ir para o conteúdo
 • 

Felipe Machado

07.janeiro.2009 13:36:30

Guns N’ Roses: O ditador Axl Rose e sua ‘Chinese Democracy’

George Chin

Duas coisas importantes aconteceram no mundo do rock no final de 2008 e me chamaram a atenção: o show de volta do Queen e o aguardado lançamento de ‘Chinese Democracy’, do Guns N’ Roses.

Muita gente falou sobre esses dois assuntos, mas não vi uma crítica legal sobre nenhuma das duas bandas. A maioria era até contraditória: uns diziam que o Queen não tinha o direito de usar o nome porque a banda era, na verdade, do Freddie Mercury. Daí sai o disco do Guns N’ Roses e as pessoas criticam porque o Axl Rose não teria o direito de usar o nome, já que o resto da banda não está lá… (Pô, até parece que Brian May e Roger Taylor são menos importantes para o Queen do que o Slash foi para o Guns).

Enfim, do Queen já falamos muito. Agora é a hora de falar de ‘Chinese Democracy’.

(Antes de tudo, um parênteses: as referências à China nas letras são tão infantis…)

A maioria das críticas também ressaltava o fato de que o disco do Guns demorou séculos (13 anos, acho) para sair. E que a banda nem existe de verdade, já que mais de 20 músicos participaram das gravações. Tá, tudo bem. Mas e o som? Será que alguém ouviu o disco? As músicas são boas, são ruins?

Bom, eu ouvi. E gostei pra caramba. Se você quiser saber como é o som do disco e não as fofocas sobre Axl, lá vamos nós.

Começando pelo começo: Se você não gosta da voz do Axl Rose, nem adianta ouvir o disco (isso já é meio óbvio, não?). Axl está ainda mais exagerado, rouco, esganiçado, gritando como um louco, exagerado e megalomaníaco. Mas, ao contrário, se você gostava do Axl, então vai gostar muito de ‘Chinese’. O disco não é inteiro bom, mas hoje em dia é quase impossível encontrar um disco que tenha todas as músicas boas.

Play.

‘Chinese Democracy’ é um rock de primeira, com riff de guitarra simples e pegajoso; ‘Shackler’s Revenge’ é muito nü metal para mim, mas quem gosta de som pesado e eletrônico certamente vai achar uma das melhores. A terceira do disco é a minha favorita: ‘Better’. É perfeita, da melodia dos vocais aos solos de guitarra (fantásticos, aliás). Na sequência vem uma balada que tenta simular os tempos antigos do Guns, mas é meio fraca (‘Street of Dreams’). ‘If the World’ é meio esquisita, com vários violões flamencos e levada meio arrastadona. Tem uns tecladinhos que fazem um clima legal, mas não é das minhas favoritas.

Aí vem ‘There was a Time’, uma semi-balada legalzinha, mas comprida demais (quase 7 minutos, ficaria legal com 3:30). Logo depois, outra favorita minha: ‘Catcher in the Rye’. A homenagem ao ‘Apanhador no Campo de Centeio’ é muito legal, lembra o estilo dos melhores tempos do Guns antigo. Só uma coisa me deixou triste: o Brian May, do Queen, foi convidado e chegou a gravar o solo de guitarra, mas Axl acabou cortando a participação dele. Por que? Só Deus sabe (e Axl, que pensa que é Deus). O próprio Brian disse que não entendia porque o vocalista não havia usado o solo, já que estava ‘muito satisfeito com o resultado final’. Whatever.

‘Scraped’ começa com uma das introduções de vocal mais loucas que já ouvi, com várias vozes sobrepostas. Essa deve ser uma das razões pelas quais acusaram o disco de ser ‘overproduced’, ou seja, produzido demais. Não entendo totalmente essa crítica, principalmente hoje em dia: o que é algo produzido demais? Atualmente até bossa nova é feito com Pro-Tools… (Software de estúdio que faz qualquer coisa que vc imagine)

Alguém já ouviu Nine Inch Nails, cujo guitarrista Robin Finck gravou com o Guns N’ Roses? Hoje em dia todos os sons de um disco são processados em computador mesmo, mas isso não quer dizer que o som seja ‘overproduced’.

Ouvir ‘Chinese’ no iPod, aliás, é uma sensação muito legal porque a cada hora se descobre uma coisa diferente, um efeito especial, um solo de guitarra meio escondido. Eu achei legal porque já sabia que o Axl não ia fazer um disco de rock and roll convencional, como o Guns era no início. É um som moderno, com várias influências contemporâneas, bem diferente da crueza de ‘Welcome to the Jungle’ (que, aliás, foi escolhida a melhor música pesada de todos os tempos pelo público do canal VH1). O som novo do Guns é original porque mistura as melodias tradicionais da banda com sons mais eletrônicos, como Nine Inch Nails, Korn e Slipknot.

