Foto do(a) blog

Da City Londrina

Governo italiano coloca carros oficiais de luxo em leilão no eBay

 

PUBLICIDADE

Por Fernando Nakagawa e Twitter @fnakagawa
Atualização:

Esqueça a confusão dos leilões de privatização. O governo italiano encontrou uma maneira mais simples de vender o patrimônio público: o site de leilões eBay. Ao lado de celulares, bicicletas e milhares de quinquilharias, Roma colocou em leilão nos últimos dias os primeiros 25 carros de luxo usados por autoridades italianas. Entre os veículos à espera de um lance, há modelos da Alfa Romeo e BMW. Jaguar e Maserati deverão ser oferecidos em breve.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O novo primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, chegou ao governo com uma tarefa difícil: reduzir o rombo das contas públicas. Para atingir o objetivo, o governo tenta cortar gastos. Na lista das despesas consideradas desnecessárias, os carros oficiais foram uma das primeiras vítimas. "Por que um subsecretário tem um carro oficial? O subsecretário deve ir a pé", defendeu Renzi pelo Twitter.

Levado por esse raciocínio, o governo italiano iniciou na semana passada a oferta dos primeiros carros oficiais. A iniciativa parece que pode ser um sucesso. O Alfa Romeo 166 2.4 JTD de 2007, por exemplo, foi incluído no site pela bagatela de 3 mil euros (R$ 9,3 mil). Em pouco mais de 12 horas de leilão e após 88 lances, o valor já saltou para 9 mil euros - uma alta de 200%. Já a BMW 525 de 2009 viu o preço aumentar de 5,7 mil euros para 18,350 mil euros.

 Foto: Estadão

O primeiro lote prevê 151 veículos de luxo de três ministérios. A oferta do lote deve terminar até 16 de abril e os vencedores precisarão retirar o carro em Roma. Um aviso aos potenciais interessados: o governo italiano ainda é novato no ramo dos leilões virtuais e, portanto, o usuário "autoblu.governo" tem zero recomendações no eBay. Talvez isso mude a partir de 16 de abril. Renzi torce para isso.

A lista completa com os carros oferecidos pelo governo italiano está no endereço eletrônico http://stores.ebay.it/Le-Auto-Blu-del-Governo

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.