ir para o conteúdo
 • 

Felipe Machado

14.maio.2011 15:24:25

Partir é um doce pesar

www.palavradehomem.com.br

“A despedida é uma dor tão doce…”, diz Julieta para Romeu, na clássica cena em que o apaixonado casal se despede na varanda. Não é novidade Shakespeare acertar em cheio no âmago do sentimento humano. Partir é, sim, um doce pesar, tanto para quem fica quanto para quem vai.

Para quem fica, a solidão. Para quem parte, as dúvidas diante do desconhecido. O que isso tem de doce? O mundo só existe porque se transforma; a vida só se renova quando nos sentimos obrigados a renová-la.

Entre doces e pesares, é isso que estou fazendo agora: me despedindo. Dizer ‘adeus’, porém, talvez seja exagero. Vamos dizer que é apenas uma mudança de endereço, já que este humilde blog está se mudando para um endereço próprio: www.palavradehomem.com.br . É apenas um deslocamento das palavras que saem da minha cabeça e o movimento cadenciado dos seus olhos, que costumam (costumavam) acompanhá-las nesse espaço virtualmente físico.

Mas as ideias que estão aqui não vivem apenas nesse ambiente hospedado no portal do Estadão, que me acolheu com tanto carinho durante tanto tempo. Elas vão comigo (e com você) aonde a gente for.

Foi maravilhoso contar com sua companhia nesses cinco anos. Todos textos publicados aqui foram transferidos para o endereço novo, o que me faz agradecer muito a equipe de tecnologia do Estadão. Continuamos amigos, espero, apesar da minha saída. E aproveito para dizer que todos os textos publicados aqui foram sinceros e do fundo do meu coração. Alguns foram feitos às pressas, de outros tenho orgulho por ter conseguido passar algum tipo original de ideia ou conceito.

Nunca me pediram para escrever sobre isso ou aquilo, contra aquele ou a favor deste, dessa maneira ou de outra. Disse sempre o que sentia, para o bem ou para o mal. Se cometi excessos, peço desculpas. Se fiz você pensar, agradeço humildemente.

Um blog como este, sem temas específicos, só funciona na base do diálogo. Por isso agradeço também os milhares de comentários e e-mails que recebi durante todo esse tempo, mesmo os que me criticavam. Nunca tentei ser polêmico, mas é difícil não tomar partido diante de certas situações. Pode ter certeza de que as críticas me incomodaram, e me fizeram refletir para saber se eu realmente estava ou não errado. Em muitas ocasiões, estava mesmo.

Fiquei sabendo há pouco tempo de algo que me deixou muito feliz: duas pessoas que se conheceram na área de comentários deste blog hoje estão juntas. Sem demagogia, só de saber isso já valeu todo o meu trabalho. Há recompensa maior para alguém que escreve sobre relacionamentos humanos? Camila e Beatlemaníaco, podem me chamar que eu aceito ser padrinho.

Bem, é melhor ir parando por aqui porque estou ficando realmente emocionado. Não vou considerar isso o fim do nosso relacionamento, espero você no novo Palavra de Homem. Afinal, a despedida só é uma dor tão doce quando nos permite sonhar com o reencontro. Até lá.


Felipe Machado

comentários (42) | comente

  • A + A -
42 Comentários Comente também
  • 14/05/2011 - 15:37
    Enviado por: edu collaço

    bola pra frente ww.
    sem medo.
    sem arrependimentos.
    mudanças são fundamentais para nosso crescimento.
    dias melhores virão, se é que já não estão aí, batendo à sua porta.
    seus bons e velhos amigos estarão sempre ao seu lado, ainda que vc, momentâneamente, não os veja.
    toda a sorte do mundo pra vc. de coração.
    edu collaço

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2011 - 15:46
    Enviado por: Ezequiel-SP

    Não ia perder a chance de te sacanear.

    Vai tarde….brincadeira.

