Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Caos na Líbia e no Iêmen não pode servir de exemplo resolver o caos na Síria

no twitter @gugachacra

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

Veja como funciona o novo sistema de comentários dos blogs do Estadão.com.br
Duas opções vêm sendo estudadas para resolver a crise na Síria. Na primeira, alguns pedem a estratégia usada na Líbia para derrubar Muamar Kadafi. Na segunda, a "solução iemenita" formulada para remover Abdullah Saleh do poder no Iêmen.

PUBLICIDADE

Caso o objetivo final seja apenas o fim do poder de um ditador, as duas alternativas foram um sucesso. Caso o objetivo seja a estabilidade e fim da violência, as duas alternativas foram um fracasso.

Na Líbia, a OTAN, usando a resolução 1.973 do Conselho de Segurança da ONU que estabelecia uma zona de exclusão aérea, implementou uma campanha de bombardeios e apoio a milícias que resultaram na captura e morte de Kadafi.

Hoje, menos de um ano depois, uma das milícias da então chamada oposição a Kadafi prendeu quatro membros do Tribunal Penal Internacional que estavam no país para negociar a entrega de um dos filhos do ex-ditador para julgamento em Haia. Os grupos armados também seguem lutando e alguns deles possuem relações com a Al Qaeda.

Além disso, o regime de Assad tem mais força militar do que o de Kadafi, a oposição síria não controla nenhuma porção do território, enquanto e da Kadafi tinha grande parte do país nas mãos, a geografia da Síria é bem mais complicada do que a Líbia e, por último, existem os problemas sectários - os líbios são quase integralmente sunitas; os sírios se dividem em uma colcha de retalhos religiosa

Publicidade

No Iêmen, Saleh foi convencido a deixar o poder depois de enorme pressão da Arábia Saudita e também pela necessidade de realizar tratamentos para ferimentos. Mas o atual governo é incapaz de manter a ordem até mesmo na capital Sanaa, a Al Qaeda usa o país como base para operações internacionais e existe risco de desmembramento do sul.

Diante deste cenário, qual seria a solução para resolver a crise na Síria, onde crianças são massacradas? Na minha avaliação, a Síria não tem solução. Os sírios seguirão lutando até conseguir alcançar um novo ponto de equilíbrio. No Líbano, demorou 15 anos. No Iraque, uma década depois, ainda não foi alcançado.

Leiam ainda o blog Radar Global. Acompanhem também a página do Inter do Estadão no Facebook

Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

O jornalista Gustavo Chacra, correspondente do jornal "O Estado de S. Paulo" e do portal estadão.com.br em Nova York e nas Nações Unidas desde 2009, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já fez reportagens do Líbano, Israel, Síria, Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jordânia, Egito, Turquia, Omã, Emirados Árabes, Iêmen e Chipre quando era correspondente do jornal no Oriente Médio. Participou da cobertura da Guerra de Gaza, Crise em Honduras, Crise Econômica nos EUA e na Argentina, Guerra no Líbano, Terremoto no Haiti e crescimento da Al-Qaeda no Iêmen. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires. Este blog foi vencedor do Prêmio Estado de Jornalismo, empatado com o blogueiro Ariel Palacios

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.