 22:29
    Enviado por: robinson

    CARO GUSTAVO;
    MUITO INFELIZ A SUA COMPARAÇÃO ENTRE O BRASIL E O EGITO.
    LÁ É O UNDERGROUND TOTAL.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 22:32
    Enviado por: robinson

    GUSTAVO;
    CONCORDO COM VOCE QUE NINGUEM QUER SABER DOS PALESTINOS.JÁ FAZ TEMPO.FUCK YOURSELF PRA ELES,NA MENTE DOS PAISES ARABES,EXCETO A SIRIA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 23:18
    Enviado por: robinson

    gustavo;
    quanto a libia,eu nunca soube nada a respeito,exceto aquelas historias da 2a.guerra mundial,do marechal romell e o afrika korps,a batalha de tobruk que depois virou filme.nenhum escritor,nenhum poeta,nenhum cantor,nada,um vazio de areia entre o egito e a argelia,de onde apareceu este sanguinario,que está há 42 anos no poder.deposição e justiça para ele.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/02/2011 - 02:30
    Enviado por: bruno

    Gustavo
    Qualquer jornalista que nao esteja em Jerusalem,no Cairo ou Beirute alem de ter que ver fotografias do atual pai da patria em qualquer lugar, seja publico ou privado, sera monitorado e tera que pensar 10 vezes o que falar para não ter problemas. No caso de Jerusalem, cada um escreve e diz o que quer, do ponto de vista periodistico Na medida que os paises não limitam a internet e os celulares , são as únicas formas livres de ter informação correta através de contatos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/02/2011 - 06:49
    Enviado por: José

    Olha a irmandade querendo melar e impor condiçÕens:
    CAIRO – Os militares que assumiram o poder no Egito indicaram nesta terça-feira novos nomes para o gabinete de governo interino, irritando oposicionistas ao manterem no cargo antigos membros do regime do ex-ditador Hosni Mubarak. A Irmandade Muçulmana, maior grupo organizado da oposição, afirmou que a nova formação mostra que os “amigos” de Mubarak ainda controlam a política nacional.

    A organização islâmica convocou uma marcha de um milhão de pessoas para sexta-feira para expor a revolta do povo e sua frustração. A Irmandade questiona a manutenção dos ministros da Defesa, da Justiça, do Interior e das Relações Internacionais.

    O Lula não manteve no governo dele um bocado de aliados do Fhc do PMDB ????
    O Meirelles presidente do Banco Central não era aliado do FHC ???
    O ministro da defesa Jobim não foi aliado do FHC ????

    Esta irmandade é um cançer, eles só querem nomes no governo que sejam simpaticos a eles ou tenham medo deles.
    Estes pulhas tão se usando dum movimento que não começaram, que nada tem haver com eles, para quererem tumultuar o Egito novamente !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/02/2011 - 10:55
      Enviado por: MarioS

      “A organização islâmica convocou uma marcha de um milhão de pessoas para sexta-feira”
      “Esta irmandade é um cançer, eles só querem nomes no governo que sejam simpaticos a eles ou tenham medo deles”
      “Estes pulhas tão se usando dum movimento que não começaram, que nada tem haver com eles, para quererem tumultuar o Egito novamente !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

      Imagino que voce não está surpreso José, está? O seu exemplo, do Lula, não tem nada a ver com o que está acontecendo no Egito. Políticos fazem acordos, assumem compromissos, fanáticos religiosos não, e é fácil entender porque: são os donos da ÚNICA verdade.
      Não os critico, eles, como todos os fundamentalistas acham que representam a vontade divina, e portanto, qualquer desvio seria pecado mortal.
      Quem achou que eles seriam “democráticos” apostou no impossível.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 23/02/2011 - 09:17
    Enviado por: Carla

    Oi Gustavo,

    Somente uma correção: Kadafi é acusado de matar Musa Al Sadr em 1978, que seria o líder da Amal, afinal o Hezbollah somente se torna organizado em 1985. Kafadi afirma que Al Sadr “embarcou” para a Itália. O livro the “Vanished Iman” é uma boa referência sobre a trajetória de Musa Al Sadr. Desde então, aa relação ente Líbano e Líbia é tensa. Lembro-me claramente há alguns anos em Beirute dos prostestos de aniversário do desaparecimento de Al Sadr.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/02/2011 - 09:24
    Enviado por: Youssef S

    - Grande República Socialista Popular da Líbia Árabe -

    Pode ser que não seja o maior nome para um país, mas certamente é o mais irônico.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/02/2011 - 09:35
    Enviado por: Francisco Junqueira