Continuando: ‘Riad N’ the Bedouins’ é uma espécie de ‘Immigrant Song’, do Led Zeppelin, com o Axl imitando o Robert Plant. Bem legal, apesar do vocal ser tão exagerado que dá para ver a garganta do Axl pegando fogo. Daí vem ‘Sorry’, outra das minhas favoritas. É uma balada pesadona, arrastada, mas tem um riff de guitarra no refrão que ressuscita os bons tempos do Tony Iommi, do Black Sabbath.

As guitarras também são incríveis – pra variar. Nesse disco, aliás, o que não falta são maravilhosos solos de guitarra (e olha que são vários, alguns até exagerados). Robin Finck é um dos melhores guitarristas da atualidade; Buckethead, apesar do visual ridículo e idiota com um balde do restaurante KFC na cabeça e máscara de Jason do ‘Sexta-Feira 13′, tira um som incrível da guitarra, misturando solos tradicionais com as técnicas percussivas do Tom Morello, do Rage Against the Machine; Ron ‘Bumblefoot’ Thal é um mestre da pedaleira de efeitos especiais e esquisitos; os outros guitarristas (Paul Tobias e Richard Fortus) cuidaram mais das bases.

O disco segue com ‘I.R.S.’, outra bem legal que lembra o Guns dos discos ‘Use Your Illusion I & II’. A bela e épica ‘Madagascar’ já é velha conhecida dos brasileiros, já que Axl cantou a música no Rock in Rio III (show que teve até versão de Robin Finck para ‘Sossego’, do Tim Maia). Vem então ‘This I Love’, uma daquelas baladas com o Axl no piano, no melhor estilo ‘November Rain’ (mas um pouco mais brega, para falar a verdade). Mas vale muito, muito, pelo solo lindo de Robin Finck – para mim, o melhor solo de guitarra de 2008. E o disco termina com ‘Prostitute’, uma música leve e tranquila, na boa, com o Axl cantando mais, digamos, ‘normalzinho’.

‘Chinese Democracy’ é um disco bem legal, no geral, para quem gosta de rock pesado. Pena que todo mundo fala tanto sobre as loucuras do Axl, no tempo que o disco demorou para sair, a formação maluca da banda… eu só coloquei o disco no carro e aumentei o volume no máximo. E descobri uma coisa fundamental para quem gosta de música: em vez de ler sobre um disco, é bem mais legal ouvi-lo.

comentários (62) | comente

62 Comentários Comente também
  • 07/01/2009 - 16:16
    Enviado por: MAJOR

    Sim…
    …concordo, mas 14 anos prum play sair, pois entao ele deveria ser inteiro bom. O VIPER desde que anunciou que lancaria um play novo, levou bem menos que isso pra lancar o All my Life, acho que menos de 2 anos, e olha que a galera ficou na pressao e e disparado bem melhor que o novo do GUNS.

    Abras,

    MAJOR. Puxa-saco do VIPER desde 1985. Era eu quem pirateava pro povo do bairro a demo KILLERA “Princess of Hell”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/01/2009 - 17:49
    Enviado por: Ale

    Olha Felipe tenho poucas coisas para acrescentar e criticar sobre a sua resenha, a criticar apenas o fato de ninguém dizer que Axl só demorou em lançar o álbum mais por motivos legais que por “loucura dele”, apesar de que a loucura do Axl é que o diferencia das “pessoas comuns”. A acrescentar dizer que as letras das musicas são ótimas, o resto é como você diz, ouvi-lo que o álbum é ótimo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/01/2009 - 18:11
    Enviado por: Fernando Paraguassú

    Obrigado pela crítica do CD, Felipe

    Estava numa secura de ouvir o disco mas, até agora, não tinha lido uma crítica decente e “imparcial” que olhasse só para o CD em si, não para a problemática toda ao redor do assunto principal, o rock’n roll.

    O Robin Finck é uma fera, vide o serviço prestado ao NIN.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/01/2009 - 18:14
    Enviado por: Ale

    Esqueci de dizer que There was a Time poderia ter 30 minutos, porque ouço ela sempre umas 5 vezes seguidas, simplesmente amei essa musica!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/01/2009 - 20:38
    Enviado por: Natália

    Li tua crítica no site Guns N’ Roses Brasil e não pude deixar de ´vir aqui te parabenizar por proporcionar que as pessoas leiam uma crítica de quem realmente ouviu o cd sem o intuito de soltar o verbo em cima dele logo depois. Tu conseguiste fazer isso de modo imparcial e caracterizando as músicas com seus prós e contras. Admito que tive que ouvir o disco uma segunda, terceira vez para meus ouvidos se acostumarem com o inovador som de Axl Rose, mas agora não passo um dia sem ao menos ouvir minhas músicas preferidas, coincidentemente algumas tuas também, com Better e Catcher In The Rye. E claro Street Of Dreams, que eu adorei.

