ir para o conteúdo
 • 

Felipe Machado

01.outubro.2007 11:20:31

Falha na comunicação

É incrível ver como boas histórias nascem de onde a gente menos espera. Já contei aqui a lição de vida que um motorista de táxi me ensinou; anteontem foi a vez de um menino que vende balas no farol me lembrar da importância do diálogo para um casal.

Sabe aqueles pacotinhos de bala que vêm com mensagens grampeadas? Pois é, eu odeio aquilo. Os caras andam pela rua, deixam os saquinhos pendurados no retrovisor do seu carro e saem correndo para recolher tudo de volta. Para quê? Será que alguém compra essas balinhas? Ou o caso é uma versão pós-moderna do mito de Sísifo?

(Aquele cara que empurrava uma pedra até o topo da montanha, esperava ela descer e depois empurrava de novo, eternamente)

O garoto deixou o saquinho no meu retrovisor e saiu correndo. Essas mensagens são sempre frases de auto-ajuda ou trechos de algum livro do Paulo Coelho, mas aquela era diferente: “Diga às pessoas que você ama como elas são importantes para você”.

Achei tão legal que até pensei em comprar as balinhas, mas o farol abriu e minha pressa pisou no acelerador (o garoto pegou o saquinho de volta antes, claro). Fiquei, porém, com a frase na cabeça. É uma idéia tão simples e tão bonita…

Bom, cheguei no trabalho, cantarolei a velha canção do Stevie Wonder (‘I Just Called to Say I Love You’) e liguei para a minha mulher.

“Olá, tudo bem? Só liguei para dizer que eu te amo.”
“Oi, estou meio ocupada agora… Você ligou por quê?”
“Liguei só por isso mesmo. Para dizer que eu te amo.”
“Peraí, pode me contar direito essa história! O que você quer dizer com isso? Aconteceu alguma coisa?”

O resto do diálogo vocês podem imaginar. Ela só sossegou quando contei a história do farol: até então, ela tinha certeza que eu estava tentando me livrar da culpa por ter feito algo errado.

Minha história, no entanto, não é tão ruim quanto outra que li outro dia: o casal freqüentava salas de bate-papo na internet (sem o cônjuge saber, claro) com nomes falsos. Um dia, ‘se conheceram’, começaram a trocar mensagens de texto e se apaixonaram. Até que combinaram um encontro em um restaurante, pessoalmente. Quando chegaram lá…

O casal se separou, mas talvez o mais correto seria que os dois se abraçassem, pedissem desculpas e recomeçassem a vida do zero. Desta vez, porém, como se fossem os personagens virtuais tão sedutores que mentiam ser. Seria uma bela lição de vida.

comentários (22) | comente

  • A + A -
22 Comentários Comente também
  • 01/10/2007 - 11:42
    Enviado por: rubem rodrigues

    Sabia desse caso mas como sendo no orkut tem sido muito comentado. ( casal bate-papo )
    Ja nesse seu caso fica claro então que as mulheres gostam mesmo é de reclamar, se não fazemos coisas amaveis elas reclamam, se fazemos elas não confiam.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2007 - 12:06
    Enviado por: Juliana

    Estou esperando seu comentário sobre o final de Paraíso Tropical pq vc falava tão bem dessa novela que eu imagino q vc nunca deve ter visto novela mexicana (bem melhor por sinal) rsrsrsrs Na minha opinião a novela deveria ter acabado na cena que o olavo morre e eles deveriam deixar os finais dos outros personagens para outro dia pq acho q estavam tao preocupados com aquela cena q as outras foram bem ridiculas.
    Sem contar aquela piadinha infame sobre a cpi, a globo adora dar uma de politizada mas meu ate a mtv q esta um lixo ultimamente é melhor nisso do q a nossa amada tv brasileira. Só falta vc dar o ar da graça e comentar estamos esperando sua opinião …

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2007 - 12:22
    Enviado por: Juliana

    Sobre os bilhetinhos, meu pai compra essas balas pra ajudar e ninguem nunca morreu por comer elas, vc deveria pelo menos ter comprado essa q mexeu tanto com vc, não concordo com merchan no farol (pra ficar chique) mas enfim… Sobre as mulheres nós somos meio injustas as vezes mas vcs tb são então estamos quites.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2007 - 12:54
    Enviado por: rubem rodrigues

    nesse caso juliana ta 1 x 1

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2007 - 12:59
    Enviado por: patypimentinha

