Geek My Ride

Engenheiro cria técnica de emagrecimento a laser dos carros

Carros mais leves precisam de menos força para saírem do lugar, com isso exigem motores menores, que consomem menos combustível.... leia mais

Diego Ortiz

23 de set, 2014 · 3 minutos de leitura.

Engenheiro cria técnica de emagrecimento a laser dos carros

Carros mais leves precisam de menos força para saírem do lugar, com isso exigem motores menores, que consomem menos combustível. E isso é muito legal, ajuda o mundo e o bolso. Mas vai criar um carro mais leve lá na sua garagem para ver se é fácil. Fazer regime em um veículo que já existe exige engenharia avançada e muitas horas de estudos para surtir efeito.

Mas agora o alemão Markus Wagner, do instituto IWS, promete facilitar a vida dos emagrecedores de oficina. O engenheiro da entidade situada na Alemanha encontrou um jeito de aumentar o uso de chapas de aço mais finas com reforço apenas em áreas bem específicas e estruturais.

Publicidade


A técnica, chamada de "reforço local a laser", aplica um feixe na superfície da folha de aço apenas nos pontos a serem reforçados. Com o calor do laser, essa parte da peça funde e depois se solidifica novamente, criando as chamadas "fases duras", em que o ponto de resistência do material é significativamente aumentado, chegando a praticamente dobrar.

Segundo cálculos de Wagner, o uso de sua criação em um veículo popular permitiria reduzir o peso total em até 20% sem nenhum aumento perceptível de custo. Falta apenas agora ao engenheiro alemão bolar uma forma de automatizar o processo para que ele seja viável.

LEIA MAIS:


Pilotos também podem virar robô

 


Volkswagen compra divisão alemã de criação da BlackBerry 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.