    Parabéns novamente, Natália – RS

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/01/2009 - 23:00
    Enviado por: Leandro

    Como diz a letra de Prostitute – seems like forever and a day… :)

    Felipe, leia a resenha da Rolling Stone – muito bem embasada (no álbum apenas). Sua resenha está ótima. É triste abrir uma revista como a Veja, se imenso alcance e ler uma crítica totalmente focada na opinião do crítico em relação à vida pessoal do cantor… e NENHUMA palavra sobre a música em si.

    O disco é cheio de climas e não é facilmente digerido em apenas uma audição. É um disco, como vc fez, para ser ouvido no iPOD. O disco cresce com o tempo e vc não consegue parar de ouvir.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/01/2009 - 01:24
    Enviado por: Bruno

    Parabéns Felipe pela ótima resenha! Totalmente imparcial e sinceramente honesta!
    Em minha opinião Chinese Democracy foi o melhor lançamento do ano, seguido obviamente pelo Black Ice do ACDC.
    Não é a toa que mesmo com 14 anos longe da mídia, o Guns N’ Roses não perdeu o seu lugar entre os melhores do rock.
    Até mais.
    Bruno

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/01/2009 - 07:24
    Enviado por: Hugo

    Parabéns pela rewiew cara, um dos únicos que eu li no Brasil que falam efetivamente da música e não da fantasia em torno do Axl ou do album.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/01/2009 - 12:52
    Enviado por: Gabriel Marini

    Apesar de concordar com muito do que você escrevei, cometeu três erros abissais.

    1- Robin um dos melhores guitarristas da atualidade? é pra ser piada?
    2- Buckethead apareceu ANTES do Tom Morello. Os sons cortados são caracteristicas dele, que são pura influência do guitarrista Randy Rhoads( Ouça a musica Crazy Train do disco Tribute, de Ozzy Osbourne)
    3- Bumblefoot ao contrario do que parece não utiliza tantos efeitos assim. Ele utiliza sim muitas tecnicas estranas de two-hands, palhetadas com tempos estranhos( porém realizadas de forma tecnica e limpa) e assim como buckethead, é um VIRTUOSO, ao contrario de Robin Finck, um guitarrista mediano.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/01/2009 - 12:57
    Enviado por: Jefferson Cunha

    Parabéns!!!
    Finalmente alguém fala sobre as músicas!!
    Gosto é pessoal, mas só pediria que você ouvisse com mais atenção os solos de There Was a Time… o segundo solo (e mais longo) é primiroso, começa calmo e vai ganhando forma e vigor até as distorções que em seguida retornam pra linha da música, pra mim é o grande momento do CD….
    OBS: Se puder comentar esse solo… Abçs e parabéns!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/01/2009 - 13:41
    Enviado por: Lucas

    Parabéns pela critica. Até que enfim alguem fez uma critica do cd e não do Axl.

    E vivas ao Viper. Espero que voltem logo a Curitiba.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/01/2009 - 15:57
    Enviado por: Amâncio

    “o melhor solo de guitarra de 2008″

    vc não ouviu o solo da musica beeter do oficina G3

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/01/2009 - 16:12
    Enviado por: chiveta

    muita gente falou besteira do disco antes dele sair e depois que saiu usou quase que os mesmos argumentos…

    o Guns não soa mais como o Appetite? claro que não, nem tinha como, e se Axl (e quem quer que gravasse com ele) fizesse um álbum aos moldes do Appetite, criticariam dizendo que ele precisou tanto tempo pra se repetir… as três únicas bandas que podem/podia se repetir já existem: Ramones, AC/DC e Motorhead!
    :-)

    os dois UYI também eram diferentes e mesmo assim são excelentes, com altos e baixos, como qualquer disco de rock…

    parabéns pela frase que encerra o texto, genial!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/01/2009 - 18:09
    Enviado por: Julio Assano

    Finalmente uma pessoa que falou tudo com propriedade. Meus parabéns, você sintetizou magnificamente bem tudo o que eu senti ao ouvir este cd. A leitura seu digamos “review” (espero não ter chateado com essa expressão, na minha visão este comentário é mais do que isso) deveria ser obrigatória para a maioria dos fãs do Guns, que esqueceram de ouvir o cd e ficam comentando de tudo, menos do que realmente interessa em uma banda de rock, ou seja, a música.
    Obrigado pelo comentário.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/01/2009 - 21:24
    Enviado por: Daniel Crepaldi

    Meus parabéns Felipe , primeira crítica e análise que soube expressar tudo que eu realmente achei pelo albúm . Não como outros jornalistas que só querem se aparecer , achando que para isso basta descordar e esculaxar algo , ainda mais quando esso algo envolve milhares de fãs .
    Além de ter sido tambem um dos primeiros a elogiar e reconhecer os atuais guitarristas do Guns . Parabéns !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/01/2009 - 22:11
    Enviado por: Amanda Fogaça

