Foto do(a) blog

No arranque

O desafio do Foursquare é valorizar o que tem de melhor

Novo app dá mais importância às buscas

PUBLICIDADE

Por Filipe Serrano
Atualização:

* Publicado no 'Link' em 15/4/2013.

PUBLICIDADE

Entrei no Foursquare em 2010, logo que o aplicativo de geolocalização ganhou adeptos no Brasil. Ele já havia chamado a atenção dos participantes do festival South by Southwest no ano anterior e era tratado como um forte candidato a se tornar uma das redes sociais mais influentes, com o foco na localização.

Continua a ser uma promessa. Ao longo dos últimos três anos, o Foursquare ainda se mantém como uma rede social de nicho, para as pessoas que gostam de marcar os lugares aonde foram. Na linguagem do app, faz-se um "check-in" em restaurantes, bares, escritórios, estações de metrô - todo tipo de local cadastrado pelos 33 milhões de usuários.

A quantidade de participantes ainda é pequena para uma rede que pretende fazer que a localização se torne uma nova camada da internet, como o fundador Dennis Crowley costuma repetir. Mas aqueles que utilizam o app são usuários fiéis que pouco ligam para esse objetivo. Gostam da proposta do Foursquare e fizeram mais de 3,5 bilhões de check-ins ao todo. Além deles, mais de 1,3 milhão de comerciantes também utilizam o aplicativo para acompanhar a clientela conectada e as opiniões sobre o serviço oferecido.

Nunca fui um usuário muito ativo. Em três anos, fiz 264 check-ins, recebi 17 badges (medalhas que são desbloqueadas conforme você participa), escrevi nove dicas e tenho 50 amigos.

Publicidade

Apesar de não participar tanto, gosto do aplicativo. Não porque quero divulgar para todos os seguidores onde eu estou naquele momento. No fundo, marcar onde você está - e ganhar pontos por isso - é a parte mais sem graça. Imagino que outros também sintam isso. O mais interessante, na minha opinião, é ler as avaliações de pessoas que já estiveram nos lugares que planejo visitar, pegar dicas de pratos e bebidas, saber sobre a qualidade do atendimento e se o preço vale o que o lugar oferece.

Além disso, ele é bom para procurar referências sobre locais diferentes quando estou sem ideias de onde ir. Com um sistema de busca, é possível encontrar, por exemplo, restaurantes de um tipo de comida específico num raio de poucos quilômetros.

O Foursquare já notava a relevância dessa ferramenta de busca incluída dentro do app e, no último ano, investiu em melhorias no sistema que permite descobrir lugares novos. A versão 6.0 do aplicativo, que acaba de ser lançada para iPhone e Android, dá ainda mais importância às buscas. Com um design novo, o app valorizou a posição do campo de buscas, agora logo na tela inicial. Na parte de baixo, fica o botão para fazer os check-ins tradicionais. Além disso, o novo aplicativo agora sabe indicar melhor lugares diferentes para os usuários, baseado nas avaliações.

A novidade foi lançada na quarta-feira, um dia antes de o Foursquare anunciar que recebeu US$ 41 milhões em uma nova rodada de investimentos. Crowley disse em entrevista publicada pelo All Things Digital que um dos focos é usar a base de dados de check-ins para construir novos produtos comerciais para empresas de publicidade, desenvolvedores e comerciantes.

"Você pode prever onde as pessoas vão estar, o que foi popular duas semanas atrás e o que pode vir a ser popular no futuro", disse ele. "Nós podemos fazer isso e compartilhar não apenas com nossos usuários, mas também com desenvolvedores. As coisas que construímos estão fornecendo ferramentas de localização para toda a próxima geração de serviços de internet."

Publicidade

Com isso, ele e sua equipe agora buscam formas para aumentar a receita da empresa, que no ano passado ficou em US$ 2 milhões, segundo a Business Week. A ideia é contratar mais funcionários para a equipe de vendas e investir em seus produtos comerciais.

É possível que o novo investimento revigore o Foursquare e, enfim, consiga fazer que o app ganhe mais valor para os usuários. Focar na descoberta de lugares novos é um bom começo.

***

As colunas No Arranque e P2P (de Tatiana de Mello dias) migram para o site do Link a partir da semana que vem, em formato de blog.

Coluna anterior 1/4/2013O benefício da internet supera os seus efeitos negativos 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.