A Turquia votou contra a resolução com sanções ao Irã no Conselho de Segurança das Nações Unidas. A Turquia também tem adotado uma postura contrária a Israel em diferentes episódios neste ano, como o Irã. O comércio entre turcos e iranianos tampouco para de crescer. Olhando assim, até parece que a Turquia se tornou o melhor amigo do regime de Teerã. O que ninguém percebe é que os turcos são na verdade rivais dos iranianos. E isso é uma boa notícia.
Até a Guerra de Gaza, dizia-se haver uma “guerra fria” no Oriente Médio. De um lado estavam ditaduras e monarquias absolutistas ligadas aos EUA, como o Egito, Arábia Saudita e Jordânia. Do outro, o regime ditatorial religioso do Irã, com o apoio da secular Síria e dos grupos libanês Hezbollah e palestino Hamas. Esta disputa ainda existe, mas se reduziu porque o Irã vem sendo derrotado, ainda que sem armas. A Síria se aproximou dos sauditas e dos sunitas pró-Ocidente de Saad Hariri no Líbano, deixando de lado o Hezbollah e o Irã (vou me aprofundar no tema outro dia).
E a Turquia surgiu. Em vez de um questionador do Holocausto que desrespeita os direitos humanos em seu país, a defesa de Gaza passou a ser feita pela Turquia, uma democracia com economia emergente. Os aliados dos EUA no Oriente Médio deixaram de ter apenas a imagem do caos do Cairo e da repressão das mulheres em Riad, para passarem a ser vistos como a sofisticação e ocidentalidade de Istambul.
Os turcos também lançaram negociações comerciais com a Síria, Líbano e Jordânia. Os sírios voltaram a visitar Turquia, incluindo o ocupado território de Antioquia (também terá post). Os turcos estão enchendo Beirute e Damasco neste verão. E o Irã perde importância para libaneses, sírios e palestinos. Como notou o site Now Lebanon, a foto do ano passado era a de Bashar al Assad com Ahmadinejad e o xeque Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah. Agora é do mesmo Assad (que entende para onde sopram os ventos), com o premiê Erdoganm da Turquia, e Hariri, que anos atrás acusava Assad de ter matado seu pai (também haverá post sobre isso).
Para Israel, não há nada melhor. Uma frase de Assad diz tudo – “Israelenses e turcos não podem brigar”. Segundo o líder sírio, a Turquia é importante mediadora na região e seu racha com o Israel prejudica negociações – os dois devem se reaproximar. Do outro lado, os israelenses têm pela primeira vez no comando da defesa dos palestinos uma democracia amiga dos EUA, integrantes da OTAN. Bem melhor do que os radicais do regime iraniano e, claro, dos absolutistas e ditadores de alguns países árabes. Fica mais fácil negociar, desde que o Abbas queira e o Shimon Peres não sabote seu primeiro-ministro (está no Haaretz).
Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes
O jornalista Gustavo Chacra, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia, é correspondente de “O Estado de S. Paulo” em Nova York. Já fez reportagens do Líbano, Israel, Síria, Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jordânia, Egito, Turquia, Omã, Emirados Árabes, Yemen e Chipre quando era correspondente do jornal no Oriente Médio. Participou da cobertura da Guerra de Gaza, Crise em Honduras, Crise Econômica nos EUA e na Argentina, Guerra no Líbano, Terremoto no Haiti e crescimento da Al Qaeda no Yemen. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires. Este blog foi vencedor do Prêmio Estado de Jornalismo em 2009, empatado com o blogueiro Ariel Palacios
.
________________
.
Papo de torcedores
.
________________
.
- Você viu que a equipe israelense de vôlei foi recebida com protestos em Ancara?
- E quando aconteceu o jogo?
- No último dia 24, enfrentando a Sérvia, pelas semifinais da Liga Européia feminina.
- Poxa, ainda bem que não foi a própria seleção da Turquia, hein?
- Por quê? Medo da torcida ou Israel não tinha condições de vencer a partida?
- Bem, o difícil não seria ganhar, mas ter de comemorar com “peixinho”, né?
.
_______________________________________________________________
.
Acho muito estranho israel disputar a liga europeia. Se houvesse paz, poderia disputar na região onde se encontra.
responder este comentário denunciar abuso.
______
.
Yoko
.
_____
.
No último processo classificatório da Copa do Mundo de Futebol – 2010, Israel ficou no grupo 2, juntamente com a Suiça, Grécia, Letônia, Luxembugo e Moldávia.
.
Já a Turquia foi no grupo 5, jogando contra a Espanha, Bósnia Herzegovina, Bélgica, Estônia e Armênia.
.
_______________________
.
“Do outro lado, os israelenses têm pela primeira vez no comando da defesa dos palestinos uma democracia amiga dos EUA, integrantes da OTAN. Bem melhor do que os radicais do regime iraniano e, claro, dos absolutistas e ditadores de alguns países árabes.”
Isso é verdade, mas será que tal situação também é “boa” para os palestinos?Líderes dos países árabes e muçulmanos da região pouco parecem se importar com o povo palestino, apenas usando esse assunto como bucha de canhão para ganhar simpatia de suas populações. Os países que “tomam partido” dos palestinos, na minha opinião, estão apenas defendendo seus interesses contra Israel, o que é lamentável. Alías, no caso turco, me pergunto se a atual política de oposição à Israel não é devido apenas a viés ideológico (ou malandragem) por parte do Erdoganm, e não uma política de Estado turco. Ou seja, após uma eventual troca de governo na Turquia, todos voltam a ser amigos.
Aproveitando o assunto, por gentileza, gostaria de ter uma dúvida esclarecida pelo Gustavo ou pelos leitores: Israel tem alguma posição declarada sobre o massacre dos armênios?
Obrigado.
Israel, assim como o Brasil e os EUA, não reconhece como genocídio o massacre. Líbano, Síria, França e Argentina reconhecem
responder este comentário denunciar abusopode se dar o nome que desejar, mas que houve algo inhumano houve. e quanto antes, com o nome que quiser se dar, a turquia como nacao, nao como governo, reconhecer o que houve melhor para chegar ao futuro em paz.
responder este comentário denunciar abusoSobre o massacre armênio, posso dizer que o Brasil não reconhecerá tão já, até a mudança de governo.
É triste, mas o governo atual (que eu apóio em algumas áreas), tem feito políticas internacionais baseadas em futuras possibilidades econômicas e ideológicas somente. Exemplos:
- Reconheceu China como economia de mercado;
- Não interferiu na situação dos presos políticos de Cuba;
- Não teve o Chefe de Estado presente na posse do Presidente do Chile;
- Devolveu a Cuba os atletas que pediram exílio na época dos jogos Pan-Americanos;
Obrigado, Gustavo. Penso que reconhecer essa atrocidade seria uma obrigação moral para Israel. É lamentável que uma nação como Israel, com a história de sua criação como ocorreu, não o faça, em nome dessa aliança com a Turquia. Dos EUA, não podemos esperar outra coisa.
Aliás, como dizem ter dito uma pessoa muito famosa do século 20: “afinal, quem é que se lembra do massacre dos armênios?”
E o nobre Erdoganm ainda quer passar a imagem de “salvador” aos palestinos, com todos esses esqueletos no armário…
Prezado Irlandes, concordo em absoluto com suas palavras sobre a política internacional do nosso nobre presidente. Não obstante essa atuação patética, tudo continuará da mesma forma se a candidata-criatura for eleita.
responder este comentário denunciar abusoTiago,.
Antes de Israel reconhecer o genocídio e o massacre dos armênios, terá de reconhecer o genocídio e o massacre que pratica diariamente contra os palestinos.
“o governo atual (que eu apóio em algumas áreas)”
Que areas Irlandes?
Do estado sionista não se pode esperar nada mesmo: o massacre dos judeus pelos alemães nazistas foi resolvido com as verbas do Tesouro alemão e as contribuições dos bancos suíços e descarregar tudo sobre a cabeça dos palestinos. Por outro lado, por mais incoerente que ele seja não pode reconhecer o genocídio armênio se comete a toda hora dos sete dias da semana um genocídio permanente contra os palestinos?
A Chancelaria brasileira está permanentemente estudando este caso e algum dia haverá um pronunciamento, a favor ou contra, mas sairá. O que incomoda mais o governo brasileiro é a situação atual dos palestinos submetidos a um holocausto incessante, presente, embaixo de nossos narizes. Isto sim contribui muito para esmaecer os acontecimentos mais distantes no tempo, ainda que imperdoável, dos turcos contra os armênios e dos alemães contra os judeus, entre outros.
Quanto à Turquia, quem impede uma mudança a respeito do holocausto armênio não é e nunca foram os governos turcos e sim as forças armadas. Estas se consideram e são constitucionalmente uma espécie de mentoras da república e foram elas as executoras da barbárie.
“Não obstante essa atuação patética, tudo continuará da mesma forma se a candidata-criatura for eleita.”
E será, infelizmente. Milhões e milhões de votos serão dados a ela por causa de bolsas e similares. Qualquer deis real garante um voto.
“terá de reconhecer o genocídio e o massacre que pratica diariamente contra os palestinos.” Alceste em 29/07/2010 – 15:54
Gustavo, voce que corretamente exigiu de alguns que parassem de divulgar mentiras no blog, deve, por coerência, fazer o mesmo com o Alceste que é contumaz neste comportamento.
“se comete a toda hora dos sete dias da semana um genocídio permanente contra os palestinos” José FARHAT em 29/07/2010 – 18:34
Gustavo, voce que corretamente exigiu de alguns que parassem de divulgar mentiras no blog, deve, por coerência, fazer o mesmo com o sr. Farhat que é contumaz neste comportamento.
“Este é o único massacre e genocidio que as pessoas se multiplicam e não somem”
José Antonio, voce acha mesmo que quem defende este tese escandalosamente mentirosa está interessado em lógica? A especialidade deles é mentir, mentir, mentir, até a exaustão.
No fundo no fundo, acho que eles mesmo já nem sabem o que é realidade e o que é fantasia. O ódio cega.
“o massacre dos judeus pelos alemães nazistas foi resolvido com as verbas do Tesouro alemão e as contribuições dos bancos suíços e descarregar tudo sobre a cabeça dos palestinos”
Por mais que eu tentasse não conseguiria formular uma frase mais mentirosa, mais ofensiva, mais cínica.