    Concordo totalmente com o que você disse, se alguem pega esse albun já pensando que vai ser ruim, realmente não vai agradar. Eu particularmente quando ouvi fui sem preconceito algum, e gostei pra caramba, e olha que nunca gostei de nu metal, mais como você disse o albun traz um pouco daquela influencia que tinha o Guns n’roses antigo, e eu realmente acho muito melhor Axl ter mudado o som do que seguir aquele mesmo estilo de antes, por que pra que mudar os musicos de antes pra fazer o mesmo som com musicos novos. Parabéns essa foi a melhor resenha sobre o albun que eu li até agora.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/01/2009 - 22:22
    Enviado por: Luiz

    Parabéns !
    Você disse tudo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/01/2009 - 22:35
    Enviado por: Breno

    Acho que essa foi a critica mais sensata sobre o Chinese. Pra mim o Chinese está entre os 3 melhores lançamentos de 2008 (Metallica e AC DC são os outros dois).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2009 - 02:30
    Enviado por: Kaká Daschund

    oi! =)
    bom, eu comprei esse cd e o que eu posso dizer é que precisei ouvir mais de uma vez para conseguir engolir! hahahaha!
    no fim, a única música que não gostei foi ‘Shackler’s Revenge’ (aliás, detestei).
    eu não estava naqueeela expectativa para que ele fosse lançado, mas confesso que fiquei bastente aliviada quando vi que é um ótimo cd! acho que por isso as pessoas se decepcionaram tanto: esperaram muito dele.
    as pessoas costumam dizer que “isso não é Guns ‘N Roses, é um cd solo do Axl” mas eu tenho que discordar. imagino que um solo do Axl Rose seria BEM diferente do Chinese Democracy. eu acho, né… vai saber! hahaha! não tendo nenhum estudo em guitarra, darei minha opinião modesta e não sei se está certa, mas tive a impressão de que os guitarristas bem que daram uma forçada tentando fazer uns solos à la Slash, não acha?! não sei, não sei…
    o Axl foi esperto em tentar manter algumas características do Guns original, mas adorei a mudança (pelamor, alguém esperava mesmo que ele lançasse um Appetite for Destruction II!?!?!).
    realmente, há um contraste significante. dois dias depois de comprar o Chinese Democracy eu estava em uma festa e começou a tocar ‘Rocket Queen’. foi estranho… hahaha! cheguei a pensar “nossa, onde fomos parar?!”, juro! mas depois, ouvindo mais vezes, me senti mais confortável com o tãããoo esperado cd! bom, já falei demais, beijos!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2009 - 02:48
    Enviado por: Kaká Daschund

    ps: li seu texto sobre o Queen e o que você disse sobre as pessoas que gostam de rock serem cruéis com seus heróis. o Led Zeppelin (minha banda preferida) está querendo voltar sem o Plant, você viu?! não acredito que alguém pode apoiar isso! hahaha! o Queen é engolível, mas Led Zeppelin sem Robert Plant? faça-me o favor, né… não estou sendo cruel, estou sendo realista: quem é que vai substiruir o Plant?!?!?! preocupante…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2009 - 08:29
    Enviado por: Lilian M.

    Oiiiiii…..

    Te confesso que não tinha nenhum interesse em ouvir o tão aguardado ‘novo’ cd do Guns…..depois de tanto tempo, já tinha perdido a esperança de um dia esse cd ser lançado…mas, depois da sua crítica me deu vontade de ouvir…rsrsrsr

    Depois conto o q achei….

    Ale e Alezinha….. lindas…vcs irão hj na festinha?

    Super bjooooooo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2009 - 08:30
    Enviado por: Lilian M.

    Major querido…..

    Vc ainda tem essa demo???
    Tem como me dar uma cópia? srsrrs
    Qqr coisa, me manda um email naquele q te passei, do gmail…..

    Super bjooooo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2009 - 10:15
    Enviado por: Alex

    Caro Felipe,

    Tambem faco coro aos elogios pelo fato de voce ter focado apenas nas musicas do disco e nao nas fofocas sobre a banda ou sobre o Axl.
    Para quem foi adolescente na epoca, como eu, e curtiu muito musicas como “sweet child o’ mine”, “welcome to the jungle”, “paradise city”, so para ficar nas mais famosas, entre muitas outras; e agora tenta ouvir este novo album, o “Chinese” e’ uma grande decepcao, pelo menos para mim. Nao que eu esperasse grande coisa, mas os caras nao estao acrescentando praticamente nada, e’ apenas uma faixa comum depois da outra, a voz do Axl resgata um pouco da nostalgia, mas e’ so’ isso. Concordo que nao existe muitas bandas legais por ai hoje em dia, principalmente no main stream. E mais, este guitarrista que voce citou e’ apenas mediano, eu prefiro o Tom Morello.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2009 - 11:06
    Enviado por: Débora Castro

