Foto do(a) blog

Flavia Guerra

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será entregue nesta terça

PUBLICIDADE

Por Flavia Guerra
Atualização:

Cerimônia, que ocorre na terça no Rio, destaca os principais filmes do ano e valoriza a engrenagem da produção audiovisual nacional 

 

PUBLICIDADE

Cena de 'Cine Holliúdy', de Halder Gomes, que concorre ao melhor filme do ano

Esta é a semana do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que destaca as mais marcantes produções do ano e será entreguena terça, às 20h45, no Theatro Municipal do Rio.

Por mais que muitos comparema Academia Brasileira de Cinema (que realiza a premiação em parceria com a Espaço/Z) com a Academia de cinema de Hollywood, responsável pela cerimônia do Oscar, há que se admitir que tal comparação é, na prática, impossível. Simplesmente porque o cinema brasileiro ainda tem muito o que avançar para que o prêmio seja comparável em alcance de opinião pública ao norte-americano. Isso se levarmos em conta o alcance nacional. Internacional, a comparação é impossível, pois se tratam de duas grandezas completamente diferentes.

O fato é que, comparações à parte, criar um prêmio para o cinema brasileiro não é, nem deve ser, tentativa de se igualar ou copiar a hegemônica indústria norte-americana, mas sim a de valorizar os profissionais nacionais que cada vez mais se esmeram para produzir bons filmes, sejam eles para que público for.

Publicidade

E foi uma declaração do diretor de fotografia brasileiro, Lula Carvalho, que assina a fotografia do novo 'Tartarugas Ninja', que trouxe esta questão à tona. "Nós temos tão bons talentos quanto o cinema americano, mas eles têm uma indústria estabelecida há décadas. E lá há um mecanismo que caminha por si próprio. Há uma linha de montagem do cinema, com profissionais que já estão na terceira geração em determinadas profissões. Eu, que sou da segunda geração, pois meu pai também era fotógrafo, sei o quanto o cinema nacional já foi instável, já sofreu altos e baixos. Ver uma cadeia produtiva levada tão a sério, que gera divisas de forma independente, que emprega e forma tanta gente, é muito gratificante", declarou ele em entrevista ao Estado (lulacarvalho).

 

Cena de 'Som ao Redor', de Kleber Mendonça Filho

Pois bem. É exatamente esta cadeia produtivo que é preciso ser cada vez mais fortalecida no País. E um prêmio é sempre uma forma de destacar e incentivar quem faz esta engrenagem criativa funcionar e fluir. Hoje é dia de conhecer os pontos fortes da engrenagem do último ano. A lista completa dos concorrentes segue abaixo, mas antes é importante observar que o diretor e dramaturgo Domingos Oliveira será o homenageado da noite e entre os concorrentes a melhor filme estão longas como Cine Holliúdy, de Halder Gomes, Faroeste Caboclo, de René Sampaio, Flores Raras, de Bruno Barreto, O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, e Tatuagem, de Hilton Lacerda.

 público pode acompanhar a festa ao vivo, pelo Canal Brasil, na TV e online (Canal Brasil)

Confira os finalistas ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Publicidade

 

 

Cena de 'Faroeste Caboclo', de René Sampaio

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

1. MELHOR LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO

CINE HOLLIÚDY de Halder Gomes. Produção: Halder Gomes e Dayane Queiroz por ATC Entretenimentos (91 minutos) FAROESTE CABOCLO de René Sampaio. Produção: Bianca De Felippes por Gávea Filmes e Produções, Marcello Maia por República Pureza e René Sampaio por Fogo Cerrado Filmes (108minutos) FLORES RARAS de Bruno Barreto. Produção: Lucy Barreto e Paula Barreto por LCBarreto e Filmes do Equador (118 minutos) O SOM AO REDOR de Kleber Mendonça Filho. Produção: Emilie Lesclaux por Cinemascópio Produções (131 minutos) TATUAGEM de Hilton Lacerda. Produção: João Vieira Jr, Chico Ribeiro e Ofir Figueiredo por REC Produtores Associados. (110 minutos)