    Até lá no http://www.palavradehomem.com.br

    Abraços

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/05/2011 - 15:31
    Enviado por: tati

    Oi Fe,

    Despedidas doem muito e sem duvida tai uma coisa que ninguem nunca vai estar pronto: dizer adeus.

    Eu que estou aqui do outro lado do mundo ‘sozinha’ estou sentindo bem a dor da despedida, e nem foi da familia. Ta doendo muito mais fazer amigos e 2 meses depois dizer adeus. Talvez porque o vinculo aqui seja criado de uma forma mais forte por estarmos no mesmo barco.

    Eu sinceramente nunca fui ‘expert’ de Viper e acho que ja ate comentei sobre isto. Eu ‘conheci’ vc primeiro no blog mesmo. Claro, seu nome nao era completamente desconhecido pra mim. Ainda lembro, eu estava trabalhando em uma empresa de tecnologia, desanimadissima com o aspecto burocratico da coisa toda, quando navegando no estadao – num momento de ocio total – descobri voce e nunca mais parei de xeretar seus textos.

    Lembro tambem, dos tempos em que nao existia ‘censura’ no blog e a coisa as vezes pegavam fogo…Eu ria sozinha e meu chefe muitas vezes passava e via meu sorriso largo. Depois de algum tempo, acho que ele percebeu que eu nao estava feliz pq tinha o trabalho ‘dos meus sonhos’ e sim pq eu estava me divertindo horrores com os comentarios e ganhei assim, minha carta de alforria. Agradeco vc por isso hahaha!

    Apesar da gente nunca ter se conhecido pessoalmente ( nao consegui ir ao lancamento do livro – arrependimento eterno) eu sinto carinho real por vc e serio, abrir a internet e nao ler um texto seu faria muita falta pra mim, porque ‘e a unica ligacao que temos e porque me diverte, faz pensar e gosto do jeito livre que vc escreve, sem aquela pretensao jornalistica total.

    Para quem gosta e saber escrever ‘complicado’ conseguir ser ‘simples’ para passar uma ideia nao ‘e facil e acredito que seja por este seu jeito autentico e direto que vc tenha tantos seguidores fieis.

    Blogs na Internet nao faltam, agora, blogs que tem algo realmente a dizer…

    Eu te seguirei aonde vc estiver. Ra’!

    bjs! te adoro!
    Sucesso!

    p.s. ja esta nos favoritos! :D

    Tati

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/05/2011 - 17:31
      Enviado por: Felipe Machado

      Oi Tati,

      Saiba que, apesar da gente não se conhecer pessoalmente, também te considero uma super amiga!

      Muito obrigado pelo comentário, eu é que tenho orgulho de ter uma leitora legal como você.

      Beijos e te vejo no blog novo!

      F.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/05/2011 - 12:07
      Enviado por: Iana

      Concordo com Tati em todos os sentido possíveis….
      Ah, Tati, adorei as palavras utilizadas para descrever um jornalista tão jornalista. rsrs
      Tb já está adicionado nos favoritos, Felipe, Boa sorte na nova casa…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 15/05/2011 - 17:15
    Enviado por: Helô Machado

    Meu filho,
    quantas vezes estive aqui comentando como uma leitora comum, deixando toda a corujice e o profissionalismo de lado.
    E confesso que me diverti e me emocionei muito não apenas com suas abordagens e seus textos primorosos, mas também com os comentários de quem passava por aqui.
    Foram 5 anos? Nem percebi…
    No total, 11 de Estadão? Como o tempo passa rápido…
    O importante é que você exerceu o seu ofício ao máximo: foi dedicado, serio, exigente e competente em todas as as suas funções.
    Fez amigos e vai deixar saudade a quem realmente interessa: os seus leitores.
    No mais, a vida continua e, ao que parece, ainda melhor!
    Ninguém jamais conseguirá tirar o seu talento, o seu esforço, a sua alegria de viver, o seu interesse por tudo e por todos.
    Tudo isso é seu e estará onde você estiver.
    Lembro de uma frase (que eu amo) do compositor Antonio Maria, numa fase difícil do país: “Coitados, eles pensam que os jornalistas escrevem com as mãos”.
    Com a minha experiência nesta profissão, concluo que nem todos se encaixam nesta bela frase do festejado compositor. Mas você, pode se orgulhar: ela é o início e o final de toda a sua trajetória até aqui e pela vida afora.
    Receba a minha homenagem e todos os meus beijos.
    Tenho orgulho de você!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/05/2011 - 17:33
    Enviado por: Helô Machado