Se não vejamos:
Ofensa: dizer que o Holocausto foi resolvido
Mentira: restituições de dinheiro confiscado serem classificadas como contribuições
Cinismo: chamar a criação de um país para um povo injustiçado e perseguido impiedosamente por milênios de descarregar sobre a cabeça de quem quer que seja
“O que incomoda mais o governo brasileiro é a situação atual dos palestinos submetidos a um holocausto incessante”
Gustavo, mais uma vez, até quando voce vai tolerar a repetição desta mentira absurda e caluniosa?
Encerrro com um pedido para que lembrem de uma frase de Rui Barbosa, esta sim verdadeira, e que se inicia com “Não se deixem enganar…”
Se alguém quiser, posso completa-la.
Gustavo,
Recorro a uma frase do imortal Stanislaw Ponte Preta para fazer um pedido. A frase:
“Ou restaure-se a moralidade ou locupletemo-nos todos!”
Já que o sr. Farhat tem carta branca para ofender, mentir e caluniar, peço uma para mim.
Se o critério para a concessão for idade, pelo menos diga em que posição estou na fila.
“palestinos submetidos a um holocausto incessante, presente, embaixo de nossos narizes”
Por que aceitar uma mentira tão escandalosa como essa? Remember Rui Barbosa
Mas nem tudo está perdido! No meio das falsidades surge uma verdade, a de que
“O que incomoda mais o governo brasileiro é a situação atual dos palestinos”
Claro! O que mais esperar de um governo que fez a opção preferencial pelas ditaduras? Que cede tudo a quem se declare de esquerda? Que simpatiza com quem apedreja adultéras?
Bom dia MarioS,
“o governo atual (que eu apóio em algumas áreas)”
Que areas Irlandes?
Eu apóio a manutenção da política de destribuição de renda (que começou no governo FHC). Apóio a maior independência do Banco Central, que não é ideal, mas também é fruto do governo FHC.
No momento não consigo ainda pensar em outras coisas.. Meu célebro ainda tá em Stand-by, ligando nessa manhã de sexta-feira… rsrs
Abraços.
responder este comentário denunciar abusoTiago,
Percebeu como a democracia é pastel de feira? Quem foi eleito por maioria absoluta dos votos palestinos foi o Hamas, mas como não convém ao outro lado, preferem chamar de democratas os frouxos corruptos do Fatah. É a democracia relativa. É aquela que os Estados condenaram uma geração de crianças iraquianas mal alimentadas para implantar. Estes sim não dão a mínima para os palestinos e a Palestina. Esqueça essa de usar os palestinos, há uma cúpula árabe acontecendo no Líbano agora e tratará do problema palestino, ou melhor, do problema que causaram aos palestinos. A Turquia finalmente entendeu que o seu futuro está ao lado dos povos de sua região e não dos europeus que recusaram toda a diligência turca em atender as imposições da U.E.
Reforçando a resposta do Gustavo a sua pergunta: o estado sionista não reconhece o holocausto armênio.
Já etá explicado o que é genocídio eonde procurar aiores detalhes
responder este comentário denunciar abusoAcho que os comentários de José Farhat, e outros que desenvolvem
o mesmo discurso bitolado e sectário, são mais pertinentes para
tabloídes que circulam entre fanáticos.
Os artigos de Chacra não merecem ser comentados dessa forma porque
propõem visões ricas e multifacetadas.
Quanto aos fanáticos, eu gostaria que ao invês de se limitar a
insultar os atores do cenário que aparecem mais, eles mostrassem o
que as nações islâmicas do Oriente Médio, particularmente as que
tem os recursos do petróleo, fizeram até hoje para ajudar na
construção de uma nação palestina. Enviar armas e dar corda às
facções fanáticas não ajudará na construção da dita nação.
É mais fácil insultar os judeus do mundo que ajudam seus
correligionários de Israel do que reportar detalhadamente o que fazem
os que “ajudam” os palestinos.
Olá Guga,
não entendi por que é melhor pra Israel Turquia ao irã.
O fato de um país que tem uma cidade como Istanbul e pessoas mais moderadas nao deveria ser pior pra Israel?
é mais difícil negociar com pessoas que têm uam perspectiva mais profunda, vc nao acha? vc nao acha que o entendimento da Turquia sobre a situação é menos passional e mais racional? desse ponto de vista, pode ser melhor, mas tb pode ser pior dependendo do assunto a ser tratado
abs!
Justamente por este motivo. Os turcos podem facilitar o diálogo e isso já ocorreu no passado
responder este comentário denunciar abusoSó qu agora, Gustavo, estão jogando pedras contra turcos Turquia. Bastou a Turuia aordar para a realidade.
responder este comentário denunciar abusoEmbora turcos e iranianos sejam rivais, o governo turco é controlado por um partido islâmico onde sempre existirá simpatia para com o Irã, Hamas e Hezbolah, e rejeição com relação a Israel. Todo o alto escalão do governo turco já demonstrou isso de forma inequívoca em diversas ocasiões. Isso obviamente deixa Israel ainda mais isolado, dando a Turquia margem para barganhar com EUA e EU para que seus interesses sejam atendidos. Para israelenses sem dúvida é ruim, mas me parece que eles estão habituados a se adaptar a esse tipo de situação.
Isso é metade ignorancia e metade verdade.
Ignorância pois não só pelo seu governos er muçulmano é que irá apoiar o Irã… alias, isso parece mais piada.
Outra coisa, 99% da turquia é muçulmana, e garanto que algo perto deste número não apoia de forma alguma o Irã.
Mas Marcus… relaxa que Israel é o que menos precisa de aliados naquela região hoje
responder este comentário denunciar abuso“Ignorância pois não só pelo seu governos er muçulmano é que irá apoiar o Irã…”
Pode ser Ali, mas e na sua opinião, porque apoia? Por que justo quando um partido islâmico está no poder o país voltou-se contra Israel? Coincidência?
Marcus,
Atente para o que disse o Ali: 99% dos turcos são muçulmanos. Isto significa que qualquer governo turco é formado teoricamente por 99% de muçulmanos. A verdade, com relação ao partido no governo é ser religioso apenas no nome e não em suas ações.
O relacionamento turco com o Irã e Síria ou Brasil e Afeganistão, por exemplo, nada tem de religioso.
Cheguem de incluir a religião em tudo, não é nada disto, verifiquem os fatos.
O estado sionista se diz um estado judeu e isto de forma alguma impede que seja parceiro dos Estados Unidos, de maioria cristã.
Pratiquem a religião se quiserem, mas tratem com Cesar o que é de Cesar e com Deus o que é e Deus.
Nem Turquia nem Ira,os dois fazem papel ridiculo e so tem a perder.
Israel pelo contrario segue sua vida em frente e nos aqui tambem,o
que vier veio,e por ai.
O comportamento turco em Chipre teve seu castigo: este foi um dos motivos para que Chipre entrasse na União Européia e a Turquia, pela ocupação de parte de Chipre, ficou fora.
Hoje, os turcos com os quais falei em minha última viagem à Turquia, disseram que o episódio de entrada na U.E. foi superado e a Turquia decidiu virar o rosto para a sua região, mas concordaram comigo que o assunto Chipre continua sendo motivo de amargura (eu diria mais).
A Turquia não tem moral para se meter no assunto Israel X palestinos
http://politicageral1.blogspot.com/2010/07/turquia-em-chipre.html
José Antonio, obrigado pela dica da pesquisa. Não tinha conhecimento
responder este comentário denunciar abusoDepois de ler esse texto, fiquei até com dó do governo de Israel. Ficou claro que os nobres sr. representantes dessa ilibada nação são injustiçados por interesses anti-sionistas e anti-judeus.
responder este comentário denunciar abusoBem lembrado José Antonio. Capítulo III de dois pesos e duas medidas
Reações contra o domínio turco sobre parte de Chipre com as contra os assentamentos.
Do texto indicado:
“A política turca frente a Israel, historicamente cordial e que apenas há uma década estava próxima a uma aliança total, esfriou desde que os islamistas tomaram o poder em Ancara em 2002. Coincidência?
No entanto o estado sionista andava atrás da Turquia para todas as negociações possíveis, com palestinos e obviamente sírios. Esqueceram?
responder este comentário denunciar abusoTiago,
Vamos derramar lágrimas… quem sabe conforta !
Gustavo,
gostaria de ser mais preciso com relacao aa suas afirmacoes:
” com o apoio da secular Síria e dos grupos libanês Hezbollah e palestino Hamas”
Acho que voce quiz dizer:
com o apoio da DITADURA secular Síria e dos grupos TERRORISTAS libanês Hezbollah e palestino Hamas.
Da maneira que voce escreveu da’ a impresao que somente os outros sao ditaduras e monarquias absolutistas.
E e’ sempre bom lembrar que Hams e Hezbollah nao sao simples grupos mas sao terroistas.
Masaranduba,
Qual foi o ataque terrorista do Herzbollah?
E me responda a essa: quem praticou mais terrorismo, a gangue Stern ou o Irgun?
Quem foi mais terrorista: Shamir ou Begin?
Você sabe que os dois terroristas governaram Israel por 15 anos?
AMIA – Buenos Aires – Se aquilo não foi um ataque terrorista vc. acha qualquer atentado normal
responder este comentário denunciar abusoAMIA foi uma desgraça mesmo, com certeza foi um ataque covarde e medíocre contra uma população inteira.
Agora muita gente aqui culpa de mais sem saber quem foi. Caramba, sempre vejo isto, sempre vejo culparem o Irã, ou o Hezbollah, ou a Síria.. estão usando a desgraças de muitas pessoas para usar de argumento de ataque, e isto é tão ou mais covarde que o próprio ataque.
Vejo muitas pessoas falando tambem que israel sempre foi atacada, ou reprimida, ou sua população expulsa… mas isto não é carta branca para ninguem, para povo nenhum e muito menos seu governo.
O maximo que podemos fazer é ficar vendo um governo de um país que teve seus descendentes massacrados por um fascínora, mas que ao invés de ter moral para defender o mundo contra estes atos, eles aprendem com os seus executores… e isto é lamentável.
responder este comentário denunciar abusoAli, quem fala que foi o hesbolah a mando do Irã é a justiça argentina. Eles investigaram e chegaram a essa conclusão. O mandante principal hoje pertence ao governo iraniano. Claro que eles não vão extradita-lo para ser julgado na Argentina. Acho que também tem medo que de repente ele apareça em Jerusalem, como Eichman.
responder este comentário denunciar abusoO Hizbullah nunca praticou qualquer ato de guerra ou de paz fora do Líbano e redondezas.