2. MELHOR LONGA-METRAGEM DE DOCUMENTÁRIO A LUZ DO TOM de Nelson Pereira dos Santos. Produção: Márcia Pereira dos Santos por Regina Filmes Ltda e Maurício Andrade Ramos por Videofilmes DOSSIE JANGO de Paulo Henrique Fontenelle. Produção: Paulo Mendonça por Canal Brasil ELENA de Petra Costa. Produção: Petra Costa por Busca Vida Filmes JORGE MAUTNER - O FILHO DO HOLOCAUSTO de Pedro Bial e Heitor D'Alincourt. Produção: Paulo Mendonça por Canal Brasil e Pedro Bial O DIA QUE DUROU 21 ANOS de Camilo Tavares. Produção: Karla Ladeia por Pequi Filmes SÃO SILVESTRE de Lina Chamie. Produção: Denise Gomes e Paula Cosenza por BossaNovaFilms e Lina Chamie por Girafa Filmes.

3. MELHOR LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO MINHOCAS de Paolo Conti. Produção: Paolo Conti por Animaking Produções, promoções artísticas e cinematográficas e com Ltda e Paulo Boccato por Glaz Entretenimento Ltda. UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA de Luiz Bolognesi. Produção: Caio Gullane, Fabiano Gullane, Débora Ivanov e Gabriel Lacerda por Gullane Entretenimento, Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi e Marcos Barreto por Buriti Filmes

Publicidade

4. MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL CORDA BAMBA de Eduardo Goldenstein. Produção: Eduardo Goldenstein e Katya Goldenstein por Aion Cinematográfica Ltda. MEU PÉ DE LARANJA LIMA de Marcos Bernstein. Produção: Katia Machado por Pássaros Films do Brasil Audiovisuais Ltda. MINHOCAS de Paolo Conti. Produção: Paolo Conti por Animaking Produções, promoções artísticas e cinematográficas e com Ltda e Paulo Boccato por Glaz Entretenimento Ltda. TAINÁ - A ORIGEM de Rosane Svartman. Produção: Pedro Rovai e Virginia Limberger por Sincrocine Produções cinematográficas

5. MELHOR LONGA-METRAGEM DE COMÉDIA CINE HOLLIÚDY de Halder Gomes. Produção: Halder Gomes e Dayane Queiroz por ATC Entretenimentos COLEGAS de Marcelo Galvão. Produção: Marcelo Galvão por Gata Cine Produções MATO SEM CACHORRO de Pedro Amorim. Produção: Eliane Ferreira por Mixer e Malu Miranda por Lupa Filmes MEU PASSADO ME CONDENA de Julia Rezende. Produção: Mariza Leão por Atitude Produções MINHA MÃE É UMA PEÇA - O FILME de André Pellenz. Produção: Iafa Britz por Migdal Filmes

6. MELHOR DIREÇÃO BRUNO BARRETO por Flores Raras HALDER GOMES por Cine Holliúdy HEITOR DHALIA por Serra Pelada HILTON LACERDA por Tatuagem KLEBER MENDONÇA FILHO por O som ao redor

7. MELHOR ATRIZ FERNANDA MONTENEGRO COMO BIBIANA por O tempo e o vento GLORIA PIRES COMO LOTA DE MACEDO SOARES por Flores Raras ISIS VALVERDE COMO MARIA LUCIA por Faroeste Caboclo LEANDRA LEAL COMO ZOÉ por Mato sem cachorro SHOPHIE CHARLOTTE COMO TEREZA por Serra Pelada

8. MELHOR ATOR EDMILSON FILHO COMO FRANCISGLEYDISSON por Cine Holliúdy FABRÍCIO BOLIVEIRA COMO JOÃO DE SANTO CRISTO por Faroeste Caboclo IRANDHIR SANTOS COMO CLÉCIO por Tatuagem IRANDHIR SANTOS COMO CLODOALDO por O som ao redor JESUÍTA BARBOSA COMO FININHA por Tatuagem WAGNER MOURA COMO THEO Gadelha por A Busca

Publicidade

9. MELHOR ATRIZ COADJUVANTE ALEXANDRA RICHTER COMO IESA por Minha mãe é uma peça - o filme ANA MARLENE COMO MÃE DO WALDISNEY por Cine Holliúdy ÂNGELA LEAL COMO DONA BERTA por Bonitinha, mas ordinária BIANCA COMPARATO COMO CARMEM TEREZA por Somos tão jovens SANDRA CORVELONI COMO DONA CARMINHA por Somos tão jovens

10. MELHOR ATOR COADJUVANTE ANTÔNIO CALLONI COMO MARCO AURÉLIO por Faroeste Caboclo BRUNO TORRES COMO FÊ LEMOS por Somos tão jovens JESUÍTA BARBOSA COMO NAVALHADA por Serra Pelada MATHEUS NACHTERGAELE COMO CORONEL CARVALHO por Serra Pelada WAGNER MOURA COMO LINDO RICO por Serra Pelada

11. MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA ADRIAN TEIJIDO, ABC por A Busca. AFFONSO BEATO, ASC, ABC por O tempo e o vento GUSTAVO HADBA por Faroeste Caboclo. LITO MENDES DA ROCHA por Serra Pelada MAURO PINHEIRO JR, ABC por Flores Raras.

12. MELHOR DIREÇÃO DE ARTE JOSÉ JOAQUIM SALLES por Flores Raras JULIANO DORNELLES por O som ao redor MARCELO ESCAÑUELA por A Busca RENATA PINHEIRO por Tatuagem TIAGO MARQUES por Faroeste Caboclo TIZA DE OLIVEIRA por O tempo e o vento TULÉ PEAKE por Serra Pelada

13. MELHOR FIGURINO BIA SALGADO por Serra Pelada CHRIS GARRIDO por Tatuagem JOANNA FONTELLES por Cine Holliúdy MACELO PIES por Flores Raras VALÉRIA STEFANI por Faroeste Caboclo

Publicidade

14. MELHOR MAQUIAGEM ANCELMO SAFFI por Flores Raras AURI MOTA por Faroeste Caboclo CRIS PIRES por Cine Holliúdy DONNA MEIRELLES por Tatuagem SIVA RAMA TERRA por Serra Pelada

15. MELHOR EFEITO VISUAL BRUNO MONTEIRO por Uma história de amor e fúria CARLOS EDUARDO NOGUEIRA por O som ao redor OMAR COLOCCI E RAFAEL RODRIGUES por Faroeste Caboclo ROBSON SARTORI por Flores Raras ROBSON SARTORI por Serra Pelada

16. MELHOR ROTEIRO ORIGINAL ANDRÉ PEREIRA por Mato sem cachorro HALDER GOMES por Cine Holliúdy HEITOR DHALIA e VERA EGITO por Serra Pelada HILTON LACERDA por Tatuagem KLEBER MENDONÇA FILHO por O som ao redor

17. MELHOR ROTEIRO ADAPTADO BERNARD ATTAL, IZIANE MASCARENHAS e SERGIO MACHADO - Adaptado da obra "A coleção invisível" de Stefan Zweig - por A coleção Invisível MATTHEW CHAPMAN e JULIE SAYRES - adaptado da obra "Flores Raras e Banalíssimas" de Carmen L. de Oliveira e baseado no roteiro de Carolina Kotscho, AC - por Flores Raras. MARCOS BERNSTEIN e MELANIE DIMANTAS - adaptado da obra "O Meu pé de laranja lima" de José Mauro de Vasconcelos - por Meu pé de laranja lima MARCOS BERNSTEIN e VICTOR ATHERINO - adaptado da música " Faroeste Caboclo" de Renato Russo, Legião Urbana - por Faroeste Caboclo NELSON PEREIRA DOS SANTOS e MIUCHA - adaptado da obra "Antônio Carlos Jobim, o homem iluminado" de Helena Jobim - por a Luz do Tom PAULO GUSTAVO e FIL BRAZ adaptado da peça teatral "'Minha mãe é uma peça" de Paulo Gustavo - por Minha mãe é uma peça - o filme