    Felipe,
    em tempo: esqueci de agradecer a oportunidade de escrever aqui a seu pedido.
    Foi sensacional!
    Fechei com chave de ouro, cravejada de diamantes: Elizabeth Taylor!
    Obrigada também aos queridos amigos, que sempre me acolheram com o maior carinho.
    Até a próxima no novo blog.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/05/2011 - 19:32
    Enviado por: Priscila Pacheco

    Oi, Felipe!

    Você se despediu em grande estilo. Gosto muito dos seus textos, pois são reflexivos e interessantes. Admito que não termino de ler um post seu sem refletir sobre algo e fico apreensiva quando apareço por aqui e você ainda não postou alguma coisa. Comento esporadicamente, mas não deixo de ler.
    Bom, como as suas palavras me cativaram terei que te seguir no outro site.

    Beijos e sorrisos!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/05/2011 - 19:44
    Enviado por: Priscila Pacheco

    A propósito, bem que poderia haver encontros dos leitores do blog como acontece com os que leem o do Gustavo Chacra. Eu nunca fui, mas sei que o pessoal se encontra frequentemente. Fica a sugestão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/05/2011 - 20:36
    Enviado por: Nadia Sousa

    Não importa aonde esteja, o mais importante é que esteja em algum lugar. Hospedado aqui no Estadão ou em qualquer outro lugar sempre irei ler seus textos. Sou assessora de imprensa e sempre falo para meus amigos: bom jornalista é igual cabeleireiro e manicure, se acho um bom, acompanho eternamente aonde quer que esteja..rs! Sempre é bom encontrar um jornalista que entende a alma humana! Beijos e boa sorte nessa nova jornada! Afinal, a vida é feita de mudanças mesmo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/05/2011 - 21:09
    Enviado por: Beatlemaníaco

    Felipe, não há porque sentir tristeza -nossa, no caso, que somos comentaristas e habitués de seu blog-, porque o seguiremos em seu site recém-inaugurado. Se Deus quiser, sua mudança será para melhor. Sabemos que mudanças, quando inesperadas, trazem um pouco de insegurança. Mas à medida em que as incorporamos (as mudanças) e buscamos nos ancorar em nosso próprio centro, as coisas começam a se redefinir rumo à harmonia que nos cabe.

    Agradeço desde já o gentil comentário sobre mim e a Camila. Nos conhecemos em 2007, depois de termos trocado comentários em seu blog (justamente sobre os Beatles). Dali para frente, as coisas foram acontecendo naturalmente. Hoje, estamos encaminhando nossas vidas para o casamento.

    Felipe Machado, acima de tudo, você é uma boa pessoa; um bom ser humano. Nunca o vi retrucar as grosserias alheias -algumas minhas, inclusive-, proferidas em seu blog. De maneira sutil, muitas vezes despretensiosa, seus textos conduzem a reflexões ora profundas, ora leves, que são extremamente importantes nesse mundo de relacionamentos e posturas tão volúveis e descartáveis. Só temos a agradecer pela existência e permanência de espaços como os seus.

    No mais, meu caro, vamos logo para seu novo blog, que the show must go on!

