Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

De Beirute a Tel Aviv - Israel não tem conflito com todos os árabes

Israel não está em conflito com todo o mundo árabe e, muito menos, islâmico. Os israelenses possuem acordos de paz com dois de seus vizinhos, a Jordânia e o Egito. Praticamente desfrutam dos mesmos interesses geopolíticos da Arábia Saudita e dos países do Golfo. As nações do Magreb pouco se interessam pelo que passa em Tel Aviv. O Iraque e o Yemen possuem seus próprios problemas. No mundo árabe, os israelenses possuem conflito apenas com a Síria, Líbano e os Palestinos. São os Estados árabes do Mediterrâneo Oriental.

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

Generalizar, achando que "os árabes" e "os muçulmanos" querem destruir Israel é um erro e apenas atrapalha a resolução do problema. A Síria reconhece a existência de Israel. O Bashar al Assad me disse em entrevista que o problema dos sírios com os israelenses envolve o Golã. Por que não negociar de uma vez? Chega a ser ridícula esta disputa de fácil solução - Israel devolve as colinas, mas recebe garantias de que poderá usar parte da água e de que a zona será desmilitarizada, com segurança da ONU.

PUBLICIDADE

A questão palestina também é simples. Eles precisam ser cidadãos de algum lugar. Não há nenhum outro povo na mesma situação no mundo. Uma opção seria criar o Estado palestino, conforme defende quase toda a comunidade internacional, menos o Irã e o Hezbollah. A segunda seria dar cidadania israelense a eles, como defendem alguns intelectuais. E, por último, criar um Estado de Apartheid, que levaria ao isolamento total de Israel.

Já com o Líbano... Isso vale 40 posts. Na minha visão, a paz de "Beirute a Tel Aviv", quando alcançada, significará que o Mediterrâneo Oriental enfim será uma região da paz, como sempre deveria ter sido.

O Irã não entrou no cálculo por não ser árabe e por possuir um conflito inexistente com Israel. Afinal, os israelenses e iranianos sequer possuem fronteiras.

Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes

Publicidade

O jornalista Gustavo Chacra, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia, é correspondente de "O Estado de S. Paulo" em Nova York. Já fez reportagens do Líbano, Israel, Síria, Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jordânia, Egito, Turquia, Omã, Emirados Árabes, Yemen e Chipre quando era correspondente do jornal no Oriente Médio. Participou da cobertura da Guerra de Gaza, Crise em Honduras, Crise Econômica nos EUA e na Argentina, Guerra no Líbano, Terremoto no Haiti e crescimento da Al Qaeda no Yemen e eleições em Tel Aviv, Beirute e Porto Príncipe. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires. Este blog foi vencedor do Prêmio Estado de Jornalismo em 2009, empatado com o blogueiro Ariel Palacios

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.