18. MELHOR MONTAGEM FICÇÃO DIRCEU LUSTOSA por Somos tão jovens HELGI THOR por Cine Holliúdy KLEBER MENDONÇA FILHO e JOÃO MARIA por O som ao redor LETÍCIA GIFFONI por Flores Raras MARCIO HASHIMOTO por Faroeste Caboclo

Publicidade

19. MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO ALEXANDRE SAGGESE e LUCIANE CORREIA por a Luz do Tom CESAR TUMA e VERÔNICA SAENZ por O dia que durou 21 anos LEYDA NÁPOLES por Jorge Mautner - o filho do holocausto MARÍLIA MORAES e TINA BAZ por Elena PAULO HENRIQUE FONTENELLE por Dossiê Jango

20. MELHOR SOM ALESSANDRO LAROCA, ARMANDO TORRES JR. e EDUARDO VIRMOND LIMA por Uma história de amor e fúria ALFREDO GUERRA E ÉRICO PAIVA por Cine Holliúdy JOÃO GODOY, MÁRTIN GRIGNASCHI, DIEGO GAT e LUCAS MEYERE por Serra Pelada JORGE SALDANHA, ALESSANDRO LAROCA, ARMANDO TORRES JR. e EDUARDO VIRMOND LIMA por O tempo e o vento LEANDRO LIMA, MIRIAM BIDERMAN, ABC, RICARDO CHUÍ E PAULO GAMA por Faroeste Caboclo PAULO RICARDO NUNES, ALESSANDRO LAROCA e ARMANDO TORRES JR. por Flores Raras

21. MELHOR TRILHA SONORA FIL PINHEIRO por Elena JARDS MACALÉ por Jards JORGE MAUTNER por Jorge Mautner - o filho do holocausto LINA CHAMIE por São Silvestre PAULO JOBIM por a Luz do Tom

 

22. MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL ANTÔNIO PINTO por Serra Pelada CARLOS TRILHA por Somos tão jovens. DJ DOLORES por O som ao redor MARCELO ZARVOS por Flores Raras PHILLIPE SEABRA por Faroeste Caboclo

23. MELHOR CURTA FICÇÃO AU REVOIR de Milena Times FLERTE de Hsu Chien LINGUAGEM de Luis Rosemberg Filho OS IRMÃOS MAI de Thais Fujinaga TODOS OS DIAS EM QUE SOU ESTRANGEIRO de Eduardo Morotó

Publicidade

24. MELHOR CURTA DOCUMENTÁRIO A GUERRA DOS GIBIS de Thiago Brandimarte Mendonça e Rafael Terpins ATÉ O CÉU LEVA MAIS OU MENOS de Camilla Battistetti CONTOS DA MARÉ de Douglas Soares GERICINÓ de Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra LUNA E CINARA de Clara Linhart

25. MELHOR CURTA ANIMAÇÃO ENGOLE OU COSPERVILHA de David Mussel, Fernanda Valverde, Gabriel Bitar, Giuliana Danza, Jonas Brandão, Marcelo Marão, Pedro Eboli, Zé Alexandre FAROESTE de Wesley Rodrigues GRAFFITI DANÇA de Rodrigo EBA MACACOS ME MORDAM de Sávio Leite e Cesar Mauricio O MENINO QUE SABIA VOAR de Douglas Alves Ferreira PALEOLITO de Ismael Lito e Gabriel Calegario QUINTO ANDAR de Marcos Nick UM DIA DE TRABAJO de Francisco Rosatelli

26. MELHOR LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO A GRANDE BELEZA/La grande bellezza de Paolo Sorrentino. Distribuição: Vinny Filmes/Europa Filmes AMOR/Amour de Michael Haneke. Distribuição: Imovision AZUL É A COR MAIS QUENTE/La Vie d'Adele de Addellatif Kechiche. Distribuiição: Imovision BLUE JASMINE/Blue Jasmine de Woody Allen.Distribuição: Imagem Filmes DJANGO LIVRE/Django Unchained de Quentin Tarantino. Distribuição: Sony Pictures

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.