    Bem, eu sou “gunner” desde 89 e após os UYI fiquei pensando quando que o Guns viria abalar e renovar o rock n’ roll como fez durante os anos 90′s. Spaghetti decepcionou muitas pessoas. Eu até gostei, mas fiquei de olhos no futuro pra tentar imaginar quando viria algo original.
    Até o Chinese. E não vou mentir: eu não entendi muito bem o som na primeira audição. Fiquei fascinada com a vox de Mr. Rose, em vários momentos ela parece mais poderosa (ok, sei da existência de vários softwares pra “arrumar/limpar/etc e tal”) e, de alguma forma louca, mesmo assim honesta. Agora… já perdi a conta de quantas vezes ouvi e tô achando o álbum a cada nova audição mais incrível. E fazia tempo que nada de novo surgia como – de fato – surpreendente… E Chinese é! Falta o Slash? Falta, mas com o Slash na banda Chinese jamais existiria, o cara é do rock mais simples. Sempre curti o Slash (do Slash’s Snakepit até o Velvet), mas acho um absurdo ninguém falar da ausência de Izzy Stradlin, que ao lado de Rose fez as letras mais fabulosas do Guns. Então, a banda é de um homem só? É, mas em meio às loucuras ditatorias ele conseguiu fazer um disco de rock.
    Não costumo escrever em sites de resenhas de discos, mas ultimamente só tenho lido resenhas da vida do Axl… sobre o álbum? Quase nada! Então, parabéns por trazer um olhar sobre as músicas!
    Abçs, Débora

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2009 - 14:51
    Enviado por: Rogério

    Não ouvi o novo disco do Axl e não gostei. Se a voz está mais esganiçada então seria melhor colocar logo uma galinha para cantar.
    Não, não detesto o Guns, até gosto, especialmente o hit sweet child o” mine que lotava o salão quando tocava nas festinhas da faculdade.
    Inclusive considero o Guns é uma das melhores bandas da década de oitenta ( a década perdida ). Slash realmente não faz falta, para mim o maior mérito dele foi fazer aquela introdução da Sweet child… original e merece entrar para a galeria dos maiores riffs do rock, mas só.
    É só mais um guitarrista, falta personalidade, mesmo o guitarrista do U2 tem mais desse quesito.
    Se eu ouvir qualquer música do Purple, vou reconhecer que o guitarrista é o Ritchie Blackmore, o mesmo se aplica para Tommi Iommi, mesmo em suas fases mais “pop”.
    Slash é fraquinho, e Axl não é cantor.

    Já o Queen sem Fred Mercury não é mais o Queen, pode ser até uma outra banda boa, mas não é o Queen, da mesma forma, quando saiu o Ozzy do Sabbath e entrou o Dio, resultou numa tremenda banda, mas não era mais o Sabbath.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2009 - 15:11
    Enviado por: Veru

    Poxa, achei legal tua critica, pq foi das mais imparciais q eu vi, destaca os pontos bons e ruins q vc acha e deixa bem claro q essa eh a SUA opiniao. Assino embaixo viu、melhor q ficar so lendo as criticas eh escutar e ter a sua propria opiniao.
    Tb achei boa a analogia c/ o Queen, de fato nao tem como, sempre vao falar alguma coisa. Se a banda q hj eh o Velvet Revolver se chamasse Guns, eles tb seriam malhados pq o “Guns Nao eh o Guns s/ o Axl”… :/ Essa eh a nossa sociedade, nessas horas so me vem uma frase na cabeca, Welcome to the jungle, baby! ;0)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2009 - 16:18
    Enviado por: Caio J

    O AXL É F.! Só isso…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2009 - 17:02
    Enviado por: Rômulo Viel

    Ah, pára… Guns ‘n Roses nunca foi grande coisa. E o tal do Axl, mais afetado que nunca, só poderia ser o que sempre foi: uma vedete.
    Lixo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2009 - 19:23
    Enviado por: Fronza

    Demorou mais alguém finalmente ouviu o CD e fez uma review a altura.

    Excelente! E não é porque está falando bem não, é porque está falando das músicas, e só!

    Parabéns, muito profissional!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2009 - 21:30
    Enviado por: Ale

    Tem um amigo aqui que disse que Axl não canta, amigo você só pode estar de brincadeira! E lógico que você pode não gostar da voz dele, mas dizer que ele não canta aí não. Cara sempre vou a bares de rock e ouço muitas bandas tocar covers, alguns até parece a banda original, agora nunca ouvi um cover do Guns N Roses que prestasse, os caras até tocam igual mas o vocal igual do Axl não existi ninguém se que consegue se igualar! Abraço!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/01/2009 - 09:09
    Enviado por: luiz leuenroth

    Acho esta abordagem de simplesmente “sentar e ouvir o disco” perfeita, o que interessa realmente é o som.