É mentira e não há provas, nem mesmo remotas, da participação do Hizbullah em operações na Argentina.
Quem diz dê ao menos uma prova racional, não precisa ser factual.
Se tivessem provas estariam alardeando pelo mundo afora, mas não têm, estão desafiados.
Mentirosos de carteirinha é o que não falta a este respeito.
Precisa reclamar com os argentinos.
Buenos Aires, 25 out (EFE).- A Justiça argentina responsabilizou hoje o Irã pelo atentado terrorista que deixou 85 mortos e pelo menos 151 feridos ao destruir a sede da Associação Mutual Israelita (Amia) de Buenos Aires, em 18 de julho de 1994.
“Foi uma decisão tomada pelas mais altas autoridades do Governo do Irã”, que “encomendaram a organização do atentado” ao grupo terrorista Hisbolá, afirmou o procurador Alberto Nisman, a cargo de uma unidade especial criada há dois anos para investigar o ataque.
O procurador afirmou que pediu ao juiz responsável pelo caso a captura internacional do ex-presidente iraniano Ali Akbar Hashemi Rafsanjani e de outros sete iranianos, entre eles dois ex-ministros e antigas autoridades do Hisbolá.
Também pediu a captura do ex-comandante da Guarda Revolucionária Mohsen Rezaei, do ex-chefe do Serviço de Segurança do Hisbolá Imad Fayez Moughnieh, do ex-líder das Forças Quds Ahmad Vahidi e de dois ex-funcionários da embaixada do Irã em Buenos Aires, Moshen Rabbani e Ahmad Reza Ashgari.
“Estas são as primeiras conclusões de um ano e meio de trabalho”, que ocupa um expediente de 800 páginas entregue hoje ao juiz Rodolfo Canicoba, disse Nisman
A decisão de cometer um atentado contra a associação foi tomada “em 14 de agosto de 1993 na cidade iraniana de Mashhad, dentro de uma reunião do Comitê de Assuntos Especiais, integrado pelas mais altas autoridades políticas e religiosas do regime”, acrescentou.
O ditame considerou provado que o Irã utilizou a mesma “matriz terrorista” que em outros ataques cometidos na Europa, e que a embaixada do Irã em Buenos Aires se tornou uma “estação de inteligência que preparou” o terreno para o atentado contra a sede da Associação Mutual Israelita (Amia).
O procurador disse que o próximo passo de sua investigação é determinar se “células terroristas do Hisbolá” que atuaram naqueles anos na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai participaram do atentado contra a Amia.
O ataque contra a organização judaica foi o segundo cometido contra alvos judeus na Argentina, onde em 1992 a explosão de um carro-bomba em frente à sede da embaixada de Israel em Buenos Aires deixou 29 mortos e mais de cem feridos.
Fonte – Uol e EFE
Você, Massaranduba, cita um atentado. E o pior que não há provas de que o Hezbollah o tenha cometido. Eu, ao contrário de você, posso citar centenas de atentados cometidos por Israel no mundo inteiro. E as ações terroristas daqueles que foram primeiro ministros israelenses por 15 anos? Recorda das ações e dos nomes do assassinos?
O que lhe dá ódio – a você e aos sionistas de plantão – é que o Herzbollah é um bem sucedido movimento de resistência ao terrorismo, às atrocidades e crimes de guerra cometidos diuturnamente pelo seu país.
“Eu, ao contrário de você, posso citar centenas de atentados cometidos por Israel no mundo inteiro.”
E por que não cita Alceste?
Tudo que e’ fato contra o grupo TERRORISTA hezbollha, como bem demonstrou o post do Jose Antonio, o pessoal do abafa vem fala rque e’ mentira.
Haja saco! Sem falar a morte dos US Marines no libano que o Hezzbolha mandou para o espaco.
responder este comentário denunciar abusoMário, já os citei, alguns no passado. Poderia pegar a história e relatar os muitos atentados cometido pelo Irgun e pela gangue stern. Teria novamente que esbarrar em dois primeiros ministros que você pode ter ajudado a eleger e que ficaram década e meio no poder em Israel.
Poderia também me referir ao terrorismo de estado, do qual Israel é diplomado com louvor.
Não tem muito tempo correu um filme pelos cinemas do mundo inteiro em que agentes do mossad matavam palestinos espalhados pela terra.
Outro dia mesmo um comando israelense que invadiu um país árabe com passaporte falso e entrou em um hotel travestido de turista e matou um militante palestino.
Isso é terrorismo.
Se eu fosse enveredar por esse caminho, tomaria o blog inteiro.
Massaranduba,
Ação do tipo que você cita, que atingiu marinheiros norte-americanos, não é ação terrorista. É legítima ação de resistência a tropas estrangeiras e no próprio Líbano.
Não adianta puxar a coisa nesa direção porque a coisa assim não anda.
Dizer isso é o mesmo que repetir o que os nazistas diziam dos maquis ou dos partizans ou dos judeus que se revoltaram muíto justamente contra a opressão, a ocupação e a violência estrangeira.
Esses grupos acusados de “terroristas” pelo nazismo contribuiram – e muito – para que o massacre de judeus não fosse maior do que foi.
Hesbolah é um movimento de resistencia ao terrorismo. Eu nunca li insanidade maior. Acho que nem eles pensam deste jeito. Deveriam contratar um novo assessor de marketing. Ele está no Brasil, precisa muita imaginação para falar isso, e muita má fé também.
responder este comentário denunciar abusoCara Alceste, como o nosso amigo Farhat “A Cesar o que é de Cesar”
Esta semana a ONU concluiu que o Hezbollah participou na morte do Hariri. Acho q isso é um atentado terrorista, ou será que foi uma discussão de boteco??
responder este comentário denunciar abusoRicardo,
Eu só aceito que você indique uma decisão da ONU se você aceitar também aquelas em que Israel é denunciado, condenado.
Topa?
“Hesbolah é um movimento de resistencia ao terrorismo. Eu nunca li insanidade maior. Acho que nem eles pensam deste jeito. Deveriam contratar um novo assessor de marketing. Ele está no Brasil, precisa muita imaginação para falar isso, e muita má fé também”
José Antônio, se você pensa assim, pensa também que a resistência francesa contra a Alemanha Nazista eram terroristas! Não é?
responder este comentário denunciar abusoO jornal Al arabiya lançou uma enquete, que mostrou resultados interessantes. A enquete perguntava:
Você acompanha o processo de Paz no Oriente Médio?
Resultado:
Data do referendo 2010/08/07 | Total de Votos 8844
Mostraram interesse. 10% | 919
Acompanham a evolução. 19% | 1688
Não se interessam pelo assunto. 71% | 6237
O colunista árabe do Asharq al-Awsat, Saleh Qallab, mostrou-se chateado pelo resultado. Escreveu Qallab em seu artigo, “a Palestina não é prioridade para os árabes?” Ele chama de “resultados surpreendentes e frustrante”, e classifica como “um desenvolvimento perigoso”. Ele também diz que o apoio árabe diminiuiu principalmente com a chegada do Hamas ao poder.
Para quem quiser ler em árabe
O ghost writer caprichou.
responder este comentário denunciar abusoEm qual edição da MArie Claire saiu isso?
responder este comentário denunciar abusoOs palestinos estão desesperados atrás de uma desculpa qualquer para fugir a proposta de diálogo direto que Israel esta fazendo. Mais um pouco vão alegar que só estarão prontos depois que a seleção da Palestina vencer uma copa do mundo em casa.
.
Enquanto isso aquele pústula do Celso Amorim teve negado o seu pedido de entrada em Gaza. O Brasil não tem o menor pudor de posar lado a lado com os ditadores e terroristas do mundo. Pelo menos a foto do calhorda junto com o Hamas, essa ele não leva.
.
Marcus e demais: Israel SEMPRE sofreu isolamento do mundo. Talvez seja justamente por isso que aquela tripa de paisinho de 62 anos e sem uma gota de petróleo sequer, seja a MAIOR potencia do Oriente Médio.
Henrique,
Não é só o Lula que poisa com ditadores.
Quantos chefes de stado abraçaram, beijaram, pousaram lado a lado e frequentaram as alcovas de Shamir e Begin?
Poucos no mundo foram tão terrorista, de papel passado e carteirinha, quanto esses dois.
E não estou nem falando dos que praticam terrorismo de estado. Ai não sobrava ninguém nos diferentes governos israelenses. No mínimo, são cúmplices.
Alceste vc. tem fixação por Begin e Shamir, eles foram terroristas, mas contra os ingleses que dominavam o território. Por incrivel que pareça os árabes defendiam os ingleses que ocupavam a sua terra, que devia ser compartilhada com os judeus.
responder este comentário denunciar abusoJose Antonio, completa dizendo que foi contra os soldados ingleses, senão o Alceste vai achar que as vitimas foram as pobres donzelas vitorianas.
responder este comentário denunciar abusoHenriqueS, eu, pessoalmente, não sou a favor dos palestinos terem uma conversa direta com israel hoje. Se você se interessar por um diálogo claro eu poderia te explicar o porque. Mas você teria que ouvir e entender… ter um pouco de empatia sabe?
responder este comentário denunciar abusoVoce é curador de algum museu Alceste? Não se interessa nem um pouquinho pelos terroristas do presente?
responder este comentário denunciar abusoHenriqueS,
Os palestinos não têm como negociar. A Liga dos Estados Árabes tem uma proposta de paz, em nome dos palestinos e dos demais 21 estados árabes, que foi entregue ao governo sionista e está até hoje sem resposta.
HenriqueS,
Se contra soldado pode, não há por quê condenar o Hezbollah.
E me diga: qual era a patente militar do Conde Bernardote, da família real sueca, assassinado pelos terroristas Shamir e Begin em Tel Aviv, meses depois que Israel proclamara-se unilateralmenmte independente?
E você Mário, acha que se constrói o presente sem olhar o passado? Aliás, Mário, é o que os sionistas mais fazem: holocausto, império romano e que tais. Recorda? Os atentados terroristas perpetrados por sionistas começaram nem tem um século. Para a história, está ali do lado no tempo. Mas se prolongam até o presente.
responder este comentário denunciar abuso“HenriqueS, eu, pessoalmente, não sou a favor dos palestinos terem uma conversa direta com israel hoje. Se você se interessar por um diálogo claro eu poderia te explicar o porque. Mas você teria que ouvir e entender… ter um pouco de empatia sabe?”