    Gustavo Chacra
    Com efeito, é uma pena que saibamos tão pouco da Líbia. Acho que é um dos países mais interessantes da região, por conta do sistema tribal e dos múltiplos povos que a dominaram.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/02/2011 - 11:06
    Enviado por: Ricardo Arcanjo

    Gustavo,

    Você está certo ao apresentar Muamar Kadafi como ultrapassado e motivo de chacota…a exemplo de quando ele solicitou a dissolução da Suiça!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/02/2011 - 13:12
    Enviado por: Alceste Pinheiro

    Quem parece preocupado com a derrubada dos ditadores são os que aqui, sempre em maioria, defendem o sionismo.
    Lem,bro-me bem da tremedeira que deu aqui e em outros blogs quando caiu o ditador do Egito.
    Esa gente não defende a liberdade nem a democracia. Defende Israel, em qualquer situação.
    Justificam até a aliança com o apartheid e a ditadura da África do Sul.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/02/2011 - 14:06
      Enviado por: José Antonio

      Pelo menos desta vez vc. falou algo que preste, é claro que defendemos Israel em primeiro lugar, Israel é a terra dos judeus, e como judeus não iriamos defender a terra dos outros como vc. faz. Quanto a democracia ela já existe em Israel, se não existe em outros lugares não é problema nosso. Apartheid só é possível quando uma facção do mesmo povo é segregado como acontecia na África do Sul. Palestinos e israelenses não são um mesmo povo, portanto apartheid é impossível. Pode inventar outro nome.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 14:08
      Enviado por: Victor

      Alceste, isso não é verdade.

      O Sionismo venceu, o povo judeu tem o Estado de Israel.

      Sionismo não é xingamento, não é ofensa, a esquerda pode tentar colar, mas não vai conseguir porque não tem fundamento.

      Acontece que nem todos são obrigados a serem otimistas, eu adoraria que a Síria, a Jordânia, o Egito fossem democráticos e que o Líbano fosse mais democrático ainda, pois sendo democracias, Israel estará ainda mais seguro, não terá que enfrentar autocratas.

      Que os não-vizinhos Irã, Arábia Saudita e os países do Golfo sejam democráticos, isso pode acrescentar mais estabilidade para a região e pode inclusive tornar mais propício um acordo entre Israel e Palestina.

      Não adianta dizer inverdades.

      Só estou respondendo a esse comentário, pois é impossível não ficar quieto diante daquelas pessoas que ainda insistem em declarar ódio a Israel, ainda insistem a incluir Israel em assuntos em que ele não tem nada a ver.

      Se você não tem o que falar sobre a Líbia, era melhor nem postar.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 14:15
      Enviado por: José

      Alceste:
      Você mostrou pouca emoção com a derrubada do Khadaffi.
      Economizou nos seus comentarios em relação a derrubada de Mubarack.
      Só porque um tinha paz com Israel e outro não ???

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 23:05
      Enviado por: Alceste Pinheiro

      José Antônio e Victor. Se entendam ai para concluir se estou certo ou errado.
      Estarei aguardando a conclusão de vocês.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 23:08
      Enviado por: Alceste Pinheiro

      José,
      Por favor, o Kadhafi já caiu?
      Onde está notícia.
      Passei boa parte do dia na Universidade e nem soube disso.
      Me passa o link, por favor. São 23h06min, cheguei há pouco do trabalho e adorei esta novidade.
      Esta torcendo para isso e já havia me manifestado que Kadhafi iria cair.
      Está lhe dando tremedeira também?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/02/2011 - 23:25
      Enviado por: Alceste Pinheiro

      José Antônio,
      Eu me referi ao apartheid sul-africano. Não me referi ao sionista, não. Você sai logo dizendo coisas porque não lê. Mais atenção, por favor.
      Outra coisa, apartheid não é só contra o mesmo povo. Aliá,s na África do Sul nem era o mesmo povo.
      Pense antes de escrever.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 25/02/2011 - 23:39
      Enviado por: Carlos Andrade