    Por isso dei a primeira ouvida (casual) no cd, até gostei… mas ai li o livro do Slash. Tudo bem, é só um lado da história, e não está certo tomar posição de alguma coisa sem saber a opinião de todos os lados…mas é impossível ler este livro e não odiar o Axl. Infelizmente perdi, pelo menos por enquanto, a vontade de continuar “descobrindo” o Chinese…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2009 - 01:32
    Enviado por: Rocha

    “…uma coisa fundamental para quem gosta de música: em vez de ler sobre um disco, é bem mais legal ouvi-lo.”

    Parabéns pelo seu comentário Felipe, você opinou e não escrachou nem enterrou o album como a maioria da imprensa brasileira fez, e você simplismente resume tudo na frase citada entre aspas acima… Um abraço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2009 - 11:03
    Enviado por: Felipe

    Foi uma resenha épica, adoro ouvir chinese democracy, no entanto, prefiro as músicas do Appetite, o melhor album de HardRock já feito, as músicas do chinese lembram muito new metal, mas algumas lembram baladas do OldGuns, na minha opinião Better é a mais perfeita, mas sinceramente esperava ter encontrado demos como Crash Diet, ou Silkworms, que realmente são pesadas, gostaria que alguem fizesse uma enquete sobre qual a banda que todos amam e que todos odeiam, e só chegariam no nome Guns n’ Roses, ame ou odeie, todos conhecem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2009 - 16:59
    Enviado por: Rogério

    Felipe, o visitante.

    O Album mais vendido de todos os tempos, até ser desbancado pelo thriller do Michael Jackson, foi o antológico The dark side of the moon, este sim um disco perfeito, com temas universais e letras inteligentes e poéticas ( as letras do guns são bem simplezinhas, não?) com guitarra e vocal de verdade.
    E o Floyd não fez só um disco excelente.
    Quem cresceu ouvindo Led, ( o Guns até tentou fazer umas baladinhas folk, mas não dá para comparar com os criadores de Since I1ve been loving you, going to california e tantas outras distribuidas em vários albuns) Deep Purple, Whitesnake, Yes, é melhor parar por aí, não dá para entender o por que do alarde em cima do Guns, uma banda legal, mas só isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2009 - 11:07
    Enviado por: Fábio Pires

    Ah, sim.Axl Rose da finada banda “Guns’n Roses”…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2009 - 20:40
    Enviado por: camilla barros

    adorei a musica this i love do guns n’ roses mostra que axl não perdeu o timbre inigualavel de melhor vocalista do mundo.
    enclusive inssentiva sertos musicos á se tornarem monstrops do rock n’ roll…
    como por exemplo ‘GESNER LAS CASAS ‘ QUE TEM O MESMO TIMBRE DE VOZ E TOCA GUITARRA COMO SE FOSSE UM AMERICANO LEGITIMO!
    ESTE CANTOR É O UNICO CANTOR QUE CANTA GUNS N’ ROSES SEM DESAFINAR
    SAIBAM MAIS NO LINK Á BAIXO

    http://mudancadepalco.blogspot.com/2008/12/gesner-las-casas.html

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2009 - 22:20
    Enviado por: Vitor Araujo

    Cara, parabéns pela resenha do albúm, ao contrário de muitos colegas seus, você fez uma excelente crítica baseada no som, não em seu gosto, como muitos fizeram, cito as revistas Veja e Época. Realmente o albúm não é bom por inteiro, sendo um dos melhores do secúlo XXI, a frase final diz tudo e eu também cheguei a essa conclusão de que é melhor ouvir o Cd a ler as resenhas.
    Parabéns!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/01/2009 - 23:39
    Enviado por: Eduardo

    Fala Felipe, sou novo no seu blog e estou gostando dos seus textos, parabéns pelo trabalho. Quanto ao cd do Guns, só tenho a dizer que não paro de ouvir a música There Was a Time… acho ela perfeita, principalmente, depois dos 3min, quando começa, para mim, o melhor solo de guitarra do disco e que dura mais de 3min… gosto é gosto, mas vale a pena você conferir novamente essa música!