    Let me take you down
    ´Cause I´m going to
    Strawberry Fields
    Nothing is real
    And nothing to get hung about
    Strawberry Fields forever

    Living is easy with eyes closed
    Misunderstanding all you see
    It´s getting hard to be someone
    But it all works out
    It doesn’t matter much to me

    http://www.youtube.com/watch?v=J3jrWVp2L7U

    FM forever

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/05/2011 - 22:01
    Enviado por: Camila

    FM,

    Assim como o Beatlemaníaco, agradeço o que escreveu sobre nós! De fato, nos conhecemos neste espaço há 4 anos e estamos juntos desde então. Este blog foi o ponto de partida de nossa história em comum, e assim ficará marcado, independente de mudanças de endereço. Já que é assim, nada mais justo que vc ser mesmo nosso padrinho de casamento!

    Boa sorte em seu novo blog, em sua nova jornada. E agradeço por ter escrito o post sobre os Beatles, que foi o que ocasionou um encontro que, sem dúvida alguma, mudou minha vida – para muito melhor. Que assim seja tbém para vc!

    Um abraço,

    Camila

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/05/2011 - 22:10
    Enviado por: Nancy

    Felipe, boa sorte pra você! De coração! Seus textos, muitas vezes, me tocam e instigam, me fazem rir, refletir, viajar.. Sendo assim, vou continuar acompanhando o palavra de homem. E pensar que descobri não mais que por acaso o seu blog.
    bjs.,
    Nancy

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/05/2011 - 10:12
    Enviado por: Rodrigo

    Felipones,

    Como sempre, um texto que não fecha, mas abre com chave de ouro este seu novo momento. Um sobrenome corporativo não nos define, somente nos acolhe durante um certo tempo. A partir de agora seu talento, inteligência e qualidade estarão em carreira solo, no seu próprio espaço. Vamos com você, vamos com o brilho e a capacidade de nos fazer pensar e emocionar, espelhada nos posts acima. Acaba de se abrir um portão. Sorte nossa!
    Te leio lá!

    Abraços
    Rodrigo

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/05/2011 - 04:21
      Enviado por: Felipe Machado

      Pô, Rodrigones, assim é sacanagem!

      Valeu pelo comentário maravilhoso e pela amizade de sempre. Beijos nas meninas!

      Grande abraço e espero a próxima cerveja,

      F.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/05/2011 - 10:44
    Enviado por: Marcel Souza

    Felipe, boa sorte no novo endereço! Já está adicionado nos favoritos. 1 abraço!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/05/2011 - 11:19
    Enviado por: Gabriela L

    Boa sorte!
    Estaremos por lá também e, depois dessa história, muito mais assídua nos comentários! Vai que minha cara-metade está escondida por aqui também? rs!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/05/2011 - 15:01
    Enviado por: tati

    Se tem uma coisa boa nesta vida, ‘e ouvir (no caso ler) comentarios incriveis a respeito de uma pessoa que vc gosta.

    Como ‘e bom ser querido hein Fe?

    Estamos todos com vc :)

    bjs

    Tati

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/05/2011 - 16:18
    Enviado por: daniel pedro

    Felipe Parabéns por todos esses anos, eu e minha Mãe sempre fomos seus fãs, ja esta tudo no favoritos como sempre desejo-lhe sorte nesta nova jornada se passar por Jundiaí/SP esta convidado para uma cerveja! abraços.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/05/2011 - 18:08
    Enviado por: Duda

    PARABENS E BOA SORTE.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/05/2011 - 17:52
    Enviado por: Teresa

    Não estou triste Felipe, estou feliz!
    Não estou triste pq não não perdemos vc, já estamos lá no Palavra de Homem. E estou feliz pela nova fase da sua vida e pq é também uma ocasião em que as pessoas aproveitam para demonstrar amizade, respeito e admiração por vc. Que é o que li acima, fiquei muito feliz por estar recebendo esse carinho. É muito importante, dá um alento para novos desafios e enche o coração do carinho dos outros.
    Através de vc estes anos todos li livros importantissimos para mim, assisti filmes, pensei e refleti sobre muitas coisas importantes para o meu crescimento, vai daqui tb a minha gratidão!
    Tb estou numa fase novissima voltando para Portugal depois de 18 anos no Brasil e o carinho dos amigos tem sido fundamental, dos daqui e dos de lá. Me identifiquei com o seu momento.
    Beijo grande com desejos de sucesso e visitando Lisboa entre em contato, vou ter muito prazer em mostrar alguma coisa do meu país para vc!
    Teresa
    P.S. Adorei saber da história do Beatlemaníaco e da Camila e adorei as palavras dele para vc