Ali, eu topo o desafio, aceito ouvir e entender, mas adianto que acho a conversa direta a melhor, se não for a única, tentativa possível.
Alceste,
Cansei de responder a suas perguntas sem ser correspondido. Nada pessoal, mas é que não faz sentido. Só continuarei a dialogar, o que sempre fiz, quando voce disser se é a favor ou não da existência de Israel. Para começar está bom, existem outras dúvidas que voce se recusa sistematicamente a esclarecer.
.
Concordo com vc HenriqueS,
“Os palestinos estão desesperados atrás de uma desculpa qualquer para fugir a proposta de diálogo direto que Israel esta fazendo. Mais um pouco vão alegar que só estarão prontos depois que a seleção da Palestina vencer uma copa do mundo em casa.”
É, e alguns deles já começaram a dar sinais que não querem negociar com Israel. Esta manhã lançaram um míssel Grad sobre Ashkelon e mais dois morteiros foram lançados contra o Neguev.
Leiam:
http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-3927415,00.html
…aliás, se começarem as negociações diretas, poderá chover Grads e Katyushas contra o Sul de Israel.
Como eu moro a poucos kms de Gaza, já vou preparar o meu shelter, pois caso a sirene toque tenho 45 segundos para me proteger.
Mário,
Copmo você não tem argumento, inventa que não vai me responder.,para logo abaixo tenbntar responder e efetivar uma ofensa.
A Turquia está na capa da Newsweek essa semana…
Aqui muito se falou da amistosa convivencia muçulmana com os judeus, então vejamos o que aconteceu em Alepo – Síria
Os confrontos entre os judeus e a população muçulmana eclodiram de maneira mais violenta ao longo da década de 1940. Em 1946, após a Síria ter conquistado sua independência, o novo governo proibiu a emigração judaica para a então Palestina e iniciou-se um boicotes a emprendimentos judaicos.
Quando a Partilha da Palestina foi declarada pela Nações Unidas, em 29 de novembro de 1947, uma multidão enfurecida invadiu a Grande Sinagoga de Alepo, destruindo objetos religiosos e queimando livros sagrados, além de espancar dois idosos que lá estudavam. Os conflitos intensificaram-se, no entanto, após a Partilha.
Em Alepo, cerca de 150 residências, 50 lojas, todas as 18 sinagogas, cinco escolas, um orfanato e um centro de juventude foram totalmente destruídos. Os prejuízos foram avaliados em US$ 2.5 milhões.
Milhares de pessoas fugiram para Israel, o Líbano e para a Turquia e, dos 18 mil judeus que habitavam a cidade em meados de 1930, restaram apenas quatro mil no início da década de 1950. As perseguições e discriminações tornaram-se cada vez mais comuns e, apesar da proibição de deixar a Síria, as lideranças organizaram-se para facilitar a partida de vários membros da comunidade. A situação piorou após a criação do Estado de Israel, em 1948.
O governo sírio passou a intensificar as perseguições. Os judeus que tentassem fugir podiam ser executados ou condenados à prisão perpétua em regime de trabalhos forçados, se capturados. Os judeus foram proibidos de trabalhar em bancos ou em órgãos do governo, não podiam possuir telefone nem qualquer outro tipo de propriedade. Não podiam ter carteira de motorista. Suas contas bancárias foram congeladas, escolas judaicas fechadas e entregues a muçulmanos, A estrada do novo aereoporto foi construída em Damasco sobre um cemitério judaico.
Atualmente, apenas um número insignificante de judeus vive em Alepo, organizados em torno de algumas atividades comunitárias. Há uma escola judaica de primeiro grau dirigida por um muçulmano e supervisionada pelo governo. A maioria das professoras é judia, e o ensino da religião judaica é permitido, não ocorrendo o mesmo com o hebraico. O comércio e a ourivesaria ainda são as principais atividades profissionais dos judeus remanescentes em Alepo.
Fonte: Stillman, Normal A., The Jews of Arab Lands in Modern Times
Belo relato Jose Antonio.
COnfirma a violencia da ditadura sanguinaria siria.
Um verdadeiro genocidio contra seu proprio povo!
Da’ ate’ medo d evisitar a siria, pais sem lei e sem recursos. O que impedira a “justica” siria me jogar na cadeia simplesmente por nao gostarem de mim? Nada!
Ditadura e’ assim, secular ou nao.
Toda ditadura e’ sempr eum lixo.
Que idiotice; a tal ditadura à qual se refere o colega não existia à época do relato que precisa ser averiguado pois parece vir da mesma fonte que escreve as internvenções de alguns neste blog.
responder este comentário denunciar abusoGustavo,
fui chamado de idiota.
por favor retire o comentario deste idiota que me chamou de idiota.
Dr. Massaranduba,
A idiotice do idiota que o chamou de idiota é o menor dos seus defeitos, acredite.
Ser chamado de idiota por ele é um elogio, acredite também. Remember Rui Barbosa
A resposta não foi enviada a ele, e no texto fica claro que o substantivo está relacionado ao comentário de outra pessoa, mas tem gente que acha pelo em ovo e sai gritando…
Que tal reler o comentário com calma? Esta reação só mostra que não soube ler direito.
responder este comentário denunciar abusoHa, Antioqui.. um belo lugar, um dos maiores chawarmas que já comi, e um belo Suq tambem (mercadão).
Visitei Antakia (Antioquia para os Sírios) em 2008… mas poucos sírios falavam que era território ocupado.. na verdade repartido antes da independencia síria, certo gustavo?
Acho difícil ver a imagem de assad sem nasrallah e ahmadinejah como foco principal por um tempo, mas ele sempre conversa com todos da região… até mesmo com israel antes de dezembro de 2008…
E sobre a Turquia.. realmente os visitantes estão crescendo.. cidades sírias muito próximas (como Latakai, e um pouco mais distante Tartous) estão recebendo mais visitas… e acho que é bom para os dois, pois, por experiencia própria, o povo sírio é muito mais receptivo que o povo turco (pelo menos de antioquia…)
A palestina também foi repartida antes da independencia. Parece que os turcos podem tomar a vontade. Claro que é território sírio usurpado.
responder este comentário denunciar abusoAntioquia foi tomada da Síria pelos franceses e dada de presente à Turquia para que esta não entrasse na guerra ao lado da Alemanha e os sírios nem foram consultados e nem tampouco os antioquinos.
responder este comentário denunciar abusoAli,
O cas de Antioquia foi exatamente igual ao da Palestina: as potências mandatárias deram a terra que não lhes pertencia a outros que não tinham direito sobre a ela, sem consultar a seus legítimos donos.
Os judeus vivem no Oriente Médio, Norte da África e na região do Golfo há vários séculos. Houve uma presença ininterrupta de grandes comunidades judaicas no Oriente Médio desde os tempos remotos, mais de 2.500 anos antes do nascimento dos estados árabes modernos. Veja a época em que algumas delas surgiram:
Iraque – século 6 a .C.
Líbia – século 3 a .C.
Iêmen – século 3 a .C.
Líbano – século 1 a .C.
Síria – século 1 a .C.
Marrocos – século 1 d.C.
Argélia – séculos 1 e 2 d.C.
Tunísia – século 2 d.C.
Após a conquista da região pelos muçulmanos, sob o domínio islâmico os judeus passaram a ser considerados cidadãos de segunda classe, mas a eles eram permitidas, durante um determinado período, oportunidades religiosas, educacionais, profissionais e empresariais limitadas.
Isso mudou no século 20, quando ocorreu um padrão de perseguição consistente e difundido e violações em massa dos direitos humanos das minorias judaicas em países árabes. Decretos e legislações oficiais aprovados pelos regimes árabes negaram direitos humanos e civis aos judeus e às outras minorias; suas propriedades foram desapropriadas; eles foram privados de sua cidadania e de seu sustento. Os judeus eram frequentemente vítimas de assassinato, prisões e detenções arbitrárias, tortura e expulsões.
Com a declaração do Estado de Israel em 1948, o status dos judeus nos países árabes piorou drasticamente à medida que muitos países árabes declararam ou apoiaram guerra contra Israel. Os judeus foram, então, expulsos dos países onde residiam há anos e tornaram-se reféns políticos dominados do conflito árabe-israelense.
Os direitos e a segurança dos judeus residentes em países árabes passaram a ser atacados física e legalmente pelos governos e pela população de um modo geral. . No Iraque, o “sionismo” tornou-se um crime capital. Mais de 70 judeus foram assassinados por bombas na região judaica do Cairo, no Egito. Após os franceses terem desocupado a Argélia, as autoridades emitiram uma variedade de decretos anti-judeus que induziram os quase 160 mil judeus a fugirem prontamente do país. Após a Resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas sobre o Plano de Partilha, em 1947, amotinadores muçulmanos deram início a perseguições sanguinárias em Áden e Iêmen que acabaram causando a morte de 82 judeus. Em diversos países os judeus foram expulsos ou tiveram sua cidadania revogada (como, por exemplo, na Líbia). Inúmeros judeus fugiram de 10 países árabes. Eles se tornaram refugiados em uma região predominantemente hostil aos judeus.
As restrições sancionadas pelo estado, freqüentemente associadas à violência e repressão, forçaram um deslocamento em massa dos judeus. Resultado: mais de 850 mil judeus foram expulsos das terras que eles e seus ancestrais viviam há várias gerações
Muito boa aula.
Então como se pode escrever em retorno à terra em que sempre estiveram morando ou ligados por documentos históricos, os judeus da diáspora.
Dos 848.000 mil judeus que moravam nos países árabes em 1948, restavam apenas 7.800 em 2001
1948 2001
Libano 5.000 100
Síria 30.000 100
Libia 38.000 0
Yemen 55.000 200
Egito 75.000 100
Tunisia 105.000 1500
Iraque 135.000 100
Argélia 140.000 0
Marrocos 265.000 5700
Total 848.000 7800
Fonte: Site Justice for Jews
.
Um único ponto bastante simples de ser entendio é:
.
Não tivessem os judeus sido sistematicamente perseguidos por cristãos e muçulmanos não haveria sionismo e tampouco Israel, os judeus estariam por aí, mundo afora, entregues à vida cotidiana como todas as outras pessoas, ocorre que não foi assim e deu no que deu…
Perfeito Paulo. Israel só voltou a existir por isso.
responder este comentário denunciar abuso“Não tivessem os judeus sido sistematicamente perseguidos por cristãos e muçulmanos ”
Prepare-se Paulo, voce mexeu com um dos falsos dogmas dos anti-Israel. Impossível que voce nunca tenha lido aqui louvações a como os judeus eram bem tratados pelos “irmãos” muçulmanos.