    Grande abraço,

    Eduardo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/01/2009 - 14:31
    Enviado por: Luiz Gustavo

    PArabens pelo review de chinese. É muito feliz ver um colega de profissão falar bem do album q vc mais gosta. alias, ver um profissional falando de maneira imparcial e justa de um album q eh ora muito injusticado, ora elogiado. Eh um grande album q merece atencao e conhecimento pelas pessoas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/02/2009 - 15:32
    Enviado por: vanuza2009

    pra mim com banda ou sem banda axl rose sempre será um exemplo de talento, determinação, beleza ,e com aquele olharzinho sincero um belo exemplo de homem sedutor

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/03/2009 - 17:40
    Enviado por: Antonio Henrique Secco

    Olha… esse disco pode ser uma maravilha, mas o GUNS nao é GUNS sem os solos do Slash, sem as incriveis bases do Izzy ( ou o Gilby), sem as fortes e furiosas linhas de baixo do Duff e sem o talento do Matt Sorum…. mas eu to loco pra compra o disco, mas por curiosidade, pq eu sou um louco fã é do Guns original…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2009 - 12:40
    Enviado por: Marcus

    Sem dúvida uma das melhores críticas que li sobre o novo trabalho do Guns… Comprei o cd e meus amigos me chamaram de idiota, que ia gastar dinheiro à toa… Mas é bem bonzinho….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/04/2009 - 21:20
    Enviado por: JésSiKa

    oppa o W Axl Rose tá bOOOOnito ai que homen e esse ele e maravilhos eu ammmmmmmmmmmmmmmu o axl principalmente ele depois v a banda GNR ele e tudo de bom e o cd chinese democracy nã e tao r ate q a vox dele ta potente porq agora ele tei 46 anos e ele tem q passar no brasil na sua turne nõ pode esquecer de nós.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/04/2009 - 13:45
    Enviado por: raquel

    [RAQUEL] EU ADORO O GUNS E SO TENHO A DIZER Q TOMARA Q ELE VOLTE BJOS

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/06/2009 - 11:10
    Enviado por: Jailson Sanches

    Concordo em partes com o Felipe Machado. Mas para mim, There was a time é a melhor música de todos os tempos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/07/2009 - 12:36
    Enviado por: Willie

    Acredito que Axl teve bastante tempo, no entanto, deve tê-lo aproveitado de uma maneira diferente, ou seja, o chinese realmente tem músicas boas, porém, não superou nem de longo o primeiro single da banda (like suicide), haja vista que mesmo tendo por algum tempo o Buckethead que na minha opnião e acredito que na de axl também, poderia ser mais um ícone tal como slash foi, e por essa razão que axl o chutou da banda, bom, mesmo assim, chinese é bonzinho, não é aquele Big Cd que esperavamos (eu pelo menos esperei desde 1997), pra muitos fora uma grande tristesa em ver que nada muda, ou melhor, tudo que se passa na vida nunca retorna. Eu deixei de acreditar que o Guns voltasse a ser o mesmo, pois dada as circunstâncias muitas coisas foram ditas por ambas as partes, e isso sem dúvida não se esquece do dia para a noite, e por isso a volta daquela banda dos anos 80, talvez, ou jamais será possível. Contudo, pessoas bem resolvidas podem fazer o possível se tornar impossível. Pois, lendo o livro do slash, fica claro que, ele cita várias coisas com saudade, principalmente quando fala sobre axl, acredito que o mesmo pense no seu ex-companheiro, se não todos os dias, mas pelo menos por um instante, mas orgulho ainda é o fraco desse musico. Mas assim como disse pra minha esposa, eu ainda acredito que verei axl, slash, duff e izzy no mesmo palco, fazendo shows, e que em um desses estarei eu.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/08/2009 - 01:43
    Enviado por: Melaine

    Acho que apesar de tudo o que falam a respeito do Guns atingo e do Guns de hj isso nao tem importancia. P mim e acho q p todos os que se consideram fãns de fato da banda, Guns ‘N Roses é e sempre será a mesma. Afinal temos o maravilhoso Axl Rose, isso é q importa, afinal nda dura p sempre não é verdade?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/10/2009 - 18:44
    Enviado por: mirian

    bom para mim não concordo com sa críticas mais chinese democracy foi um álbum ouvi e gostei bom apesar que demorou ser lançado axl então canta muito pra caramba como sempre….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/12/2009 - 08:39
    Enviado por: NANY

    cara…achei muito bem colocadas suas palavras…a musica de hj ja nao empolga multidoes como antigamente,aí Axl trouxe novamente um rock gostoso de ouvir e q nos faz balançar a cabeça sem precisar bater em ninguem….apesar da voz do Axl estar bem diferente de anos atras,sua loucura e melancolia ainda sao as mesmas, e nao podemos negar q ele continua O CARA….antes tarde do q nunca chinese democrasy saiu muito legal e sem duvida nenhuma BETTER ainda vai balançar muuito a galera…vlw

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 03:14
    Enviado por: Letícia 'Ticinha' Badia