      Long live to Israel! A ÚNICA democracia do oriente médio. Um pequeno estado judeu entre 23 estados àrabes e 54 muçulmanos. Mas não, Israel não pode. Quando foi criada a Jordânia, todos os judeus foram expulsos de lá. Quando foi criado o Iraque, todos os Judeus foram expulsos de lá. Quando foi criada a Arábia Saudita, todos os judeus foram expulsos de lá. Mas não, Israel não pode. Durante a segunda guerra, Hitler odiava os judeus por serem comunistas e Stalin os odiava por serem facistas. Quando ao ser declarado o seu estado, e ser atacado no dia seguinte por 6 paíse árabes, a culpa é de Israel. Quando querem lhe tomar a sua capital histórica, que lhe foi pilhada pelo império Romano, eternizada pelo arco de Tito em Roma, a culpa é de Israel. Quando a Palestina era ocupada pelos Turcos ou Ingleses, tudo bem, ninguém lembrava o que era ou foi palestina. Mas, a culpa é de Israel. A palestina esteve nas mãos dos “Palestinos” por séculos e nunca contruíram nem uma estrada ou hospital. Mas, a culpa é de Israel. Os “Palestinos ” equipam seus filhos com bombas armados perto de escolas e creches, mas culpa é de Israel. Parafraseando um grande judeu: ” Dai a César o que é de César, e a deus o que é de deus!”

      responder este comentário denunciar abuso
  • 23/02/2011 - 13:53
    Enviado por: Carolina

    Adorei o texto, muito bom mesmo.
    Parabéns.
    bjos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/02/2011 - 13:54
    Enviado por: Carolina

    Muito bom seu texto!
    Parabéns!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/02/2011 - 15:05
    Enviado por: anuar

    achei bem oportuno este post acrescentaria que todos se julgam como
    primos só que libaneses não gostam de sírios ninguém gosta dos judeus
    todos defendem os palestinos mas ninguém quer eles por perto,egípcio
    é aquele primo pobre que ninguém da atenção ,sauditas são os ricos etc
    agora chega desses ditadores que estão a 40 anos no poder,sendo que a
    maioria do povo vive na miséria
    a verdadeira democracia se da pela vontade do povo e não pela imposição
    de um pais como os Estados Unidos quis colocar no Iraque e Afeganistão
    viva a tecnologia que ajudou a derrubar estes ditadores
    um dia o povo da Venezuela Cuba Bolívia irão se rebelar.
    quando o povo perceber que não e gado onde meia duzia de peão toca
    uma boiada .é só cada um ir para um lado que não haverá peão suficiente
    para agrupar todos num mesmo lugar
    viva a liberdade

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/02/2011 - 09:02
    Enviado por: Lima

    Lamento que todos os participantes anteriores tenham comentado, quase numa prespectiva mágica, que a queda dos ditadores que estão há 40 anos no poder vai conduzir o mundo arabe à modernidade, pois ser democratico é ser moderno, então viva os EUA a maior democracia, que invadiu o viatnan, o laos , o camboja, o Iraque , o afeganistão, promoveu todas as ditaduras na america latina, exceto cuba e por esse motivo cuba foi expulsa da OEA, desculpe talvez voces não tenham capacidade intelectual para tanto ou tantas siglas.

    por favor comente, pois voces estão agindo protecionisticamente no que se refere a opnião.

    Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 25/02/2011 - 12:13
      Enviado por: Pedro Werneck

      Lima,

      Eu comento anti-americanismo de uma única forma, recomendando a leitura de A Obsessão Anti-Americana, do francês Jean-François Revel.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 25/02/2011 - 23:56
      Enviado por: Carlos Andrade

      Viva os vermelhinhos Russos que invadiram a Finlândia, A estônia, A lituânia, a Letônia, A polônia, a Hungria, a Romênia, a Bulgária, a Ucrânia, a Tchecoslováquia, A Albânia e….atenção: AS ANEXARAM! Só não invadiram Cuba porque seria perda de tempo, nem os Bolcheviques aguentaram aquela merda!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 26/02/2011 - 00:16
      Enviado por: Carlos Andrade

      Lima, meu filho. Vou responder “pronerciosticamente” sua OPINIÃO: VÁ ESTUDAR! Vá usar a tecnologia de Cuba para se manisfestar. Enquanto os USA lhe dão a oportunidae de usar a internet, os cubanos usam papel higiênico nos dois lados!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 25/02/2011 - 09:55
    Enviado por: Rafael

    Simplesmente sensacional “É a terra das novelas, o México da região. “… estive 3x na Síria e posso dizer que as meninas são realmente lindas, mas não se mostram como as libanesas… foi uma das analogias mais adequadas que li nos últimos tempos.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 25/02/2011 - 11:59
      Enviado por: Gustavo Chacra

      Oi Rafael, obrigado pelo elogio ao blog

      responder este comentário denunciar abuso
    • 25/02/2011 - 14:21
      Enviado por: Lima

      Muito bom amigo falou em bonitas mulheres a mensagem é exibida, tu acertou na mosca, se criticar ou comentar algo mais serio é penalizado. Pela propria regra do blog colocações que elevem uma raça em detrimento à outra as mensagem não postadas por isso caro amigo viaje mais 3 vezes para a siria, outras 3 para a grecia e etc., pois mulheres muito bonitas e muito feias existem em todas as partes do mundo, valeu.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/02/2011 - 18:20
      Enviado por: Rafael

      Caro Lima,

      Não consegui entender o que quis dizer… li mais de uma vez e não entendi mesmo.