Paulo
Para algun cristãos tem a ver com a cruificação de Jesus.
O vaticano que promoveu as perseguições assim como hoje os extremistas islâmicos promovem a perseguição a judeus e cristâos.
responder este comentário denunciar abusoGustavo,
Vc já ouviu falar na teoria do Iranian Oil Burse como o motivo da perseguição dos EUA pelo Iran?
http://www.energybulletin.net/node/12125
Procede o que está escrito neste artigo ou é teoria da conspiração?
felipe, francamente.
eu nunca ouvi falar nessa bolsa, mas ela estaria baseada no euro. veja o que aconteceu com o euro. voce diria que foi porque ira nao montou a tal bolsa ou porque os europeios gastaram mais do que podiam?
responder este comentário denunciar abusoComo dizia Tancredo Neves a politica é como nuvens,hora se vê uma coisa,outra hora tudo muda e se vê outra.Para Israel a morte de Mubarack que parece não estar tão distante é um grande ponto de interrogação.
Teria o filho dele o pulso de suceder o pai como Bashir sucedeu Hafez e na época até familiares de Assad foram deportados por supostos planos de golpe???Digo suceder seguindo a mesma politica,como Bashir de certa forma seguiu na Siria.
Quanto ao governo turco,não é mais um aliado de Israel,pois este Erdrogan conhecia e incentivou fundamentalistas das embarcaçôens que foram a Gaza,num problema que não tinha nada a ver com a Turquia,como o problema curdo nada tem haver com Israel.Erdrogan se usou de um pretexto para poder quebrar as relaçõens com Israel.A Turquia suspendeu exercicios militares com Israel,esta mostrando que nunca será mediador de nada sério entre Israel e Siria se um dia acontecer algo.Para Israel só os USA pode ser “mediador fiador” de qualquer acordo,como Carter foi entre Beguin e Sadat.O resto é o resto,são apenas cafézinhos comerciais e relaçõens publicas.
Vamos ver se o governo iraniano vai cair ou afrouxar com as sançôens em um ano.
Gustavo,
Brasil e Turquia tomaram o caminho da negociação com o Irã e estavam certo; tanto é que o noticiário das últimas horas indica que os Estados Unidos seguirão o mesmo caminho e vão seguir a via diplomática. Pode até ser um balão de ensaio, mas tudo indica que não é. Não é porque tudo começou com a aproximação da Arábia Saudita da Síria. Esta exerceu a sua influência junto ao Hizbullah e ao Hamas, entre árabes, e cumpriu uma missão junto ao Irã. Enquanto isto, a Arábia Saudita ditava o caminho a seguir por Saad Hariri, no Líbano. Quer ver mais uma coisa, a defesa do sul do Líbano está sendo exercida conjuntamente pela Resistência e o Exército libanês.
Discordo que o Irã tenha sido derrotado e o maior sinal é que os Estados Unidos estão prestes a seguir o caminho diplomático. Quem sai arrasado de tudo isto é o estado sionista, com suas intenções belicosas, enquanto ‘o patrão’ segue o caminho da negociação. Só lhe restam a rebeldia e cumprir o plano revelado pelo subchefe do estado maior de suas forças armadas. O resultado vai ser o pior possível: derrota e isolamento.
Para nós brasileiros é muito satisfatório ver o Brasil acertando e, junto com a Turquia, exercendo um papel que as grandes potências não souberam empreender.
quanta forca para sonhar em voz alta.
o lula quer agora mediar colombia-venezuela. o uribe ja mandou o lula para aquele lugar. merecidamente.
o lula quer mediar argentina-uruguai. nao o fez quando era o momento certo e ambas partes em conflito perceberam isto. acharam agora mais sabio mandar ele para aquele lugar e se acertar soazinhos o que estao fazendo.
sonhos de uma noite de inverno.
responder este comentário denunciar abusoUma no cravo…muitas na ferradura!
responder este comentário denunciar abusocarlos 3m e dr. Massaranduba,
Milhões votarão em Dilma por causa dos bolsas-qualquer-coisa. Outros defendem as barbaridades de nossa “política” (?) exterior por motivos muito parecidos, certamente mais “substanciosos”.
O Gustavo poderia nos ajudar a esclarecer, mas tenho certeza de que jornalistas são obrigados a divulgar possiveis conflitos de interesse quando emitem suas opiniões.
Estou a disposição para deixar mais claro ainda o que estou dizendo, mas adianto que
caso alguém esteja a serviço de algum orgão governamental, deve deixar isto claro ao elogia-lo. Isto se aplica, obviamente, a quem não tem nada a esconder.
Muito bem José FARHAT, isto é verdade, não há dúvidas que o nosso presidente está fazendo a coisa certa. As pessoas contrárias são políticas, dariam valor e muito valor se este ato fosse feito por José Serra ou FHC…se FHC tivesse tido metade do êxito que Lula teve em política externa ele hoje seria um Deus aí no Brasil. Infelizmente não dão valor ao Lula por puro preconceito, preconceito por ser um nordestinho, semi-analfaberto e ser do povão, ele está dando uma aula de política interna e externa.
responder este comentário denunciar abuso****”..os turcos sao na verdade rivais dos iranianos. E isso e uma boa noticia.”*** – Para quem tem pasaporte dos EUA e boa ideia, mas para brasileiro nao e boa nem rium: O Brasil ainda nao esta ligada a OTAN ! Deixe acreditar nas teorias de Tom Friedman!
Já que hoje estou a fim de desmascarar mentiras e massacres vamos a mais um.
O massacre de Sabra e Chatila revela uma cruel realidade, os palestinos jamais foram bem recebidos no Líbano, diferentemente dos armênios e outros refugiados. É verdade que os comandos palestinos que fugiram da Jordânia, após o massacre de Setembro Negro, em 1970, tiveram um comportamento lamentável, uma mistura de arrogância com ressentimento, gerando ódio dos xiitas, que foi capitalizado pelos israelenses em 1982. Os palestinos usaram o sul do Líbano, região de maioria xiita, como rampa de ataque a Israel, que retaliava com ferocidade. Os xiitas ficavam prensados entre Israel e OLP, mas eram massacrados pelos ferozes ataques e pelas invasões israelenses. Com a eclosão da Guerra Civil Libanesa (1975-90), a milíicia xiita, AMAL, e a OLP (Organização para a Libertação da Palestina) entraram em choque. A guerra entre xiitas e palestinos promoveu cenas dantescas como a prática de canibalismo entre os palestinos durante o cerco do AMAL ao campo de refugiados de Burj al-Burajneh, em fevereiro de 1987. A OLP fizera sua estréia na Guerra Civil do Líbano, assassinando centenas de crianças, mulheres e idosos, pelo simples fato de serem cristãs, em Damour, balneário ao sul de Beirute, como resposta ao massacre de 1500 palestinos em Karantina, dois dias antes, pelos falangistas cristãos, liderados pelos Gemayel, em janeiro de 1976. Nenhum dos dois massacres mereceu maiores considerações da opinião pública mundial. Em maio de 1976, Síria invadiria o Líbano em favor dos falangistas e impedir que os cristãos fossem exterminados, o que poderia favorecer uma invasão israelense. Síria e Israel promoveram um bloqueio naval em conjunto ao Líbano, impedindo que os palestinos e os “progressistas” libaneses recebessem armas do Chipre. Com isto, os falangistas vergaram a resistência palestina nos campos de Tal al-Za’atar, em agosto de 1976. Mais de 3500 palestinos foram exterminados, entre homens, idosos, mulheres e crianças. Abria-se o caminho para o Massacre de Sabra e Chatila, seis anos mais tarde.
“Já que hoje estou a fim de desmascarar mentiras e massacres vamos a mais um”
Então terá que ser desmascarado!
responder este comentário denunciar abuso“Nenhum dos dois massacres mereceu maiores considerações da opinião pública mundial.”
Ora Jose Antonio, esses massacres nao tiveram nenhuma participacao de israelenses. Entao que interesse o mundo teria?
responder este comentário denunciar abusoDesde a época do patriarca Abraão os judeus e árabes estão em conflito. Isso tem quanto, 3000 anos?
Imagine GP, segundo muitos aqui os judeus eram excelentemente bem tratados pelos muçulmanos. Claro que a verdade está do seu lado, mas isto não importa, não é mesmo?
responder este comentário denunciar abusoGP,
Detalhe que até onde me lembro, os árabes e judeus são filhos de Abraão.
De um lado Isaque e do outro Ismael.
GP,
a história se confude com a história da civilização .
Por isto estamos onde estamos? Cada um por si, esperando o Salvador chegar.
Para quem nâo se acha antissemita, veja o que é antissemitismo; Em um site alguém perguntou por que Hitler perseguia os judeus. Vejam a resposta.
O fato dos EUA terem interferido nesta guerra e ter feito Hitler lutar em 2 frente simultaneamente foi o motivo. Antes os judeus estavam sendo remanejados p/ a Polônia, então tiveram que ficar em solo alemão, faltou comida p/ todos os prisioneiros, ◘parece que os judeus negaram vender comida p/ a Alemanha, sem falar que os aliados bombardearam os campos cheios de prisioneiros e mataram todos.
Os arianos não são racista, eu sou ariana, nasci em Iran e todos os hindus, afegãos e iranianos são arianos.
◘ “Usando sua nova política atéia de exílio, eles [os Sionistas] provocaram e aumentaram o anti-semitismo na Europa que levou à Segunda Guerra Mundial… O boicote mundial contra a Alemanha em 1933 e a posterior declaração aberta de guerra contra a Alemanha iniciados pels líderes sionistas e pelo Congresso Mundial Judaico enfureceram Hitler, que assim ameaçou destruir os judeus…”
Os erros são por conta de quem respondeu.
Esta resposta parece comentário de muitos aqui.
Respondendo a pergunta de alguns leitores, não há genocídio nos territórios palestinos. Atualmente, na minha avaliação, existe genocídios em andamento no Iraque, Sudão e Congo
“não há” e nunca houve
responder este comentário denunciar abusoIsso é a sua opinião, Chacra. Eu penso completamente diferente. Não estou comparando intensidade, mas o princípio é o mesmo.
Outra coisa, Chacra: o Mário não pode me chamar de mentiroso, e você censurar a minha resposta. Deveria ter feito com a dele também então. Não é justo.
Gustavo,
Juro que não queria estar na sua posição, e nem me sinto no direito de cobra-lo, mas ainda acho que voce deveria cobrar, nominalmente, os que divulgam esta mentira escandalosa.
Alceste,
Reafirmo que voce mente, repetidamente, mas é facílimo provar que eu estou errado, basta definir o que é holocausto, genocidio e terrorismo. Assim teremo parâmetros OBJETIVOS para julgar o que é e o que não é. Aceita?
Gustavo, tem gente que não se emenda nunca, não adianta, o ódio cega as idéias. Aliás nem sei porque do tal ódio. Será que não pagou as prestações das Casas Bahia e foi parar no SPC. Só pode ser.
responder este comentário denunciar abusoSó faltava esta, genocídio ser questão de opinião!
responder este comentário denunciar abusoGustavo,
Há sim genocídio na Palestina. Não é necessário que haja “extermínio deliberado, parcial ou total, de uma comunidade, grupo étnico, racial ou religioso” como disse meu conterrâneo Antônio Houaiss, para que o crime de genocídio ocorra. Minha família e inúmeras outras vizinhas são vítimas de genocídio com a supressão total de suas aldeias na Palestina se contarmos apenas as sete comunidades cedidas pela França à Grã Bretanha que ficaram além da fronteira libanesa e foram destruídas pelos sionistas, assim como cerca de outras duzentas (ver declarações de Moshe Dayan a respeito).
A “submissão de um determinado grupo étnico [caso dos palestinos em Gaza e na Cisjordânia] a condições insuportáveis de vida” (idem), a manutenção de milhares de palestinos em cárcere sem formalização de acusação, sem direito a assistência de advogado, e julgamento justo também o é.
Sujeitar a população palestina, em sua terra, à passagem por postos de vigilância (na verdade antros de humilhação), não deixa de ser.
Isto entre muitas outras facetas do mesmo crime cometidas diuturnamente. Este crime não é necessariamente caracterizado quando cometido contra uma comunidade inteira, como dos assírios em Samile, dos armênios em sua terra e dos judeus e outros na Alemanha, basta ser cometido contra uma única pessoa.
Estas são apenas algumas notas a respeito do assunto e, quem quiser se aprofundar, deve estudar a Convenção sobre a Prevenção e a Punição do Crime de Genocídio aprovado e proposta pela Assembléia Geral das Nações Unidas pela resolução 260 A (III) de 09/12/1948 ou, ainda, a Lei [brasileira] nº 2.889, de 01/10/1956 que define e pune o crime de genocídio. Quem assim fizer verá que na Palestina o genocídio é cometido todos os dias.
Uma observação à margem: vejam que a AG da ONU aprovou e propôs e não impôs por não ter esta atribuição. Esta observação vale para outra resolução da AG com base na qual se alega que a ONU dividiu a Palestina, ela apenas aprovou a resolução e propôs.
responder este comentário denunciar abusoDizer que há genocídio em Gaza é MENTIRA SIM!
Eu acho que certas pessoas poderiam pegar o dicionário Aurélio e ver a definição de genocídio antes de ficar dizendo besteira.
Chacra, vc disse que acha que há:
“Genocídio em andamento no Iraque , Sudão e Congo”….e os curdos? Não seria um genocídio silencioso em andamento?
Li recentemente que os sírios e os turcos atacaram os curdos (dia 17 de julho), e deixaram cerca de 300 mortos e mais de mil feridos.
Leia:
http://www.debka.com/article/8916/
Cade a imprensa para denunciar este ataque? Ah, é verdade! Não há liberdade de imprensa lá!
responder este comentário denunciar abusoGustavo, seria muito bom um tópico sobre Gaza, um local que tem lojas, shopping (o novo), hospitais, hotel, escolas, para mostrar que a situação da população em Gaza.
Falar em genocídio é absurdo.
Existe uma disputa, sim, mas nâo por Gaza, afinal Israel já desocupou Gaza e somente voltou porque o Hamas continuou atacando com bombas e foquetes.
O bloqueio é uma forma de conter os grupos exaltados, na maioria das vezes compostos por jovens menores de 18 anos e manipulados pelos radicais islâmicos do Hamas que querem o fim de Israel.
No final, quem leva a pior: os jovens, as crianças e as mulheres. Homem parece que gosta de guerra. Dá para ver aqui por aqui, se não vâo ao front se atacam a palavradas.
Paulo Amorim,
Leia o meu comentário a respeito, é instrutivo.
Ainda bem que é na sua opinião, pois para o povo que está sendo extinto e os que comentam isentos de credo, raça, nacionalidade e subserviência a empregabilidade as coisas estão mais claras. Centenas ou milhares de mortos por ano sem defesa de nenhum país ou organização não é genocídeo?! Vejamos então o que diz o Dicionário Aurélio: “Crime contra a humanidade, que consiste em, com o intuito de destruir, total ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, cometer contra ele qualquer dos atos seguintes: matar membros seus; causar-lhes grave lesão à integridade física ou mental; submeter o grupo a condições de vida capazes de o destruir fisicamente, no todo ou em parte; adotar medidas que visem a evitar nascimentos no seio do grupo; realizar a transferência forçada de crianças dum grupo para outro” E agora Gustavo! há ou não há? Boa noite.
responder este comentário denunciar abusoO genocídio não é meramente uma questão de opinião, mas considerar uma ação como genocida é questão de opinião, sim. Há genocídios que são rápidos ou se tornam rápidos. O genocídio do povo judeu pelo nazismo foi mais rápido ou mais lento de acordo com a época e o momento, mas era genocídio o tempo todo.
Israel optou pelo genocídio povo palestino, mas de forma lenta, gradual e efetiva, quando percebeu que os palestinos não se entregariam. É por essa exata razão – a da resistência palestina – que o genocídio não irá se consumar.
Em tempo: não tem muito tempo que um certo senhor disse que não iria mais responder aos meus posts. Nem isso cumpriu.
“o massacre dos judeus pelos alemães nazistas foi resolvido com as verbas do Tesouro alemão ”
Claro que não foi. Este crime nunca será “resolvido” e nem poderia, mas é perfeitamente compreensível esta barbaridade ser proferida por quem passaria a apoiar Israel sem pestanejar caso lhe fosse devolvido um terreninho, de preferência acrescido de uma compensaçãozinha.
É muito comum julgar os outros por nós mesmos
Infelizmente, diversos leitores passaram a se atacar neste post. A culpa é minha, pois fui deixando passar alguns na hora do fechamento da edição impressa do jornal, quando não pude ler com atenção. Por este motivo, gostaria de pedir que os leitores que se sentiram agredidos digam a hora e o nome do comentarista que fez o comentário. Eu irei apagar, independentemente do caso. Em segundo lugar, por favor, a partir de agora, evitem atacar os outros leitores. Caso contrário, não irei publicar
Caro Chacra,
Depois de lerem o post da cebola com chocolate, a galera do blog ta com indigestão e estão botando tudo de ruim pra fora!!!!!
Isso é terapia de grupo……ou reunião de condomínio??
abrass
Ricardo
É Gustavo até entendo que vc tenha seus afazeres…mas desculpe a sinceridade…quando entrei nesse blog e vi um monte de ataques contra judeus e vc não fez nada, sendo que diversas vezes reclamei com vc, isso deu abertura para que os judeus senti-se no direito de revidar tais ataques que ainda continuam por parte de muitos que não sabem diferenciar Israel da comunidade judaica em geral. Gente que faz ataques desleal citando “O estado judeu racista” com a clara intensão de atingir a todos os judeus.
Vc deixou a coisa caminhar de um jeito que eu como judeu não aceito mais nenhum tipo de provocação, seja ela direta ou indireta. Debates adultos partem através do respeito…por mais ódio que a pessoa possa ter de Israel chegar aqui e escrever tolices me dá o direito de revidar no mesmo tom quando o moderador não toma providencias.
Da minha parte irei colaborar com vc e a cada post que eu lêr e analisar conteudo anti-semita, anti-judaico vou lhe avisar e espero que vc tome as devidas providencias…senão voltarei ao mesmo estilo.
responder este comentário denunciar abusoMuito bem, Gustavo.
Nâo esqueça, que vc tem leitores que nâo sâo judeus ou árabes.
Eu aprendo com os seus textos e relatos mil sobre todos os assuntos, que como jornalista vc descobre em suas viagens (leituras, viagens mesmo e viagens deslocamento) e acho uma falta de respeitos estes ataques pessoais, e inclusive a sua pessoa, que de acordo com a pedra do leitor é tratado como pró árabe, pró judeu, pró norte americano, pró maradona pró etc.
Como dono do blog, acho que vc deveria banir todos os comentários que chamam o outro de “mentiroso”, esta palavra já denota que o comentarista nâo tem argumento e nem estilo.
.
_______________________
.
Entreouvindo comentaristas
.
_______________________
.
- Poxa, diversos leitores passaram a se atacar!
- Já pensou quando sair o post que Hariri acusa Assad de ter matado seu pai?
- Mas o blogueiro não já tomou as devidas providências?
- Tomou, mas não sei se estamos livres de ser agredidos com algum golpe baixo…
- E olhe que ainda nem rolou aquele post sobre o Kosovo, né?
.
____________________________________________________
.
O aeroporto Ben Gurion tem diariamente varios voos para a Turquia.(Empresas turcas e israelenses).O turismo entre os dois paises vai muito bem obrigado!, assim como os negocios.
E a flotilha??? ora ora, ja virou coisa do passado, obvio. Erdogan ja fez sua propaganda,agora aos negocios!
Gustavo,o que e importante,repito pra nos Israelenses,e o dia a dia,o que vai
acontecer ou deixar de acontecer nao importa agora.Israel segue desemvolvendo
suas Industrias,Escolas,Negocios com o Exterior e a Economia vai muito bem
obrigado.Ha gente aqui que nunca esteve em Israel e fala como se tivesse alto
conhecimento,pois parece que Israel e so GAZA,e isto e inadmissivel,pois somos
um pais prospero e de primeiro mundo,muito diferente de outros paises da
America do Sul.Os blogueiros aqui so falam em historia sem ver o nosso presente
e comparar com os paises arabes,pois e,ai esta a diferenca…………………..Chama-se dor de Cotovelo.