    N a verdade Felipe isso parece um defeito da maioria dos homens e mulheres.
    Isso se da tambem com os nossos pais, quantas vzs os velhos poderiam terrecbido um carinho nosso e nos não demos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2007 - 13:53
    Enviado por: Nina Lofrese Monteiro

    Nossa…esse caso do casal em sala de bate-papo é pura falta de confiança…se estivesse bem claro para os dois o que eles tinham a liberdade de fazer talvez esse azar danado não aconteceria (vai ter sorte assim lá na…)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2007 - 14:44
    Enviado por: Andrômeda

    Felipe, você tem toda a razão se o meu marido me ligasse só para dizer que me ama, eu com certeza acharia estranho, pois ele nunca faz isso, como você mesmo disse os casais deveriam conversar com mais frequência e não apenas brigar ou apenas fazer sexo.
    A conversa é tudo, não só no casamento mas também no cotidiano.
    Quanto a esse casal diria que o casamento já não ia muito bem, então foi só um pretexto para se separarem.
    Você assistiu “Closer”?A Julia Roberts e o Clive Owen acabam se encontrando no aquário devido a interferência do Jude Law, não é mesmo?Eles começaram a se corresponder por e-mail e sala de bate papo e se não me engano Jude Law estava se passando por ela, só de sacanagem.
    No final, o Jude ficou sem a Julia e sem a Natalie Portmann pois não sabia o que queria.
    O filme a primeira vista choca mas depois vc acaba se acostumando, pois é um troca de casais o filme inteiro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2007 - 14:49
    Enviado por: CRISS

    Pois é Felipe… quem não se comunica se trumbica !
    (já dizia o velho guerreiro)

    Mas o lance de expressar seus sentimentos pela simples razão de o querer… é uma maravilha.

    Hoje em dia em tempos de INDIVIDUALIZAÇÃO, sempre é bom receber um toque do acaso, destino, saquinhos de açucar, blog, ou seja lá donde for.

    LEMBREM-SE DE VIVER O HOJE, COMO SE NUNCA HOUVESSE UM AMANHÃ.

    Felipe, eu amo sua coluna !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2007 - 15:16
    Enviado por:

    Andrômeda,

    acho que o ‘Closer’ merece um post à parte (só me dá um tempo para rever o filme antes). Se bem que eu gostei tanto quando vi a primeira vez, mas achei apenas razoável na segunda… acho que a atuação do Clive Owen é um pouco artificial, histriônica até. Gosto do Jude Law, ele é tão egocêntrico que tem o final que merece: fica só com ele mesmo, sozinho… Bjs, F.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2007 - 15:37
    Enviado por: Andrômeda

    Felipe, você é um cara legal, até responde a nossas perguntas!!!
    Você deve ser um bom marido e um cara legal.
    Beijos,
    Gosto do teu jeito de se expressar e de ser, você escreve o que a gente gosta de ouvir e também dá a sua opinião e isso é muito importante para quem está lendo os seus artigos.
    Parabéns pela dedicação.
    Beijos,

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2007 - 17:14
    Enviado por: gabizinha

    Eh Felipe, como já disse antes em outras oportunidades se vc não fosse casado eu pediria vc em casamento….pois vc e perfeito mesmo,ligar so para dizer q Eu te Amo!!!!e maravilhoso,mais como toda mulher anda meio “louca” já acha q ta levando xifre…..mais e isso q dá falta de comunicação aliada as desconfianças do mundo moderno…que estranho alguém ligar so para dize Te Amo sem culpa ah isso é…
    quanto aos post está ótimo,mais quem sabe assim vc começa a comprar balinhas dos cara do sinal!!
    bjos e boa semana

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2007 - 18:04
    Enviado por: Ana Paula

    Falha na comunicação é a mãe de vários conflitos. E se não for a mãe, ela é a governanta que a ajudou a cria-los.

    Conheço muitos casos, não só conjugais, que terminaram mal graças a falha na comunicação.

    Quanto a este que voce citou, não sei se é coinscidencia (ou destino – pra quem acredita, né – vai saber..) mas dois dos meus escritores favoritos abordaram o mesmo caso, com enfoques diferentes. A Martha Medeiros também escreveu algo bem interessante sobre esse acontecido. O seu eu adorei também.