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/05/2011 - 09:06
    Enviado por: Pry

    Ufa… que susto quando não achei o blog …

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/05/2011 - 18:25
    Enviado por: Miracatiba

    Ow, cara, tudo de bom lá. Vou add nos meus favoritos. E vou logo falando, posta mais vezes lá!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/05/2011 - 19:46
    Enviado por: GUILHERME CIMINO

    Os comentários estão tão ridículos e sentimentalóides que eu tô quase pensando em aparecer lá no tal Palavra de Homem pra ver a chegada no novo blog, com todo mundo falando altas baboseiras… “Porra, Felipe. blog tá O BICHO, meu!”

    “Quo usque tandem…”
    (Cícero)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/05/2011 - 16:23
    Enviado por: Rogério

    Porra que chato Felipe, mas, de qualquer forma, boa sorte e um grande abraço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/05/2011 - 16:37
    Enviado por: Vancleia

    Felipe durante um tempo entrava todos os dias para ler o seu blog eu trabalhava com pesquisa de mídia e tendências,no ano de 2008 para ser mais sincera,nunca pode usar meu nome para comentar pois tava trabalhando mais os textos eram tão interessantes que dei um jeito então usei Gabizinha..rsrsrs vivia quebrando o pau com o Cimino tinha dias que suas palavras eram o que eu mais precisava ouvir(ler).Fiquei ate altas horas para ver entrevista sua no Jô enfim passei a saber um pouco mais sobre você e quanto mais descobria mais gostava..adora ver a Helo comenta como se não fosse sua mãe…mais enfim a vida na correria não acompanhei mais todos os dias seu blog pois mudei de empresa e mudei de área,mais ás vezes entro so para ler e espiar e nunca mais comentei mais lia sempre que dava ontem quando entrei e vi que o seu blog não estava ativo quase chorei..rsrsrsrsrs mais resolvi fazer uma pesquisa e achei essa despedida enfim so queria dizer que apesar de não comentar sempre contínuo sua fâ e adorooo o seu blog e muita boa sorte na sua próxima empreitada e vou ser mais participativa no novo blog…Td d bom!!!

    Abr.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 21/05/2011 - 03:49
      Enviado por: Helô Machado

      Gabizinha, então você é você? Ótimo!
      Querida, eu sempre comentei sendo a Helô ou a Helô Machado, a mãe do Felipe mesmo…
      Meus comentários eram sempre profissionais (também sou jornalista) ou de leitora comum. Jamais no papel de mãe: eu deixava toda a corujice fora disso…
      Inclusive, o Felipe às vezes me pedia que fizesse um texto sobre “gente da minha área”, tipo Elis, Saint-Laurent, Aznavour, Roberto Carlos, Elizabeth Taylor, o último.
      Vamos nos encontrar no novo blog, ok?
      Está bem legal,
      Um beijão e obrigada pelas palavras carinhosas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 25/05/2011 - 17:49
    Enviado por: André Felipe

    Caro Felipe,

    boa sorte na nova empreitada. Você é um dos poucos que sabe do que está falando quando escreve sobre rock ou entrevista músicos. A perspectiva de quem esteve lá é seu diferencial. Pode ter certeza, que de vez em quando, darei uma passada lá no seu novo site. Abs.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/05/2011 - 11:35
    Enviado por: Henrique

    Boa sorte, Felipe, no seu novo endereço! Com certeza o sucesso também vai te acompanhar para o novo site. Abraços!

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivos

Blogs do Estadão