Guga Excepcional.. olhe esta noticia veiculada agora pouco
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/774911-sirios-e-sauditas-prometem-cooperacao-para-estabilizar-libano.shtml
Interessantissimo e toca em um ponto comentado agora a pouco. Assad é genial. Está convidando o rei Abdulah (genial politicamente, arabia saudia sucks). Está indo para Beirute segurar as rédeas do governo, alfinetou os Estados Unidos, tranquilizou Hariri, tranquilizou o Hezbollah, aumentou as relações com os sauditas e ainda vai sair com apoio do Irã e dos libaneses.. uma tacada genial se tudo der certo.
Agora o que me vem a mente é o seguinte… os sauditas tem pouca iniciativa se não perguntam antes para os americanos.. seria essa uma atitude de iniciativa americana indiretamente?
Eis a dúvida que não me sai da cabeça
isto eh que eh ser “irmaos”:
E fichinha o que se viu por aqui de quando eu era RADICAL.eu hein?
Mas o que e isso Gustavo? Viva a democracia e a falta de educacao.
Nao da sua parte.Mas falar da familia,etc…..Isso eu nunca vi e muita baixeza.
E o pior que os ataques nao tem fundamento.Sao de graca.
[...] This post was mentioned on Twitter by Jefferson Nascimento and Brasileira da Silva, Inter Estadao. Inter Estadao said: No blog de @gugachacra: Turquia e Irã parecem aliados, mas são rivais (bom para Israel http://ow.ly/2iMva [...]
Cairam foguetes em Israel hoje.
.
Os antisemitas dirão: “Ah, mas tambem não matou ninguém ! ! !”
.
A questão não é se matou ou não matou, a questão é que os palestinos jogaram foguetes em Israel. Israel tem foguetes muito mais precisos e estaria no seu pleno direito de usá-los. E acho até que deveria usá-los imediatamente, na mesma hora.
.
REAÇÃO DESPROPORCIONAL é isso: Tomar foguetes e NÃO responder, como Israel esta fazendo hoje.
HenriqueS é que a vida de judeus não vale nada para os pseudo-pacifistas. Mesmo que os foguetes causase alguma morte de civis israelenses…seriam apenas alguns.
Já os palestinos quando morrem nas ações de Israel ai sim merecem ser falados etc, porque eles estão acima de todos.
Por isso que digo que muitos aqui são antissemitas enrustidos, não tem coragem de assumir isso porque são covardes.
Mas vamos esperar para a enxurrada de mensagens contra Israel após revidar os ataques.
responder este comentário denunciar abusoDa BBC:
Hamas bans lingerie displays in Gaza Strip
Scantily-clad mannequins and pictures of underwear models are to disappear from clothes shops in the Gaza Strip after officials announced new rules.
The Palestinian Islamist group Hamas, which controls Gaza, said that the new rules were to protect “public morality”.
The ruling comes two weeks after the organisation banned women from smoking water pipes.
Male hairdressers banned from women’s salons in Gaza
Hamas have been gradually tightening restrictions enforcing Islamic codes
The Palestinian Islamist movement Hamas has said it is to ban male hairdressers from working in salons where women get their hair styled.
Da Bloomberg: In October last year, women were forbidden from riding behind men on motor scooters.
Pergunto: é possível conviver com pessoas assim?
MarioS, sem contar com o assalto ao banco que o Hamas assaltou em Gaza no mes passado, que ninguém viu ou falou alguma coisa.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4527245-EI308,00.html
.
É esse tipo de gente que o Egito não quer ver nem pintado, e Israel é obrigado a tolerar os arroubos de valentia.
O Hamas quer islamizar os palestinos e a geração atual está perdida, por isto a restrição para os jovens, como a menina nâo poder andar na garupa de uma mogo.
mEveryone backs alcohol prohibition, Abu Hani said, and the motorcycle restriction is a safety issue.
Al-Astal, the Hamas legislator, said it wasn’t a coincidence that youth were the principal targets of the push.
“We are working on young people, the next generation, to be more correctly Islamic,” he said. The older generation “is lost.”
And as for motorcycles: “A girl has to hold onto a boy’s waist to ride in the back. Things can happen. You know what I mean,” he said.
responder este comentário denunciar abusoVale a pena reler o meu comentário de ontem 29/7/10 às 18:11 e comparar com as notícias das agências hoje: a reunião de cúpula árabe no Líbano à qual se juntará a Turquia e as declarações iranianas de disposição de negociação com a agência nuclear da ONU. Basta um pouco de perspicácia para concluir que o Rei Abdallah está lá também representando o governo dos Estados Unidos. Adivinhem quem sobrou.
Ue não entendi ainda porque meu ultimo post não foi atendido.
Joe, eu retirei os comentários em que havia ataques pessoais ou declarações anti-semitas. Nos citados por você, não havia ataques contra judeus. Mas, por favor, caso discorde de mim, envie uma explicação mais clara, citando as partes que considera ofensivas
responder este comentário denunciar abusoChacra,
Várias vezes sou agredido aqui e você não toma medidas contra quem me acusa e ainda corta as minhas defesas. Não é justo.
Gostaria que você me indicasse onde errei em relação às normas do blog para ser censurado.
Alceste, neste último post, houve muita confusão e eu decidi ser bem mais rigoroso. Entenda, cada lado diz uma coisa e começaram a partir para o lado pessoal
responder este comentário denunciar abusoEu pensava que Israel ia deixar barato o ataque totalmente injustificado contra uma cidade de civis feito hoje pelo Hamas mas não; me enganei. Tomara que a resposta tenha sido à altura, pra acabar com aquela encheção de saco dos babacas abusados. Chega dessa historia de ataque desproporcional; escreveu não leu, o pau comeu. Os palestinos usam misseis toscos e artesanais, sem mira. Os misseis israelenses são um pouco mais eficientes. Mas os palestinos sabem disso e mesmo assim assumem o risco daquilo que fazem. Que se danem.
Isso é o próprio fascismo. Esquece questões anteriores fundamentais: como a ocupação de território, roubo de terra alheia, muros, constantes agressões, expulsões e prisões ilegais. E quem age assim não tenhamos dúvida: é o estado sioniosta, a vergonha da civilização.
responder este comentário denunciar abusoSorry pessoal, meu teclado está com problema.
Chacra,
Acho que você tem todo o direito de fazê-lo, mas não pode deixar que me chamem de mentiroso sem que me dê direito de replicar. Várias vezes fui chamado de mentiroso, quando a questão colocada não era factual, que comportasse mentira, e sim uma forma de ver o mundo distinta de quem me atacou.
Eu gostaria o menos de saber onde menti.
De qualquer forma agradeço a atenão e a possibilidade de me expressar.
“Eu gostaria o menos de saber onde menti.”
Se é só este o problema Alceste, não precisa envolver o Gustavo. UMA das vezes foi em 29/07/2010 – 15:54
“Antes de Israel reconhecer o genocídio e o massacre dos armênios, terá de reconhecer o genocídio e o massacre que pratica diariamente contra os palestinos.
A mentira está em negrito. Se fizer questão posso apontar várias outras ocasiões.
“Eu gostaria o menos de saber onde menti.”
Se é só este o problema Alceste, não precisaria envolver o Gustavo. UMA das vezes foi em 29/07/2010 – 15:54
“Antes de Israel reconhecer o genocídio e o massacre dos armênios, terá de reconhecer o genocídio e o massacre que pratica diariamente contra os palestinos.
A mentira está em negrito. Se fizer questão posso apontar várias outras ocasiões, é só pedir.
Alceste, não se incomode tanto, eu ja fui chamada de mentirosa ate por elogiar uma ong, israelense que cuida dos menos afortunados de Israel. O cidadão disse que é mentira por que em Israel não tem menos afortunados.
O site da ong que parece ser seria, entra sempre que abre o site do Hareetz.
O outro reclamou ao tio Gustavo, dizendo: Gustavo o “idiota” do fulano me chamou de “idiota”. Ora se vc ja devolveu a ofensa esta pedindo retratação? Eu estou dando um tempo, de participar do blog por que ja estou enfadada do bate bola de ofensas. Discordar e discutir assuntos,e as vezes ate esquentar um pouco os animos é normal, mas o que tenho lido aqui não é isto.
Se nos temos que amar Israel então divulgem as boas coisas de Israel e mostrem
como vcs são pessoas boas. Não é tratando a todos com ironia, deboche e grosserias pessoais, que vamos enxergar o que Israel tem de bom.
Eu escrevi varias vezes que não sou antisemita ou anti qualquer coisa, mesmo por que o conheço do povo judeu não é isso que se mostra neste blog.
Blog para adultos, ou jardim da infancia
Gustavo meus respeitos!
responder este comentário denunciar abusoOlá Zainab,
Vc se lembra das perguntas que vc me fez no post “De Jerusalém a Pretória’( do dia 07 de julho)? Então, eu respondi. Dê uma olhada….
Até mais.
Porque o Sr. prof.Jose Farhat se refere a Israel como estado Sionista,e para
provocar? ou para dizer que ele nao reconhece Israel e isso?.
Exatamente como se faz nas “(ËSCOLAS”)em Gaza,os alunos aprendem na aula de geografia que aquele lugar ali e a Palestina
e nao Israel E que os judeus sao Maus.Ta bom assim ?
Entao eu pergunto,quem nao quer paz?
Não há julgamento de valores; a verdade é que não reconheço a entidade mencionada, como já disse várias vezes aqui e alhures, até que um estado palestino, viável sob todos os pontos de vista, seja estabelecido.
Esta atitude vale muito para mim; uns aprovam e outros não, mas a cáfila segue o seu caminho sem olhar para trás.
Fabio, vcs precisam definir com deve ser chamado Israel, se alguem chama de estado judeu fere os brios. Parece que vcs estão sempre cavando discordia.
Israel é ou não judeu sionista?
Por que vcs se ofendem tanto como se não gostassem de ser chamados de sionistas?
Fábio,
Quem diz que Israel é o estado judeu ou o estado sionistas são os próprios israelenses.
Zainab, por acaso o Irá é um estado arabe ? não ele é islamico porque sua politica é baseado nas leis do alcorão. Israel não é um estado judaico, é uma nação onde a maioria é de judeus, mas suas leis não ão baseadas na Torá e sim em leis laicas, portanto para pessoas inteligentes tal argumento já seria o suficiente.