      As mulheres sírias e libanesas têm belezas muito semelhantes, o que as diferencia é o modo de vestir. Não coloquei nenhuma raça acima da outra, até porque são da mesma… e não coloquei nenhuma nacionalidade em patamar diferente.

      Se você puder mostrar onde estou em desacordo com as boas normas do blog, te agradeço.

      Ah, Gustavo, você merece os elogios. Leio sempre seu blog. Abraço!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 25/02/2011 - 14:12
    Enviado por: Lima

    Percebe-se um bajulador quando ele fala ou escreve correto Pedro Werneck o que de positivo os EUA deixaram como legado possivelmente a protituição de VEGAS, quero um comentario sobre este blog, ele se constitui espaço para debates criticos ou simplesmente um ambiente onde a lei é concordar com o Gustavo Chacra, se discordar sua mensagem não é postada, quem é o AL-KADAFFI?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 25/02/2011 - 21:14
      Enviado por: Pedro Werneck

      Leia o livro que recomendei, é tudo que tenho a lhe dizer. A Obsessão Anti-Americana, Jean-François Revel. Só isso… responderá suas dúvidas. Não estou aqui para discutir, muito menos com você.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 25/02/2011 - 23:11
    Enviado por: Carlos Andrade

    Olá gustavo. descobri o seu blog durante esse quiprocós na áfrica e oriente médio. E logo me identifiquei com ele. Parabéns pelo trabalho!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/02/2011 - 22:12
    Enviado por: Valentina Brasil

    Eu gostaria de me surpreender com um comentário sério, ético, objetivo, a falta do bom senso ao referir-se ao incitamento americano as transformações no mundo muçulmano, evidenciam um grave jargão “Maria vai com as outras”, caro Gustavo chacra, mesmo suas especializações não serviram para tirar a venda de seua olhos, para mim o palhaço é você que não enxerga o conflito de interessas que anda criando conflitos internacionais, eu rezo para que você tenha uma opinião própria quando imputarem ao Brasil elementos que asseguram a sua tomada, afinal, ha tempos estão de olho em nossa tecnologia nuclear (tentaram até uma intervenção recentimente, mas muito bem combatida pelo Presidente Lula), e, certamente o nosso valioso pré-sal lança ambiçiosos olhares.Sugiro a você que investigue a explosão da base de Alcantara, ou que estude profundamente História Universal, juizo menino! Deus te abençoe.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/02/2011 - 22:23
    Enviado por: Valentina Brasil

    Seu comentário está aguardando moderação.
    27/02/2011 – 22:12
    Enviado por: Valentina Brasil

    Eu gostaria de me surpreender com um comentário sério, ético, objetivo, a falta do bom senso ao referir-se ao incitamento americano as transformações no mundo muçulmano, evidenciam um grave jargão “Maria vai com as outras”, caro Gustavo chacra, mesmo suas especializações não serviram para tirar a venda de seua olhos, para mim o palhaço é você que não enxerga o conflito de interessas que anda criando conflitos internacionais, eu rezo para que você tenha uma opinião própria quando imputarem ao Brasil elementos que assegurem a sua tomada, afinal, ha tempos estão de olho em nossa tecnologia nuclear (tentaram até uma intervenção recentimente, mas muito bem combatida pelo Presidente Lula), e, certamente o nosso valioso pré-sal lança ambiçiosos olhares.Sugiro a você que investigue a explosão da base de Alcantara, ou que estude profundamente História Universal, juizo menino! extremo mal gosto e falta de respeito ao referir-se a maneira de vestir de um povo, fica claro o esnobismo e desinteligencia de falsos intelectuais. Deus te abençoe

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/02/2011 - 16:01
      Enviado por: Carne seca com farinha

      VALENTINA, vou receitar um santo remédio para você se curar de vez, porem se esse remédio não for suficiente , aí só a internação.LEIA O LIVRO: Manual do perfeito idiota latinoamericano. É tiro e queda.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/02/2011 - 15:55
    Enviado por: Carne seca com farinha

    Os EUA salvam os líbios do ditador e como prêmio ganham o ódio do mundo. Porque a China, Russia e França não tomam a iniciativa para salvar o povo líbio ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2011 - 16:26
    Enviado por: Antônio Carlos Pereira