    Cara adorei seu comentário! Sou ‘fãnzassa’ do Guns
    e ainda não ouvi o ‘Chinese Democracy’, agora que eles vão fazer uma turnê aqui no Brasil tô louca pra ir no show deles, e ainda mais depois de ter lido tantos elogios das musicas agora que vou deixar pra escutar pela primeira vez lá, no show, será EMOCIONANTE uma sensação ótima pra quem realmente gosta do Guns’n Roses. Ah, o mundo precisa mais de críticas assim, valeu mesmo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/03/2010 - 10:51
    Enviado por: Lucas

    Curti Better, ela tem uma batida continua, muda pouco, um pouco de som pesado e leveza na cantoria

    bem ao estilo Hard Rock melódico

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/03/2010 - 00:29
    Enviado por: Tungcast#015: GNR (parte 2) - Chinese Democracy- Tungcast - Podcast de música e cultura

    [...] 40:40 – Faltaram mais rocks vigorosos no disco, como “Riad N’ The Bedouins”? Felipe Machado (do Estadão) a achou parecida com “Imigrat Song”, do Led Zeppelin. E você, o que acha? (ouça [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/03/2010 - 21:27
    Enviado por: luiz Stanley

    Parabens felipe, seus elogios e criticas são ótimas. Voce realmente entende. Valeu

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/03/2010 - 05:10
    Enviado por: Daniel Victor Carneiro

    Olha Felipe, vc está de parabéns, perfeito…
    Na minha opinião, acho que algumas bandas sem a formação original deveriam mudar de nome! Há exessões (Guns pode entrar nessa exessão) que deram certo. Sou meio eclético quanto á música, mas não ouço mais Raimundos depois da saída de Rodolfo, sei lá, pra mim não é a mesma coisa. Queem sem o Fred, Raimundos sem Rodolfo (que me entristeceu muito), não dá, a não ser que mudem de nome… Por que não fazem como o The Doors, eles colocaram outro nome, “Riders On The Storm”, aí acho plausível…
    Quanto á esperar muito um CD, bom, estou esperando (e tenho fé) sair um novo CD do System Of A Down, não vejo a hora, e é claro, não vejo a hora de vê-los aqui no Brasil, seria o show da minha vida, loko demais…
    Abraço à todos, desculpem por qualquer informação incorreta…
    E VIVA O ROCK…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/03/2010 - 14:16
    Enviado por: Show do Guns ‘N’ Roses: Axl é o rockstar-bomba | Felipe Machado

    [...] ‘Nightrain’, ‘November Rain’ e músicas do ‘Chinese Democracy’ (leia aqui uma crítica sobre o disco mais falado e menos ouvido de todos os tempos). Só para constar, acho o ‘Chinese Democracy’ um disco excelente, do nível de qualquer [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/03/2010 - 21:02
    Enviado por: igor Cordeiro

    Gostei da critica!
    Tem muitas criticas sobre o Axl,mas eu acredito que ele pode resnacer o guns n roses!
    Adorei Chinese Democracy!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/03/2010 - 23:25
    Enviado por: igor Cordeiro

    Queria ter ido no show do guns n rores!Eles deviam fazer um show ekm Fortaleza.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/04/2010 - 10:52
    Enviado por: Beto

    Não sei o q o Axl pretendia fazer, mas demorou muito. Lançou um disco bem abeixo das espectativas dos fans. Sem contar q ninguem segura a voz e a performance de decacdas sem se cuidar. Achei o disco bem longe do q é verdadeiramente o GN’R. Torço p q Axl se de conta da Bosta q fez e reuna a banda antiga novamente, c/ Izzy no lugar do Gilby. Comprarado aos outros o “Chinese” é uma Bosta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/08/2010 - 14:48
    Enviado por: rose

    a melhor mÙsica do album na minha opinão è better

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/10/2010 - 17:46
    Enviado por: KARLA BITTENCOURT

    EU FUI NO SHOW DO GUNS N´ROSES NO RIO DE JANEIRO FOI MARAVILHOSO O AXL ESTAVA MAS LINDO QUE NUNCA SEM CONTAR COM A VOZ DE ANOS ATRAS ELE PODE TER SE ATRASADO COMO É DE PRAXE; AS PESSOAS TEM QUE ENTENDER QUE ELE VEM DE OUTRO LUGAR PRECISA TBM DA UMA RELAXADA MAS INFELIZMENTO O POVO QUER TUDO PRA CIMA DA HORA QUEM NÃO SE ATRSA NA VIA FALE ME DIGA!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/11/2010 - 17:13
    Enviado por: Bryan

    poxa, ‘chinese’ é meu album preferido do Guns, me soa como o mais maduro, e tbm triste da banda, apesar de ser tão pesado, quem saca as letras, ele é bastante dramatico, rs mas é perfeito, nunca liguei pra o que falam do Axl, ele tem mais é que ser mitido msm, pra aguentar td que falam dele… bom artigo, obg…

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivos

Blogs do Estadão