Veja só. A Periferia também tem seu centro e seus personagens centrais. Principalmente no cinema.
O Cinema Tropical (www.cinematropical.com, conceituada organização sem fins lucrativos que promove o cinema latino-americano nos Estados Unidos, escolheu na semana passada seus dez melhores filmes latino-americanos da década.
Listas são sempre controversas e polêmicas, mas é interessante observar que, em se tratando de um cinema 'periférico', os cineastas latino-americanos têm emplacado nas últimas décadas sucessos de público, abocanhado vários 'centrais' Oscar e se mantido no centro das atenções da classe cinematográfica mundial.
Se a bola ainda está rolando na África do Sul, no Cinema Tropical os hermanos argentinos foram tri-campeões. E a 'técnica' Lucrecia Martel emplacou três de seus belos filmes. Em primeiro, La Ciénaga (O Pântano), em oitavo, A Mulher Sem Cabeça, Em nono, A Menina Santa. Nada mal.. nada mal!
Entre os dez 'melhores', O cinema brasileiro entra duas vezes. Em quarto, com Cidade de Deus, e em quinto com Ônibus 174. Não por acaso, Bus 174 é um dos filmes latinos mais vistos na história dos EUA.
1) | La Ciénaga (2001) | Lucrecia Martel | Argentina |
2) | Amores Perros (2000) | Alejandro González Iñárritu | Mexico |
3) | Luz Silenciosa / Silent Light (2007) | Carlos Reygadas | Mexico |
4) | Cidade de Deus / City of God (2002) | Fernando Meirelles | Brazil |
5) | Ônibus 174 / Bus 174 (2002) | Jose Padilha, Felipe Lacerda | Brazil |
6) | Y Tu Mamá También | Alfonso Cuarón | Mexico |
7) | Whisky (2004) | Juan Pablo Rebella, Pablo Stoll | Uruguay |
8) | La mujer sin cabeza / The Headless Woman (2008) | Lucrecia Martel | Argentina |
9) | La niña santa / The Holy Girl (2004) | Lucrecia Martel | Argentina |
10) | El laberinto del fauno / Pan's Labyrinth (2006) | Guillermo del Toro | Mexico |