    Pela síntese comentada deste tal livro verde escrito por mais um líder psicopata, eu apenas me identifico com o seu pensamento referente ao parlamento cuja analogia poderíamos citar o nosso congresso nacional. Para quê um monte deputados e senadores, uma vez que o cidadão (eleitor) votou por achar que a proposta de governo de cada canditado seja razoável ao seu ponto de vista, o mesmo (cidadão) se indignará por que estes aprovarão projetos não segundo a suas aspirações e convicções políticas expressas ao eleitor e sim seguirá a determinação do partido. Desta forma não precisamos de radicalizar para fechar o congresso e sim elegermos só um representante por partidodesta forma sobrará muito dinheiro em prol da população e tiraremos, consequentemente, um monte de parasitas e figuras ociosas no congresso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2011 - 18:57
    Enviado por: alexandre tauil

    Gustavo, sempre que posso acompanho os debates, nao era tanta a frequencia , mas agora que acabei de perder o emprego, vou me dedicar um pouco mais ao prazer de acompanhar os debates(ou seriam embates?). O tema oriente médio muito me atrai, e sinceramente, tenho essa leitura como uma aula. Uma pergunta:
    Poderia surgir no OM, ou existe essa posibilidade, de um novo conceito de nacionalismo, afastado tanto do populismo religioso como da politica de dependencia economica de algumas potencias ocidentais. Uma terceira via, independente e progressista?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/02/2011 - 19:39
      Enviado por: Gustavo Chacra

      Alexandre, fico chateado de saber da sua perda de emprego. Mas tenha certeza que uma nova oportunidade irá aparecer em breve. Força neste momento e obrigado por acompanhar o blog

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/02/2011 - 19:25
    Enviado por: Paulo Lima

    Para quem diz que estudou um mestrado em relações internacionais, na universidade de columbia, e depois fazer uma redação como esta, comparando países árabes com países latinoamericanos, carregadas com o estereótipo com que foram carregadas, só tenho a comentar que isso é o estereótipo típico do pseud-jornalismo. Vá em frente e remova este meu comentário.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2011 - 22:27
    Enviado por: Cecilia

    Um artigo interessante sobre o tema no The Guardian:

    http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2011/feb/27/nick-cohen-arab-middle-east-conflict

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/03/2011 - 22:22
    Enviado por: Lima

    Carissimo Carlos Andrade encontrei esta perola de tua intelectualidade:

    “Long live to Israel! A ÚNICA democracia do oriente médio. Um pequeno estado judeu entre 23 estados àrabes e 54 muçulmanos. Mas não, Israel não pode. Quando foi criada a Jordânia, todos os judeus foram expulsos de lá. Quando foi criado o Iraque, todos os Judeus foram expulsos de lá. Quando foi criada a Arábia Saudita, todos os judeus foram expulsos de lá. Mas não, Israel não pode. Durante a segunda guerra, Hitler odiava os judeus por serem comunistas e Stalin os odiava por serem facistas. Quando ao ser declarado o seu estado, e ser atacado no dia seguinte por 6 paíse árabes, a culpa é de Israel. Quando querem lhe tomar a sua capital histórica, que lhe foi pilhada pelo império Romano, eternizada pelo arco de Tito em Roma, a culpa é de Israel. Quando a Palestina era ocupada pelos Turcos ou Ingleses, tudo bem, ninguém lembrava o que era ou foi palestina. Mas, a culpa é de Israel. A palestina esteve nas mãos dos “Palestinos” por séculos e nunca contruíram nem uma estrada ou hospital. Mas, a culpa é de Israel. Os “Palestinos ” equipam seus filhos com bombas armados perto de escolas e creches, mas culpa é de Israel”.

    Só te pergunto em que epoca Israel resolveu sozinho seus problemas sem recorrer a uma grande potencia?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/03/2011 - 13:59
    Enviado por: Lima

    Carissimo Carlos Andrade

    Quando voce postou VÁ ESTUDAR! Vá usar a tecnologia de Cuba para se manisfestar. Enquanto os USA lhe dão a oportunidae de usar a internet, os cubanos usam papel higiênico nos dois lados!

    Sua mensagem foi tida como procedente, agora desafio os moderadores a apresentarem minhas considerações.

    Pergunto-lhe quais suas credenciais para dizer algo assim ?
    Teus diplomas foram adquiridos em bancas de jornal, ou ainda fazes parte daquelas sem diploma?
    Comente, deixando a bajulação de lado, ou é pedir demais para alguem tão INTELECTUALMENTE ABJETO.

    responder este comentário denunciar abuso

Arquivo

Blogs do Estadão