Israel é apenas uma Nação e acabou. A questão é que os ataques que pessoas como vc fazem de Israel é claramente racista porque induz as pessoas a entenderem que o “estado judeu” é um estado criminoso, logo todo judeu é um criminoso. Essa linha muito pequena entre o racional e o irracional se mistura na cabeça dos ignorantes…que quando querem criticar uma ação de Israel legitima ou não, acaba juntando no balaio todos os judeus no mundo…e ai somos agreditos em qualquer lugar do mundo pelo simples fato de sermos judeus.
Talvez se os americanos logo após os atentados ao WTC tivesem afirmado categóricamente que os arabes explodiram as torres, vc entenderia o que digo, e pararia com esse discurso idiota de gente ignorante.
responder este comentário denunciar abusoISRAEL pode ser chamado de:
- Estado de Israel (Medinat Israel)
- Terra de Israel (Eretz Israel)
- Estado Judaico
- Nação Sionista
Escolha o que for melhor para vcs! As 4 quatro maneiras estão corretas… é que tem gente que não quer mencionar as duas primeiras (pois pensam que com isso estariam reconhecendo a soberania desta nação em “terra alheia”).Aliás os árabes amam chamar Israel de Regime Sionista (o que seria errado, aqui não é um Regime).
Um descendente de Abraão/Isaque pode ser chamado de:
- HEBREU (vem do nome Héber que foi ancestral de Abraão)
- ISRAELITA (descendente de Jacó que era neto de Abraão. Jacó recebeu um novo nome de Deus: Israel)
- JUDEU (antigamente judeu era somente uma pessoa descendente da Tribo de Judá, assim como havia os levitas, benjamitas,etc…descentendes das respectivas Tribos de Levi, Benjamin, etc…depois do exílio babilônico todos os descendentes de Jacó(ou seja, Israel) começaram a ser chamados de judeus)
- ISRAELENSE (somente quem possui a cidadania israelense, ou seja; judeu nascido em Israel; judeu que imigrou para Israel ou cidadãos de outros países que se casaram com judeus e adquiriram direito da cidadania).
- SIONISTA (judeu que anseia em voltar para Sião e que crê que este é o Lar do Povo Judeu)
-SEMITA (descendentes de Sem (filho de Noé). Na verdade este termo é utilizado de forma incorreta, pois árabes, judeus, enfim, os orientais são todos descendentes de Sem. Mas com o passar dos séculos o termo foi utilizado como sinônimo de judeu).
Zainab, vc perguntou:
“Por que vcs se ofendem tanto como se não gostassem de ser chamados de sionistas?”
A maioria dos judeus não vai se ofender se for chamado de sionista. Aliás, podem me chamar do que quiserem:hebreu,semita, judeu, israelita….inclusive sionista, pois sou um sionista ativo,convicto e feliz! Imigrei para Israel e tenho ajudado e incentivado a muitos amigos meus a retornarem. Aliás a Nefesh b’Nefesh anunciou que 1.000 judeus imigrarão para Israel nesta primeira semana de Agosto. Imagine a minha alegria!!! Sou sionista…
Hoje eu estava inspirado! abraço a todos do blog.
Shalom u Lehitraot! (A paz e até mais!)
Ah, já ia me esquecendo!
Um judeu nascido em Israel também pode ser chamado de:
- SABRA ( em hebraico: Tzabar). O sabra é um cacto que dá no deserto que é espinhudo por fora, mas dentro tem um líquido doce.
Assim são os judeus sabras, possuem espinhos mas são doces por dentro, ou seja, podem até parecerem rudes e grosseiros, mas por dentro há um bom coração.
bye.
responder este comentário denunciar abusoEsta historia de Turquia moderna e Europeia nao passa de um mito. Fora de Istambul,Ancara e os balnearios da costa frequentados em sua maioria por europeus,a maior parte daquele pais e pobre,atrasado e retrogado. Revisionistas e burocratas de Bruxelas com interesses comerciais na Turquia,teem dominado o debate nos ultimos 20 anos defendendo a inclusao daquele pais na Comunidade Europeia,mesmo que para isso tenham que distorcer fatos historicos,culturais e ate geograficos. Os Franceses estao certos: A Turquia nunca foi uma civilizacao europeia e nunca sera.
A represália lançada por Israel ontem contra Gaza, matou o quinto mais importante dirigente do Hamas daquela zona. Por sua vez o Hamas jura vingança pelo sangue derramado do “mártir” (rsrsrs).
.
Os caras são espertos mesmo, né?
Burrice é confundir alhos com bugalhos. Sou judeu e não isralense. O ataque foi da aviação israelense por questões de geo-politica e não por judeus contra islamicos por questões religiosas. A guerra no Oriente Médio mistura judeus e israelenses na cabeça de quem não sabe a diferença entre um melão e uma melancia, como muito bem exemplificado aqui pelo Sr. Zainab. Parabéns nobre senhor.
.
Outra coisa, o uso de avião aumenta a precisão do ataque, pois se fosse feito com misseis, como os palestinos fazem, a chance de atingir inocentes seria maior. Prova disso é que o morto é um pobre diabo dirigente do Hamas.
HenriqueS
Como diz o provérbio francês: verdade aqui mentira além dos Pirenéus. Quero dizer com isto que uns riem (como você com os seus rsrsrs) e outros choram. Os palestinos já choraram muito os seus mortos. Eu mesmo já chorei as minhas vítimas da agressão. Entendeu? Você já teve entes queridos massacrados e proriedades, aldeias inteiras, arrasadas? Se tivesse tido saberia.
Para os tapadócios e zumbetas que não entenderam, eu ri da conotação de “mártir” do morto, e não do morto em si, pois desse só sinto desprezo.
responder este comentário denunciar abusoGustavo,comentarios como este de Zainab dizendo que nos matamos por PRAZER
e um pouco demais voce nao acha?
So um Bruno da vida mata por prazer.Comentarios assim nao levam am nada,nao e?
Qual o horário?
responder este comentário denunciar abusoFabio,
Eu sou mulher.
Quando vc escreve interpretamos o que esta escrito e não sua intenção não expressada em palavras.
De qualquer forma seu comentário foi infame, se Lieberman ou outro detestável for assasinado
eu jamais faria um comentário igual ao seu.
Eu penso que a peor pessoa do mundo se estiver viva tem chance de se concertar.
E isto serve para qualquer bandido despresível, por isto não concordo com o deboche que se faça com a morte de alguém mesmo a dos que desprezamos.
Fabio eu tambem acho demais meu comentário, e realmente não leva a nada.
Mas escrevi de propósito, por que foram as unicas palavras que encontrei, à altura do seu pouco caso com uma vida humana, mesmo o seres viventes do Hamas ao menos em sua morte tem direito a respeito.
Ou so os israelenses tem esse direito?
Alceste ,eu sou Israelense e nosso pais chama-se ISRAEL,e nao estado Sionista
ou qualquer outra coisa,nao deturpe e nao se faca de nao entendido.Voce sabe muito bem do que estou falando.Nao somos um povo perdido por ai.Somos um PAIS de primeiro mundo.Alias Gustavo,porque voce nao publicou minha resposta
para o ZAINAB sobre judeus,sionismo e Israel e ao Prof Farhat sobre ISRAEL?
Nao fui agressivo.So explicativo.De verdade.Abandonei meu lado agressivo.
Você, Fábio, deve ser um dos poucos israelenses que n]ão gostre de que chame seu país de estado judeu. Eu não o identifico assim, mas há quem o faça e isso não é um erro. Nem é um erro chamá-lo estado sionista, porque muitos o apresentam assim.
responder este comentário denunciar abuso01/08/2010 – 13:34
Enviado por: Agamenon
Talvez se os americanos logo após os atentados ao WTC tivesem afirmado categóricamente que os arabes explodiram as torres, vc entenderia o que digo, e pararia com esse discurso idiota de gente ignorante.
Agamenon por favor me poupe das suas delicadezas. Você sempre pronto a ofensas.
Eu faço questão de não entender o que vc diz por que é melhor ser idiota do que ser estupida com alguem. Você esta sempre me chamando disso ou daquilo.
To me lixando para agressivos como vc.
De que paz vocês falam quando dizem em qualquer situação que Israel e ou os países do Oriente Médio “buscam a paz”?. Israel tem paz e muito confortável diga-se de passagem, todos os outros que se aplicam a menção também tem paz, a única excessão são os palestinos que jogam uma bomba caseira para defender sua existência e tem de volta dezenas de mísseis ultra potentes e destrutivos caindo no centro da faixa de gaza! Realmente não entendo, de que paz vocês falam?
Chacra,
Mais uma vez você me censurou e não me deixou responder a uma acusação infame de mentiroso.
Uma pena que tenha agido assim. Você dá o direito a que mne acusem e não me permite defesa.
Parece que eu não tenho argumento e que concoido com a agressão.
Não é justo.
Me agredem e você não me dá o direito de resposta.
O D-US DE ISRAEL,O POVO DE ISRAEL, A TORAH DE ISRAEL E A TERRA DE ISRAEL, SE CONFUDEM EM UM GIGANTESCO CORPO ESPIRITUAL, ACIMA DO TEMPO E DO ESPACO!!!!!!
E porque meu texto dizendo porque Israel não é Estado não foi publicado? Não ofendo ninguém nem nenhum grupo, apenas mostro por A+B que a comunidade internacional só aceita Israel devido ao jugo americano, somente.
Agora se este blog for estritamente para a defesa dos Judeus e de Israel, tem que avisar no título né?
chcra, comente o incidente do garoto palestino, cuja o pai foi preso porque estava
supostamente roubando agua do pais que supostamente e judeu.
gustavo. espreque o foi a atitude de soldados israelense, contra um lavrador, que supostamente teria roubado agua pelos os guais as invaçoes israelense, teve
como principios. um filho tirarado do seu pai brutalmente voce não acha que
tera conseguencias.
[...] Gustavo Chacra пишет: Gustavo, Vc já ouviu falar na teoria do Iranian Oil Burse como o motivo da perseguição dos EUA pelo Iran? http://www.energybulletin.net/node/12125. Procede o que está escrito neste artigo ou é teoria da conspiração? responder este comentário denunciar abuso ….. Da minha parte irei colaborar com vc e a cada post que eu lêr e analisar conteudo anti-semita, anti-judaico vou lhe avisar e espero que vc tome as devidas providencias…senão voltarei ao mesmo estilo. … [...]
2013
2012
2011
2010
2009
2008
Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.
Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.
Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastradoEm instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.
Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.