    A única coisa de errado aqui é que eu sou a unica que ainda não tinha ouvido falar sobre este caso. Isso é um sinal para eu me informar mais e, principalmente, tomar mais cuidado com salas de bate-papo.

    uahauhuahuah
    muito bom texto, pra variar, né?

    beijos,
    Ana.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2007 - 20:12
    Enviado por: Andrea Guelheri

    Nossa que lindo!!!!!!!!!! Você é um cara do bem!!!!!!! Seu blog tem uma vibração boa!!!!!!! sinto isso lendo os textos que vc escreve!!!!!!!! Foi normal sua esposa desconfiar da sua atitude………. nós mulheres somos assim……… sabe aquele ditado “quando a esmola é demais o santo desconfia”???? Foi isso que ela sentiu…….
    Particularmente, me sinto bem ao escrever aqui, digo muito particularmente, são pucos os blogs que eu comento……… o nível de abordagem é muito bom e as pessoas que visitam parecerem ser sérias e legais!!!!! Eu acrescentei no meu blog particular (http://cioccolatocacao.blogspot.com) o seu endereço aos meus favoritos…… e sinta se honrado, pois sou extremamente seletista…… esse negócio de amigos virtuais parece coisa de quem não tem o que fazer….. rsrsrsrsrsrsrsrsr, mas já te considero um amigo virtual, pois depois de ler este texto ví que vc é um cara que tem um coração boml!!!!!! Pelo menos foi isso que vc transmitiu………
    Obs.: Lí no seu perfil que vc trabalha no Estadão…….. Meu melhor amigo trabalha no Jornal da Tarde….. ele cuida do caderno de esportes (cobre o Corinthians)…. o nome dele é VITOR MARQUES, vc conhece ele??????? se positivo diga que eu comento no seu blog……. ele vai dar risada……..
    É isso, chega, agora vou jantar e estudar, grande abraço e boa semana!!!!!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/10/2007 - 00:22
    Enviado por: Ana L.

    Oi Felipe!

    Como adoro passar aki no seu blog e ler um texto novo! amo como vc aborda os temas! são realmente muito bons!

    é incrível como pequenas coisas podem fazer uma diferença neh…fazer a gnt repensar…
    e tdo acontece qdo vc mais precisa e menos espera…

    bjs,

    Ana

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/10/2007 - 00:24
    Enviado por: Ana L.

    Ah Felipe,

    esqueci de falar…seria bem legal msm se você falasse a respeito do filme “Closer”… adorei o filme e seria legal ver seu comentário a respeito!

    Bjs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/10/2007 - 02:09
    Enviado por: Juliana

    Felipe, teve tanta coisa maluca aí no meio que quase que eu fecho e esqueço de dizer que adorei sua crônica. Acho muito importante as pessoas se lembrarem de dizer coisas lindas para as suas pessoas amadas. Nem sei se é mais gostoso falar ou ouvir. É muito legal. Repita sempre. Sua mulher, pelo jeito, merece. Abrações. Todos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/10/2007 - 08:35
    Enviado por: Alessandra Elias

    Estamos nos modernizando tanto que, inconcientemente, estamos irando máquinas. O clipe do pear Jam, ” do the evolution” é uma prova de como a nossa sociedade está se comportando. Expressamos o que sentimos via pc e com palavras abreviadas para ocupar menos espaço e tempo.
    Bjs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/10/2007 - 09:21
    Enviado por: patypimentinha

    Para maria de fatima machado

    Querida esse é um mundo de gente jovem que tambem é ireverente é uma caracteristica do brasileiro, quanto a materia do blogueiro Marcio não vi nada de desrespeito a religião, estamos em um pais livre onde as pessoas pode mostar publicamente suas opiniões, noto que voce esta demnstrando total falta de paz espiritual ao lidar com esse assunto, vá a seu oratorio e faça as suas orações para que buda te ilunine para tirar essa fixação que ficou sobre esse epsodio no blog, permitindo que sua vida retorne a tranquilidade espiritual.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/10/2007 - 13:15
    Enviado por: Leandro

    A cronica da Danuza Leao na Folha domingo foi excelente..rs…mulher é um bicho doido mesmo quando sente que a parada esta ganha não quer mais…. Agora chegamos à conclusão que quando a parada esta ganha ela tb desconfia…rs
    Mas creio que isto acontece inclusive com nós homens tb….
    Vá entender o ser humano…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/10/2007 - 12:41
    Enviado por: jumento

    Felipe, Felipe……….
    sempre um grande sedutor!!!!!!!!! beijosssssss

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/10/2007 - 12:50
    Enviado por: burro falante

    Oia rapa esse Jumento é xibungo… gazelão…baitola…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/10/2007 - 17:42
    Enviado por: Ju

    Oi, Felipe!! Td bem??

    Adorei o texto, mas uma coisa me intriga: essa história do casal q se “conhece” na net sem saber q já são casados é real?? Isso aconteceu mesmo??

    Bjs,

    Ju

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivos

Blogs do Estadão

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo